O SEO para YouTube é uma prática recomendada para otimizar a divulgação dos seus vídeos, abrindo os caminhos para que eles estejam otimizados dentro da plataforma.
Um bom conteúdo, por si só, não é suficiente para que seus vídeos ganhem relevância no YouTube. Também é necessário trabalhar com as otimizações estratégicas que visam melhorar o posicionamento desses vídeos nos resultados de busca.
O YouTube é a maior plataforma de vídeos da Internet e também é considerado um dos maiores buscadores do mundo. A plataforma teve um papel essencial na transformação dos vídeos em um dos formatos de conteúdos mais consumidos na Internet.
Graças a plataforma, os vídeos se tornaram mais democráticos, sendo acessíveis para qualquer pessoa e marca também.
Com a grande quantidade de informações e vídeos, o YouTube se viu obrigado a organizar esses conteúdos em sua ferramenta de busca.
Para oferecer uma experiência otimizada aos seu usuário, o YouTube desenvolveu um algoritmo capaz de rankear os conteúdos quando uma busca é feita. Assim, os usuários podem facilmente encontrar facilmente os vídeos que são de seu interesse.
Logo, os canais presentes na plataforma tem um grande desafio: para ter visibilidade no site, será necessária a utilização de estratégias de otimização dos vídeos para que eles apareçam bem posicionados perante as pesquisas.
Essas estratégias específicas nós damos o nome de SEO para YouTube. E é sobre essas estratégias que vamos discutir nesse artigo. Acompanhe o nosso conteúdo e saiba tudo sobre esse assunto!
Os sistemas de busca existem em muitos lugares. O Google é o exemplo mais clássico, em que o site de busca apresenta regras e normas para posicionar conteúdos nos primeiros lugares.
Sabendo dessas regras especiais, foram criadas estratégias que visam mostrar ao Google que o seu conteúdo é propício para estar nas primeiras posições. Essas estratégias especiais são chamadas de SEO ou Search Engine Optimization.
Muito se pensa que o SEO é utilizado apenas para o rankeamento no Google. Entretanto, existem técnicas utilizadas para a otimização em vários outros sites, como no caso do YouTube.
Da mesma forma que o Google trabalha com um algoritmo para identificar quais são os melhores conteúdos para aparecerem na primeira página, o YouTube também apresenta mecanismos especiais que visam otimizar a exibição de conteúdos.
A plataforma de vídeos (uma empresa que pertence ao próprio Google) tem um peso enorme quando o assunto são pesquisas na internet. Estudos recentes apontam que que o YouTube apresenta um volume de pesquisas maior do que sites como o Yahoo! e Bing, por exemplo.
Você pode se interessar também ? Industria para E-commerce
Quando o usuário digita algum termo na pesquisa do YouTube, a plataforma faz uma busca completa nos canais de vídeos, para assim mostrar ao usuário quais são os resultados mais relevantes nas suas pesquisas.
E para determinar quais são os melhores resultados, o algoritmo do YouTube leva em consideração uma série de fatores para detectar quais são os conteúdos mais relevantes para serem mostrados.
Os históricos de pesquisa e de navegação do usuário, assim como também acontece no Google, são levados em consideração para personalizar os resultados mais importantes para cada usuário.
Entretanto, os criadores de conteúdo do YouTube ainda precisam saber que a plataforma de vídeo também adota critérios para que seus vídeos sejam apresentados para um público mais amplo.
Por exemplo: um vídeo que preenche corretamente os campos do título, tags e a descrição, tende a oferecer um melhor posicionamento em relação aos vídeos que não apresentam essas mesmas características.
Canais de YouTube que apresentam um grande número de interações, como curtidas e comentários, também tendem a ficar melhor posicionados.
Mas você entende o porque isso acontece? A plataforma entende que esse tipo de conteúdo é mais útil ao usuário, e tende a exibi-lo nas primeiras posições.
O YouTube calcula que esse vídeos entregam uma experiência mais satisfatória ao usuário, os priorizando no ranking das milhões de pesquisas que são feitas diariamente no site.
O SEO para YouTube não apresenta uma fórmula certa. Mesmo que você siga todas as dicas que apresentaremos a seguir, há chances de o seu vídeo não aparecer nas primeiras posições.
Isso acontece porque o algoritmo do YouTube é extremamente complexo e está passando por constantes atualizações. O algoritmo considera diversos critérios, regras e cálculos para determinar qual o rankeamento dos vídeos.
No entanto, adotar as práticas de SEO para YouTube é extremamente benéfico para otimizar os seus conteúdos. Com isso, cada vez mais os seus vídeos tem a chance de estarem na primeira página.
Portanto, vamos apresentar para você algumas técnicas de SEO voltadas especialmente para o YouTube. Conheça-as agora mesmo!
As palavras-chave, ou keywords, são essenciais dentro do SEO para YouTube, assim como também tem importância vital no Google. Por meio delas, a plataforma consegue realizar a identificação do tema do vídeo e também conseguem indexar o conteúdo e associá-lo às pesquisas dos usuários.
Por conta da sua extrema importância, as palavras-chave devem ser inseridas em locais estratégicos, como título, tags e na descrição do vídeo, por exemplo.
Dessa forma, é extremamente necessário saber quais as palavras-chave que melhor se adequam ao seu conteúdo e que melhor identificam seus vídeos. Ao mesmo tempo, essas keywords também precisam estar adequadas com a pesquisa dos usuários, para assim atrair ainda mais espectadores para o seu canal.
É possível utilizar alguns macetes para você descobrir quais são as palavras-chave ideais para seus conteúdos, com foco especial em SEO para YouTube.
Essas ferramentas podem ser utilizadas para preencher os campos depois que você gravou os vídeos. Além disso, essas ferramentas também podem ser utilizadas para que você crie conteúdos no seu canal que tenham um engajamento maior.
Ferramentas como o Vidiq, são ótimas para quem busca descobrir quais as melhores palavras-chave para o YouTube.
A ferramenta oferece a opção de volume da pesquisa e também mostra quais são os melhores criadores para cada palavra-chave pesquisada.
Assim como acontece no Google, os termos mais populares são os que podem atrair mais pessoas. Porém, essas palavras-chave apresentam mais concorrência e atingir o topo dessas pesquisas pode ser mais complicado.
Por essa razão, vale a pena apostar nas palavras-chave de cauda longa. Elas não são as keywords que apresentam menos tráfego, mas também apresentam um bom volume de pesquisa, com o seu posicionamento mais fácil de ser alcançado.
Você pode se interessar também ? Conheça o Google Search Console
Depois de realizar um bom trabalho com a pesquisa de palavras-chave, chegou a hora de pensar no título, que é um dos pontos mais importantes do vídeo.
Um dos campos que a palavra-chave precisa aparecer é o título, que é um dos fatores mais importantes para o YouTube fazer a indexação do vídeo e garantir o rankeamento do conteúdo.
Você deve ter em mente que o vídeo apareça bem posicionado, é necessário que o que título esteja esteja o mais próximo possível da busca do usuário.
O título é o primeiro contato que o usuário tem com o seu conteúdo. Por essa razão, é extremamente importante que o título seja chamativo e direto. Além disso, ele precisa descrever o que os espectadores vão assistir e também instigar o usuário a clicar no vídeo.
Estudos realizados por empresas especialistas apontam que os primeiros lugares nas buscas dos vídeos correspondem exatamente ao que o usuário buscou.
Também já é sabido que títulos longos não performa tão bem quantos os títulos mais objetivos e por consequência, também menores.
Ou seja, o mais recomendado que você elabore títulos mais objetivos e que estejam mais próximos à consulta do espectador. Obviamente, sempre utilizado a palavra-chave principal.
Os que já estão familiarizados com o SEO para o Google já sabem que não adianta de nada encher o código da página com infinidade de tags. O buscador não utiliza mais esse aspecto como um fator de rankeamento, já o que mesmo foi utilizado amplamente como spam.
Diferente do site de busca, as tags ainda são extremamente importantes de serem utilizadas no YouTube. As tags ou marcadores são utilizadas para identificar o assunto do vídeo e também para fazer a sua indexação corretamente. Além disso, os marcadores também são importantes para fazer a recomendação dos vídeos relacionados.
Essas sugestões são extremamente importantes para aumentar o tráfego de um canal no YouTube. A plataforma associa o conteúdo do seu vídeo com outros vídeos, fazendo com que você ganhe tráfego orgânico e mais volume de visualizações do conteúdo criado.
No campo de tags, é possível inserir marcadores cuja soma total de caracteres é de 120 caracteres. O mais aconselhado nesse campo é de que sejam utilizados de 6 a 8 palavras, para não confundir o algoritmo do YouTube com termos que se distanciam do seu conteúdo.
A descrição é um importante aspecto dentro do SEO para YouTube. O campo da descrição é extremamente importante de ser preenchido no upload do vídeo. O texto da descrição deve conter informações importantes sobre o que está presente no vídeo.
Se o título do seu vídeo precisa ser conciso, a descrição por outro lado precisa ser mais completa e detalhada. Atualmente, a plataforma do YouTube suporta até 5000 caracteres na descrição do produto.
A descrição do produto é essencial para o rankeamento por conta de dois fatores principais.
Ela pode ser um instrumento de persuasão para que o usuário acesse o vídeo, já que o trecho inicial da descrição aparece nos resultados da busca (por isso, tente manter as principais informações no inicío do texto).
Assim, com uma descrição atraente, você pode aumentar o engajamento do vídeo e ganhar pontos com o YouTube.
A descrição também serve para que o algoritmo da plataforma identifique o conteúdo do vídeo. Por conta disso, é extremamente importante incluir palavras-chave que representam melhor os temas tratados no vídeo. Assim, você aumenta as chances de rankeamento para esses termos.
Na descrição para os vídeos para YouTube, você pode incluir as famosas Calls To Action. Elas servem como um convite a se inscrever no canal ou fazer download de algum material no seu site. Caso você coloque um link, o mais interessante é utilizar links encurtados.
É possível também inserir hashtags no texto, que geram links para que os usuários encontrem novos vídeos para aquele determinado termo. Entretanto, é necessário ter cuidado para não exagerar, já que se você utilizar mais de 15 hashtags, o YouTube irá ignorar todas elas.
Você sabia que as técnicas de SEO para o YouTube começam muito antes do upload do vídeo. isso acontece principalmente porque você já precisa incluir a palavra-chave principal do conteúdo no nome do arquivo.
Em vez de subir o vídeo com um nome cheio de códigos e números (exemplo: VID_87911802.mp4) é incompreensível para o Youtube. O mais indicado é utilizar um nome descritivo com a palavra-chave inserida (ex: como-fazer-seo-para-youtube.mp4).
Assim a plataforma consegue identificar já no nome do arquivo, sobre o que ele trata.
Você pode se interessar também ? Entenda a importância das Landing Pages
O algoritmo do YouTube não é capaz de ler imagens e vídeos, ele só é capaz de entender textos e códigos. Por conta disso, uma estratégia para que a plataforma de vídeo entenda sobre o que é o seu vídeo é fazer transcrições e legendas para eles.
A transcrição é a transformação em texto daquilo que o vídeo fala. Você pode fazer essa transcrição manualmente, por conta própria. Ou também é possível utilizar uma ferramenta do YouTube que facilita esse trabalho.
Ao adicionar marcações de tempo na transcrição, você pode também transformá-la em legendas.
Elas servem para que os usuários possam acompanhar o vídeo mesmo, mesmo que não puderem acionar o áudio. As ferramentas para exibir a transcrição do vídeo, fazendo com que elas se transformem em ferramentas de acessibilidade para pessoas que apresentam algum tipo de deficiência auditiva.
Além de adicionar as legendas, também é possível usar o texto da transcrição na descrição do vídeo. Essa estratégia é desenvolvida especialmente para dar mais informações aos espectadores sobre o que o vídeo se trata.
Como já falamos anteriormente, os vídeos mais longos tendem a performar mais no YouTube do que os vídeos que apresentam um tempo de duração menor.
Vídeos com menos de 2 minutos tendem a ficar mal posicionados no YouTube. Por outro lado, as cinco primeiras posições apresentam uma duração média de aproximadamente 11 minutos e 44 segundos.
Partindo desse ponto de vista, vale muito a pena investir em vídeos com maior tempo de duração, com cerca de 10 minutos. Isso porque o Youtube entende que um vídeo com maior tempo de duração pode atender melhor as expectativas de quem procura conteúdos mais detalhados e completos.
Isso não significa que você deve ficar preso a esses números. Esse tipo de constatação é para que você tenha apenas uma ideia de como a plataforma funciona.
É necessário investir em conteúdo de qualidade, para que o público tenha um real engajamento com aquilo que você produz. Essa ainda é a melhor forma de trazer mais pessoas para o seu canal e assim, criar mais mais relevância dentro do YouTube.
Nesse artigo, você conheceu melhor o que significa SEO para Youtube e como ele pode ajudar a divulgar melhor a sua marca. Você também conheceu técnicas especiais que podem ajudar a otimizar o seu canal na plataforma de vídeo.
Mas ainda vale uma dica preciosa e talvez uma das mais importantes: não adianta forçar a barra!
Isso só irá prejudicar o seu conteúdo e também poderá prejudicar o seu canal. O melhor a se fazer é criar um conteúdo de qualidade e que resulte em maior engajamento para o seu público.
Você já conhecia o que era o SEO para YouTube e como otimizar seu vídeos para se destacarem na plataforma? Não deixe de colocar suas ideias, dúvidas ou sugestões na área de cometários.