fbpx
x
Magazord Plataforma de E-commerce 5 Anos
Ficou interessado?
Fale com um consultor

Logística

O que é uma transportadora e como enviar produtos aos seus clientes?

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
19/06/2020
Comentários
0 comentários

Os processos logísticas dentro do E-commerce envolvem uma série de ações e a transportadora é um ponto chave dentro desse processo.

A loja virtual deve sempre oferecer uma boa experiência ao cliente. E isso está intrinsecamente ligado à qualidade e eficiência na entrega de produtos. 

É necessário estar atento a uma série de particularidades, como preço do frete, prazo de entrega, cumprimento desse prazo e vários outros. Para isso, é necessário ter à disposição serviços de logística eficientes. 

Muitos empreendedores acabam escolhendo apenas o serviços dos Correios, que é uma transportadora que teoricamente tem alcance em todo o país. 

No entanto, existem várias outras transportadoras terceirizadas que podem até mesmo oferecer um serviço melhor que a empresa estatal. 

Na verdade não existe uma escolha certa ou errada. Mesmo assim, é válido analisar os serviços das transportadoras, para descobrir qual é o melhor serviço para a sua empresa.

Você trabalha com vendas pela internet ou deseja começar a vender em ambiente online? Então confira nosso conteúdo especial para você conhecer melhor sobre o que são as transportadoras e como elas podem alavancar o sucesso do seu negócio.

O que é uma transportadora?

Antes de detalharmos melhor como funciona o serviço de entrega por transportadora, vamos falar um pouco o que essa modalidade de envio se trata. 

As transportadoras nada mais são do que empresas que fazem as entregas de cargas e de encomendas. Além disso, essas empresas atuam em diversos locais de uma cidade, estado ou de um país. 

Existem diferentes tipos de transportadora. Algumas dessas empresas são especializadas no envio de produtos mais pesados e outras empresas já se concentram no envio de produtos considerados mais leves. 

Transportadora e E-commerce

Existem organizações que transportam cargas de norte a sul do país. Já outras empresas são responsáveis por fazer o envio de cargas de um ponto a outro da cidade.

O valor cobrado pelo frete pode variar conforme a empresa e a distância do frete. São particularidades que variam muito de empresa para empresa e precisam ser analisadas detalhadamente. 

Como funciona uma empresa de especializada em transporte?

Você agora já sabe o que é uma transportadora. Agora chegou o momento que conhecer como funciona esse tipo de empresa. 

A transportadora é uma empresa como qualquer outra e seu trabalho é de extrema importância para os profissionais do ramo do E-commerce. Para quem não conhece o que é uma transportadora, podemos falar que seu serviço se assemelha muito aos Correios. 

Isso acontece porque o envio de mercadorias a partir de uma empresa de transporte, que vai coletando a encomenda no ponto de envio e da entrega do produto no ponto de destino. Ou seja, o endereço fornecido pelo cliente. 

A transportadora é responsável por traçar a rota que será percorrida e por atualizar o sistema com o rastreamento do item. 

Essa mesma empresa também terá a responsabilidade de atualizar o sistema de rastreamento, para informar ao cliente a rota e onde o produto se encontra naquele exato momento. 

Você pode ser interessar também: 9 estratégias de logística essenciais para o E-commerce

Como funciona a entrega de produtos?

Dessa forma, tanto o remetente quanto o destinatário irão conseguir acompanhar os detalhes da entrega. Até mesmo, em determinados casos, o custo do envio da mercadoria pode ser semelhante ao custo do envio dos Correios. 

Em outros casos, as transportadoras oferecem uma entrega mais barata. E essa é uma das maiores vantagens oferecidas por essas empresas. 

O preço do frete oferecido pelas transportadoras varia conforme alguns aspectos, como:

  • Distância entre ponto de envio e o ponto de entrega;
  • Facilidade do acesso ou dificuldade de chegar no destino final;
  • Urgência na entrega;
  • Peso e medidas da carga.

A entrega feita pela transportadora

Se você tem um comércio eletrônico, pode estar se perguntando como é feita a entrega por transportadora. Conhecer essa modalidade de entrega, sem sombra de dúvidas, é extremamente importante para quem trabalha com E-commerce. 

Para utilizar esse tipo de serviço, é necessário negociar com a própria empresa. Entretanto, existem meios mais fáceis começar a utilizar esse tipo de serviço. 

Ter uma plataforma de E-commerce com integrações com diferentes transportadoras é um grande facilitador.

É o caso do Magazord, que é uma plataforma focada no desenvolvimento de lojas online com integrações com as maiores transportadoras do país. 

Esse tipo de serviço permite tornar o frete dos seus produtos mais competitivos. Dessa forma, a sua loja virtual poder oferecer melhores preços aos seus clientes. 

Vale lembrar que existem empresas que terão que utilizar unicamente os serviços de transportadoras. 

Neste caso, o uso de transportadora é usado quando:

  • Os produtos são frágeis;
  • Produtos são muito valiosos;
  • Produtos de grandes dimensões;
  • Produto com risco (tintas e produtos inflamáveis).

Frete por transportadora é mais barato do que o dos Correios?

Os serviços de transportadora são uma alternativa ao tradicional serviço dos Correios. Muitas pessoas acham que o frete por transportadora sempre será mais em conta que os serviços das estatais. 

E o contrário também não se aplica, afinal o preço final do frete sempre depende de uma série de aspectos. E o preço varia conforme o endereço de entrega e o tipo de produto que será enviado. 

Por essa razão, é necessário comparar qual os serviço para ser utilizado pelo seu E-commerce. Dependendo das condições, o preço dos Correios é mais barato e em outras situações, utilizar a transportadora é mais em conta.

Leia também nosso artigo: Otimizando o recebimento de mercadorias no se E-commerce

A transportadora entrega em casa?

As pessoas que nunca compraram pela internet ou os empreendedores do E-commerce que nunca utilizaram o serviço de transportadoras podem se perguntar: a transportadora entrega em casa?

Já adiantamos que a resposta é sim! Um dos serviços da transportadora é realizar a entrega de produtos na casa do cliente. 

Alguns clientes tem o medo de comprar pela internet, pois eles acham que terão que se deslocar até outro local para receber o seu produto. 

No entanto, o serviço oferecido por uma transportadora contempla a busca da encomenda no endereço do remetente e a entrega no endereço do destinatário. 

Para que haja problemas com o horário de entrega do item. Sugere-se que o consumidor forneça um endereço que haja alguém disponível para receber a encomenda. 

E como funciona a o transporte pelos Correios?

Até esse momento você conheceu mais sobre como funciona a entrega por meio de transportadoras. Mas também vamos discutir um pouco mais sobre como funciona o sistema dos Correios

Quando a sua loja virtual está com um pouco volume de vendas, o fluxo de envio de produtos funciona assim: o gestor do E-commerce deve levar a encomenda até os Correios, onde a caixa será medida e pesada. 

Depois disso, o serviço postal será responsável por fazer o envio ao endereço fornecido, atualizando o sistema sobre o status da entrega. 

Mas ainda vale dizer que as lojas virtuais que usam os Correios com mais frequência, podem utilizar algumas vantagens. É possível utilizar um sistema de coleta, sem precisar se deslocar até a agência. 

Fora isso, os empreendedores podem negociar com os Correios, para melhorar o preço dos envios. Isso pode deixar o preço dos produtos mais competitivos e portanto, deixá-los mais atrativos aos seus clientes. 

Veja agora alguns pontos positivos pelo envio dos produtos através dos Correios:

  • Preço mais barato do que a transportadora de lojas com volume de vendas baixo;
  • Envio de itens pequenos e leves por preço mais barato do que as transportadoras;
  • Integração com grande parte das plataformas de E-commerce.

As vantagens da transportadora para o E-commerce

Com menores chances de serem paralisadas por greves e menos regras sobre o tamanho e peso dos produtos, as transportadoras trazem também mais agilidade e a vantagem de fazer a entrega diretamente da sua loja virtual diretamente para a casa do cliente. 

Porém, precisamos salientar que a transportadoras tendem a cobrar um valor mais alto que os Correios, dependendo a distância a ser percorrida e o local que a entrega precisa ser feita. 

Mas também precisamos ressaltar que as transportadoras são um serviço essencial quando os produtos vendidos pela sua loja virtual apresentam dimensões maiores. 

O Sedex, serviço oferecido pelos Correios, comporta apenas cargas de até 15 quilos. Ou seja, se a sua loja virtual vende um produto mais pesado que isso, então será necessário utilizar os serviços de uma transportadora. 

Outros aspectos também pedem a utilização do serviços de transportadora. Quando há uma necessidade de urgência maior na entrega ou a entrega precisa ser feita numa área bem específica, os serviços das transportadoras também precisam ser utilizadas. 

Importância de uma transportadora

A recomendação é utilizar transportadoras que são reconhecidas pela excelência. Além de uma área grande de atuação, a transportadora também precisa ser reconhecida por realmente entregar os produtos e estar comprometida com seus clientes. 

Sem dúvidas, ter confiança na empresa escolhida é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade e que crie parcerias duradouras. 

Utilize a ajuda da tecnologia

As transportadora e a logística de forma geral são itens extremamente importante dentro do comércio online. Como mostramos ao longo do texto, a transportadora tem um papel essencial para realizar a entrega aos clientes. 

Mas você deve estar se perguntando: como faço para contratar uma transportadora? E para sua sorte, a resposta para a pergunta é fácil de ser encontrada. 

O melhor a se fazer para contratar os serviços de uma transportadora é contratar uma plataforma de E-commerce que oferece integrações com mais transportadoras.

É o caso do Magazord, que oferece soluções completas para um E-commerce completo. 

Com a nossa plataforma de E-commerce, você à disposição serviços e integrações que permitem a utilização dos serviços das melhores transportadoras para o seu negócio. 

Além disso, a nossa plataforma também apresenta soluções completas para a logística da sua loja virtual. Você encontra funcionalidades para o gerenciamento de estoque, emissão de nota fiscal e para a etiquetagem do produto. 

Se você está em busca de uma plataforma de E-commerce para começar a vender seus produtos na Internet, então entre em contato com nossa equipe.

Fale com um de nossos consultores e descubra todas as soluções criadas para a loja virtual perfeita para a sua marca. 

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *