No marketing digital, uma das técnicas mais valorizadas é o copywriting. Com ela, você consegue transmitir uma ideia clara para seu cliente e persuadi-lo a realizar algum tipo de ação com seu produto ou serviço.
Por isso, ter essa habilidade bem desenvolvida em seu negócio é de extrema importância, caso você queira aumentar o número de clientes e vendas em seu negócio online.
Assim, sabendo dessas informações, esse artigo foi escrito especialmente para quem quer aprender as principais técnicas de copywriting para trazer grandes resultados para sua marca. Continue lendo e se torne uma máquina na arte da escrita persuasiva.
👉 Confira: Planilha 6 Indicadores de Marketing para E-commerce
A técnica mais conhecida e também, mais usada pelos copywriters iniciantes. Através dela, seu leitor passará pelos pontos necessários para persuadi-lo e também uma escrita de fácil entendimento para todos os leitores.
Esse momento é o começo da sua copy, por isso, deve ser o momento que você prenderá a atenção do leitor. Aqui você deve usar alguma frase impactante ou então algum elemento que faça ele continuar lendo.
Após prender a atenção, você deve justificar o porquê dele continuar lendo seu texto. Deixe-o interessado em seu produto ou serviço, mostrando as possibilidades que terá ao adquiri-lo. Mostre também, algumas funcionalidades para justificar uma possível compra.
Com o interesse gerado, é hora de ir mais afundo e criar um desejo profundo em seu lead. Nesse momento, coloque todas as dores que suas soluções vão resolver, ou então, as melhorias em sua vida. Aqui, você deve utilizar muito bem os gatilhos mentais, para enraizar o desejo nele.
Agora que ele está querendo muito ter seu produto ou serviço, basta finalizar a copy. É o momento final, onde você direcionará seu leitor a fazer alguma ação final. Muitos aqui pecam por não saberem utilizar o gatilho certo, então, tome muito cuidado e escreva algo que faça sentido para quem está lendo.
👉 Confira: Como a Magazord te ajuda com Chargeback
Outra técnica muito conhecida por todos os copywriters, a estrutura 4 P’s consegue entregar um poder de convencimento muito grande, pois utiliza alguns do principais gatilhos mentais que existem.
Nesse início, você deve apresentar um cenário onde seu leitor se sinta desconfortável, ou então, entusiasmado com seu produto ou serviço. Mostre os pontos negativos por não comprar suas soluções, ou então, um cenário positivo por realizar a compra.
Com um cenário criado e já deixando seu leitor com uma visão diferente, mostre as promessas que suas soluções vão agregar em sua vida. Enfatize bastante todos os ganhos que ele terá. Porém lembre-se, aqui você deve colocar apenas o que é possível cumprir, sem mentir.
Ligado ao tópico anterior, nesse momento você prova ser possível atingir os resultados esperados com seu produto ou serviço. Usar depoimentos de clientes, ou então, demonstrar na prática é uma ótima forma de reforçar a qualidade de suas soluções.
Após passar por todas essas etapas, e com ele totalmente interessado em adquirir o que você está vendendo, chegou o momento de oferecer algo para ele. Enfatize o porque ele deve ter suas soluções e mostre o caminho para finalizar a compra.
👉 Confira: Como vender seus produtos no Google?
Uma técnica conhecida, porém que poucos profissionais conseguem executá-la da melhor maneira possível. Diversos copywriters se perdem na parte principal dela. Confira qual é esse erro e nunca mais o cometa.
Para começar essa copy, você já chega apresentando um problema que seu leitor tem em sua vida. Aqui é preciso conhecer muito bem sua persona para assim, conseguir “cutucar” sua maior dor.
Esse é o momento em que vários copywriters se perdem em seus textos. O momento de agitação deve conter uma carga de emoção muito grande e tirar o leitor da sua zona de conforto. Por isso, utilizar um gatilho mental forte será muito vantajoso para sua escrita.
Após seu leitor se sentir desconfortável, é o momento de “acalmá-lo” mostrando a solução que você oferece. Aqui, você deve colocar todos os pontos positivos que seu leitor que terá comprando seu produto ou serviço.
👉 Confira: Porque escolher a Magazord como sua plataforma?
Uma estrutura pouco conhecida por copywriters, porém, que consegue entregar um texto com uma alta taxa de conversão. Entretanto, possui uma estrutura diferente e que nem todos conseguem escrever da melhor maneira.
Nesse primeiro momento, mostre uma visão geral de sua solução. Apresente os benefícios que ela trará para quem comprar e quem é o seu público-alvo.
Após a apresentação, você enfatizará ainda mais sobre suas soluções, porém agora de uma maneira menos técnica e mais persuasiva. Mostre como a vida do seu leitor mudará para melhor comprando de você.
Com as soluções apresentadas, você deve falar quem é você e por que devem confiar em você. Demonstrar autoridade no assunto é um grande gatilho para aproximar seus clientes de você.
Com os benefícios e a prova de autoridade mostradas para seu leitor é o momento de direcioná-lo para finalizar a compra. Mostre para ele o que fazer e como adquirir suas soluções.
👉 Confira: Porque a Indústria precisa abraçar o e-commerce?
Uma das técnicas de Copywriting que não são muito comum de ser vista sendo utilizada. Gosto de usá-la em anúncios de Facebook e de Instagram, por se tratar de uma estrutura que consegue entregar diversos tipos de gatilhos para quem está lendo, assim, o prendendo ao texto.
Aqui, é o momento inicial, quando o leitor se depara com o texto. É importante criar uma situação que o deixe “obrigado” a continuar lendo. Coloque uma informação impactante, um elemento que chame atenção ou algo diferente. Use sua criatividade da melhor forma possível.
Com a atenção criada, é hora de gerar o interesse dele em suas soluções. Crie cenários onde, não ter o seu produto ou serviço, trará diversas situações ruins e desconfortáveis. Ou então, um cenário de grande realização e benefícios.
Com um interesse criado, o momento agora é de criar um desejo em adquirir seu serviços. Mostre e reforça todos os benefícios que seu leitor terá ao adquirir suas soluções. Exponha um cenário positivo e que o faça desejar fortemente.
Com o desejo bem enraizado em seu lead, mostre também uma visão diferente, agora expondo como será a vida dele sem você. Aqui, você deve colocar todas as dores que ele já tem, e também, as dores futuras.
O tão famoso CTA. Após deixar seu leitor totalmente louco de desejo e com medo de perder seu produto, esse é o momento em que você joga uma oferta imperdível, onde se ele recusar, as consequências vão acompanhá-lo para o resto da vida.
👉 Confira: Porque a Indústria precisa abraçar o e-commerce?
O copywriting está se tornando uma ferramenta cada vez mais importante para todo tipo de negócio, com diversas técnicas criadas ao redor do mundo.
Já o copywriter, é um dos profissionais mais valorizados no mercado de marketing, pois através deles, uma empresa pode faturar muito com sua escrita persuasiva.
Nesse artigo, trazemos algumas das principais técnicas de copywriting e explicamos como você pode aplicá-las em seu negócio para aumentar suas vendas.
Agora é com você! Deixe um comentário falando qual foi a sua técnica favorita, adoraríamos saber sua opinião. Também não deixe de conferir nosso artigo sobre tráfego pago, uma das principais formas de atrair novos clientes e gerar muitas vendas para seu negócio. Clique no botão abaixo para acessar o artigo.