fbpx

Setor de e-commerce no Brasil deve atingir US$ 432 bilhões até 2026, aponta estudo

Antonio Junior
Antonio Junior
Especialista em Marketing Digital
Calendário
10/05/2023

Em 2022, o Brasil alcançou a marca de R$ 262,7 bilhões em vendas por meio de e-commerces, o que representa mais de 40% do mercado na América Latina. De acordo com um estudo realizado pela Americas Market Intelligence (AMI), o setor deve crescer 20% ao ano até 2026, chegando a US$ 432 bilhões, considerando compras e pagamentos em diversos segmentos, desde varejo até streaming.

Segundo Lindsay Lehr, managing director e responsável pelos pagamentos da AMI, grandes varejistas, como Magazine Luiza e Americanas, bem como os principais marketplaces, têm registrado crescimento anual de 80% a 90%. Por outro lado, muitos pequenos negócios estão se digitalizando, o que indica que ainda há muitas oportunidades no mercado.

Uso do Pix em e-commerces

Os relatórios mostram que o uso do Pix está em alta nas transações realizadas em e-commerces. Em 2022, o pagamento instantâneo já representava até 23% do total de transações registradas, e a expectativa é que essa participação cresça para 34% até 2025. Além disso, mais de 70% da população adulta brasileira já utiliza o Pix, enquanto somente 37% possuem cartão de crédito. O relatório também prevê que a participação do plástico deve cair de 55% para 47% do volume total de compras até 2025.

A chegada do Pix Garantido é esperada para impulsionar ainda mais o uso do meio de pagamento nas compras em comércio eletrônico. Atualmente, o Pix é mais utilizado para compras de menor valor, enquanto o cartão de crédito ainda é o meio preferido para itens mais caros, como produtos de varejo, viagens, pagamentos recorrentes e cursos de curta duração.

Já a participação do boleto bancário nas transações vem caindo nos últimos anos, de 15% em 2019 para 9% em 2022, e deve chegar a 7% até 2025. Embora ainda atenda à população mais velha ou sem acesso a serviços bancários, o boleto perde espaço para o Pix. Enquanto isso, as soluções “Compre agora, pague depois” (BNPL), que têm ganhado popularidade internacionalmente, enfrentam a barreira da alta inadimplência para se consolidarem no mercado brasileiro.

Relacionamento com o cliente será cada vez mais importante.

Apesar de o Brasil ser um dos países com maior adesão às criptomoedas, elas ainda não são muito utilizadas como meio de pagamento. Uma pesquisa realizada pela AMI em agosto de 2022 com 300 usuários de criptomoedas revelou que apenas 10% deles as adquiriram com o objetivo de fazer compras, enquanto a maioria (81%) as utiliza para investimentos.

Além de oferecer uma ampla variedade de meios de pagamento, é fundamental que as empresas simplifiquem a experiência do consumidor e atendam continuamente suas necessidades, enfatiza o CEO da Nuvei, Philip Fayer. Ele ressalta que manter um relacionamento próximo com os clientes é a chave para o sucesso das empresas nos próximos anos.

E você, está preparado para acompanhar esse crescimento e atender às necessidades dos seus clientes?

Postagens relacionadas

Magazord é reconhecida pelo Great Place to Work como uma das melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina

A Magazord se destaca como uma das 30 melhores empresas para trabalhar em Santa Catarina, segundo avaliação do instituto Great Place to Work (GPTW). Este reconhecimento foi anunciado durante a cerimônia de premiação em Florianópolis, na noite de quinta-feira (23/11). “Ontem foi um dia incrível, um verdadeiro marco para a Magazord! Esse prêmio representa o […]

Leia Mais...

Magazord no RD Summit 2023: Inovação e Conexão em São Paulo

Uma Jornada Empolgante no Maior Evento de Marketing e Tecnologia da América LatinaO Evento que Mudou o Jogo: RD Summit em São PauloDesde sua mudança para São Paulo, o RD Summit tem se destacado como um marco no setor de tecnologia e marketing, e a edição de 2023 não foi exceção. Superando recordes com mais […]

Leia Mais...

A Ascensão do E-commerce no Brasil: O Futuro é Agora!

Explore a evolução e as futuras tendências do e-commerce no Brasil. Descubra como a Magazord, patrocinadora master do Gramado Summit 2024, está liderando a transformação do varejo digital.

Leia Mais...

Magazord apresenta novidades do mercado digital para o setor têxtil na ONDM 2023

O evento O Negócio da Moda (ONDM) 2023 foi realizado na última semana em Balneário Camboriú, com mais de 90 marcas expositoras e cerca de 12 mil pessoas presentes. Além da já tradicional programação de conteúdo, dividida entre talks e palestras com diversos nomes atuantes do segmento da moda brasileira, o evento trouxe como novidade […]

Leia Mais...

CMO Summit 2023: Magazord Eleva o E-commerce ao Maior Evento de Marketing do Mundo

O CMO Summit, o mais renomado evento global de marketing, trouxe neste ano uma abordagem inovadora e esclarecedora sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias emergentes no setor. Um dos pontos altos deste evento foi a participação da Magazord, representada pelo seu sócio e diretor comercial, Odair da Rosa, que proferiu uma […]

Leia Mais...