Clique aqui para conferir as mais de 30 oportunidades de trabalho no Magazord!

Marketplace

SEO no Marketplace - Conheça 7 dicas para ranquear seus produtos

Andrei Lino
Andrei Lino
Especialista em Marketing Digital
Data de criação
03/08/2022
Comentários
0 comentários

Você deve saber a importância que boas estratégias de SEO tem em ranquear seu e-commerce nos mecanismos de busca como o Google. Nos Marketplaces isso não seria diferente.

Os Marketplaces são grandes canais de vendas, um dos principais locais de tráfego e compra online. Através deles, é possível lojistas anunciarem seus produtos, usufruindo do nome de grandes marcas do mercado.

As plataformas já fazem grandes investimentos em otimização e usabilidade, como por exemplo, em criação de sites responsivos para mobile e velocidade de carregamento, assim ajudando no alcance de todos que estão dentro do Marketplace.

Mas existem formas de impulsionar ainda mais as páginas de seus produtos. É exatamente sobre isso que falaremos nesse artigo. Confira 7 dicas para melhorar o SEO de sua loja dentro de seus produtos!

SEO no Marketplace

1 – Escolha palavras-chave estratégicas

Como nos Marketplaces o SEO técnico é limitado, o principal objetivo da otimização deve ser nos conteúdos da sua página.

Para isso, seu foco deve ser em escolher as melhores palavras-chave, onde precisam aparecer em locais estratégicos.

Esses locais podem ser o título, descrição e URL. No momento em que você indexa esses termos em sua página, você consegue aparecer nas buscas de usuários com essa intenção de busca.

Mas lembre-se, não use intensivamente as palavras-chave escolhidas na página do produto. Tanto no Marketplace como no Google.

O ideal é focar na sua palavra-chave principal e usar variações, sinônimos e termos parecidos, que compõem seu campo semântico para melhor indexação pelo Google.

2 – Tenha um título claro

Com uma palavra-chave definida, o momento agora é de pensar no título do seu produto. Ele pode ser o primeiro contato de seus clientes com sua loja, tanto no Google como na plataforma de venda.

Como já falamos no artigo de boas práticas para cadastro de produtos, o título deve conter o nome, modelo, características e marca. Todas essas informações ajudam a especificar seu produto e aparecer para as pessoas.

Tendo vários cliques em sua loja, o Google e Marketplace entendem que seu produto está sendo muito buscado e que você está se tornando uma referência. Com isso, seu link será impulsionado e aparecerá para mais pessoas.

3 – Descrição completa e atrativa

Para melhorar o SEO no Marketplace, a descrição será um dos principais pontos, isso porque nela estará presente tanto a palavra-chave como demais informações que podem potencializar as buscas.

Com isso, coloque o máximo de informações, pois ajudará muito no ranqueamento. Possuindo todas as características, faça algo simples, porém com qualidade. Além de informar, a descrição deve encantar!

Escreva como aquele produto pode mudar a vida do comprador para melhor. Use técnicas de copywriting para melhorar seus textos e “induzir” seus visitantes a se tornarem clientes.

4 – Otimize imagens

Explorar a função de adicionar fotos e vídeos de seus produtos dentro dos Marketplaces é uma boa estratégia para conquistar o consumidor e impulsionar seu SEO.

Ter boas fotos com iluminação adequada, qualidade alta, ambientação e diversos ângulos, também ajudam o cliente a decidir se realizará a compra.

Para o SEO é importante otimizar os elementos da imagem, como o texto alternativo e nome do arquivo, caso o Marketplace permita essa edição.

Além de fotos, vale adicionar vídeos a seus produtos. As plataformas entendem que usuários preferem assistir a vídeos demonstrativos da funcionalidade.

Entretanto, tenha uma atenção especial à foto principal do produto que aparece junto ao título e preço nos resultados de busca. Essa imagem é determinante para o cliente decidir se vai clicar no link ou não.

5 – Utilize URLs descritivas e amigáveis

A URL é uma informação muito importante tanto para os robôs do Google como para os usuários. Eles querem saber o que vão encontrar ao clicar no link. Portanto, é essencial ter uma URL descritiva com o conteúdo da página, inclusive constando a palavra-chave escolhida.

Muitos Marketplaces costumam manter uma estrutura de URL amigável, sem ter aqueles códigos que não dizem nada. Vários deles utilizam o título do produto para compor o link da página. Então, se você já tem um bom título criado, sua URL deve ser amigável.

Contudo, se você tiver a opção de editar sua URL, é interessante otimizá-la e deixá-la o mais amigável possível.

6 – Conquiste Links de outros sites

O SEO no Marketplace não se resume apena ao SEO On Page. Você pode fazer um trabalho de otimização Off Page, ou seja, fora da sua página. 

A principal estratégia é colocar o link de seus produtos em sites de terceiros. A ação se chama Link Building, sendo muito usada para ganhar autoridade para a página.

Isso pode acontecer naturalmente, onde sites que gostam de seus produtos podem recomendar para seus visitantes. Mas você pode fazer um trabalho de negociação, onde conversa com produtores de conteúdo e pede para que coloquem seus links em suas páginas.

Com isso, além de ganhar um ranqueamento melhor no Google, consequentemente, atrai o público do site que incluiu seu link.

7 – Tenha boa reputação no Marketplace

Talvez um dos principais segredos para o SEO no Marketplace seja ter uma boa reputação dentro da plataforma. A otimização para os buscadores é melhorar a experiência do visitante. 

Por esse motivo, se você oferece uma boa experiência de compra e atendimento para seus clientes, tende a ganhar boas posições nas buscas.

Isso fica muito evidente quando os clientes deixam boas avaliações sobra a loja e produtos, revelando a sua reputação no Marketplace. Elas aparecem tanto na plataforma quanto nas pesquisas por produtos no Google.

Os sistemas de busca tendem a priorizar lojas e produtos com as notas mais altas, o que influência diretamente no interesse de um usuário em clicar ou não no link da página. Afinal, as pessoas estão buscando por comprar de forma prática e confiável na internet.

A Importância do SEO

Como vimos, o SEO possui grande importância para a divulgação de lojas e produtos, tanto no Google como dentro da plataforma do Marketplace.

Caso você tenha uma Loja Virtual própria, criamos um E-book completo explicando sobre o que é SEO e como colocar seu e-commerce nas primeiras páginas da rede de pesquisa.

Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo.

Postagens relacionadas

Magazine Luíza: Saiba tudo o que você precisa saber sobre o Marketplace

Você provavelmente conhece o Magazine Luiza marketplace, e não é de hoje. A companhia já atua no varejo com uma grande variedade de categoria de produtos por anos e no digital, abriu com o marketplace, a possibilidade de outros lojistas venderem seus produtos direto do site da Magalu.  Neste artigo, iremos te mostrar os números […]

Leia Mais...

Cadastro de produtos em Marketplaces – As melhores práticas

O cadastro de produtos é uma das partes mais importantes e que mais precisam de atenção em um Marketplace. Através dessa ação, você poderá criar um impacto positivo ou negativo sobre quem está pesquisando determinado produto para realizar a compra. Por isso, criamos um artigo dedicado especialmente para comentar e dar dicas para executar as […]

Leia Mais...

Marketplace ou Loja Virtual: Saiba a diferença entre os 2 canais de vendas

Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia, as palavras “Marketplace” e “Loja Virtual” estiveram na boca do povo. Entretanto, poucos sabem a real diferença entre ambos os termos. Podemos resumir que uma Loja Virtual é como se fosse uma Loja Física, porém claro, na internet. Com isso, o proprietário será responsável por tudo relacionado […]

Leia Mais...

Vantagens e Desvantagens do Marketplace – Saiba se é o canal de vendas para você

Para começar qualquer tipo de negócio, sempre precisa enfrentar desafio e barreiras. Na internet isso não seria diferente. Muitas pessoas têm em mente que somente colocar algo online já vai vender automaticamente. Porém não é bem assim que funciona. Se quer atingir bons resultados e um número significativo de vendas, é preciso ter tráfego em […]

Leia Mais...

Marketplace – Tudo o que você precisa saber para Vender online

Muito se escuta falar sobre a palavra Marketplace. No entanto, você sabe exatamente o que esse termo significa? Dentro do E-commerce e tudo o que ronda o comércio online, o Marketplace acada sendo uma das áreas mais importantes. Entendê-lo e dominá-lo é fundamental para o sucesso da sua Loja Virtual. Esse gigantesco modelo de negócios […]

Leia Mais...

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *