fbpx

Marketing

Guia definitivo para vender no Whatsapp

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
14/12/2019
Comentários
0 comentários

Vender no Whatsapp é uma estratégias acertada dentro do E-commerce, quando utilizada da melhor forma. O aplicativo de mensagens instantâneas permite uma comunicação muito mais direta com o consumidor, o que pode ser determinante para ele realizar compras na sua loja virtual. 

Atualmente, cerca de 80% das empresas já se encontram na plataforma. Issa acaba mostrando o quão poderosa é a ferramenta e como ela pode poder um enorme poder a que o aumento das suas vendas. 

Venda mais magazord

Entretanto, o empreendedor precisa utilizar o Whatsapp com cuidado, quando ele usar a plataforma como uma ferramenta de negócios. Isso porque a ferramenta apresenta uma utilização extremamente pessoal e quando utilizada de qualquer maneira, a loja virtual pode acabar invadindo a privacidade do cliente. 

Se você deseja saber um pouco mais sobre como utilizar o Whatsapp como ferramenta de negócio, então você está no lugar certo. Nesse artigo, vamos lhe mostrar as melhor maneira e as estratégias certeiras para que você potencialize suas vendas gastando pouco. 

Caso você tenha alguma dúvida ou queira compartilhar alguma experiência, não esqueça de comentar, logo abaixo na página.

Guia definitivo de como vender no Whatsapp

A popularização do Whatsapp transforma a plataforma de mensagens instantâneas em um poderosa ferramenta para a venda de produtos. Saber bem usar todas as armas que o aplicativo oferece permite a comunicação mais direta com o cliente, principalmente no envio de promoções. 

Confira agora um guia completo de como se vender através do Whatsapp e como fazer o app de mensagens instantâneas em uma poderosa ferramenta para proporcionar o aumento das suas vendas.

Vantagens de vender no Whatsapp

São várias as vantagens para quem utiliza o seu Whatsapp para vender seus produtos. A principal delas talvez seja a alta taxa de abertura de mensagens.

Enquanto que em um lista de e-mails a taxa de abertura é de apenas 15%, em listas de transmissão de Whatsapp a taxa de abertura é de aproximadamente 100%, além de um índice de engajamento de quase 80% com as mensagens. 

Vender no Whatsapp

Para facilitar as coisas é interessante que o empreendedor tenha um número destinado somente para a conta de Whatsapp da sua empresa. Além disso, a plataforma ainda oferece a possibilidade de criação das chamadas contas business, ideal para serem utilizadas por empresas.

O que é preciso para se vender no Whatsapp

Para se vender no Whatsapp de forma otimizada é necessário seguir alguns passos e também utilizar determinadas metodologias. É necessário ter um cuidado especial na hora de entrar em contato com os clientes, já será necessário enviar uma mensagem sem invadir a privacidades dos mesmos. 

Vamos agora descobrir o que é necessário para se vender no Whatsapp de forma otimizada e eficiente.

Lista de transmissão

Antes de se começar a vender no Whatsapp de forma propriamente dita, é necessário ter uma lista de transmissão de mensagens. É essa lista que otimizará o envio das suas vendas. Ela, na verdade, poupará o trabalho para que você digite a mesma mensagens, individualmente, para todos os seus contatos salvos. 

Criar uma lista de transmissão bem montada apenas trará benefícios para as suas vendas feitas através da plataforma de mensagens instantâneas. 

A lista de transmissão é extremamente útil pois ela irá enviar mensagens em massa, mas essas mesmas mensagens serão entregue para o cliente de forma individual. As mensagens individuais irão passar a sensação de que aquela determinada oferta foi pensada especialmente para o próprio cliente. Entretanto, você aproveita a facilidade de enviar uma mensagem para várias pessoas sem que elas saibam que estão recebendo mensagens enviadas para mais uma grande quantidade de pessoas. 

Um aspecto que merece ser ressaltado é de que quem receberá a mensagem serão os clientes que já se cadastraram para receber as suas promoções. Ou seja, de nada adiantará buscar por números aleatórios para transmitir as suas mensagens. Inclusive, se você apenas enviar mensagens para números aleatórios, o Whatsapp reconhecerá o seu número como spam e uma vez identificado com tal, a plataforma banirá o seu número. 

Para que o cliente queira receber as suas mensagens, é necessário utilizar algumas estratégias especiais para captar leads. Você poderá criar campanhas especiais, cujo objetivo é pedir ao cliente para adicionar seu número e também receber as suas mensagens. 

Divida a sua lista de transmissão

Mesmo tendo uma lista com transmissão com um grande número de contatos, de nada adianta enviar mensagens para todos estes contatos de forma desvairada e sem nenhum critério. 

Todos os contatos que você conseguir através para estarem na sua lista de Whatsapp precisam ser divididos, para otimizar assim a transmissão das suas ofertas. É recomendado dividir os seus contatos em pelo menos duas listas: uma com os clientes que já compraram no seu E-commerce e outra que ainda não realizaram nenhuma aquisição. 

Lista Transmissões Whatsapp

Dessa forma, é possível divulgar suas mensagens e ofertas de maneira mais específica e com chances maiores de compras.

Entretanto, é possível segmentar ainda mais as suas listas, o que na verdade passa a ser altamente recomendado. Ao deixar as sua lista de conteúdo bem segmentada, será possível enviar ofertas certeiras e que realmente interessam para aquele cliente.

Envio de mídias

O Whatsapp se destaca especialmente por ser uma plataforma extremamente versátil, em que o empreendedor pode utilizar essas várias possibilidades para divulgar suas ofertas de maneiras diferenciadas. 

A quantidade e variedade de mídias que podem ser enviadas através do Whatsapp é realmente impressionante. A plataforma permite o envio de áudios, vídeos, fotos, apresentações em Power Point, arquivos de texto e muitas outras possibilidades

Se você está começando a utilizar o Whatsapp como uma plataforma de vendas, é recomendado fazer experimentos para saber melhor qual é o que melhor se adapta ao seu público. 

Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados, não importa qual a mídia que foi enviada. É altamente recomendado a utilização dos chamados ganchos mentais. 

Envio de Mídias Whatsapp

O ganho mental nada mais é do que a estratégia para fazer com que o cliente leia a sua mensagem até o fim e interaja com o que lhe foi enviado. Além disso, vale dar uma atenção especial para a qualidade do texto enviado, evitando que mensagens com erros sejam transmitidas aos seus clientes. 

Se você enviar mensagens com erros gramaticais, vídeos ou áudios repletos de ruídos e fotos de baixa qualidade, o engajamento com a mensagem será bem menor. Além disso, esses erros também poderão tirar a credibilidade da sua marca.

Faça uso do Whatsapp Business

O Whatsapp Business é altamente recomendado de ser utilizado por quem possui uma loja virtual. Isso porque a versão profissional do aplicativos de mensagens é feita especialmente para empresas e permite o uso de funções que fazem toda a diferença para o seu negócio. 

A plataforma continua sendo gratuita e apresenta uma série de recursos Premium. Um importante diferencial da versão Business para o Whatsapp “normal” é a possibilidade da utilização de etiquetas. Em resumo, as etiquetas nada mais são do que marcações que permitem ao usuário classificar conversas e contatos. Dessa forma, fica muito mais fácil identificar informações e você consegue gerenciar seus negócios de uma forma muito mais profissional. 

Outro diferencial que faz toda a diferença no Whatsapp Business é a possibilidade de enviar respostas automáticas para os clientes. Devido ao alto número de atendimentos, ter algumas automações na conversa faz toda a diferença. 

Será possível enviar uma mensagem de forma automática para os seus clientes e em horários diferenciados. Por exemplo, quando o cliente envia alguma mensagem fora do horário comercial, o Whatsapp Business envia uma resposta automática, para que mais tarde você o responda e tire as suas dúvidas.

Vender no Whatsapp Web

Benefícios da utilização do Whatsapp Business

Utilizar o Whatsapp em sua versão business é extremamente vantajoso para o seu negócio. Pode-se dizer que o principal benefício que a plataforma oferece é a possibilidade de aumentar o grau de satisfação do cliente, já que são mais ferramentas à disposição para otimizar a comunicação com seus leads. 

Os principais benefícios com a utilização do Whatsapp Web são:

  • Melhorar a comunicação com o cliente: a plataforma pode ser transformada em uma ferramenta otimizada para que você se comunique de forma otimizada com seus leads. permitindo um contato mais direto e mais agilidade para sanar dúvidas;
  • Aumento do índice de satisfação do cliente: ao se comunicar rapidamente com seus clientes e de forma assertiva, o nível de satisfação junto com a sua loja virtual aumenta. A jornada do cliente se torna mais saudável e tranquila, já que o consumidor terá um canal rápido e eficiente para se comunicar com a sua loja virtual;
  • Dar maior credibilidade ao seu negócio: o Whatsapp Business passa muito mais seriedade para o cliente. Ele se sentirá mais seguro para fechar as suas compras, além de aplicativo também dar um tratamento mais dinâmico para as negociações;
  • Personalização do atendimento: vender no Whatsapp Business permitirá uma venda mais informal junto com o cliente. As negociações podem acontecer dentro do próprio aplicativo, bem como o cliente também pode tirar as suas dúvidas através desse canal. 

Você já conhecia as vantagens de se vender no Whatsapp? Sabia que a versão business do aplicativo de mensagens é ideal para ser utilizada em E-commerces? Caso você queira compartilhar suas experiências, deixe suas impressões logo abaixo, nos comentários.

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *