fbpx

Dicas

[DICAS] Estratégias para vender mais no Dia dos Pais

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
18/06/2021
Comentários
0 comentários

Quer saber mais como vender mais no Dia dos Pais? Vem com a gente que vamos mostrar estratégias para otimizar suas vendas!

O Dia dos Pais 2021 é uma data extremamente importante para o comércio eletrônico, afinal estamos falando de uma data temática, em que as famílias se reúnem para comemorar o acontecimento. 

A data ainda vem ganhando cada vez mais espaço como uma data importante para o varejo, com o faturamento em crescente expansão. 

Em 2020, a data movimentou cerca de R$ 2,75 bilhões em compras feitas no cartão de crédito. Esse valor representa cerca de 2x mais que as vendas registradas em 2019, mostrando que o Dia dos Pais é uma data forte para o comércio físico e eletrônico. 

Os números expressivos que que podem ser conferidos durante o período do Dia dos Pais mostram a grande oportunidade para as lojas online ampliarem suas vendas nos meses de Julho e Agosto.

Esse é um período do ano de ano, em que as vendas não se mostram tão fortes como em outros momentos, como o Natal e o Dia das Mães. 

Mas para aproveitar o acontecimento especial, vale a pena adotar algumas estratégias, para que o seu E-commerce esteja preparado para a data. E é isto que vamos conferir no nosso conteúdo especial! 

Leia o nosso artigo especial sobre como vender mais no Dia dos Pais e conheça estratégias valiosas para ampliar o faturamento da sua loja online!

Quando é o Dia Pais 2021?

O Dia dos Pais é comemorado sempre no segundo domingo de Agosto, aqui no Brasil.

Entretanto, o acontecimento é comemorado em diferentes dias ao redor do mundo. 

Nos Estados Unidos, por exemplo, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de Junho.

Nas terras do Tio Sam, a data nasceu como uma iniciativa de Sonora Louise Smart Dodd, em homenagem ao seu pai. Ele era considerado um exemplo de progenitor e foi homenageado em decorrência disto. 

A jovem filha celebrou o Dia dos Pais pela primeira vez em 19 de junho de 1909, o dia do aniversário do seu pai.

Com o tempo, a ideia da comemoração se espalhou pela sua cidade e mais tarde, por todo os EUA. Mas vale ressaltar que a data foi oficializada somente em 1966, pelo presidente Lyndon Johnson. 

Já em outros países, como Espanha ou Portugal, o Dia dos Pais é comemorado no dia 19 de Março, o dia de São José.

Você pode se interessar também >>> Como ter uma loja online e vender mais na Internet

O Dia dos Pais no Brasil

No Brasil, o Dia dos Pais segue uma dinâmica diferente, sendo comemorado em um dia diferente do que em outros países, como já podemos observar. 

A data em nosso país teve a origem no ano de 1953, como uma ideia do publicitário Sylvio Bhering, diretor do Jornal O Globo na época.

A data inicial era o dia 16 de Agosto, em que é comemorado o dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus, na tradição cristã. 

Com o passar dos anos, a celebração foi transferida para o segundo domingo de Agosto, para facilitar a comemoração das famílias em um dia de folga.

Dia dos Pais Comemoração

5 ações para sua loja online vender mais no Dia dos Pais

Como vender mais no Dia dos Pais? Agora chegou a hora de mostrar os insghts para responder essa pergunta!

A data para celebrar os papais está chegando e agora é hora de você pensar em estratégias especiais para impulsionar as vendas nessa data tão especial.

Assim como em outras datas comemorativas, você também já precisa pensar em estratégias especiais para chamar a atenção do cliente e reverter essas ações em mais vendas. Confira nossas principais dicas!

Escolha produtos que façam sentido com a data

Com o crescimento do Dia dos Pais como data comemorativa, oferecer lembrancinhas e qualquer produto já não é mais uma opção.

Em 2020, o ticket médio no Dia dos Pais foi de R$ 439, mostrando que os filhos não estão em busca apenas de presentes simples para presentear. 

Ano passado, a categoria que mais teve acessos foi a de Moda e Acessórios (25% dos acessos) e em segundo lugar foi a de Eletrônicos e Informática (18% dos acessos).

Além disso, outras categorias também foram bastante acessadas durante o período em que aconteceu o Dia dos Pais, como: 

  • Beleza (15%);
  • Farmácia (11%);
  • Multicategoria (8%);
  • Pet Shop (3%);
  • Bebidas (2%).

