fbpx

Destaques

Como ter uma loja virtual de sucesso e vender mais na Internet?

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
11/06/2021
Comentários
0 comentários

Uma das principais dúvidas entre os empreendedores virtuais é: como ter uma loja virtual e ter sucesso nas vendas? Para obter sucesso no E-commerce é necessário se adaptar a um mercado que se moderniza dia a dia e entregar realmente aquilo que os clientes desejam. Além disso, para ter sucesso com a sua loja online, é necessário trabalhar para que seu E-commerce seja uma referência no segmento. 

O comércio eletrônico muda constantemente e também ganha cada vez mais adeptos. Os consumidores, antes receosos em fazer suas comprar na Internet, adquirem cada vez mais produtos via Web.

Com essas mudanças de hábitos, investir na presença online da sua empresa, na verdade nem é mais um diferencial, mas uma necessidade para que a sua marca alcance mais clientes e venda mais

Contudo, é necessário desenvolver um plano de negócios bem fundado para que o seu negócio online obtenha sucesso. Criar uma loja virtual é a melhor oportunidade para expandir a sua marca e alcançar mais clientes, mas você precisa fazer isso com métodos otimizados e com o planejamento necessário. 

Desenvolvemos um conteúdo completo, em que você conhecerá mais sobre como ter uma loja online de sucesso e expandir sua marca. Confira nosso conteúdo especial!

A importância de ter uma loja online

Diferente das lojas físicas, o E-commerce não se prende às barreiras físicas, o que já é uma excelente oportunidade para abrir uma loja online. 

O E-commerce também pode ser uma alternativa para corte de gastos, afinal você não terá alguns gastos significativos, como equipe de vendedores, gastos com espaço físico, montagem de vitrines, dentre outros pontos.

O comércio online também está aberto para todas as pessoas e em qualquer lugar do país. Isso significa que você poderá atingir seu público-alvo de uma maneira mais eficiente, pois o alcance da sua marca será maior. 

Homem segura cartão de crédito em frente ao computador

As vendas de uma loja física são limitadas devido a sua localização, pois o cliente precisa se dirigir até um espaço físico para realizar a sua compra. Em muitas situações, esse tipo de ação acaba sendo considerada ultrapassada. 

Com a loja online, o consumidor não precisa mais sair de casa se ele já tem a opção de comprar online, e é neste momento que uma loja virtual se destaca. 

Também é possível criar uma loja online com pouco investimento, uma vez que você não precisa contratar funcionários e vendedores e nem gastar com o aluguel do espaço físico ou comprar um imóvel em questão. Assim, os gastos para manter uma loja física praticamente não existirão. 

O custo de administração de uma loja online é muito inferior à de uma loja física. Esse aspecto pode ser considerado um ótimo benefício quando comparamos a loja física com a loja virtual. Assim, você pode direcionar seus investimentos para outros campos, como as estratégias de Marketing Digital, que requer mais investimentos.

O crescimento do E-commerce

O comércio eletrônico é cada vez mais vantajoso para quem deseja expandir sua marca e alcançar mais clientes. Atualmente, o novo consumidor busca a internet para realizar suas compras quando não deseja sair de casa e quer comprar e receber seu pedido com mais facilidade. 

Atualmente, muitas empresas ainda têm certa dificuldade de encontrar novos clientes, quando estão limitadas ao espaço físico. Essa questão faz com que empreendedores busquem o comércio eletrônico para expandir a sua empresa. 

Devido ao desenvolvimento tecnológico e ao ambiente de pagamentos mais seguros, fazer compras online está cada vez mais fácil. Sem contar que os serviços de transporte estão mais rápidos e permitem que os produtos cheguem em tempo recorde à residência do cliente. 

Como ter uma loja online de sucesso

A maneira como compramos e pagamos os nossos produtos seguem em reinvenção, fazendo com que mais pessoas busquem o comércio eletrônico para adquirir produtos. Além disso, as compras online agora dominam o panorama do comércio, e não apenas entre a geração mais jovem.

Pessoas que antes não compravam pela internet agora também aderiram ao E-commerce, muito por conta da quantidade de informações sobre as lojas online e as desconfianças com as lojas online já não interfere mais na decisão de compra. 

Esses fatores fazem com que o comércio eletrônico cresça cada vez mais, movimentando bilhões de reais e sendo uma importante opção para os empreendedores que desejam expandir a sua marca.

Descubra seus clientes ideias para ter uma loja online de sucesso

A gente falou e falou, mas ainda não respondeu: como ter uma loja virtual de sucesso? Essa pergunta não pode ser respondida de uma forma muito simples e em poucas palavras, afinal, você precisa ter um plano bem definido e tomar as ações necessárias alcançar este objetivo.

Mas um dos primeiros pontos para ter um E-commerce que venda mais, é necessário conhecer bem as pessoas para quem você vende. Ou seja, é preciso conhecer qual é o seu público-alvo. 

O público-alvo é um grupo de pessoas (e seus potenciais clientes) que agrega características em comum, como idade, classe social ou comportamento de compra. Saber quem são essas pessoas serve como um norte para a tomada de decisões e entender melhor quais os melhores caminhos a serem tomados. 

Conquistar o seu público alvo deve ser uma busca constante no seu E-commerce e é indispensável saber:

  • O que ele consome;
  • Com que frequência;
  • Quais são suas dores e necessidades (e se o produto às resolve);
  • Se pagariam por ele;
  • Quais são seus subgrupos existentes.

Além disso, você também pode se aprofundar um pouco mais na estratégia em descobrir qual o seu cliente ideal, criando as famosas personas.

Banner Download Ebook Personas

A persona é um personagem semi fictício, que é uma representação do seu cliente ideal, que exemplifica exatamente o perfil de clientes que você deseja atingir. 

Diferente do público-alvo, você será mais específico com a criação de Personas. Ou seja, dará um nome para elas e também detalhará seus gostos, anseios e principais necessidades.

Principais passos para ter uma loja virtual de sucesso

Depois de descobrir mais sobre a importância do E-commerce e como esse mercado está crescendo cada vez mais, chegou o momento de detalharmos melhor sobre como ter uma loja virtual e as principais ações a serem tomadas para alcançar o sucesso. Vamos lá?

Determine e planeje um investimento para abrir sua loja online

Uma das perguntas mais frequentes na hora de abrir um E-commerce é quanto será necessário investir para abrir a loja online. A boa notícia é que não existe uma quantidade mínima ou máxima para começar a vender na internet.

Tudo irá depender do que você espera de início com o seu negócio online:

  • O tipo de produto que será vendido;
  • Qual plataforma será utilizada;
  • Os tipos de contrato com empresas de logística;
  • Investimentos em marketing digital;
  • Outros fatores. 

Uma dica para quem deseja organizar as finanças e assim ter uma loja virtual de sucesso e fazer um planejamento detalhado. Como dividir seu capital total para investimento em 12 partes iguais (para 12 meses do ano).

Assim, você conseguirá investir apenas 1/12 desse montante por mês, para que assim você tenha capital suficiente para todo um ano de atividades.

Planejamento para ter uma loja online de Sucesso

Escolha o segmento certo para atuar

Antes mesmo de definir qual o seu investimento inicial na Loja Online, é necessário saber qual o segmento que sua loja online estará inserida. Atualmente, as possibilidades são inúmeras e cada vez mais setores surgem no varejo brasileiro e mundial. 

Se você ainda está pensando em qual segmento entrar, vale a pena acompanhar as principais tendências do mercado atual e descobrir quais os setores que mais podem ser vantajosos em se investir em um novo negócio.

Caso você já venda no E-commerce, uma dica é observar quais são os principais sites concorrentes à sua loja online e observar quais são as principais ações feitas ou qual a linguagem utilizada. Você não precisa necessariamente copiar a concorrência, mas pode olhá-la com um olhar crítico. Tendo inspiração em ações e não cometendo o mesmo erro que outras lojas cometem. 

Além disso, também é necessário trabalhar para a regularização do funcionamento do seu E-commerce, formalizando a abertura da sua loja virtual com abertura de CNPJ e outras questões fiscais. 

Esse é um procedimento extremamente importante para garantir que a sua operação esteja de acordo com o cumprimento de obrigações legais, como por exemplo, a emissão de notas fiscais. 

Mulher no meio de corredores, figurando um determinado setor do E-commerce

Encontre a plataforma ideal para sua loja online de sucesso

Agora que você já elegeu o segmento e o público-alvo do seu negócio, chegou o momento de colocar a mão na massa: montar a sua loja online. Esse é um momento decisivo no seu negócio, afinal, chegou o momento de escolher qual a melhor plataforma de E-commerce a ser utilizada. 

