fbpx

Marketing

Como vender pela internet: passo a passo para iniciantes

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
31/03/2021
Comentários
0 comentários

Saber como vender pela Internet é o caminho do sucesso para qualquer negócio relacionado ao comércio. 

A internet oferece uma série de vantagens para quem deseja se aventurar em expandir o alcance da sua marca.

O investimento inicial para abrir uma loja online é muito mais baixo do que em relação à abertura de uma loja física. Além disso, o comércio eletrônico também apresenta uma ampla gama de consumidores, que cresce cada vez mais. 

Banner Plataforma de E-commerce

O comércio online é um ambiente democrático, que sempre busca oferecer a melhor experiência de compra em termos de preço, atendimento e qualidade do produto.

Pouco importa se o negócio é grande ou pequeno. O comércio eletrônico oferece uma ótima oportunidade para empreendedores maximizarem seus lucros, fazendo com que sua marca alcance novos caminhos. 

O modelo de negócios oferecido pelo comércio eletrônico permite mais alcance dos seus produtos, assim, as barreiras físicas não são um impedimento para vender produtos a uma quantidade maior de pessoas.

As vendas online expandem oportunidades de conversão, afinal, sua base de clientes não estará resumida apenas aos consumidores que estão próximos a sua loja. Desta forma, oferecer seus produtos em ambiente virtual acaba sendo uma ótima estratégia. 

Mas fica a pergunta: O que é preciso para vender online? 

Se você tem essa dúvida, então está no lugar certo, pois vamos lhe dar todas as dicas e insights estratégicos para você montar o melhor plano para colocar seus produtos na internet e obter mais lucratividade na sua empresa. Boa leitura!

As diferenças entre vendas na internet e as vendas offline

Muitos empreendedores concentrados em lojas físicas ainda encaram a internet como um desafio extremamente difícil e que apenas atrapalha o seu modelo de vendas tradicional. 

E é muito provável que você também conheça alguém que possua esse tipo de ideia fixa. Ou quem sabe, esse alguém também pode ser você. 

Atualmente, já está mais do que claro que a transformação digital no mundo está cada vez mais acelerada e tem transformado o hábito das pessoas. 

Vender pela Internet x Vender offline

Assim, não dá para simplesmente ignorar esses processos de transformação e querer ficar preso ao passado. É preciso se adaptar, almejar novos objetivos e com isso, ver seus sonhos se concretizarem. 

Um dos principais pensamentos em quem não vê com bons olhos as vendas pela internet é que o meio online pode atrapalhar o funcionamento da loja física. E isso está longe de ser verdade. 

Além disso, há também o pensamento que todo o conhecimento adquirido através das vendas offline acaba se perdendo com a utilização de um canal digital de vendas. 

E podemos afirmar que este pensamento também está equivocado. 

O meio online acaba oferecendo um verdadeiro mundo de possibilidades que não podem ser aproveitados em vendas offline. O alcance dos produtos, por exemplo, é infinitamente maior, pois consumidores de diferentes lugares podem comprar seus produtos, mesmo morando a centenas de quilômetros da sua empresa. 

Vender de forma online

As vendas offline, por sua vez, são pautadas em limites físicos, focadas em clientes próximos à localização da empresa. Já as lojas online contam com mais canais para a divulgação de produtos, como campanhas pagas e também as plataformas de redes sociais

As lojas físicas tem horário para abrir e fechar. As lojas online não apresentam esse tipo de impedimento, afinal, elas funcionam 24 horas por dia e possuem uma grade de horário muito maior para vender ainda mais.

Qual o melhor produto para vender na Internet?

Depois de conhecer algumas das principais diferenças entre as vendas online e offline, chegou a hora de você saber O QUÊ vender na internet. Adiantamos que não há uma resposta clara para isso, mas você poderá trabalhar com alguns caminhos para elucidar suas ideias.

O que te mais encanta?

Um dos grandes segredos para empreendedores de sucesso é ter paixão pelo aquilo que faz. 

Dessa forma, escolher um produto para vender na Internet requer uma análise sobre algo que você sentirá felicidade ao trabalhar. 

Dessa forma, escolher qual o produto que você quer vender pela internet requer uma verdadeira jornada de autoconhecimento. Este pode parecer um discurso clichê, mas é uma verdade que faz todo o sentido!

