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Marketplace

Vantagens e Desvantagens do Marketplace - Saiba se é o canal de vendas para você

Andrei Lino
Andrei Lino
Especialista em Marketing Digital
Data de criação
02/08/2022
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Para começar qualquer tipo de negócio, sempre precisa enfrentar desafio e barreiras. Na internet isso não seria diferente.

Muitas pessoas têm em mente que somente colocar algo online já vai vender automaticamente. Porém não é bem assim que funciona.

Se quer atingir bons resultados e um número significativo de vendas, é preciso ter tráfego em seu site. Ou seja, precisa atrair visitantes interessados em comprar de você.

Para quem está começando agora e não possui uma estrutura robusta e nem um investimento considerável, fica difícil conseguir um grande alcance.

Entretanto existe um meio para atingir um maior número de pessoas sem a necessidade de grandes aportes financeiros e criação de estratégias.

Vantagens e Desvantagens do Marketplace

Esse canal de vendas se chama Marketplace. Nele é possível colocar seus produtos a venda e “usar” o nome de grandes marca para a divulgação.

Mas antes de colocar seus produtos para vender lá, é preciso fazer um estudo e entender se faz sentido para você e seu negócio.

Por esse motivo, criamos um artigo dedicado para explicar quais são as vantagens e desvantagens de vender em um Marketplace.

Vantagens do Marketplace

Para começar, explicaremos quais são as vantagens:

Grande Número de Tráfego

O principal atrativo que faz com que marcas tenham seus produtos expostos em Marketplaces é a audiência. 

Por se tratar de um nome de grande peso no mercado online, a credibilidade e alcance passado será um enorme diferencial e gatilho para que o consumidor compre dentro do site.

Nomes como Mercado Livre, Amazon e Shoppe possuem Marketplace e contam com mais de 100 milhões de visitas mensais, segundo relatório divulgado pela Conversion.

Campanhas de Marketing Grátis

Como se trata de grandes marcas e com muito poder de investimento, estão sempre criando novas campanhas para engajar o público a comprar mais.

Assim que está dentro dos marketplaces pode se beneficiar muito disso e aproveitar todo o tráfego gerado para vender muito mais.

Crescimento em vendas

Tendo um maior número de tráfego para seus produtos e aproveitando todas as campanhas, as suas vendas podem crescer consideravelmente.

Entretanto não é simples fazer isso, por se tratar de um grande canal de vendas, a concorrência se torna acirrada e para isso, você precisa se diferenciar.

Menor investimento

Em comparação a criar uma Loja Virtual própria, a grande vantagem é o investimento ser extremamente baixo, quase chegando a zero.

Você não precisa gastar com tecnologia própria, criação de site, e marketing por exemplo. Os principais gastos que terá será em relação a taxas de pagamento e comissão que os próprios marketplaces cobra. Explicaremos a seguir.

Desvantagens do Marketplace

Agora que você conhece as principais vantagens, descubra o que pode “atrapalhar” seu negócio:

Concorrência acirrada

Como falamos acima, por terem muito tráfego em seu site, a concorrência acaba ficando grande e talvez se torne algo difícil.

Seus produtos serão apresentados nas mesmas categorias que seus concorrentes. Talvez o consumidor escolha o seu, mas talvez ele escolha do seu rival.

Para isso, é preciso criar estratégias que façam com que um comprador se sinta atraído pelo que você está vendendo.

Menor exposição de marca

Por estar colocando seus produtos em sites de terceiros, consequentemente a sua marca não terá tanta relevância e nem será o centro das atenções.

Com isso, se você deseja ter um Branding forte para sua marca e não “apenas” vender, colocar seus produtos em Marketplaces não seja a melhor estratégia.

Comissões e Taxas

Obviamente que para ter todas as vantagens citadas acima teria um preço. Geralmente ele é cobrado através de comissões sobre faturamento/venda ou em forma de taxas fixas.

Existem Marketplaces que preferem cobrar comissões com base no que você vende e com o passar do tempo e aumento de faturamento ir diminuindo as cobranças. Elas podem variar de 6% a 30%. 

Já as cobranças fixas são poucos que adotam essa política. Você pode ser cobrado tanto por mês ou então por número de vendas.

Conclusão

Conhecendo todas as Vantagens e Desvantagens de colocar produtos para vender em um Marketplace, você deve ter chegado em um conclusão sobre o assunto.

Caso você tenha ficado interessado em saber mais sobre esse grande canal de vendas, acesse nosso artigo completo que explica tudo sobre os Marketplace. Basta clicar no botão abaixo e conferir.

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