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Email Marketing: principais características e saiba como usar

Antonio Junior
Antonio Junior
Especialista em Marketing Digital
Calendário
21/05/2020

O email marketing é uma ferramenta essencial para impulsionar a sua marca e torná-la mais conhecida. Ou seja, essa é uma estratégia eficiente para diversificar a sua marca e criar uma audiência fiel para o seu produto ou para os benefícios oferecidos pela sua empresa.
Utilizar os serviços de e-mail marketing é o melhor método para capturar leads e aumentar suas vendas significativamente. 

Diferente das redes sociais e das técnicas de SEO, o email marketing é uma estratégia de vendas que pode gerar resultados muito mais rápido. Não será necessário depender do algoritmo das redes sociais, que oferecem um alcance cada vez menor. Portanto, o Email Marketing apresenta melhores resultados sem a necessidade de gastos com campanhas pagas.

As ferramentas de E-mail marketing podem ser facilmente utilizadas por lojas virtuais, sites de serviços e também blogs. Um boa ferramenta de E-mail marketing aumenta a taxa de conversão do seu site significativamente.

O Magazord apresenta integrações com os melhores serviços de E-mail marketing. Com essas integrações, o empreendedor pode realizar campanhas mais efetivas e impactar mais clientes, bem como criar uma base de leads engajada.

Nesse artigo, vamos mostrar todos os benefícios do email marketing e qual a importância desse tipo de serviço para a sua loja virtual.

A importância do email marketing no E-commerce

Existem inúmeras ferramentas para colocar o seu E-commerce em evidência e aumentar as suas vendas. Uma das mais eficientes e lucrativas de fazer isso acontecer é a utilização do e-mail marketing. Contudo, também é necessário entender muito bem como esse recurso funciona e quais são as melhores formas de utilizar o email marketing a seu favor.

Email marketing E-commerce

Quando se trata de uma loja online, é difícil compreender como é a melhor utilização do email marketing e como tornar essa ferramenta efetivamente rentável para você. Muito empreendedores acabam desistindo de utilizar o email marketing, principalmente por não saber como utilizar essa ferramenta.

Então além de apresentar as vantagens do email marketing, também vamos apresentar algumas dicas para se utilizar melhor esse poderoso canal de vendas.

O que é email marketing?

O email marketing é uma interessante opção para que você se comunique diretamente com mais pessoas e também consiga dar uma alavancada nas suas vendas. O bom uso do email marketing pode trazer resultados mais rápidos e efetivos que em comparação com redes sociais, por exemplo.

No momento que o visitante entra na sua loja virtual, site ou blog e se cadastra na newsletter, o email marketing se transforma na melhor forma de manter o contato com esse lead. A melhor forma de garantir contato com esse lead é a através de uma interação inteligente. Essa comunicação especial acaba proporcionando um fluxo de informações relevante entre a loja e quem recebe os emails.

Email Marketing Importância

O email marketing pode conter várias informações. Em um blog, a ferramenta pode informar os leitores de lançamentos de conteúdos novos. Já na loja virtual, o email marketing se torna uma das melhores ferramentas para o envio de promoções especiais para os seus clientes.

As ferramentas de e-mail marketing também funcionam para instigar seus possíveis clientes. Os leads cadastrados recebem constantes ofertas personalizadas, já que as ferramentas são inteligentes e enviam ofertas com base na navegação de cada visitante.

Como fazer as pessoas se cadastrarem na sua newsletter?

Antes de utilizar os recursos do email marketing, é muito importante que que você trace estratégias para que as pessoas se cadastrem na sua lista. Afinal, ter uma grande uma grande base e-mails cadastrados significa divulgar seus conteúdos para mais pessoas.

É necessário fazer a pergunta “como eu farei para que pessoas se cadastrem na minha newsletter?” A resposta pode não aparecer da maneira mais fácil, mas com as estratégias corretas, você pode encontrar o caminho para ter uma boa base no email marketing.

Uma ótima maneira de captar mais leads para se cadastrarem no seu banco de email marketing é colocar destaques em popup no seu site. Essa ação é capaz de chamar mais a atenção do visitante e com um bom enunciado, as chances de o visitante de cadastrar na sua newsletter é alta.

Ferramentas Email

Outra excelente estratégia para que pessoas se cadastrem na sua newsletter é através das chamadas “iscas digitais”. Por exemplo: se você vende celulares, uma forma de captar leads é criar materiais sobre o assunto, como comparativos e descrições detalhadas sobre a área de smartphones.

Nesse caso, é importante você ter um blog, para lançar esses conteúdos. No meio dessas descrições ou na barra lateral do seu blog, é possível colocar campos para que os leitores coloquem seus emails e assim você cria uma base forte de possíveis clientes.

São muitas as estratégias para que você aumente o número de cadastrados no seu banco de dados e crie uma boa base de clientes. Com ações eficientes, você pode transformar o uso do email marketing é uma das ações mais eficientes para aumentar as vendas do seu E-commerce.


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Algumas ações a serem tomadas

Após a pessoa cadastrar o email no banco de dados da sua loja virtual, é necessário tomar algumas medidas. Utilizando as estratégias certas, será possível fazer com que esse cadastro valha a pena tanto para a você quanto para o seu potencial cliente.

Uma ótima estratégia é se comunicar desde o primeiro momento, enviando um email de boas-vindas assim que o cadastro é realizado. Em algumas pesquisas, é apontado que os assinantes leem os emails de boas-vinda mais do que os emails promocionais, ditos “normais”, numa proporcionalidade cerca de 42% maior.

Automações Email Marketing

Nas boas-vindas, é recomendado oferecer alguma facilidade para esse novo lead. Uma ótima estratégia é oferecer um cupom de desconto, sendo uma ótima forma de incentivar os assinantes a fazer a primeira compra no seu site.

Alguns dos benefícios do email marketing

Como já deve ter ficado evidente, o email marketing é uma das mais poderosas ferramentas para captar leads e é uma ótima estratégia para o E-commerce. Mas você sabe efetivamente quais são as principais vantagens que fazem valer à pena a utilização do email marketing? Alguns dos principais benefícios são os seguintes:

  • Aumento do alcance;
  • Segmentação do seu público;
  • Comunicação personalizada;
  • Automação da comunicação;
  • Facilidade na análise de dados;
  • Realização de testes A/B;
  • Aumento das Vendas;
  • Fidelização do cliente.

Tornar a sua base engajada

É muito importante que os e-mails cadastrados na sua base de emails sejam obtidos de uma maneira orgânica, sendo assinados conscientemente pelos próprios usuários.

Dessa forma, não é recomendado forçar de alguma forma o cadastro do email, pois ao forçar a barra, muito provavelmente o possível cliente abandonará a página e você perde engajamento no seu site.

Vendas por Email Marketing

É sempre importante que no envio de algum email marketing, também manter a opção de descadastro do email da sua lista. Dessa forma, a sua base fica composta apenas por pessoas que realmente acham o seu conteúdo relevante.

Com uma base mais engajada, o seu email não fica classificado como spam, não prejudicando seu domínio e também não prejudicando os assinantes realmente interessados com o seu conteúdo.

Estando a base de email completamente engajada com as suas ações, fica muito mais fácil medir a eficácia das suas ações. O ROI (Return On Investiment) é medido de forma mais eficiente com uma base de leads engajada, outro motivo para que você motive as pessoas a cadastrarem o seus emails de forma natural e orgânica.

Email Marketing: Importância e Métricas

1 – Aumento do alcance: essa na verdade é uma das principais razões em se utilizar o email marketing. O email soa atualmente como uma ferramenta antiga e defasada, mas isso é pura ilusão. Na internet, qualquer ação a mais que é tomada ou cadastro novo feito, se faz a necessidade do email para a conclusão da ação. O potencial do e-mail deve ser aproveitado ao máximo, fazendo com que promoções e ofertas especiais da sua loja virtual sejam levadas para o maior número de pessoas possível. Sua loja virtual interage com mais clientes por um custo baixíssimo, fazendo com que o uso do email marketing seja uma importante ferramenta para qualquer E-commerce.

2 – Segmentação: o email marketing é uma das mais eficientes estratégias para alavancar a sua loja virtual, principalmente pela versatilidade da ferramenta. Além de permitir o longo alcance, as ferramentas de email marketing também oferecem a oportunidade de segmentação, tornando assim a ações de email marketing mais efetivas. A segmentação de público acontece com base em diversas informações, como interesse, localização, produto ou serviço adquirido, dentre vários outros filtros. Ao segmentar o seu email, os leitores entenderão que as ofertas estão sendo enviadas especialmente para eles, garantindo assim muito mais eficácia para as suas ações.

3 – Automação: responsável por um aumento considerável na produtividade, a automação do email marketing é uma das principais vantagens que essa ferramenta oferece. Na Automação de Marketing é possível enviar a oferta certa no momento certo, ações estas que podem ser determinantes para que seus leads se tornem consumidores reais. As ferramentas para a automação utilizam informações importantes, como a interação do lead com o email ou com base no contato do cliente com o seu site.

Métricas Email Marketing

Mais métricas

4 – Personalização de email: a personalização é um aspecto muito importante dentro do email marketing, possibilitando uma comunicação pessoal e muito mais direta com quem assina a sua newsletter. As ferramentas de email marketing permitem personalizações como colocar o nome do potencial cliente, bem como saber a localidade que ele vive. Essas ações deixam a interação com o consumidor extremamente próxima, permitindo que a loja virtual o trate de uma forma mais pessoal e direta. A personalização do email marketing é uma ótima forma de se conseguir maior engajamento das suas ações, sendo determinante para garantir um crescimento considerável nas suas vendas.

5 – Análise de Métricas: a capacidade de mensurar os resultados obtidos com o email marketing é algo extremamente importante, pois esses dados são determinantes para que você elabore melhor as suas estratégias de marketing. As melhores ferramentas de email marketing (que já apresentam integração com o Magazord) fornecem relatórios dos resultados que as suas campanhas de email marketing obtiveram. As métricas mais importantes para mensurar resultados são: taxa de entrega, taxa de abertura, taxa de clique, conversões e alguns outros filtros.

6 – Aumento das vendas: essa talvez seja uma das ações mais efetivas dentro do e-mail marketing, já que o tratamento direto com a base de leads permite que suas ofertas cheguem com mais eficiência para clientes cadastrados na sua base. Com o email marketing, você tem acesso à uma poderosa ferramenta, que é responsável especialmente por otimizar ainda mais as vendas dentro do seu E-commerce.

Principais ferramentas de Email marketing em 2020

Agora que você já conheceu os benefícios do Email marketing, chegou a hora de conhecer quais são as principais ferramentas para trabalhar com essa estratégia. 

1 – MailChimp

Começamos a nossa lista de melhores plataformas de Email marketing com a ferramenta mais popular no mundo inteiro. Estamos falando do MailChimp!

A ferramenta é completa para quem deseja dar seus primeiros passos em campanhas de email. O MailChimp apresenta as principais ferramentas para o desenvolvimento de campanhas de marketing assertivas utilizando o Email como canal de comunicação. 

A plataforma oferece as possibilidades de criação de uma lista personalizada, segmentar campanhas e também permite a medição dos resultados de cada ação feita. 

MailChimp ferramentas de email marketing

Ao começar a se trabalhar com os serviços de Email marketing, uma das maiores preocupações é a questão do design. O MailChimp já apresenta uma série de templates, facilitando a elaboração de uma layout agradável e convidativo para os assinantes realizarem mais conversões. 

Cheio de possibilidades, o MailChimp permite a criação de uma conta gratuita para que você inicie suas estratégias de Email marketing sem gastar nada.

2 – RD Station

O RD Station é uma empresa conhecida entre os profissionais que trabalham com marketing digital. No pacote RD Station Marketing é possível utilizar serviços de Email marketing, com várias funcionalidades que permitem a otimização das suas estratégias de divulgação de ofertas e captação de leads. 

Na plataforma você pode facilmente criar layouts criativos, apenas no estilo drag & drop, apenas arrastando e soltando elementos para estarem presentes na composição do Email. 

Além disso, também é possível utilizar recursos diversos para a melhor segmentação da sua base de clientes, também podendo acompanhar relatórios que mostram detalhadamente a eficiência das suas campanhas. 

Ao integrar a plataforma junto com a plataforma CRM da própria RD, os resultados poderão ser ainda melhores. Assim, será possível utilizar métricas e dados para refinar ainda mais as suas estratégias de Email marketing.

3 – Zoho

O Zoho Mail é uma excelente plataforma de email marketing, sendo também um excelente CRM e pode ser também usado como provedor de email personalizado para a sua empresa. 

A plataforma apresenta uma série de ferramentas otimizadas, oferecendo múltiplas soluções para todos os aspectos que você precisa acompanhar e administrar em seu negócio. 

O Zoho é especialmente desenvolvido para empresas que desejam utilizar o Email marketing como uma ferramenta para a maximização das vendas. As métricas que o Zoho mostram ao seu usuário permite o acompanhamento minucioso da eficiência de cada campanha feita com a ajuda da plataforma.

Zoho Mail

4 – Nitronews

O Nitronews é a primeira ferramenta de Email marketing com modalidade totalmente gratuita a chegar no Brasil. Ela chegou no mercado em 2006, desde já aliando a facilidade do uso com máxima eficiência. 

A interface do Nitronews é limpa e bonita, a ferramenta tem ganhado cada vez mais usuários. O fato de ser uma ferramenta totalmente brasileira, também facilita, pois o suporte é facilitado e o atendimento especializado se torna num grande diferencial. 

Um dos recursos da plataforma é o Ranking de Contatos, em que a ferramenta dá nota de 0 a 10 aos contatos, com base nas interações dos destinatários com as mensagens. Os contatos com notas baixas acabam sendo automaticamente desativados, o que gera economia e deixa a sua base de clientes mais enxuta. 

Nitronews melhores ferramentas de Email marketing

Além dessa ferramenta, o Nitronews também apresenta um recursos chamado de Desativação de Contatos Não-Engajados, que desabilita contatos que não interagem com as mensagens por um longo período de tempo. Isso acaba aumentando significativamente a taxa de abertura das campanhas, pois apenas os contatos mais engajados receberão seus Emails. 

5 – Mailbiz

O Mailbiz é uma solução que combina ferramenta de disparo de Email marketing e também oferece consultorias estratégicas para o E-commerce, sendo de grande serventia para o comércio eletrônico. 

Um dos maiores diferenciais no Mailbiz está na consultoria especializada, que é focada no Sucesso do Cliente. Através deste canal, cada cliente recebe a assessoria de um Analista que ao longo do tempo. Essa ajuda é essencial para impulsionar a ferramenta de Email como um poderoso canal de vendas na sua loja virtual. 

Mailbiz

Um ponto que vale a pena ser destacado no Mailbiz é a facilidade com que a ferramenta pode ser utilizada. Com ela, é possível realizar segmentações, automações de envio, testes A/B, relatórios em tempo real, integração com o Google Analytics, permitindo também integrações com uma série de plataformas de E-commerce, inclusive o Magazord. 

A ferramenta disponibiliza uma série de templates, facilitando a criação do design do seu Email. Esses modelos já estão disponíveis em HTML, o que acaba facilitando a sua personalização e melhoramento. 

Considerações finais

O email marketing é uma das melhores ferramentas dentro do e-commerce, mesmo no tempo em que as redes sociais dominam a comunicação online entre as pessoas.

O email marketing é a melhor forma para a ações em massa, podendo enviar ofertas para potencias clientes que estão atrás de produtos e ofertas especiais.

A ferramenta também é uma das melhores armas para diminuir a taxa de carrinho abandonado, na sua loja virtual. Com a possibilidade de enviar emails segmentados e personalizados, é possível impactar muito mais o consumidor que deixou algum produto no seu carrinho e não finalizou a sua compra.

Você já conhecia os principais aspectos relacionados ao email marketing? Caso possua alguma dúvida ou algo a acrescentar, não deixe de colocar suas impressões nos comentários!

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