O marketing digital tem como objetivo atrair a atenção do seu público-alvo e da persona para quem você quer vender. Existem duas formas de conseguir chamar essa atenção, e se chama tráfego pago e tráfego orgânico.
Tráfego pago, nada mais é, gerar um fluxo de usuários sua página através de anúncios. Quanto maior o tráfego em sua página, maior será a sua visibilidade. Falaremos sobre isso mais para frente.
Em contrapartida, o tráfego orgânico, tem como objetivo gerar um fluxo de usuários para seu site através de materiais ricos, textos no blog e técnicas de SEO (clique nos links para saber mais).
A grande vantagem do tráfego orgânico é que pode ser feito de forma gratuita, ao contrário do tráfego pago, onde é necessário pagar para anunciar. Entretanto, o tráfego orgânico demanda mais tempo para começar a gerar resultados sólidos enquanto o tráfego pago consegue em alguns dias já apresentar algum resultado.
Nesse post, entenderemos:
Estrutura do tráfego pago: Campanha, conjunto de anúncios e anúncios;
👉 Confira: Como a Magazord te ajuda com Chargeback
O tráfego pago, é a forma mais rápida para atrair novos e recorrentes clientes, direto para a página do seu e-commerce ou do seu produto.
Por isso, utilizando as plataformas de anúncio como Google Ads, Facebook Ads entre outros, o seu cliente será impactado com os anúncios da sua empresa, seja os anúncios de texto na página de busca do Google ou com Stories no Instagram.
Você pode impactar seu cliente de diversas maneiras. O que definirá qual formato usar, será o objetivo que você pretende atingir. Neste artigo, vamos abordar somente os formatos das duas maiores plataformas de anúncios: Google Ads e Facebook Ads.
👉 Confira: Como vender seus produtos no Google?
Confira quais os formatos disponíveis no Google Ads:
São os textos que aparecem nas primeiras posições quando você faz uma busca no Google.
São anúncios que se adaptam para oferecer uma melhor experiência para os usuários e caber nos espaços publicitários relevantes. Eles podem se transformar em anúncios gráficos ou de texto.
Se trata de anúncios estáticos em formato JPG ou PNG, ou gráficos animados em formato GIF.
Você também pode conseguir novos clientes, anunciando em aplicativos com textos, imagens estáticas e vídeos.
Se trata de anúncios em vídeo exibidos on-line. Eles podem ser puláveis, ou seja, o cliente pode não ver totalmente, ou durar 15 segundos e serem reproduzidos por completo como os bumpers. Você também pode anunciar seus vídeos fora do YouTube, rede social do Google, em parceiros do Google, assim como ter seu vídeo na barra lateral do YouTube dos seus clientes ou quando eles procurarem por algum termo.
Os anúncios do Shopping são os preferidos e os que mais trazem retorno para aqueles possuem um e-commerce. Graças a estes anúncios, os usuários são impactados com uma foto do seu produto, título, preço, nome da loja e mais informações sobre ele.
Estes anúncios servem para aqueles clientes que precisam ligar para resolver rapidamente o problema ou que preferem ligar.
👉 Confira: Porque escolher a Magazord como sua plataforma?
Confira quais os formatos disponíveis no Facebook Ads:
São imagens estáticas que aparecem no Feed de notícias do Facebook e Instagram, assim como em stories e no Facebook Marketplace, sendo uma boa opção para quem possui um e-commerce.
Você usar vídeos para adicionar movimento e contar uma história e assim gerar mais conexão e interesse do seu público. Você divulgar seus vídeos em reels, stories, no feed de notícias e outros posicionamentos.
Se trata de uma lista que se atualiza constantemente com diversas fotos/vídeos e títulos, descrições. É um ótimo formato para quem precisa divulgar diversos produtos diferentes, mas que se correlacionam, como uma série de bolsas ou botas, por exemplo.
Estes anúncios servem para aqueles clientes que precisam ligar para resolver rapidamente o problema ou que preferem ligar.
Normalmente, as plataformas de anúncios possui uma estrutura muito semelhante, como é o caso do Google Ads e Facebook Ads.
As duas plataformas de anúncios possuem uma estrutura de campanha, conjunto de anúncios e anúncios. Uma das diferenças entre uma plataforma e outra, é como segmentar o público que você quer atingir. No Facebook Ads, você define na parte de campanha, qual o orçamento e se ele será diário ou total. Também pode optar por realizar um teste A/B e qual será o objetivo da campanha.
No Facebook Ads, você escolhe um destes objetivos para campanha:
Já no Google, você pode escolher entre:
👉 Confira: Porque a Indústria precisa abraçar o e-commerce?
O conjunto de anúncios fica dentro de uma campanha, ou seja, uma campanha pode ter vários conjuntos de anúncios, assim como um conjunto de anúncios pode ter diversos anúncios. Isto ocorre tanto no Facebook Ads quanto no Google Ads.
É no conjunto de anúncios no facebook que fica a maioria das configurações que você deve realizar. Lá, você pode definir os posicionamentos (que dita aonde será mostrado seus anúncios), para qual público irá anunciar conforme seus interesses, dados demográficos e localização.
Por fim, na configuração do anúncio você define o que você quer divulgar, seja um imagem, vídeo ou carrossel (opção para Facebook Ads). Assim, se define também qual o título, a descrição, texto principal e a URL final. Entretanto, pode haver outras configurações necessárias dependendo de qual objetivo de campanha for escolhida. Por exemplo, esse é o caso da campanha para o Google Shopping, que você configurar através de um XML com os produtos vendidos no seu site. Para saber mais sobre a como anunciar seus produtos com o Google Shopping, clique aqui e veja nosso artigo sobre.
👉 Confira: Porque a Indústria precisa abraçar o e-commerce?
Agora que você terminou de ler nosso artigo, você possui os conhecimentos para criar seu próprio anúncio no Google e no Facebook Ads.
O tráfego pago é uma área que exige conhecimento, prática e experiência. Por isto, é muito importante ter algum especialista no assunto dentro da sua operação ou contratar uma agência de marketing digital.
É com o tráfego pago que seu e-commerce irá chegar no seu público e despertar o desejo de comprar seus produtos. Por mais que seja um investimento considerável, é um investimento relevante e necessário para ter um bom desempenho com seu e-commerce.
Em nossos materiais gratuitos, temos uma planilha de controle de investimentos de marketing. A partir dela, você consegue mensurar todos os seus gastos, bem como os resultados atingidos. Basta clicar no botão abaixo para acessar.