O Social Commerce é a estratégia de vendas que usa as Redes Sociais para divulgar os produtos e serviços de determinada marca, assim aumentando o número de vendas e clientes atingidos.
As Redes Sociais se tornaram parte fundamental em nossa rotina. Nos dias de hoje, não conseguimos mais viver sem mandar uma mensagem pelo WhatsApp e muito menos sem ver os Stories no Instagram.
Muito além da facilidade em se comunicar com as pessoas, as Redes Sociais chegaram para mudar o modo como comprar online.
Vendo esse enorme crescimento, preparamos um artigo especial focado em explicar o que é o Social Commerce e como usá-lo para criar estratégias de vendas em seu e-commerce.
O Social Commerce é a estratégia de vendas que usa as Redes Sociais para divulgar os produtos e serviços de determinada marca, assim aumentando o número de vendas e clientes atingidos.
Com o passar dos anos, fica cada vez mais difícil encontrar alguém que não tenha se rendido as principais redes do mundo. Em paralelo, as grandes marcas do mercado trabalham para lançar novas ferramentas que integrem produtos, lojas virtuais e Redes Sociais.
Por conta disso, o Social Commerce surge com a proposta de preparar conteúdos focados no cliente, os preparando para realizar a compra.
Tendências são criadas e divulgadas nas redes diariamente. O TikTok se tornou uma febre mundial, principalmente entre a geração Z (nascidos a partir de 1995), assumindo o protagonismo na plataforma.
Segundo estudos feito pela We Are Social, em parceria com a Hootsuite, o brasileiro passa em média 3 horas e 31 minutos por dia navegando nas Redes Sociais.
Esse é um tempo relevante em nosso dia, e com isso, marcas disputam apenas alguns segundos de atenção para tentar converter o público em cliente.
Ainda de acordo com o estudo da We Are Social e da Hootsuite, o Instagram possui hoje mais de 122 milhões de usuários ativos no Brasil.
Com isso, o principal benefício do Social Commerce é estar em contato direto com clientes e possíveis novos clientes.
Mas além disso, as Redes Sociais oferecem diversas outras vantagens, como por exemplo:
Para ter bons resultados com o Social Commerce não basta apenas postar qualquer coisa e esperar resultados gigantescos. Às vezes um vídeo aleatório seu pode viralizar, porém dificilmente isso se manterá por muito tempo.
Por conta disso, criar estratégias e conteúdos relevantes serão muito mais vantajosos para seu negócio viralizar nas Redes Sociais. Abaixo listamos algumas dicas para você impulsionar os resultados obtidos.
Ter fotos e vídeos profissionais em seu perfil trarão muito mais confiança e credibilidade para seu perfil e para seu negócio.
Imagine a seguinte cena: Você está rolando o feed do Instagram e se depara com duas imagens de uma hamburgueria. Na primeira a foto está com alta qualidade, fazendo você desejar comer aquele lanche imediatamente.
Já na segunda imagem, a foto está desfocada, com um fundo sem contraste nenhum e a iluminação péssima. Agora me fale, quais dos hambúrgueres você tem vontade de comer?
Vendo esse exemplo, você consegue entender a real importância de investir em boas fotos e vídeos. Não precisa contratar fotógrafos profissionais para realizar a captura, apenas saber escolher as melhores imagens já basta.
O modo como usamos a internet está mudando. Antigamente, vídeos longos faziam muito sucesso no YouTube e Facebook. Porém, de um tempo para cá, o TikTok e o Reels se tornaram o maior canal de entretenimento do mundo.
Além dos vídeos, os textos precisaram passar por mudanças. Atualmente o formato que mais vem dando resultado em posts são as copys curtas e simples.
Nelas, você usa uma linguagem popular, sem precisar colocar palavras rebuscadas e também parágrafos curtos, facilitando o entendimento do internauta.
Lógico que textos maiores ainda são usados e podem gerar grandes resultados. Entretanto, é preciso saber quando usar, para quem usar e onde usar.
Além de parágrafos curtos e linguagem simples, tente sempre incluir um CTA (chamada para ação) em seus posts. Você pode pedir uma curtida, um comentário ou até mesmo clicar no link da Bio para ir até seu site.
Como acabamos de citar acima, os vídeos curtos estão em ascensão no mundo e conseguir viralizar com esse tipo de conteúdo se tornou algo possível para muitos perfis.
Investir na produção de vídeos com o foco em viralizar pode trazer resultados interessantes. Quando seu vídeo viraliza, você pode alcançar milhões de novas pessoas, podendo convertê-las em clientes futuramente.
Manter uma constância na produção dos vídeos virais, suas chances de aparecer para mais pessoas aumenta e assim, você pode colocar seu conteúdo em evidência para muito mais internautas.
Chegando ao final desse artigo, esperamos que você tenha entendido tudo sobre o Social Commerce, a estratégia que vem crescendo e não dando sinais de desacelerar.
As Redes Sociais se tornaram parte essencial de nossas vidas, onde não conseguimos passar um único dia entrar em algum aplicativo de comunicação ou entretenimento.
Com as dicas que passamos para você, esperamos que você coloque todas em prática e consiga alcançar mais pessoas e consequentemente conquistar novos clientes para seu negócio.
Caso você queira receber mais dicas sobre o mundo do e-commerce e vendas online, assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades que a Magazord traz!