fbpx

Marketplace

Mercado Livre: conheça um dos maiores marketplaces do Brasil

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
27/05/2020
Comentários
0 comentários

O Mercado Livre (ou Mercado Libre) é uma empresa especializada no setor de comércio eletrônico. A gigante possui sede em Buenos Aires, na Argentina e foi fundada em 1999.

Atualmente, a empresa possui operações em 19 países, como o Brasil, Argentina, Portugal, Colômbia, Costa Rica, Uruguai e muitos outros. Em território brasileiro, o Mercado Livre apresenta uma forte presença, sendo um dos maiores marketplaces atuantes em terras tupiniquins. 

O Mercado Livre foi lançado inicialmente no formato de negociações em leilões online. Posteriormente, a atuação do site foi ampliada para possibilitar a venda e a compra de produtos das mais diversas categorias

Atualmente, a empresa oferece uma série de serviços diferenciadas, com exclusividades aos aos seus usuários. Um exemplo dos novos serviços é o Mercado Pago e dos vários planos e facilidades feitas para os anunciantes.

Também são oferecidos serviços para facilitar a logística no envio dos produtos. O Mercado Envios é uma transportadora especializada no envio dos produtos. 

Devido ao seu enorme sucesso e poderio de vendas, o Blog do Magazord apresenta esse artigo mostrando a história e a magnitude do Mercado Livre no E-commerce brasileiro. 

Você já comprou no ML? Já vendeu produtos no site? Deixe as suas experiências nos comentários!

O Mercado Livre em números

No ano de 2017, o Mercado Livre alcançou a incrível marca de 211 milhões de usuários registrados em toda a América Latina. A empresa também obteve a receita líquida de 1.4 bilhões de dólares, graças à consolidação do ecossistema nos países atuantes. 

Ao todo, o site apresenta 10 milhões de vendedores e também 34 milhões de compradores ativos.

No Marketplace, também em 2017, foram registrados 6000 buscas por segundo, sendo que 9 compras são feitas por segundo no site.

São números impressionantes, consolidados com mais de 3000 lojas oficiais de marcas consagradas, que englobam as mais diversas categorias. 

Mercado Livre Logo

No Brasil, o Mercado Livre é o 5º site mais acessado na Internet, com 52 milhões de visitantes únicos por mês. É considerado o maior site do comércio eletrônico no Brasil, além de ocupar uma posição destaque no ranking de sites mais acessados no país. 

Desde 2007, o ML colocou suas ações na Nasdaq (ação NASDAQ: MELI). E em 2017, a empresa se transformou na primeira startup da Argentina a superar a capitalização de US$ 10 bilhões, na bolsa de valores. 

Assim, o Mercado Livre entrou para o índice NASDAQ 100, que é a lista das empresas de tecnologia mais valiosas na bolsa de valores. Atualmente, o Mercado Livre é uma empresa avaliada em cerca de 15 bilhões de dólares. 

Ecossistema Mercado Livre

Um dos maiores diferenciais do Mercado Livre é oferecer um conjunto de soluções para quem deseja anunciar seus produtos no Marketplace. Vamos conhecer essas funcionalidades agora!

Marketplace

O site do Mercado Livre é o maior marketplace da América Latina, com 211 milhões de usuários e mais de 10 milhões de vendedores, desde pequenos lojistas chegando até as grande marcas. 

Essa unidade do ML e apresenta uma enorme categoria de produtos. Devido à enorme abrangência, o Mercado Livre apresenta um grande volume de vendas. São cerca de 9 vendas feitas a cada segundo, o que é realmente impressionante! 

Mercado Livre Marketplace

O Marketplace permite que toda a jornada de compra seja feita no próprio site. Como já mencionamos, o marketplace do ML abrange uma enorme variedade de produtos, contando até mesmo com um classificados de veículos.

Mercado Pago

Essa solução de pagamentos do ML. Segundo o site, o gateway de pagamento oferece segurança nas transações feitas na plataforma e permite que as compras sejam completadas protegendo o cliente e vendedor. 

O Mercado Pago permite que os lojistas ofereçam uma maior variedade de condições de parcelamento e bandeiras de cartão de crédito.

Mercado Pago Logomarca

Além disso, o gateway de pagamento também permite que que qualquer usuário realize o pagamento das contas através do código de barras, permitindo uma maior facilidade durante a transação, além do pagamento através de QR Code. 

Mercado Envios

O Mercado Envios é a solução de logística desenvolvida pelo Mercado Livre. Ela permite o cálculo de frete dos produtos anunciados nos marketplaces.