Escolher produto

Vamos em um exemplo: se você gosta de cozinhar, então por que não vender produtos voltados à cozinha? Ou se você é fã de tecnologia, então que tal montar um E-commerce focado em produtos eletrônicos? 

Essas são apenas algumas ideias, mas é você que exatamente deverá saber em qual segmento sua loja online deverá se encaixar.

Necessidades do cliente

E aí, já sabe exatamente o que te encanta?

Pois bem, depois disso é preciso pensar de uma maneira mais pragmática. É necessário pesquisar e o que as pessoas precisam e estão interessadas. 

Ainda que você queira seguir os seus desejos, é preciso pensar no que pode gerar mais vendas para sua empresa e contribuir para a saúde financeira da sua instituição.

Necessidades do cliente para vender pela Internet

Ainda que seguir os seus desejos seja bem importante, também é necessário se certificar de que o negócio tem potencial para atrair e fidelizar clientes

Afinal, sem clientes não há sonho que se mantenha inteiramente firme.

Quais são as principais vantagens em vender pela internet?

A esta altura, acredito que você já se informou mais sobre o comércio eletrônico e como essa modalidade se difere do comércio offline. Agora, vamos conhecer mais sobre as principais vantagens em vender seus produtos na Internet.

Autonomia

Vender pela internet significa ter mais autonomia e gerenciar seu negócio com mais liberdade. 

Assim, você tem a autonomia para trabalhar com mais estratégias que vão maximizar seu negócio e não fica preso às limitações do comércio offline.

Horários flexíveis para vender na Internet

A flexibilidade de horário acaba sendo um incrível diferencial em vender pela Internet e resultam em mais oportunidades para seu cliente realizar suas compras na hora que mais lhe convém.

Lojas virtuais costumam funcionar 24h por dia, mas isso não significa que você também precisa ficar online o tempo inteiro. 

Caso o seu E-commerce tenha automações no funcionamento, é possível organizar o seu horário para trabalhar no momento que achar melhor.

Horários flexíveis para vender pela Internet

Maximização do alcance

Se na loja física acontecem as limitações de proximidade, o E-commerce pode aproveitar a maximização de alcance e vender seus produtos para clientes que moram a centenas de quilômetros de distância da empresa. 

No Brasil, três em cada quatro pessoas apresentam conexão com a internet. Obviamente, nem todas essas pessoas realizam compras na internet, mas com toda a certeza, são milhões de pessoas que recorrem às lojas virtuais todos os dias. 

Com as soluções ideais de logística, você poderá vender para todo o Brasil, conseguindo impactar uma enorme quantidade de clientes. 

Mas para isso, é necessário ter acesso a serviços de logística que permitam a entrega otimizada de produtos. A melhor opção, é trabalhar com uma plataforma de E-commerce com soluções de frete e gerenciamento de estoque inteligente. 

Alcance de produtos

O Magazord é uma plataforma de E-commerce que se sobressai na área logística e oferece soluções que facilitam e barateiam a entrega dos seus produtos.

Apresentamos um portfólio completo de integrações com várias transportadoras e ferramentas diversas, que otimizam sua loja online para entregar produtos com mais dinamismo, com valores acessíveis e em tempo recorde!

Diversidade de ferramentas

Um dos principais benefícios em se vender pela Internet é a ampla possibilidade de ferramentas que podem ser utilizadas para potencializar as vendas da sua loja online. 

Você pode, por exemplo, mensurar todas as atividades dos usuários no seu site através do Google Analytics. Além disso, também é possível usar ferramentas de email marketing que entregarão as suas ofertas individualmente para cada cliente presente na sua base. 

Além da própria plataforma de E-commerce, que já citamos no tópico anterior e que também é uma ferramenta para vender mais. Ela traz uma série de possibilidades para personalizar sua loja online e também oferecer o melhor serviço ao cliente.

Ferramentas para loja online

Investimento reduzido

Vamos pensar no seguinte contexto: você deseja abrir uma loja física, mas não tem estoque, prateleiras, gôndolas e tudo o que é necessário para exibir os seus produtos aos clientes. 

Imaginou?

Agora pense em todo o investimento que precisa ser feito para tirar a loja física do papel e colocá-la em funcionamento. Pois bem, o investimento que precisa ser feito para abrir uma online e o seu custo de manutenção é muito mais alto do que em relação ao E-commerce. 

Você não precisa se preocupar em pagar aluguéis caros ou comprar vários itens para montar suas vitrines. Com a loja online esses custos são reduzidos e você pode se preocupar em comprar mais produtos para seu estoque e também otimizar sua loja online com novas ferramentas.

E agora? Como faço para vender pela internet?

Depois de descobrir dicas valiosas sobre o comércio eletrônico, chegou o momento de compartilharmos 3 dicas rápidas e importantes para você iniciar suas vendas e começar com o pé direito no mundo do E-commerce!

1 – Defina o seu cliente ideal

Uma coisa que você não pode fazer ao começar a vender pela internet é atirar para todos os lados. Esta, definitivamente, não é a melhor forma de vender seus produtos. 

É preciso ter em mente qual é o perfil do seu cliente ideal e entender quais as pessoas que mais tem propensão a comprar na sua loja virtual. 

Pesquise as características do seu público e também quais são os canais de compra favoritos, para assim trabalhar com estratégias que façam sentido às pessoas que podem comprar seus produtos.

Definir cliente ideal

2 – Potencialize suas loja com mais canais de vendas

Estando cada vez mais familiarizado com a Internet, o consumidor online está em busca de cada vez mais facilidade para concluir as suas compras. 

Você, como vendedor, deve identificar quais são os canais que mais trarão clientes à sua loja online. Suas estratégias precisam se basear nas vontades do cliente, para que os resultados dessas ações gerem números positivos à sua empresa.

3 – Gere tráfego qualificado

Uma questão extremamente importante dentro do comércio eletrônico é a quantidade de pessoas que acessam o seu site, gerando aquilo que chamamos de tráfego. 

Com base nas informações colhidas ao elementar seu público-alvo e quais os canais que eles mais compram, você poderá trabalhar com essas informações valiosas para gerar um tráfego cada vez maior e qualificado.

Assim, as pessoas que se encaixam no perfil do seu cliente chegam a sua loja online, com mais chances de concluírem suas compras.

Tráfego qualificado

4 – Otimize a parte logística

Quando pensamos em como vender pela Internet, parte essencial do processo é fazer com que o produto chegue até a casa do consumidor, sem avarias e o mais rápido possível, além de forma barata. 

Para isso, é necessário utilizar os serviços de empresas de transporte que permitem o oferecimento de um frete barato e rápido. Por isso, a parte logística do seu negócio precisa estar em ordem

Para garantir uma boa gestão dessa área, é necessário utilizar o suporte de uma plataforma de E-commerce que ofereça integrações em todo o sistema, para que o estoque do seu E-commerce esteja em sintonia com as vendas e assim, você tem a oportunidade de vender mais, sem ter o temidos furo de estoque.

No Magazord, a nossa plataforma de E-commerce, você aproveita as melhores soluções de logística para loja online e pode vender seus produtos para todo o Brasil!

5 – As fases de uma venda pela internet?

Podemos dividir as fases em se vender pela Internet em 3 caminhos diferentes, mas que se complementam:

1 – Atrair visitantes;
2 – Converter visitas em vendas;
3 – Fidelizar clientes
.

Para começar a vender pela Internet e aumentar o faturamento do seu negócio, é recomendável implementar o conceito, no mundo dos negócios que chamamos de funil de vendas. Mas o que seria isso?

O funil de vendas indica as etapas que o potencial consumidor deve passar desde o primeiro contato com a marca até que a venda seja concretizada. Ou seja, esse conjunto o leva por diferentes fases para que ele possa efetivamente se tornar um cliente.

Como divulgar sua marca na internet?

Vender pela internet não é simplesmente abrir uma loja online e esperar que seus clientes caiam do céu. Neste caso, você também precisa trabalhar com estratégias especiais para divulgar seus produtos na Web. É o que iremos ver a seguir!

Blog

Criar conteúdos de qualidade e que consigam engajar o cliente pode ser uma ótima forma para trazer mais pessoas ao seu site e divulgar seus produtos. 

Sua loja online pode apresentar um blog e assim, você terá um terreno maior para explorar diferentes estratégias, podendo aliar criação de conteúdo com a divulgação da sua marca e produtos.