Dessa forma, é necessário que você tenha à disposição o funcionamento de uma plataforma de E-commerce que realmente ofereça as soluções e ferramentas para desenvolver e gerenciar uma loja online de alto nível. 

Você precisa pensar em um sistema que apresenta integrações com transportadoras e com os principais Marketplaces. Isso é essencial para vender mais no ambiente online e também entregar rapidamente os pedidos para os clientes.

Se você procura uma plataforma que atenda todas as suas necessidades e que vá além, então você precisa conhecer as funcionalidades e tecnologias oferecidas pelo Magazord. 

Nossa plataforma de E-commerce oferece tudo o que é necessário para o desenvolvimento e gerenciamento de uma loja virtual de sucesso. 

Apresentamos uma série de integrações para marketplace, em que você pode anunciar seus produtos em sites como Mercado Livre, Amazon ou dezenas de outros sites com milhões de acessos.

Além disso, oferece parcerias vantajosas com várias transportadoras. Permitindo que você tenha à disposição os melhores serviços de transporte. Isso permite uma entrega rápida e barata, essencial para conquistar novos clientes e cativar seu público fiél.

Além disso, você também conta com uma equipe especializada, com suporte técnico e equipes que constantemente lhe ajudarão a otimizar ainda mais o seu negócio online.

Segurança é fundamental

Embora o comércio eletrônico cresça dia a dia, ainda há pessoas que poderiam ser potenciais clientes do seu E-commerce, mas que ainda se sentem inseguros em comprar via Internet. 

Assim, para ter uma loja na Internet de sucesso, é necessário oferecer toda a segurança ao cliente e transparecer isso para ele. 

Uma dica é criar uma página institucional, colocando todas as informações sobre pagamento, entregas, segurança de dados e também as políticas de devolução da sua empresa. 

Proteção de dados

Ao deixar tudo bem claro, o cliente terá mais confiança na hora de fechar o pedido e não também não tem nenhuma surpresa depois de realizar a compra. 

Falando diretamente com os empreendedores, também é preciso entender melhor a legislação que rege as lojas virtuais. Ou seja, é de suma importância entender quais são as obrigações e direitos do seu E-commerce.

Garantindo assim que você cumpra com o Código de Defesa do Consumidor e também entendendo quando seu E-commerce não tem determinados afazeres. Isso evita confusões e seu negócio apenas tem a ganhar.

Não se esqueça do Marketing Digital

A importância do Marketing Digital para E-commerce é extremamente importante para a conseguir o sucesso com a sua loja virtual. Por meio de anúncios e propagandas direcionadas, será possível maximizar o alcance dos seus anúncios e assim, ganhar mais clientes e até mesmo, impactar pessoas que já conhecem ou compraram na sua loja. 

As opções são extensas, como criar conteúdo em redes sociais, impulsionar campanhas em Google Ads ou Facebook Ads e também trabalhar com tráfego orgânico, criando artigos para blog e páginas relevantes que atrairão mais usuários para o seu site. 

Com um blog, você pode ir além do que simplesmente pagar por publicidade na Internet. É possível gerar valor e tornar a sua marca mais relevante e quando aliada ao tráfego pago, sua loja online obterá muito mais sucesso como uma marca que se destaca no mercado.

Marketing digital para

Conclusão

Para ter uma loja virtual de sucesso, não basta apenas ficar no “querer”, é necessário que você tome as estratégias certas para que o seu negócio se destaque e seja lembrado com carinho por seus clientes. 

Em nosso artigo, você entendeu mais sobre o grande crescimento que o E-commerce vem passando e além disso, ter sua marca no ambiente online é fundamental para a expansão do seu negócio. 

Também vimos as principais ações que você pode tomar para otimizar seu negócio e fazer sua loja online decolar. Mas vale ressaltar que não são apenas essas dicas que você precisa utilizar, afinal vale a pena investir em um atendimento diferenciado, buscar sempre a expansão do seu negócio e procurar entender aquilo que realmente o seu consumidor está procurando. 

Se você tem mais alguma sugestão ou quer saber mais sobre como ter uma loja online de sucesso, não hesite em nos perguntar e comentar, logo abaixo da página!

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *