SEO ou PPC? Esse é um grande embate e saber exatamente qual estratégia utilizar na sua loja virtual é importante para tirar o máximo rendimento de ambas.
Tanto o SEO quanto o PPC são maneiras conhecidas e eficientes de conseguir mais tráfego para o seu site. Ambas as estratégias de planos de marketing são armas para conseguir o aumento das vendas a partir do aumento de tráfego no seu domínio.
Entretanto, cada uma dessas estratégias apresentam diferentes modos de operação e resultados diferentes. Por conta disso, é tão importante se conseguir utilizar ambas com a maior maestria possível.
Para gerar tráfego qualificado no seu site ou blog e alimentar o seu funil de vendas, é necessário utilizar ferramentas que atraiam mais pessoas para o seu domínio. Duas das principais ferramentas para trazer mais pessoas para o seu site são o SEO e o PPC.
Você sabe exatamente como cada uma dessas opções funciona? Qual o melhor momento de utilizar cada uma dessas estratégias? Qual delas pode render mais?
Se você quer a resposta para essa e mais algumas outras perguntas, então está no lugar certo! Vamos apresentar cada uma das estratégias e o melhor momento de utilizá-las.
Boa leitura e caso haja dúvidas, não esqueça de perguntar logo abaixo na página, na parte dos comentários.
Investir em mais tráfego para o seu site é uma ótima forma de aumentar o funil de vendas da sua loja virtual e também aumentar a taxa de conversão. Duas das principais estratégias para garantir mais visibilidade para as suas páginas é investir em técnicas de SEO e campanhas pagas (PPC).
Agora, nós vamos descobrir um pouco mais sobre cada uma delas e qual o melhor momento de utilizar essas estratégias. Boa leitura!
Antes de mais nada, é importante explicar o que é SEO e PPC, para que assim os conceitos de cada uma dessas estratégias fique mais claro.
O SEO é a estratégia que visa aumentar o tráfego orgânico do seu site. Do inglês, a sigla que dizer Search Engine Optimization, que significa otimização para sites de busca.
Ou seja, o SEO é a estratégia que visa deixar o seu site ou páginas nos primeiros resultados da pesquisa do Google. O SEO também pode ser utilizado para a otimização de outros sites e plataformas, como o uso de técnicas de otimização de busca para o Youtube.
Num exemplo prático: vamos supor que você venda smartphones através da Internet. Quando as pessoas pesquisarem por smartphone ou determinados produtos e caírem nas suas páginas, isso se deve principalmente por conta de um bom trabalho de SEO. Com estratégias bem estruturadas e um bom trabalho com palavras-chave, o seu domínio tem grandes chances de aparecer na primeira página do Google.
Estratégias de SEO são excelentes para serem utilizada no E-commerce. Isso porque será possível otimizar a URL, características e as descrições dos produtos vendidos no seu site. Essas otimizações colocam as suas páginas nas primeiras posições do Google e o melhor, você não irá precisar gastar com isso.
O SEO é basicamente dividido basicamente em dois segmentos:
Você pode se interessar também ? Os principais desafios de Logística no E-commerce
A sigla PPC significa Pay Per Click ou Pagamento por Clique. São os famosos links patrocinados em que mais se destacam as campanhas do Google Ads.
Ao contrário do SEO, que visa rankear uma página de forma orgânica, o PPC coloca as suas páginas nas primeiras posições do Google através de campanhas pagas.
O PPC seria como se você cortasse caminho, não sendo necessário esperar que as páginas rankeiem organicamente no Google.
Essa modalidade de anúncio é extremamente versátil, afinal o PPC não se resume apenas aos links patrocinados do Google. As maiores redes sociais da atualidade, como o Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, oferecem plataformas de anúncios para o impulsionamento de links e conteúdos.
A ideia do PPC é levar seus conteúdos para pessoas realmente específicas e que possam fazer uma conversão no seu site. As campanhas com links patrocinados permitem que os seus conteúdos sejam levados para quem realmente interessa.
Embora o PPC não resulte na autoridade de página de uma forma tão efetiva, os resultados oferecidos pelos links pagos são muito mais rápidos. Isso acontece porque não será necessário esperar os seus artigos e páginas para serem rankeados no Google.
Para entender um pouco mais sobre o funcionamento do SEO e PPC, vale conhecer algumas estatísticas sobre ambas as estratégias.
No marketing tudo pode ser medido e aprimorado e com o SEO e o PPC não é diferente. Para que você entenda um pouco mais sobre as duas estratégias, vamos aprender um pouco mais mais sobre o SEO e PPC em números.
O SEO é uma estratégia certeira para aumentar o tráfego do seu site. As técnicas de SEO ainda são extremamente eficientes, pois o público que chega através da busca orgânica realiza mais conversões e interagem melhor com seus conteúdos.
O PCC é a estratégia certa para se conseguir acessos no seu site de forma mais rápida. Mesmo com a concorrência de busca orgânicas e os bloqueadores de anúncios, os anúncios pagos ainda apresentam o seu valor. Vamos a algumas estatísticas sobre a estratégia.
Usar estratégias de SEO é a maneira mais acertada de conseguir gerar mais tráfego para o seu site e também conseguir a tão desejada autoridade de página. A audiência gerada pela busca orgânica tem muito mais chances de se tornar em público cativo e interagir melhor com seus conteúdos.
Existem ocasiões em que é melhor utilizar uma estratégia de SEO do que em relação ao PPC. Vamos conhecer algumas delas.
O SEO é melhor estratégia para otimizar a busca orgânica do seu site e em consequência disso, gerar mais tráfego para as suas páginas. E já se sabe que o tráfego é a primeira etapa para se gerar mais vendas, afinal, quanto maior a quantidade de pessoas que acessam o seu site, maiores são as chances de conversões serem feitas.
O SEO não é uma estratégia que se resume apenas em páginas de conteúdos, como para blogs, por exemplo. As otimizações para os motores de busca podem ser amplamente utilizadas para páginas de produtos, landing pages para a captura de dados e outras páginas cujo foco é a compra por parte do cliente.
O SEO, utilizado como uma estratégia de vendas, é utilizado especialmente para a captação de leads. Dessa forma, mais pessoas têm a capacidade de acessar o seu domínio e também comprar os produtos do seu E-commerce.
Diferente do PPC, a adoção de estratégias de SEO é responsável direta por proporcionar o fortalecimento da sua marca a longo prazo. Estar nas primeira posições orgânicas do Google fará com que a sua marca seja reconhecida como autoridade no assunto, trazendo a segurança para o consumidor comprar sem receios na sua loja virtual.
Quanto mais páginas você tiver rankeadas no Google, melhor. Isso porque o site de busca dará mais autoridade para o seu domínio e no futuro, será menos trabalhoso colocar produtos e conteúdos na primeira página.
Deve-se levar em consideração que o trabalho com SEO é feito é uma estratégia a longo prazo. Ou seja, não é possível colocar suas páginas na primeira posição do dia para a noite, nem se deve forçar para que isso aconteça. Na verdade, forçar conteúdos na primeira página é altamente prejudicial e essa prática pode acabar trazendo punições para o seu E-commerce.
A criação de conteúdo de qualidade, aliando copywriting e métodos de SEO são a melhor recomendação para criar autoridade para a sua marca, num trabalho de construção que trará mais vendas e lucratividade para a sua operação de E-commerce.
Agora que vimos como melhor utilizar o SEO, chegou a hora de conhecer os melhores momentos para se utilizar melhor as técnicas de PPC. Os links patrocinados são impulsionamentos de conteúdos e páginas que trazem resultados mais imediatos, entretanto, mais efêmeros. Vamos conhecer o porquê.
Campanhas com links patrocinados são voltados para o imediatismo, em que é possível colocar seus produtos na primeira página de uma forma muito mais rápida. Enquanto o SEO necessita de espera para o rankeamento das páginas, o PPC oferece resultados muito mais rápidos, sem a necessidade de espera.
Utilizar o PPC é o melhor caminho caso você possua um produto com preço extremamente vantajoso, mas que não está em evidência na primeira página do Google. Se você optar apenas pelo SEO, é provável que o preço vantajoso não seja mais o mesmo quando o produto estiver bem rankeado.
Para colocar esse produto em evidência, então é válido usar campanhas com links patrocinados. Mas diferente do SEO, será necessário pagar por essas colocações privilegiadas.
Você pode se interessar também ? O que é um gateway de pagamento?
As campanhas de PPC são capazes de colocar a sua marca em evidência de forma muito mais rápida. Ao pagar por links, você pode colocar páginas do seu site na primeira posição do Google ou também gerar mais engajamento em publicações feitas em redes sociais.
Caso você esteja começando a sua loja virtual e ainda não possui muito tráfego, optar por campanhas pagas, pode ser uma decisão acertada.
A partir do momento que os usuários pesquisarem por determinados termos e seu site aparecer em evidência, a sua marca começará a ter mais relevância com os usuários, fazendo assim com que a sua empresa tenha maior credibilidade com o público.
Diferente do SEO, você não fica na mão do rankeamento orgânico e pode aproveitar resultados num período de tempo muito mais rápido.
Entretanto, é importante que você saiba que as buscas orgânicas ainda são as que dão maior relevância para o seu site. Dessa forma, não é recomendado abandonar o SEO de vez e dar prioridade apenas para as campanhas patrocinadas.
Nesse artigo, conhecemos as principais diferenças entre o SEO as campanhas patrocinadas. É bom você ter em mente que as estratégias não brigam entre si e na verdade, podem ser encaradas como o complemento uma da outra. Apostar em ambas é garantir maior tráfego para seu site e consequentemente, aumento de vendas. O segredo é saber quando e como utilizar cada uma dessas estratégias.
Você conhecia já o que significava SEO e PPC? Já utilizou algumas dessas estratégias? Conte-nos logo abaixo, nos comentários!