Pense em criar artigos que sejam de interesse do seu público e que esses conteúdos façam sentido com os produtos que você vende na sua loja online. 

Blog para vender pela Internet

Você poderá trabalhar com palavras-chave que seus consumidores mais utilizam para encontrar seu produto ou serviço. Com um blog, sua loja online consegue ter uma ótima ferramenta para alcançar ainda mais pessoas e levar sua marca ao conhecimento de uma quantidade maior de potenciais compradores.

Facebook

É imprescindível criar uma página no Facebook para a sua loja online. Afinal, a plataforma é a rede social mais utilizada entre os brasileiros. 

Ao criar sua página, você também poderá utilizar o Facebook Ads, permitindo a criação de anúncios patrocinados, maximizando a oferta dos seus produtos. O Facebook permite selecionar o público-alvo das propagandas com base em informações demográficas e interesses, além de outros meios de segmentação. 

Ao utilizar o Facebook Ads, lembre-se de usar as ferramentas especiais disponibilizadas pela ferramenta, como a criação de testes A/B, que permitirão a você identificar quais os anúncios que mais tem a possibilidade de gerar conversões.

Facebook

Instagram

Se anteriormente falamos do Facebook, o Instagram segue a mesma lógica, tanto que as duas redes sociais compartilham a mesma plataforma para a criação de campanhas. 

Crie um perfil comercial para a sua loja online e vincule ela à página do Facebook que você criou para sua marca. 

Lembre-se que o Instagram é uma rede social baseada no conteúdo visual, com isso, você deve utilizar tanto posts e stories que chamem a atenção da sua audiência.

Arte Instagram

Google Ads

Quando você deseja buscar alguma coisa ou conhecer um produto novo, um dos primeiros lugares que você pesquisa é no Google, não é mesmo?

Agora vamos supor que você tenha uma loja focada em moda infantil e uma pessoa faz uma pesquisa no Google: “comprar camiseta para meninos”. 

Com o Google Ads, você consegue mostrar anúncios as SUAS camisetas para essas pessoas. Você pode seguir essa mesma lógica para uma série de interesses e produtos. Assim, suas chances de conversão aumentam e sua loja virtual fatura cada vez mais.

Google Ads

Whatsapp

Como é o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil, o Whatsapp também pode ser considerado um canal de vendas com potencial considerável de gerar mais conversões. 

Entretanto, as estratégias utilizadas neste aplicativo precisam ser feitas com cuidado. Isso acontece porque o Whatsapp é utilizado de forma muito pessoal e você precisará cuidar para não ser invasivo ao ofertar seus produtos. 

Crie uma lista de transmissão nos seus contatos e encaminhe promoções ou outras informações importantes sobre a sua loja, que sejam de interesse do seu público. Sempre cuidando com a linguagem utilizada e na frequência de mensagens enviadas.

Vender pela Internet

Além das mensagens diretas, o Whatsapp também apresenta a função “Status”, que funciona como o story do Instagram. Com ela, você pode divulgar sua marca e não precisa “conversar” diretamente com cada cliente.

Email Marketing

Nosso último canal de vendas também é um dos mais importantes. O email marketing consegue impactar uma alta quantidade de pessoas e também se mostra uma opção em custo x benefício para a divulgação das ofertas. 

Como você não pagará pelos seus anúncios (como ocorre no Google e Facebook), os emails enviados aos clientes permitirão que mais pessoas conheçam suas promoções, com a entrega massiva de mensagens para a sua base. 

É preciso ter atenção e garantir que o título do seu email seja atrativo, para fazer com que o consumidor clique e abra a sua mensagem.

Email Marketing

Conclusão

Em nosso artigo especial você conferiu o passo a passo para vender online para iniciantes. 

Falamos sobre qual produto escolher para você vender pela Internet e como descobrir qual o nicho que mais combina com sua empresa. 

Complementando nosso texto, podemos sugerir mais conteúdos do nosso blog:

Com tudo o que aprendemos em nosso conteúdo, esperamos que você tenha um norte na hora de começar a vender seus produtos no E-commerce. 

Caso tenha alguma sugestão ou queira deixar suas impressões sobre o nosso conteúdo, não esqueça de nos contar tudo, logo abaixo nos comentários!

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *