Vender em mais marketplaces é algo extremamente vantajoso, mas ao anunciar seus produtos em mais plataformas, os desafios também serão maiores.
O melhor conceito para definir o que é marketplace é como se ele fosse um grande shopping online, que permite a sites de diferentes tamanhos vender seus produtos em domínios que apresentam milhões de acessos diários.
A venda em marketplaces é uma prática que cresce cada vez mais, já que essa é uma das maneiras mais baratas de vender seus produtos, principalmente para quem está iniciando no ramo do comércio online.
A complexidade apenas aumenta quando empreendedor digital vende os seus produtos em mais de uma plataforma de marketplace. Afinal os valores de taxas são diferentes e cada plataforma apresenta as suas próprias políticas.
É possível sim vender em mais de uma plataforma de marketplace e na verdade, isso acaba sendo algo muito vantajoso. O empreendedor digital tem mais chances para anunciar seus produtos e dessa forma, milhões de pessoas tem a possibilidade de realizar compras com a sua marca.
Mas ao colocar os produtos em mais marketplaces, os desafios também aumentam. E é justamente isso o que vamos falar nesse artigo, mostrando quais os cuidados que se deve ter ao vender em mais marketplaces.
Boa leitura e não esqueça de colocar suas experiências e dúvidas nos comentários!
Atualmente, existem diversas plataformas de marketplace no Brasil, como a Amazon, Submarino, Via Varejo, Cissa Magazine e muitas outras.
Com a grande quantidade marketplaces disponíveis, é mais do que natural que o varejista online queira investir em mais de uma plataforma. Isso é plenamente possível, mas é um desafio expor seus produtos em mais sites de vendas.
O marketplace é uma das formas mais vantajosas de se vender através da Internet, afinal o lojista pode se aproveitar dos milhões de acessos e o renome oferecido por essas plataformas, para expor seus produtos a milhões de pessoas diariamente.
Os custos de se vender em marketplace também são reduzidos. A plataforma oferece a estrutura e também as taxas são cobradas apenas sobre as compras efetuadas. Dificilmente uma plataforma de marketplace cobra taxas extras ou um tempo mínimo de permanência.
Se você possui um E-commerce e deseja colocar seus produtos expostos em sites com mais acessos, optar por vender em marketplace acaba sendo uma excelente estratégia.
A plataforma de marketplace também apresenta uma série de vantagens, principalmente para quem deseja ter menos processos para gerir durante as vendas. Por exemplo, é o marketplace que fica encarregado da análise de risco e como são milhões de acessos e visitas ao seu produto, será muito mais vantajoso para o lojista “terceirizar” esse serviço.
Ele não precisará se preocupar com essa parte delicada do comércio online e se dedica apenas em vender mais.
Os custos de Marketing também são reduzidos quando você coloca os produtos do seu E-commerce para serem vendidos no marketplace. Dependendo do preço, a própria plataforma irá expor os seus produtos na vitrine, se a oferta for vantajosa.
A B2W, uma das maiores plataformas de marketplace do Brasil, ainda apresenta outra vantagem, que é pagar pelos anúncios dentros dos sites do grupo.
Ou seja, você pode patrocinar anúncios para estarem expostos nas vitrines de sites como Americanas, Submarino e Shoptime. Particularidades como essa fazem com que o marketplace seja extremamente vantajoso para quem vende os seus produtos de forma online e é uma ótima estratégia para a maximização dos lucros.
Muitos lojistas e quem está iniciando no mundo do virtual acabam perguntando se é possível vender em mais de um marketplace. A resposta é SIM, é possível sim vender em mais de uma plataforma de marketplace ao mesmo tempo.
As plataformas de vendas focadas no marketplace não cobram por qualquer tipo de exclusividade. Também não aplicam multas para os lojistas que vendem em mais de uma plataforma, dando a liberdade para o lojista vender seu produto onde achar melhor.
Essa estratégia de diversificação é extremamente vantajosa para quem deseja que os seus produtos alcancem um público maior. Quanto mais pessoas conhecerem os produtos que você vende, maiores serão as chances de aumentar as suas vendas.
Mas você deve estar se perguntando: “Como posso criar uma loja virtual e ainda vender meus produtos em mais plataformas de marketplace?”
Uma ótima forma de gerir todas essas ações é utilizar o Magazord como a sua plataforma de E-commerce. O Magazord apresenta uma série de integrações com os maiores grupos de Marketplace do Brasil.
Será possível gerenciar de forma eficiente a venda dos seus produtos em diferentes plataformas, garantindo maiores facilidades para que a gestão das vendas aconteça de forma otimizada.
O Magazord apresenta algumas facilidades especialmente desenvolvidas para se vender em mais de um Marketplace. A plataforma já calcula automaticamente as taxas cobradas em cima de cada produto, para cada uma das plataformas.
Será possível vender seus produtos em mais plataformas de forma dinâmica, em que o próprio Magazord calcula quais os preços que cada um dos produtos, facilitando as vendas em alguns dos maiores sites do varejo online brasileiro.
São várias as vantagens ao vender os seus produtos em mais plataformas de marketplace. A principal vantagem é a diversificação das fontes de renda da sua loja online, afinal os seus produtos estão expostos em mais sites.
Ao anunciar os seus produtos em diversas plataformas de Marketplace, será possível ampliar a quantidade e o perfil dos seus potenciais consumidores.
Muitos dos consumidores que compram continuamente na plataforma de marketplace terão a chance de conhecer seus produtos e se tornarem fiéis para com a sua marca.
Outra grande vantagem em colocar seus produtos à venda em mais de uma plataforma de marketplace é com o aproveitamento do chamado pico de demanda.
Em determinadas campanhas e períodos do ano, o site em que você vende seus produtos poderá expô-los caso a oferta seja boa ou também, caso o produto está sendo muito procurado entre os visitantes.
Quando você vende seus produtos em mais de uma plataforma de Marketplace, também será possível aproveitar os benefícios do chamado fluxo de caixa. Afinal, cada marketplace faz o repasse dos pagamentos em datas específicas, reduzindo assim a dependência de um pagamento único.
Já apresentamos as principais vantagens de se vender em mais marketplaces. Entretanto, o aumento e diversificação das vendas também traz uma série de desafios, que precisam ser enfrentados pelos lojistas, para que as vendas sejam maximizadas. Vamos conhecer elas.
Uma das principais características que encontramos no marketplace é a grande diversidade de produtos e preços. Isso acontece porque são muitos os lojistas que anunciam seus produtos em marketplaces e consequentemente, um único produto pode apresentar variadas ofertas. É necessários chamar a atenção do público, para que ele se interesse pelos seus produtos e os compre.
Um dica para conseguir isso é preencher corretamente as características dos produtos expostos. Também vale criar um título que chame a atenção do cliente e que mostre exatamente o quê o seu produto é.
As fotos precisam ser caprichadas, com alta qualidade e que mostrem exatamente como o seu produto é.
Como são várias as opções de produtos que se encontram disponíveis no marketplace, se sobressair de alguma forma fará com que os seus produtos se destaquem em relação à concorrência.
A partir do momento em que o consumidor entrou na página do seu produto, será necessário ficar atento a algumas particularidades, para haver mais chances de a compra ser efetuada.
É importante preencher corretamente as informações sobre o produto e também desenvolver uma descrição para apresentar as principais características que conseguimos encontrar nele. Aposte numa linguagem clara e que se comunique de maneira direta com o consumidor.
Outra característica que precisa ser levada em conta é sobre o preço do seu produto. A parte da precificação é um dos aspectos mais sensíveis para o êxito nas vendas.
A melhor maneira de conseguir se destacar nessa área é ficar de olho nos preços praticados pela concorrência, para a sua oferta se sobressaia e chame a atenção do consumidor.
Ao vender em mais marketplaces ao mesmo tempo, será necessário cuidar ainda mais do seu estoque.
Ao ter os serviços do Magazord como a sua plataforma de E-commerce, será possível otimizar essa área tão sensível do comércio online. O Magazord oferece relatórios completos sobre a quantidade de produtos, previsão de demanda e integrações completas para que você entregue todos os produtos que vendeu.
Ao sincronizar os seus produtos com diferentes plataformas de marketplace, o Magazord evita furos de estoque e também faz com que a sua loja seja capaz de vender mais e de forma otimizada.
Assim como a parte de estoque faz toda a diferença ao se vender em mais de um marketplace, o gerenciamento do pedidos é igualmente importante.
Conferir os pedidos realizados em cada uma das plataformas e despachar corretamente os produtos é extremamente importante para fazer com que mais pessoas adquiram os seus produtos e os recebam corretamente.
Ao dominar também essas áreas, a venda em mais plataformas de marketplace acontecem de forma eficiente. Seus lucros são maximizados e seus produtos são vendidos em maior escala.