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WhatsApp Business API: 5 vantagens para o E-commerce

Antonio Junior
Antonio Junior
Especialista em Marketing Digital
Calendário
09/05/2022

O WhatsApp, hoje, é o aplicativo de mensagens mais utilizado  do mundo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 95% dos brasileiros que possuem smartphone (celular) fazem uso da ferramenta com frequência em seu dia a dia. Por isso, o aplicativo está sendo cada vez mais utilizado pelas empresas para entrar em contato e manter um relacionamento com seus clientes.

Em paralelo, aproximadamente 82% dos carrinhos gerados em compras no e-commerce são abandonados pelos brasileiros, de acordo com o estudo E-commerce Radar. O WhatsApp Business API surge neste contexto como uma alternativa para gerar mais conversões, aproximar as empresas de seus clientes e gerar resultados positivos para todos os envolvidos. 

Com o Whatsapp Business API, versão do aplicativo recomendada para médias e grandes empresas, conseguimos criar chatbots de autoatendimento, disponíveis 24h por dia para seus clientes, centrais de atendimento com vários atendentes em um único número de WhatsApp, ou ainda, enviar notificações automáticas e em massa para aumentar suas conversões e criar um relacionamento mais próximo com seus clientes, através do WhatsApp. 

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Como faço para começar a utilizar o WhatsApp Business API? 

Diferente das outras versões, para utilizar o WhatsApp Business API você precisa contratar uma empresa parceira do WhatsApp  e solicitar o cadastro do seu número junto a API Oficial. Cada empresa oferece soluções e recursos diferentes aos seus clientes. Procure aquela que atende melhor às suas necessidades.  

Confira abaixo algumas das vantagens que o WhatsApp Business API pode oferecer para o E-commerce: 

Principais vantagens

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Recuperação do carrinho de compras

Um dos principais problemas nas compras online são os “carrinhos abandonados”, mas o trabalho não está perdido. O WhatsApp Business API é uma ótima ferramenta para ajudar a fechar a tão sonhada venda! Com o envio de notificações e lembretes pelo WhatsApp você pode converter essa situação em uma compra realizada com sucesso!

Envio do boleto, nota fiscal, código de rastreio, etc

Enviar documentos como boleto e notas facilita a vida do seu cliente e otimiza o tempo dele. Outra forma de conquistar seu cliente é mantê-lo informado, enviando o código de rastreio do produto e, principalmente, a atualização de status da compra. Nada melhor que utilizar um canal de fácil acesso para seu cliente.  

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Envio de lembretes sobre o pagamento

Sabemos que o dia a dia é bastante corrido para todos e não custa mandar aquela mensagem para lembrar seu cliente e incentivar que o mesmo finalize a compra. 

Atendimento para tirar dúvidas e pós venda

Além de realizar vendas pelo WhatsApp, você deve focar em atendimentos completos, ou seja, oferecer condições de que ele possa tirar dúvidas, conversar com o atendente, pedir mais informações e outras ações. A criação de chatbots pode facilitar muito essa etapa, pois trata-se de um atendimento personalizado, mas de forma automática o que torna viável o processo para as duas partes. Esse recurso ainda reduz custos, permite diversos atendimentos simultâneos e passa uma imagem de modernidade para o público. 

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Otimização de tempo

Todas as pessoas estão com suas agendas cheias de tarefas e a grande maioria delas não quer gastar horas para finalizar uma compra. Por isso, oferecer formas que economizem o tempo do cliente é algo que melhora a experiência de compra.

Além disso, o WhatsApp Business API oferece muitas oportunidades para alavancar seu negócio. Definitivamente, é um valioso canal de comunicação que pode ser explorado para diversas finalidades. Veja abaixo algumas dicas: 

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Conclusão

Manter um relacionamento com seus clientes é fundamental para a fidelização e o engajamento. Graças a um bom relacionamento, seus clientes tendem a comprar de forma recorrente da sua loja e assim, possibilita escalar as suas vendas. Utilizar o Whatsapp API irá colaborar para criar um bom relacionamento com o cliente junto com outras ações e estratégias para retenção de clientes.

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