Na imagem abaixo, conseguimos ver melhor quais as principais categorias de produtos procurados no Dia dos Pais em 2020:

É muito comum nas compras online que o consumidor faça pesquisas antes de concluir o seu pedido.

Em estudos divulgados pelo Google indica que os clientes online primeiro navegam pelas lojas online e depois de uma extensa pesquisa, realizam a compra em uma loja online que passa mais confiança ou que apresenta o preço mais atrativo. 

Dessa forma, é necessário oferecer produtos atrativos já com antecedência, dessa forma, seus clientes já poderão fazer pesquisas na sua loja virtual e observar que seu E-commerce terá os produtos que ele procura. 

Mesmo que a compra não seja fechada com antecedência, o usuário lembrará que a sua loja online possui o item que ele procura e assim, o pedido pode ser concluído mais tarde.

Gere expectativa

Um importante passo para iniciar as suas vendas online é gerar a famosa expectativa, ou seja, fazer com que o consumidor saiba o que sua loja oferecerá e quais as promoções exclusivas para o Dia dos Pais. 

Considere chamar a atenção do seu cliente através de campanhas nas redes sociais, por exemplo. Você manterá o cliente interessado na sua marca, bem como também prepará-lo para comprar na sua loja online, em vez de buscar a concorrência. 

Além disso, você também pode preparar a sua base de contatos, lançando campanhas de email marketing, anunciando quais serão as suas promoções para o Dia dos Pais.

Expectativa para data

Crie listas de presentes

Essa certamente é uma das principais dicas de como vender mais no Dia dos Pais que vamos falar aqui!

Imagine que a própria decisão de compra já é muito complexa e quando o usuário chega no seu site e não faz ideia do que comprar. Comprar para si já é difícil, mas quando o produto é para outra pessoa, esse processo se torna ainda mais complexo. 

A grande maioria das pessoas tem dificuldades em escolher presentes. Uma saída é criar as famosas listas, reunindo produtos que façam sentido entre si.

As listas de presentes poderão ser uma importante estratégia para vender mais, principalmente em datas comemorativas.

Você pode mapear os diferentes perfis de pais e organizar as listas para esses diferentes clientes. 

Além disso, você pode selecionar produtos que não estão com muita saída na sua loja virtual e trabalhar com estratégias para dar vazão a esses itens.

Você pode se interessar também >>> Como proporcionar um frete de qualidade na sua Loja Online

Ofereça a personalização dos presentes para o Dia dos Pais

Entregar um presente personalizado no Dia dos Pais certamente é um diferencial importante. Mas nem todas as Lojas Online têm a opção de personalizar um produto de acordo com o que o cliente deseja.

A boa notícia é que existem opções para você oferecer um presente diferente e personalizado. 

É possível investir em embalagens personalizadas e também enviar um cartão comemorativo em branco. Para que a pessoa que comprou o produto escolha a melhor maneira de fazer a dedicatória. 

Nessa hora devemos pensar que muitos filhos moram longe dos pais e enviam os presentes diretamente para o endereço do destinatário.

Ao garantir que o produto já venha embalado, por conta da sua empresa, o cliente terá uma ação a menos e o processo decisório da compra se mostra mais rápido. 

Além disso, você também pode oferecer alguns brindes exclusivos e não necessariamente precisam ser itens com um valor muito alto.

Adotando essa estratégia, sua loja online oferecerá um importante diferencial, cativando clientes e fazendo com que eles lembrem da sua loja online quando quiserem fazer alguma compra.

Presente no Dia dos Pais

Prepare seu atendimento

Durante todo o período do Dia dos Pais, é importante que você monitore todos os canais de atendimento com atenção redobrada.

Afinal, é natural que os usuários tenham dúvidas e entrem em contato com você para perguntar sobre alguma dúvida. 

Esteja pronto para atender seus potenciais clientes e quais são as principais dúvidas em relação aos seus produtos. Nesse momento é importante conhecer a fundo os itens que são vendidos pela sua empresa. 

Dessa forma, o atendimento é mais eficiente e também veloz, o que pode ser decisivo para a conclusão da compra por parte do cliente. 

Venda mais no dia dos pais

Datas sazonais são extremamente importantes para o varejo físico e online, afinal, o volume de vendas aumenta consideravelmente.

No comércio eletrônico, é necessário trabalhar com estratégias especiais, para tornar sua marca mais relevante e mostrar ao cliente o que você pode oferecer para a data. 

Caso você conheça mais estratégias de como vender mais no Dia dos Pais ou tenha alguma outra sugestão, nos conte logo abaixo nos comentários!

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *