Clique aqui para conferir as mais de 30 oportunidades de trabalho no Magazord!

Ferramentas

WhatsApp Business: As vantagens para seu e-commerce

Andrei Lino
Andrei Lino
Especialista em Marketing Digital
Data de criação
06/07/2022
Comentários
0 comentários

Já faz um tempo, o WhatsApp liberou a funcionalidade de criar uma conta comercial para seu negócio. O WhatsApp Business chegou para ajudar empreendedores a aumentarem o número de vendas e conseguir entregar um melhor suporte para seus clientes.

Portanto, nesse artigo você aprenderá como criar uma conta no WhatsApp Business e quais são as funcionalidades que ele oferece para todos os seus usuários. Continue lendo e aprenda como você pode aumentar o número de pedidos.

Como criar um perfil comercial no WhatsApp Business:

Para criar o seu perfil comercial é muito simples e rápido. Você pode usar o seu número pessoal e manter seus contatos ou comprar um novo chip para adicionar outro número. É possível também utilizar um número de telefone fixo. Basta apenas selecionar a opção de receber o código de acesso por chamada de voz. Siga o passo a passo abaixo e crie agora sua conta.

  • Após baixar, acesse o app do WhatsApp Business (Android/IOS);
  • Na página inicial do aplicativo, toque em “Concordar e Continuar”;
  • Escolha se entrará com seu número atual ou um novo chip;
  • Optando pelo seu número atual, o WhatsApp carregará suas mensagens e contatos;
  • Adicione um nome e uma categoria para seu negócio e toque em “Avançar”;
  • Finalizando isso, sua conta agora é comercial;
  • Em “Configurações”, você terá acesso às ferramentas comerciais.

👉 Confira: Planilha 6 Indicadores de Marketing para E-commerce

Quais as vantagens do WhatsApp Business?

Após saber como se cria uma conta no WhatsApp Business e finalmente ter o seu perfil comercial, veja quais são os principais ganhos que seu negócio terá com esse tipo de canal de venda. Confira abaixo as principais diferenças e como vão impactar seu e-commerce.

Perfil comercial:

Um perfil comercial oferece diversas vantagens e informações a mais que um perfil pessoal. Nele você mostra seu tipo de negócio, qual o nicho inserido, seus catálogos e produtos, horários de funcionamento, localização, etc.

Além dos perfis comerciais “comuns”, existem os oficiais, sendo uma espécie de conta verificada do Instagram. O WhatsApp ainda não informou como conquistar esse selo, porém, atualmente, apenas marcas com grande nome no mercado possuem esse título.

👉 Confira: Porque a Indústria precisa abraçar o e-commerce?

Catálogo de produtos:

Com um catálogo de produtos, você consegue oferecer uma maior agilidade na hora em que seu cliente acessar seu perfil. Com isso, ele não precisará entrar em um link externo para poder ver demais produtos seus.

Utilize bastante essa função, pois com ela, você consegue oferecer mais produtos e aumentar o seu ticket médio em uma venda. Essa estratégia pode servir tanto como um Cross-Sell ou Up-Sell.

Localização:

Anteriormente, você viu que o dono da pizzaria adicionou a localização em que fica seu estabelecimento. Caso você tenha um negócio físico, essa função irá ajudar seus clientes a chegarem até você.

Ao clicar sobre o mapa, seu cliente é direcionado para o Google Maps, e assim tem o trajeto até seu negócio sem precisar digitar o endereço exato. Esse é um tipo de detalhe que encanta o cliente e também faz se tornar “fã” do seu negócio.

Respostas rápidas:

Você já mandou alguma pergunta em algum chat online e a resposta veio quase no mesmo instante? Pois é, essa é uma função que o WhatsApp Business tem e que diversas empresas vem usando.

Assim, para usá-la, você deve configurar em seu perfil e criar as respostas para as perguntas mais frequentes que você recebe. Assim que tiver elas configuradas, basta digitar “/” e as opções irão aparecer.

👉 Confira: Porque escolher a Magazord como sua plataforma?

Mensagens automáticas:

Ainda sobre melhorar suas mensagens e a comunicação com seus clientes, existe também a função de mensagens automáticas, onde ela funciona praticamente como um bot, enviando assim que alguém manda alguma palavra-chave ou texto.

Geralmente é muito usado para informar sobre a situação de algum produto, como por exemplo, preço e disponibilidade. Também pode ser uma mensagem de Boas-vindas ao cliente, ou então, um aviso de ausência.