Os processos envolvem a impressão das etiquetas previamente pagas, facilitando o envio do produtos com transportadoras parceiras. 

Mercado Envios Logomarca

O serviço também oferece a opção de coletas, que disponibiliza embalagens próprias aos vendedores, retirando os produtos em seus endereços e consolida a carga e entrega aos compradores. O transporte dos produtos é feito através de empresas de logística parceiras do Mercado Envios.

Mercado Livre Publicidade

O Mercado Livre é um marketplace que apresenta milhões de produtos em seu catálogo. Por conta desse grande volume, pode ser um pouco complicado fazer com que seus produtos ganhem destaque dentro do site. 

Mercado Livre Publicidade

Uma solução é utilizar o Mercado Publicidade, que permite o impulsionamento de produtos dentro do site. A plataforma de anúncios do Mercado Livre apresenta três formas distintas de publicidade:

  • Product Ads;
  • Text Ads (desativada);
  • Display.

Os serviços do Mercado Livre Publicidade são feitos em parceria com o Google e a Rubicon. São disponibilizadas páginas especiais aos lojistas, reunindo funcionalidades de programação e orçamento para anúncios. 

Quais são os produtos mais vendidos no Mercado Livre?

O Mercado Livre é um dos maiores marketplaces da atualidade  e o site está entre as 50 páginas mais visualizadas do mundo. Mas você já se perguntou quais são os produtos que mais tem saída na plataforma de Marketplace?

O próprio Mercado Livre responde essa pergunta. Para celebrar seus 15 anos de história, o site resolveu informar quais são os 15 produtos mais vendidos dentro do Mercado Livre. Os produtos são os seguintes: 

  1. Celulares e Smartphones;
  2. Acessórios para Smartphones;
  3. Sapatos, sandálias e sapatilhas;
  4. Camisas, camisetas e blusas;
  5. Cartões de memória;
  6. Lembrancinha de festa;
  7. Reprodutores de música e vídeo (MP3, MP4, MP5)
  8. Câmeras digitais;
  9. Pen drives;
  10. Relógios;
  11. Cartuchos de tinta;
  12. Perfumes;
  13. Jogos para PlayStation;
  14. Tablets;
  15. Impressoras.

Mesmo sendo um marketplace que apresenta uma enorme gama de categorias, as principais vendas no Mercado Livre são relacionados à Eletrônica.

As vendas do ML refletem diretamente como é o E-commerce brasileiro, com os principais mercados dominados por smartphones, eletrônicos e artigos de informática.

A importância da integração com o ML

Como citamos anteriormente, o Mercado Livre é o maior marketplace da América Latina. Ignorar a magnitude que o site oferece é dar às costas a oportunidade de vendas e alcance maior para seu público. 

Por conta disso, é extremamente importante que a sua loja virtual esteja integrada ao Mercado Livre. Dessa forma, será possível utilizar o ML como mais um canal de vendas para a sua loja virtual.

Integrações com Marketplaces

Ao ter a sua loja virtual desenvolvida pelo Magazord, um dos principais benefícios é ter o seu E-commerce integrado aos maiores marketplaces do Brasil, inclusive o Mercado Livre. 

Com essas integrações, você tem a possibilidade de anunciar seus produtos em sites que apresentam milhões de acessos diários. Sites como Submarino, Amazon e o próprio Mercado Livre se transformam em poderosos canais de vendas, maximizando seus lucros.

A integração com um Marketplace como o ML gera uma série de vantagens, como:

  • Alcance e visibilidade da sua marca: os marketplace são sites com milhões de visitantes e também anunciam nos maiores meios de comunicação. Essa estratégia traz potenciais clientes do mundo físico para o comércio virtual, fazendo com que mais pessoas conheçam o seu produto;
  • Aumento de vendas: a grande visibilidade do marketplace, que explicamos no tópico anterior, também pode resultar no aumento de vendas ao seu E-commerce. A quantidade gigantesca de potenciais compradores certamente irá aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual; 
  • Baixo Investimento: no Mercado Livre, você paga a comissão apenas se vender. Não há taxas iniciais e nem mensalidade para manter o seu E-commerce integrado a um marketplace. 

Tenha seu E-commerce desenvolvido pelo Magazord

O Magazord é uma plataforma feita sob medida para o E-commerce. Todas as integrações, soluções e serviços para uma loja virtual de alto desempenho estão presentes no Magazord. 

Se você ainda não conhece nossas tecnologias e inovações, agende uma conversa com um dos nossos consultores. Ter à disposição as soluções da nossa plataforma é levar o seu E-commerce para um nível superior e assim, vender ainda mais!

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *