Você deve saber a importância que boas estratégias de SEO tem em ranquear seu e-commerce nos mecanismos de busca como o Google. Nos Marketplaces isso não seria diferente.
Os Marketplaces são grandes canais de vendas, um dos principais locais de tráfego e compra online. Através deles, é possível lojistas anunciarem seus produtos, usufruindo do nome de grandes marcas do mercado.
As plataformas já fazem grandes investimentos em otimização e usabilidade, como por exemplo, em criação de sites responsivos para mobile e velocidade de carregamento, assim ajudando no alcance de todos que estão dentro do Marketplace.
Mas existem formas de impulsionar ainda mais as páginas de seus produtos. É exatamente sobre isso que falaremos nesse artigo. Confira 7 dicas para melhorar o SEO de sua loja dentro de seus produtos!
Como nos Marketplaces o SEO técnico é limitado, o principal objetivo da otimização deve ser nos conteúdos da sua página.
Para isso, seu foco deve ser em escolher as melhores palavras-chave, onde precisam aparecer em locais estratégicos.
Esses locais podem ser o título, descrição e URL. No momento em que você indexa esses termos em sua página, você consegue aparecer nas buscas de usuários com essa intenção de busca.
Mas lembre-se, não use intensivamente as palavras-chave escolhidas na página do produto. Tanto no Marketplace como no Google.
O ideal é focar na sua palavra-chave principal e usar variações, sinônimos e termos parecidos, que compõem seu campo semântico para melhor indexação pelo Google.
Com uma palavra-chave definida, o momento agora é de pensar no título do seu produto. Ele pode ser o primeiro contato de seus clientes com sua loja, tanto no Google como na plataforma de venda.
Como já falamos no artigo de boas práticas para cadastro de produtos, o título deve conter o nome, modelo, características e marca. Todas essas informações ajudam a especificar seu produto e aparecer para as pessoas.
Tendo vários cliques em sua loja, o Google e Marketplace entendem que seu produto está sendo muito buscado e que você está se tornando uma referência. Com isso, seu link será impulsionado e aparecerá para mais pessoas.
Para melhorar o SEO no Marketplace, a descrição será um dos principais pontos, isso porque nela estará presente tanto a palavra-chave como demais informações que podem potencializar as buscas.
Com isso, coloque o máximo de informações, pois ajudará muito no ranqueamento. Possuindo todas as características, faça algo simples, porém com qualidade. Além de informar, a descrição deve encantar!
Escreva como aquele produto pode mudar a vida do comprador para melhor. Use técnicas de copywriting para melhorar seus textos e “induzir” seus visitantes a se tornarem clientes.
Explorar a função de adicionar fotos e vídeos de seus produtos dentro dos Marketplaces é uma boa estratégia para conquistar o consumidor e impulsionar seu SEO.
Ter boas fotos com iluminação adequada, qualidade alta, ambientação e diversos ângulos, também ajudam o cliente a decidir se realizará a compra.
Para o SEO é importante otimizar os elementos da imagem, como o texto alternativo e nome do arquivo, caso o Marketplace permita essa edição.
Além de fotos, vale adicionar vídeos a seus produtos. As plataformas entendem que usuários preferem assistir a vídeos demonstrativos da funcionalidade.
Entretanto, tenha uma atenção especial à foto principal do produto que aparece junto ao título e preço nos resultados de busca. Essa imagem é determinante para o cliente decidir se vai clicar no link ou não.
A URL é uma informação muito importante tanto para os robôs do Google como para os usuários. Eles querem saber o que vão encontrar ao clicar no link. Portanto, é essencial ter uma URL descritiva com o conteúdo da página, inclusive constando a palavra-chave escolhida.
Muitos Marketplaces costumam manter uma estrutura de URL amigável, sem ter aqueles códigos que não dizem nada. Vários deles utilizam o título do produto para compor o link da página. Então, se você já tem um bom título criado, sua URL deve ser amigável.
Contudo, se você tiver a opção de editar sua URL, é interessante otimizá-la e deixá-la o mais amigável possível.
O SEO no Marketplace não se resume apena ao SEO On Page. Você pode fazer um trabalho de otimização Off Page, ou seja, fora da sua página.
A principal estratégia é colocar o link de seus produtos em sites de terceiros. A ação se chama Link Building, sendo muito usada para ganhar autoridade para a página.
Isso pode acontecer naturalmente, onde sites que gostam de seus produtos podem recomendar para seus visitantes. Mas você pode fazer um trabalho de negociação, onde conversa com produtores de conteúdo e pede para que coloquem seus links em suas páginas.
Com isso, além de ganhar um ranqueamento melhor no Google, consequentemente, atrai o público do site que incluiu seu link.
Talvez um dos principais segredos para o SEO no Marketplace seja ter uma boa reputação dentro da plataforma. A otimização para os buscadores é melhorar a experiência do visitante.
Por esse motivo, se você oferece uma boa experiência de compra e atendimento para seus clientes, tende a ganhar boas posições nas buscas.
Isso fica muito evidente quando os clientes deixam boas avaliações sobra a loja e produtos, revelando a sua reputação no Marketplace. Elas aparecem tanto na plataforma quanto nas pesquisas por produtos no Google.
Os sistemas de busca tendem a priorizar lojas e produtos com as notas mais altas, o que influência diretamente no interesse de um usuário em clicar ou não no link da página. Afinal, as pessoas estão buscando por comprar de forma prática e confiável na internet.
Como vimos, o SEO possui grande importância para a divulgação de lojas e produtos, tanto no Google como dentro da plataforma do Marketplace.
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