Mensagem interativa:

Finalizando a parte das funções de mensagens do WhatsApp Business, falaremos das mensagens interativas. Elas são um tipo de mensagem automática, porém, seu cliente consegue interagir com você sem precisar digitar nada.

Portanto, esse tipo de estratégia ajuda muito a melhorar o fluxo da sua conversa com o seu cliente, deixando mais simples e direta. Existem dois tipos de mensagens interativas: códigos/números ou por botões (CTA).

👉 Confira: Como vender seus produtos no Google?

Etiqueta de contatos:

Por você ter um grande número de contatos, manter uma organização é essencial para seu controle. Conseguir criar um modo de filtrar e encontrar facilmente uma pessoa irá te ajudar a economizar muito tempo.

Por isso, pensando em resolver esse tipo de problema, o WhatsApp Business oferece a função de criar etiquetas para seus contatos. Eles são usados, principalmente, para organizar melhor em que nível de processo está seus contatos.

Pagamentos pelo aplicativo:

Todas essas funcionalidades apresentadas acima, com certeza, vão ajudar o seu e-commerce a vender muito mais, porém, imagine se seus clientes conseguirem pagar diretamente pelo WhatsApp.

Isso já é possível e diversos negócios vem utilizando essa ferramenta. Para usá-la é muito simples, basta você adicionar seus dados bancários no aplicativo, e então, seu cliente poderá pagar pelo próprio WhatsApp. 

👉 Confira: Como a Magazord te ajuda com Chargeback

Conclusão:

Nesse artigo, você conheceu as principais ferramentas e funcionalidades disponíveis para todas as contas do WhatsApp Business, que ajudarão você a aumentar o número de vendas e também o modo de atendimento a seus clientes.

A partir delas, você pode criar diferentes estratégias para melhorar como você se comunica com quem entra em contato para saber mais sobre seu negócio. Por isso, ter ele em seu empreendimento será um grande diferencial.

Caso você possui um negócio online e deseja aumentar o alcance de seus produtos, crescendo o número de clientes, e consequentemente, as vendas realizadas, a Magazord é feita para você.

Nós somos uma plataforma focada em oferecer as melhores soluções para e-commerce. Ajudamos mais de 1.300 empreendedores a conseguir trazer grandes resultados e muito sucesso para suas marcas.

Junte-se aos 1.300 clientes e transforme seu negócio online em uma máquina de vendas. Clique no botão abaixo e converse com um de nossos consultores e conheça mais sobre a Magazord e suas soluções.

Postagens relacionadas

O que é EAN? Tudo sobre o código de barras Europeu

A sigla EAN corresponde ao código de barras de 13 dígitos criado na Europa pela GS1 e utilizado pelo mundo todo.  A Numeração Europeia de Artigos possui todos as informações importantes de um produto como fabricante, país de origem, modelo de produto e dígito verificador. Estas informações são distribuídas da seguinte forma: País de origem […]

Leia Mais...

Vender na Internet: As 3 Principais formas de vender online

Vender na internet vem sendo um sucesso desde o começo da pandemia, onde diversos fatores fora m prejudicados pelas restrições devido o vírus. Muitos negócios ficaram com suas “portas fechadas” por meses. Entretanto, os custos não tiveram a mesma parada.  Todavia, alguns lojistas conseguiram atingir números que nunca alcançaram antes com suas lojas físicas. Todo […]

Leia Mais...

Engajamento no Instagram – O que é e como aumentar?

O Instagram hoje conta com mais de 1,4 bilhão de usuários. Com isso surge a dúvida: Como aumentar o Engajamento no Instagram? O que é Engajamento no Instagram? O engajamento no Instagram se trata de uma métrica usada para medir a quantidade de interações do público com o seu perfil. Nele, essas interações são, curtidas, […]

Leia Mais...

WhatsApp Business API: 5 vantagens para o E-commerce

O WhatsApp, hoje, é o aplicativo de mensagens mais utilizado  do mundo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 95% dos brasileiros que possuem smartphone (celular) fazem uso da ferramenta com frequência em seu dia a dia. Por isso, o aplicativo está sendo cada vez mais utilizado pelas empresas para entrar em […]

Leia Mais...

E-commerce: 10 erros que você não deve cometer

Que o e-commerce vem crescendo em um ritmo muito acelerado isso é um fato. Com o avanço tecnológico e a chegada da pandemia, os comércios e consumidores tiveram que se adaptar a essa nova realidade. O crescimento do e-commerce atingiu patamares recordes em 2021, chegando a faturar mais de R$161 bilhões. Um aumento de 27% […]

Leia Mais...

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *