fbpx

Páscoa no E-commerce: 5 estratégias para vender mais

Antonio Junior
Antonio Junior
Especialista em Marketing Digital
Calendário
23/03/2021

Você acha que a Páscoa é só chocolate? A grande maioria das pessoas acredita que sim, mas na verdade, é preciso pensar fora da caixa. 

Em datas comemorativas que não apresentam ligação com os produtos que você vende, é possível utilizar essas épocas comemorativas para pensar em estratégias otimizadas, para dar um UP nas suas vendas. 

A Páscoa é um desses casos, já que a data é muito marcada pela venda de chocolates, mas não apresenta um forte apelo para lojas online que vendem roupas ou produtos eletrônicos, por exemplo. 

Por isso, vamos mostrar neste conteúdo especial as principais dicas para você aumentar as vendas da sua loja online na Páscoa. Boa leitura!

Antes de mais nada: só lojas ligadas à data podem vender na Páscoa no comércio online?

É fato que as lojas online que vendem chocolates, doces e até mesmo, forminhas e embalagens temáticas, se sobressaem na data. Entretanto, a temática da data abre oportunidades para a criação de campanhas tematizadas, que podem trazer um forte apelo ao cliente.

Quais são os melhores segmentos para vender na Páscoa?

Mesmo que a Páscoa seja uma data comemorativa focada na venda de doces e chocolates, lojas online de todos os setores podem aproveitar a data para o desenvolvimento de estratégias para vender mais. 

Sendo criativo e pensando em estratégias de marketing assertivas, você poderá criar campanhas realmente estratégicas e trabalhar para o crescimento das suas vendas nessa época do ano. 

Segmentos para vender na Páscoa

Até mesmo as lojas que são o oposto dos produtos vendidos na Páscoa poderão aproveitar a data para criar promoções especiais. Vamos pensar em uma loja de itens fitness, por exemplo. 

As empresas focadas nesses produtos podem utilizar a Páscoa para criar promoções para destacar alimentos com baixo teor de açúcar, por exemplo.  

Se sua loja online trabalha com a venda de alimentos diferenciados, você pode pensar em oferecer:  

  • Ovos de chocolate sem lactose;
  • Ovos de chocolate vegano;
  • Chocolates diet ou light;
  • Barras proteicas;
  • Cesta de castanhas e frutas secas;
  • Cesta de whey e mais suplementos;
  • Pipoca doce;
  • Dentre outros itens

Esse é apenas um caso, mas é possível adaptar mais promoções que farão sentido com a sua empresa.

👉 Você pode se interessar também: Saiba como funciona o E-commerce D2C

Cinco ideias para sua loja online vender mais na Páscoa

Como a Páscoa é uma data comemorativa muito popular, é válido aproveitar o clima dessa época do ano e trabalhar com estratégias especiais para aumentar as vendas do seu negócio online. Vamos conhecer agora 5 estratégias para serem aplicadas.

1 – Promova a presença digital do seu negócio

Sempre que você puder (óbvio, de acordo com a linguagem utilizada) opte por desenvolver conteúdos temáticos e que impactem o usuário, o incentivando a comprar no seu E-commerce. 

Ao colocar coelhos, chocolates ou referências à Páscoa, o cliente entenderá qual é a proposta da sua empresa e as promoções que você lançará nesta época do ano. Você pode, por exemplo:

  • Destacar sua home: crie um tema para a sua página inicial, focado na Páscoa. Altere seus banners para refletir o espírito da data e também considere destacar algumas ofertas especiais e crie promoções especiais para a data;
  • Redes sociais: considere alterar o tema das suas redes sociais, mudando suas fotos de perfil e as fotos de capa;
  • Blog: se você possui um blog integrado à sua loja online, considere desenvolver alguns conteúdos específicos, que são voltados à Páscoa. Você pode oferecer dicas sobre a data comemorativa sem focar necessariamente nas vendas. Com um calendário de postagens, você organiza seus conteúdos e pode postar artigos informativos e também conteúdos focados em vendas;
  • Crie landing pages: para incentivar as vendas do seu E-commerce, uma das principais estratégias que pode ser adotada é a criação de landing pages focadas em vendas. Separe produtos e ofertas especiais em uma única página e divulgue de diferentes maneiras, sempre tentando impactar o seu público.
Presença digital para vender na Páscoa

Essas são algumas das ideias para você trabalhar diferentes canais de conteúdos e criar promoções de Páscoa assertivas. Entretanto, ainda é possível trabalhar com diferentes possibilidades e que façam sentido ao seu público.

2 – Faça promoções atrativas

Este é um ponto crucial para a criação de uma estratégia de vendas realmente assertiva. É necessário pensar em promoções que sejam de fato, atrativas.

Um dos principais fatores para as pessoas realizarem as suas compras no E-commerce é em razão que os preços são atrativos e a comparação de valores também acaba sendo mais facilitada. 

Promoções Atrativas

Desta forma, é necessário trabalhar com promoções que realmente sejam atrativas ao cliente. Se ele encontrar melhores preços em outra loja, é muito provável que ele não conclua a compra no seu E-commerce.

Então, pense em produtos atrativos que poderão entrar nas suas promoções de Páscoa, e mesmo que seja necessário abrir mão de uma parte do seu lucro, opte por oferecer produtos que realmente tenham um bom percentual de desconto.

3 – Utilize o email marketing na divulgação de ofertas

Para que sua base de clientes e leads conheçam as suas promoções de Páscoa, é necessário divulgar essas ofertas. Um dos melhores canais de divulgação, nesse caso, é o email marketing. 

Mesmo que seja uma estratégia antiga, o email marketing está longe de estar defasado e é uma das melhores maneiras para a divulgação de promoções a uma base de clientes ou leads. 

Email Marketing

Isso acontece porque o email marketing é um canal de comunicação mais direto, que oferece um impacto individual com todos os contatos que estão presentes na sua base de clientes.

Entretanto, é necessário saber que muitas lojas utilizarão esse tipo de estratégia. Com isso, sua loja virtual precisa trabalhar com uma linguagem que chame a atenção do cliente. Vamos dar umas ideias para a utilização de títulos para esses emails:

  • Olá, coelhinho da Páscoa! 
  • Promoções de Páscoa – Só para você!
  • 25% de desconto na sua cesta de Páscoa!
  • O coelhinho da Páscoa diz “Obrigado por sua lealdade”!

Utilizando e adaptando as ideias que apresentamos, você poderá trabalhar com novas maneiras de chamar a atenção do cliente e incentivá-lo a clicar no email. 

4 – Fique de olho no valor do frete

Caso não seja possível oferecer frete grátis, veja quais são os menores valores que você poderá oferecer na entrega.

Já foi comprovado que o valor do frete pode impulsionar ou também anular uma compra, uma vez que o cliente vê esse valor como um custo adicional. 

Se o seu concorrente está vendendo o mesmo produto por R$ 199 + R$ 10 de frete e sua loja está vendendo por R$ 189 + R$ 20 de frete, é provável que você perca vendas para o concorrente, mesmo o preço dos produtos sendo o mesmo. 

Valor do frete para vender na Páscoa

Isso não significa que você deve inserir o valor do frete no produto, na verdade, essa é uma estratégia que deve ser fora de cogitação. Isso pode encarecer o preço do seu produto e prejudicar as suas vendas.

Entretanto, é necessário fazer o possível para que o frete seja o mais baixo possível. Para isso, é importante investir em plataformas de E-commerce que te auxilie com essas questões de logística – não só para essa campanha, mas sim, para todo o funcionamento da sua loja virtual.

Como acontece no Magazord, que apresenta soluções inteligentes para frete e assim, baratear a sua entrega. Nossa plataforma conta com uma série de integrações com transportadoras, para diversificar suas opções de frete.

Como o Brasil é um país de dimensões continentais, é mais do que necessário ter mais opções de frete disponíveis, pois só assim, será possível oferecer uma entrega rápida e barata em todo o território nacional.

5 – Crie combos de produtos

Se você não conseguir trabalhar com preços muito atrativos nas promoções de Páscoa, será possível optar por algumas estratégias que contornarão esse problema. 

Uma das estratégias que podem ser utilizadas é a criação de combos de produtos. Você pode selecionar 2 ou mais itens que façam sentido em uma compra, com isso, é possível até mesmo trabalhar com preços melhores ou pelo menos, pensar em estratégias que sugerem um desconto ao cliente, na compra de mais de um produto. 

Nesses combos, é possível trabalhar com peças que estão há muito tempo no seu estoque. Com essa escolha, será possível promover o giro do seu inventário e garantir a venda de produtos que não tinham uma boa saída. O ticket médio da sua empresa aumenta e seus clientes aproveitam promoções especiais.

Combos de produtos

👉 Você pode se interessar também: Qual a melhor maneira de divulgar o seu E-commerce

Conclusão

Em nosso conteúdo, vimos que é possível sim aproveitar a Páscoa para criar promoções até mesmo para lojas que não vendem chocolates ou doces. A data comemorativa é uma oportunidade lucrativa para atrair visitantes novos e recorrentes para a sua loja online e assim, aumentar os seus lucros. 

Mesmo que o seu E-commerce não seja focado na venda de produtos que façam sentido à Pascoa, você poderá trabalhar com as promoções e insights para incentivar o crescimento nas vendas.

Trabalhe com ideias variadas e pense em estratégias de marketing que façam sentido com a sua empresa. Com nossas ideias, você poderá trabalhar para vender mais na Páscoa e aproveitar o apelo que a data comemorativa oferece. 

Você gostou das estratégias especiais para vender na Páscoa? Acha que faltou alguma ideia? Se você tem mais alguma sugestão, nos conte nos comentários!

Postagens relacionadas

Black Friday passou, e agora?

A Black Friday é um evento crucial para o varejo, e na Magazord, ela foi um verdadeiro sucesso. Em 2023, a Magazord superou desafios e quebrou recordes, garantindo um suporte humanizado e imediato para mais de 2.000 e-commerces em todo o Brasil. Com um aumento de 500.000 transações em relação ao ano anterior, a Magazord […]

Leia Mais...

Dia dos Pais 2023: Sua oportunidade de vender mais!

Prepare sua loja virtual para o Dia dos Pais e aproveite a segunda maior data comemorativa do e-commerce no Brasil, perdendo apenas para o Dia das Mães em volume de vendas. É crucial garantir uma experiência tranquila ao consumidor, incentivando compras antecipadas e proporcionando um Dia dos Pais memorável. A data teve um bom desempenho […]

Leia Mais...

10 dicas para vender mais na Black Friday e aumentar o faturamento.

No dia 24 de novembro de 2023, ocorrerá mais uma edição da Black Friday, que se consolidou como a data mais aguardada e promissora para o mercado digital. Em 2022, os e-commerces brasileiros registraram um faturamento total de R$ 6,1 bilhões. Pode parecer muito cedo para começar a pensar na Black Friday, mas para quem […]

Leia Mais...

ClearSale comenta evolução da tecnologia como ferramenta para evitar fraudes digitais

Hoje vamos compartilhar com vocês uma super dica para evitar fraudes digitais, e ela vem diretamente da ClearSale, que marcou presença no Congresso Grocery&Drinks 2023. O Rafael Dias, superintendente de Customer Success da empresa, falou sobre as práticas mais comuns que os fraudadores utilizam no mercado digital e varejista, e ensinou algumas maneiras de aumentar […]

Leia Mais...

Como Preparar seu E-commerce para o Dia do Consumidor

Prepare-se para o Dia do Consumidor! Esse evento tem ganhado cada vez mais destaque no comércio digital e é considerado a primeira grande data do ano no calendário comercial. E olha só: nos últimos anos, o Dia do Consumidor tem se estendido por uma semana inteira de ofertas e promoções imperdíveis para atrair clientes e […]

Leia Mais...