A taxa de conversão é extremamente importante de ser medida e é um dos principais indicadores para que você analisar o desempenho da sua loja virtual. A conversão não é apenas relacionada às vendas, embora taxa seja seja muito importante dentro do E-commerce, e é um dos principais números que são analisados pelos empreendedores.
A taxa de conversão é medida a partir do propósito principal das suas ações de marketing. Nos sites de E-commerce, as ações de marketing são feitas voltadas especialmente para as vendas.
Entretanto, existem outras formas de se medir a taxa de conversão, como o preenchimento de um formulário, cadastro em newsletter ou o download de um ebook.
A taxa de conversão é extremamente importante de ser medida, como já ficou claro. Essa métrica é relevante, pois ela permite visualizar a eficiência das ações tomadas dentro da sua loja virtual.
Neste artigo, vamos mostrar a importância da taxa de conversão e também como trabalhar com essas métricas, para otimizar ainda mais o seu site.
Conheça tudo sobre a taxa de conversão e qualquer dúvida, não deixe de colocá-las na parte de comentários. Boa leitura!
A taxa de conversão é extremamente importante de ser medida. A taxa de conversão, na verdade, é uma métrica que ajuda a equipe de marketing, ajudando a analisar a eficiência de uma determinada campanha.
Através da taxa de conversão, o profissional tem a oportunidade de descobrir se as ações estão trazendo o retorno esperado. Além disso, ela também permite a identificação dos pontos fracos dessas mesmas estratégias, permitindo a correção dessas ações.
As conversões são medidas com base no número de visitantes potenciais, que ao acessar o site, realizam a ação que lhes é esperada.
Em toda ação digital de marketing, a empresa precisa direcionar a persona para que a conversão seja feita. Como já citamos anteriormente, a conversão não é relacionada apenas às vendas.
Mas para ficar mais claro, vamos exemplificar um exemplo de taxa de conversão dentro de uma loja virtual. Vamos supor que um anúncio de mídia paga trouxe 100 visitantes para uma determinada página. Desses 100 visitantes que foram levadas para a página, 1 pessoa realizou a compra, que era a ação que lhe era esperada.
Isso significa que 1% das pessoas que chegaram até a sua página aceitaram o convite para realizar a compra. Ou seja, a taxa de conversão dessa campanha foi de 1%.
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Já pensou se você conseguisse descobrir um jeito de lucrar o dobro de vendas com o seu site, sem necessariamente aumentar o seu orçamento de marketing pago? Pois essa situação, que até parece inalcançável, pode realmente acontecer. Mas para tanto, será necessário acompanhar a taxa de conversão de perto e constantemente.
Nas ações de marketing pago, a taxa de conversão tem como principal função calcular o ROI, que é o retorno sobre investimento. Com isso, você saberá exatamente como foi o desempenho de uma determinada campanha, sendo também um ótimo parâmetro para que você identifique os pontos positivos da sua campanha, aprimorando ainda mais as suas ações de marketing.
Medir a taxa de conversão durante a jornada de compras, em todas as suas etapas, é uma decisão mais do que acertada. Afinal, assim será possível acompanhar os seus clientes e o progresso que eles fazem dentro da sua loja virtual. Você consegue identificar possíveis gargalos, bem como saber se há alguma oportunidade que está sendo perdida e não está sendo possível identificá-la.
Desde empresas iniciantes até marcas cujo nome já é consolidado no mercado, a busca por aprimoramentos e maior lucratividade é constante. Mesmo que você já esteja satisfeito com a sua lucratividade, é válido destacar que sempre há o que melhorar e consequentemente, aumentar ainda mais os seus rendimentos.
Mas fica a pergunta: o que mudar aquilo que ainda não conhece? Para que você otimize o seu site e resolver possíveis problemas, acompanhar a taxa de conversão é o primeiro passo a ser dado para que você saiba exatamente quais medidas tomar e como deixar o seu E-commerce ainda mais lucrativo.
Anteriormente, demonstramos um exemplo de taxa de conversão. Mas fica a pergunta: a taxa de conversão de 1% é algo satisfatório no E-commerce? Devemos entender que a taxa de conversão é uma ótima forma de se entender os resultados da sua empresa, trazendo boas ou más notícias para o futuro do seu negócio.
Entretanto, não se sabe ao certo o número exato para falar que uma taxa de conversão é boa ou não. Uma empresa cuja taxa de conversão é 10% pode estar à beira da falência e outra empresa em que a taxa de conversão de 1%, essa mesma empresa pode estar com a situação confortável.
Isso acontece porque a taxa de conversão varia muito de setor para setor. A melhor forma de saber se a sua taxa de conversão está adequada com o seu negócio é estar por dentro da sua área de atuação, conhecendo os números que são mais adequados ao seu setor.
Tudo isso fica mais importante para empresas que buscam investimentos externos. Isso porque muitos investidores se baseiam nesse tipo de dados (taxa de conversão), para saber se a aposta é válida ou não.
Mesmo parecendo ser algo complicado, é válido saber que existem boas fontes de informação e também ferramentas para facilitar a sua pesquisa. Elas vão te ajudar a descobrir os números do seu segmento e estabelecer um padrão para a sua própria análise.
Uma das coisas que você precisa ter em mente é que uma boa taxa de conversão é aquela mais alta do que a que você teve no período anteriormente medido.
Agora que já destacamos o que é a taxa de conversão e a sua importância, chegou a hora de apresentarmos ideias para você aumentar esta métrica. Otimizar os resultados da sua taxa de conversão é importante para aprimorar os resultados da sua loja virtual.
Neste artigo, já apresentamos algumas dicas para você aumentar a taxa de conversão. Mas como toda ajuda é bem-vinda, vamos apresentar mais algumas dicas para você trabalhar e aumentar a conversão do seu site.
Fazer testes A/B é uma importante forma de estudar o comportamento do seu cliente e otimizar a sua loja virtual para estar completamente adequada aos consumidores. Mas afinal, o que é um teste A/B?
O teste A/B nada mais é do que a comparação de resultados entre duas versões da mesma página, com mudanças entre essas duas versões. As duas versões da página ficam disponíveis para os usuários, ao mesmo, sendo que uma porcentagem dessas pessoas visualiza a versão A e outras pessoas visualizam a versão B.
Por exemplo, imagine uma página de conversão que utiliza a foto de uma pessoa como plano de fundo. Nesse caso, é feito um teste A/B para essas duas páginas, em que duas fotos diferentes são utilizadas na página e a versão que apresentar os melhores resultados será utilizada de forma definitiva.
No comércio online, um dos pontos mais importantes para a realização de uma conversão ou não é o valor da oferta em questão. Primeiramente, é necessário estipular qual ação que você deseja para aquela determinada página.
Qual a ação que você deseja que o usuário faça no seu site? Assinar uma newsletter, baixar um Ebook/infográfico, entrar em contato ou comprar uma determinado produto? Diferentes sites apresentam diferentes propostas, mas o desejo de conversão é algo em comum entre todos eles.
As opções são inúmeras, já que existem uma grande variedade de sites e com várias finalidades. Mas a real pergunta deve ser: o que a pessoa ganha ao realizar a ação esperada dentro do seu site?
Existem casos em que uma determinada página ou site apenas se preocupa em descrever os recursos e funcionalidades do produto oferecido. Ou pior ainda, já parte para a justificativa dos preços cobrados, sem falar direito sobre o produto que está sendo vendido.
Na verdade, a prioridade deve ser mostrar ao usuário qual é o valor, o que a pessoa irá ganhar ao comprar aquele determinado item. Ao fazer isso de forma correta, será possível prender o visitante do seu site.
Dessa forma, a descrição do produto e o preço do mesmo são apresentados de forma natural e a apresentação do preço fará sentido dentro do contexto do seu produto.
Criar a sensação de urgência junto com os seus clientes é extremamente importante para a taxa de conversão. Dessa forma, o consumidor é instigado para realizar ações imediatamente, antes que seja tarde demais.
Em nosso meio, é muito comum que as pessoas agirem em situações urgentes. Somos pressionados nesta situação, seja para prolongar emoções positivas ou para reduzir as emoções negativas.
O senso de urgência causa nas pessoas a sensação de ficar de fora de tudo aquilo que está acontecendo. Sendo que essa situação não é algo que os consumidores querem passar.
A utilização da urgência como gatilho mental acentua a sensação de as pessoas estarem atrás da mesma oportunidade. Entretanto, para que a conversão realmente seja feita, o seu produto deve ser útil ao visitante.
Se as pessoas não querem ou precisam daquilo que você está vendendo, dificilmente a sua loja terá um volume de vendas significativo.
Para conseguir aumentar a taxa de conversão, é extremamente importante saber aquilo que o seu consumidor deseja. Uma audiência que se encontra satisfeita, certamente tem mais chances de realizarem conversões no seu site.
Uma ótima forma de se comunicar com o seu público é ter um perfil ativo nas redes sociais. O ideal é ter perfis em diferentes plataformas (Facebook, Instagram, LinkedIn), para que assim as chances de alcançar os seus clientes sejam muitos maiores.
As redes sociais permitem a comunicação facilitada com a sua audiência. Além de saber o que as pessoas falam da sua marca, também será possível responder rapidamente as dúvidas dos seus potenciais consumidores.
É preciso ter em mente que uma audiência satisfeita com a sua empresa é um fator determinante para uma alta taxa de conversão. Por isso, estreitar a relação com os seus clientes é extremamente importante, fazendo assim com que as pessoas se sintam satisfeitas com os serviços oferecidos pelo seu site.
Ao escutar o que o cliente tem a dizer, você conseguirá otimizar os processos dentro da sua loja virtual e também aprimorar aquilo que necessita de alguma melhoria. A melhor forma de conseguir isso é escutando os seus consumidores e sabendo o que eles esperam encontrar no seu E-commerce.
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Dentro do marketing, a análise de dados e resultados é extremamente importante. Mesmo que você não goste de números, os dados (obtidos com a ajuda das melhores ferramentas de marketing) ajudam a ver no que você está tendo sucesso e o que precisa ser melhorado.
A monitoria dos dados evita a tomada de decisão com base em achismos, evita também que você dê tiros no escuro na hora de lançar promoções e melhorias no seu E-commerce.
Existem basicamente duas formas para a análise de dados: a análise de dados quantitativa e a análise de dados qualitativa. Vamos falar um pouco sobre as duas.
A análise de dados quantitativa diz respeito ao números exatos de como as pessoas se comportam dentro do seu site. Por ser mais exata, a análise quantitativa diz respeito ao número exato de pessoas que acessaram o site da sua loja virtual, por exemplo.
Uma ótima ferramenta para a análise quantitativa é o Google Analytics. Essa ferramenta fornece uma grande quantidade de dados, que vão muito além do número de visitas totais.
Por exemplo, você descobre como as pessoas chegaram até o seu E-commerce, quais os sistemas operacionais mais utilizados pelos usuários e também onde existem gargalos na sua loja virtual.
Na análise quantitativa será possível ter acesso aos dados técnicos gerados pelo seu site, ideais para a análise do resultado de campanhas e ações de vendas da sua loja virtual.
Diferente do tópico anterior, a análise qualitativa é feita com base na opinião dos usuários que visitam o seu site. Esse tipo de análise permite que você descubra os “porquês” por trás do seu comportamento.
A análise qualitativa permite ao analista observar dados e situações que trabalham mais com o emocional das pessoas. Os dados para a análise qualitativa é feito com base em ações muitos mais subjetivas e abertas a interpretações.
Nesse tipo de análise, conseguimos obter informações preciosas sobre a audiência, como:
Tanto a análise quantitativa quanto a qualitativa são feitas para que você entenda como é o comportamento do público. Ao compreender como o seu público reage no seu site, será possível ter os dados certos para otimizar a sua loja virtual e a navegabilidade da mesma, para assim aumentar a taxa de conversão.
A taxa de conversão é uma das métricas mais importantes a serem medidas dentro do E-commerce. Esses dados são responsáveis diretos por informar a eficiência de ações de marketing feitas pela sua loja virtual.
Você já conhecia o conceito de taxa de conversão? Utiliza alguma outra dica para resultar no seu aumento? Nos conte logo abaixo, nos comentários.