Clique aqui para conferir as mais de 30 oportunidades de trabalho no Magazord!

Comparativos

Vender na Internet: As 3 Principais formas de vender online

Andrei Lino
Andrei Lino
Especialista em Marketing Digital
Data de criação
21/06/2022
Comentários
0 comentários

Vender na internet vem sendo um sucesso desde o começo da pandemia, onde diversos fatores fora m prejudicados pelas restrições devido o vírus. Muitos negócios ficaram com suas “portas fechadas” por meses. Entretanto, os custos não tiveram a mesma parada. 

Todavia, alguns lojistas conseguiram atingir números que nunca alcançaram antes com suas lojas físicas. Todo esse resultado foi possível graças as vendas pela internet. 

Confira agora quais são as 3 principais formas de vender na internet e como você pode estruturar seu negócio para vender nestes canais de vendas.

👉 Confira: Como a Magazord te ajuda com Chargeback

1° Forma de Vender na Internet: Redes Sociais

As redes sociais estão extremamente presentes em nossa rotina. A prática de abrir o Instagram ou Facebook como primeira atividade pela manhã já é comum, tamanha adesão que temos pelos aplicativos.

Mais do que gerar entretenimento, são um ótimo canal de divulgar e vender na internet seus produtos e serviços. No Instagram, por exemplo, podemos divulgar os produtos através de fotos e vídeos e cadastrar catálogos para o cliente efetuar a compra direto pelo app.

Este é o conceito dos Super Apps, aplicativos que possuem diversas funcionalidades em apenas um aplicativo, assim como o WhatsApp, que permite mandar mensagens e também cadastrar o catálogo de produtos da sua loja, bem como efetuar pagamentos.

Entretanto, as redes sociais não devem ser o único canal de vendas da sua empresa no online. É possível ver que marcas já consolidadas no mercado atuam com o e-commerce, sendo o principal canal de vendas, muitas vezes, direcionando seus clientes das redes sociais para sua loja virtual.

👉 Confira: Como vender seus produtos no Google?

2° Forma de vender na Internet: Marketplace

Outro grande canal para vender na internet são os marketplaces. Se você não sabe o que é, não se preocupe. De forma simples, o marketplace é igual a um grande shopping, onde diversos lojistas vendem seus produtos no mesmo local. Funciona da mesma forma, porém no ambiente digital. Empresas como Americanas, Magazine Luiza, Mercado Livre são marketplaces, ou seja, representam o “shopping digital”. Dentro desse canal de vendas, lojistas cadastram e vendem seus produtos. 

A vantagem de estar presente em marketplaces é a visibilidade que seu produto recebe por estar presente em um site que possui milhões de acessos todo o dia. Isto é o mesmo que ter uma loja física na avenida principal da sua cidade. Em contrapartida, os marketplaces recebem uma comissão pelas vendas. Cada marketplace cobra um valor diferente, mas a maioria fica por volta dos 15%. 

Este é um ótimo canal de vendas para quem tem um preço muito competitivo, pois acaba vendendo muito mais, já que possui o menor preço perante a concorrência. O problema é que somente vender pelo marketplace pode se tornar perigoso, pois fica complicado obter uma margem maior, já que é preciso ficar com um preço competitivo com seus concorrentes anunciando produtos ao lado do seu.

Com sua loja virtual e explorando bem o branding da sua marca, é possível vender por um preço muito maior, com escala e 24h por dia, vantagens de vender pelo digital.

👉 Confira: Por que escolher a Magazord como sua plataforma?

3° Forma de Vender na Internet: E-commerce

Ter uma loja virtual parece irrelevante para alguns lojistas. Eles não vêm a possibilidade de vender para todo o Brasil e 24 horas por dia, diferentemente da loja física. Não percebem também os números expressivos que o e-commerce vem tendo ao longo dos anos. Somente no primeiro trimestre de 2022, foram faturados mais de R$39,6 bilhões. 

“-Já imaginou faturando uma parte disso?”

Mas as vantagens não param por aí. Com um e-commerce, não é necessário ter uma equipe de vendedores em sua loja. Além do gasto com folha salarial ser muito alto em uma loja física, convenhamos que, muitos vendedores ficam escorados pela loja durante boa parte do tempo, sem disposição nenhuma para vender.

Com o e-commerce não é bem assim. Você pode conquistar seus futuros clientes com o tráfego pago cujo objetivo é divulgar produtos nas redes sociais e mecanismos de busca, como o Google. Nas plataformas de tráfego pago, como Google Ads e Facebook Ads, os algoritmos ajudam seu negócio a encontrar o cliente ideal para você através de gostos e interesses do seu público.

Você também pode fazer campanhas de remarketing para alcançar clientes que já compraram em outra oportunidade na sua loja através de um código que pode ser instalado no seu e-commerce, chamado pixel. Este tipo de campanha já não é possível de ser feita pelos marketplaces e pela venda direta nas redes sociais.

Mais do que isso, ter um e-commerce agrega valor para sua marca, passando mais credibilidade e profissionalismo, seja você atacado ou varejo, fabricante ou não dos seus produtos. 

👉 Confira: Porque a Indústria precisa abraçar o e-commerce?

Conclusão

Vimos neste artigo, as 3 principais formas de vender na internet e quais são as vantagens e desvantagens de cada um. Imagino que você já está analisando qual faz mais sentido para sua empresa e seu modelo de negócios.

A verdade é que as 3 formas tem muito potencial, ou seja, podem gerar muitas vendas. Você pode usar todas as opções para ter ainda mais desempenho e estabilidade nas vendas do seu negócio, assim seu negócio não ficará dependente de apenas um canal de vendas.

Entretanto, há um canal que você deve ter se você quer ser relevante no digital, independentemente se irá usar os outros dois. O canal de vendas a qual me refiro é o e-commerce.

Com ele, você irá de fato, construir uma marca e uma empresa forte e consolidada, e diversos lojistas já perceberam as vantagens em ter o seu e-commerce. Se você conferir no nosso Instagram, irá ver nosso ritual, aqui na Magazord, de “bater o sino” quando fechamos contrato com o lojista.

Como você estar chegando agora neste “mundo” de vendas pela internet, construímos um artigo explicando quais são as vantagens em ter um e-commerce, que você acessar clicando no botão abaixo:

👉 Confira: Datas para explodir em vendas no ano de 2022

Postagens relacionadas

WhatsApp Business: As vantagens para seu e-commerce

Já faz um tempo, o WhatsApp liberou a funcionalidade de criar uma conta comercial para seu negócio. O WhatsApp Business chegou para ajudar empreendedores a aumentarem o número de vendas e conseguir entregar um melhor suporte para seus clientes. Portanto, nesse artigo você aprenderá como criar uma conta no WhatsApp Business e quais são as […]

Leia Mais...

Quais os 3maiores Marketplaces do Brasil?

Já pensou em crescer suas vendas sem precisar gastar dinheiro com anúncios pagos? Vender nos maiores marketplaces do Brasil pode ser uma ótima alternativa para você. O que é um Marketplace Marketplace é hoje o maior modelo de negócio online. Pode ser considerado um Shopping Center, porém na internet. Nele é possível reunir milhares de […]

Leia Mais...

E-commerce Brasil: Qual o faturamento no 1° Trimestre de 2022

O e-commerce no Brasil teve um faturamento de R$39,6 bilhões apenas no 1° Trimestre de 2022. Os resultados geraram um crescimento de 12,9% em relação ao mesmo período do ano de 2021.  Também obteve crescimento o número de pedidos, que bateu 89,7 milhões, tendo um aumento de 14% em relação aos primeiros três meses do […]

Leia Mais...

Lojas Virtuais: Quais as vantagens do e-commerce

Com a chegada da pandemia da Covid-19, as lojas virtuais começaram a despertar a atenção de muitos empreendedores, gerando uma grande expansão no setor devido às vantagens deste canal de venda. Assim, para expandirem suas marcas e consequentemente, suas vendas, muitos saíram das lojas físicas e foram com tudo para o online.  Essa migração está […]

Leia Mais...

Inbound Ads: Saiba como atrair mais clientes gastando menos

O Inbound Ads surgiu por se ter uma necessidade de pessoas e marcas atraírem mais clientes gastando menos em anúncios pagos. O que é Inbound Ads Um dos principais desafios na mídia paga é diminuir o custo por clique, o famoso “CPC”, que só tende a ficar mais caro ao passar do tempo, devido à […]

Leia Mais...

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *