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Conheça 3 tendências na logística reversa e como aplicá-las no seu E-commerce

Antonio Junior
Antonio Junior
Especialista em Marketing Digital
Calendário
18/12/2019

A logística reversa é um dos pontos mais sensíveis dentro do E-commerce. Saber quais são as tendências da área é extremamente importante para que você se atualize para sempre oferecer um serviço de alto nível ao cliente. 

Com a evolução do mercado e da tecnologia, é extremamente importante para o E-commerce estar inteirado com o que há de mais moderno. Dessa forma, a empresa tem chance de manter a sua competitividade em dia e se destacar no mercado. 

Tendência na Logística Reversa Amazon

Nessas aprimorações, a logística reversa também passa por constantes mudanças. As rotinas de armazenamento e a entrega de produtos também passam por aprimoramentos constantes. 

Para se destacar no comércio online é necessário oferecer um serviço rápido e que seja satisfatório. Se você está em busca de mais informações sobres a logística reversa e sobre as últimas novidades sobre o assunto então está no lugar certo.

Preparado para conhecer as últimas tendências na logística reversa? Então vamos lá e boa leitura!

A logística reversa atualmente

A logística reversa é um ponto fundamental dentro do E-commerce e entendê-la bem é de suma importância. Além disso, também é extremamente importante ficar por dentro das últimas tendências do mercado e oferecer um serviço de alta qualidade para seus clientes.

As atuais soluções de logística reversa do mercado

Se no passado os processos de armazenamento e entrega eram colocados como assuntos menores dentro do E-commerce, atualmente o cenário é bem diferente. Nessa campo, entra a logística reversa e a extrema importantância que ela apresenta para o E-commerce atualmente. 

O mercado do comércio online vem se mostrando cada vez mais competitivo e os empreendedores precisam se esforçar cada vez mais para oferecer um serviço de excelência e manter suas empresas com serviços de ponta. Por essa razão, é essencial conhecer as tendência do mercado corporativo e modernizar a sua operação de comércio online, tendo a logística um dos campos que mais merecem atenção. 

De acordo com os dados divulgados pelo Conselho de Logística Reversa do Brasil, as empresas gastam até 5% do faturamento com a logística reversa. Em uma pesquisa realizada pelo Invesp, por sua vez, aponta que cerca de 30% das mercadorias compradas pela Internet acabam sendo devolvidas. 

Dessa forma, a logística reversa é extremamente importante no processo de compras online. Basicamente, a logística reversa é o conjunto de processos em que o cliente devolve os produtos para o E-commerce. 

Na prática, esse é um grande desafio operacional. Isso porque os processos de logística reversa são extremamente sensíveis para o consumidor, pois ele estará devolvendo o que comprou para o fornecedor. A devolução acontece principalmente por conta de defeitos e ou o cliente tinha outra ideia sobre o que aquele produto oferecia. 

Por conta da sua importância, a logística reversa é uma das soluções que vem ganhando mais destaque na logística. Dessa forma, se abrem cada vez mais possibilidades nesse campo.


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Logística reversa expressa

O mundo conectado está cada vez mais eliminando fronteiras físicas e aproximou o consumidor das empresas com que ele realiza negócios, seja no Brasil ou no mundo. Com as várias opções disponíveis atualmente, o consumidor ainda tem a liberdade de escolher o serviço que melhor se adequa às suas necessidades. 

Nesse contexto, encantar o consumidor transformou-se em algo essencial para que o seu E-commerce lance na frente da concorrência. Sabendo disso, os gestores buscam cada vez mais novas formas de lapidar e fortalecer os atributos valorizados no mercado. 

A logística reversa trabalha para fazer com que uma eventual devolução de produto não gere dor de cabeça para o consumidor. É imprescindível que o tempo do processo de logística reversa seja o menor possível. 

Empresas como a Amazon, uma gigante no varejo online, pensaram em novas tendências na logística reversa. A empresa fez uma parceria com a Kohl, que é uma das suas principais fornecedoras. A parceria permite a devolução de produtos comprados na Amazon para serem devolvidos em lojas da Kohl, no conceito de logística reversa expressa.

Esse tipo de processo acabou por facilitar a logística reversa da Amazon em alguma situações e também fez com que custos de operação fossem baixados. A grande sacada da Amazon foi desenvolver um processo que elimine etapas e que também seja mais rápido na sua conclusão.

Tendências na logística reversa que você precisa conhecer

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a logística reversa, chegou a hora de conhecer algumas tendências relacionadas ao serviço!

1 – Multicanal

Apostar em mais canais para a realização da logística reversa vem sendo uma tendência com cada vez mais crescente. E tudo aponta que essa tendência irá crescer cada vez mais. 

Em alguns casos, por exemplo, o cliente pode provar uma roupa em uma loja física. Caso essa loja também trabalhe com comércio online, é possível solicitar o envio desta peça para a sua casa. 

No contexto dessa situação, os processos precisam estar completamente adequados e eficientes. Dessa forma, as falhas são minimizadas e em serviço de alto nível é entregue ao cliente.

2 – Pontos de retirada

Como já citamos anteriormente, a Amazon investiu num conceito diferente de logística reversa, em que produtos comprados via Web poderiam ser devolvidos à loja através de espaços físicos. Nesse caso, o cliente não dependeria do prazo estabelecido por transportadoras, trazendo mais agilidade para a devolução do produto. 

Entretanto, já existem processos semelhantes, mas referentes à compra do produto e não somente à sua devolução. Ou seja, a pessoa compra um produto pela Internet e pode escolher recolher a mercadoria em algum ponto físico. 

Essa estratégia vem se mostrando extremamente relevante no comércio online e grandes marcas estão apostando nessa modalidade de vendas.


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3 – Personalização da compra

Em relação à experiência de compras, a logística reversa apresenta um papel fundamental. E não é à toa que esse campo ganhe tanta atenção, pois a eficiência na devolução de um produto é essencial para que o cliente volte a fazer novas compras no seu E-commerce. 

Se por alguma razão o consumidor precise retornar o produto adquirido para o fornecedor, o suporte e todas as instruções para que se inicie o processo devem ser repassados imediatamente. 

Estar atento às necessidades do cliente é extremamente importante na logística reversa. Saber a região do cliente, conhecer também quais são as preferências desse cliente pode fazer com que o atendimento seja otimizada e muito mais personalizado. 

Assim, os danos causados pela devolução do produto serão amenizados e o cliente também passa a ter uma imagem extremamente positiva da sua empresa. Detalhes como esse fazem com que o cliente volte e comprar no seu E-commerce em outra oportunidade e o recomende para outras pessoas. 

Utilizar uma plataforma de E-commerce altamente eficiente, como o Magazord, é extremamente importante nesse caso. Será possível fazer rapidamente o levantamento de dados e iniciar os processos de Logística reversa dentro da própria plataforma.

Não será necessário depender da boa vontade de transportadoras para fazer com que o cliente receba o mais rápido possível as instruções para iniciar o processo de devolução. 

Essas são algumas tendências na logística que valem a pena serem analisadas de perto. Você não necessariamente precisa aplicar todas na sua loja virtual. Mas entender seus impactos no mercado é essencial para que você otimize a entrega e devoluções de produtos na sua loja virtual.