Caso você está lendo esse artigo é por que já entende o que é um Marketplace e quais são suas principais características e vantagens.
Entendendo isso, o próximo passo é conhecer quais são os tipos de Marketplace e quais se encaixam melhor com o seu modelo de negócio.
Com isso, é preciso fazer uma boa análise, entendendo as vantagens e desvantagens de cada um, o investimento necessário para performar bem e as particularidades de cada um.
Existem muitos tipos de Marketplaces disponíveis para colocar seus produtos ou serviços e divulgar para inúmeras pessoas.
O objetivo principal do Marketplace é divulgar e comercializar vários tipos de produtos, como roupas, calçados, eletrônicos, eletrodomésticos e objetos de decoração. Nesse modelo estão presentes os Marketplaces mais conhecidos, como:
O modelo de Marketplace Hiperlocal pode ser definido como um negócio online que será atendido por meios offline.
A demanda por bens e serviços dos clientes como mercadoria, remédios, comida e lavanderia é atendida quase que instantaneamente. Alguns exemplos são:
Neste modelo de negócios, pessoas ou negócios se cadastram para prestar algum tipo de serviço, em troca de comissões ou valor fixo. Alguns exemplos desse tipo de serviço são:
O Marketplace de alugueis chegou para revolucionar o modo como escolhemos algo para ter por um determinado período. Geralmente associamos aluguel com casas e hotéis, porém vai muito além.
Existem aluguéis de carros, barcos, consultórios, escritórios, etc. Com isso, confira quais são os principais Martketplaces desse ramo:
Diferente de Marketplaces como Magazine Luiza e Mercado Livre, os Marketplaces de Nicho vendem apenas produtos focado em um público-alvo único.
As classificações dos Marketplaces podem ser definidas de acordo com quem vende e quem compra. Incluem mercados B2B, B2C E P2P. É importante ficar atento a essa classificação, pois influencia diretamente em suas vendas dentro da plataforma.
A sigla B2B significa Business to Business, ou em tradução livre, empresa para empresa. Como o próprio nome já diz, o objetivo é uma empresa comprar de outra.
Geralmente nesse modelo de negócio, as compras são feitas em grande escala, onde que o comprador adquire os produtos por um valor abaixo para poder revender futuramente.
A sigla B2C significa Business to Consumer, ou traduzindo, empresa para consumidor. Esse é o modelo de negócio mais tradicional, onde o foco principal é vender diretamente para o consumidor final.
O termo C2C significa Consumer to Consumer, ou então Consumidor para Consumidor. Nesse modelo de negócio, pessoas vendem seus produtos diretamente para pessoas.
Geralmente as mercadorias são usadas e os vendedores pretendem se desfazer delas.
As vendas podem acontecer diretamente pela plataforma, possibilitando o pagamento direto, ou então apenas como um meio de anúncio e posteriormente finalizando a compra em outro site ou presencialmente.