M&A no e-commerce: Magazord, de SC, compra parte da BW, do RS, e mira R$ 2 bi em transações em 2024
As duas empresas do Sul do país focadas em tecnologia para manter de pé a operação de lojas virtuais estão anunciando um processo de aquisição nesta quarta-feira, 20
Duas empresas do Sul do país focadas em tecnologia para manter de pé a operação de lojas virtuais estão anunciando um processo de aquisição nesta quarta-feira, 20. No ano passado, a soma dos dois negócios resultou num volume de R$ 1,5 bilhão em transações do comércio eletrônico brasileiro.
Sediada em Rio do Sul, cidade de 70 mil habitantes no Vale do Itajaí, região de Santa Catarina que é uma das mais industrializadas do país, a Magazord Digital Commerce está comprando uma participação da BW Commerce, fundada em Guaporé, na serra gaúcha. A transação pode chegar a R$ 15 milhões e inclui uma opção de compra da participação remanescente dos atuais sócios da BW.
O que fazem as empresas
A Magazord foi fundada em 2010 como um negócio de tecnologia em vendas focado no mercado de pequenas e médias lojas virtuais abertas longe dos grandes centros urbanos — e sem o mesmo acesso às ferramentas de vendas online das grandes empresas do setor.
Em 14 anos, a Magazord criou uma carteira de 2 mil clientes, sobretudo nos segmentos de moda, calçados, casa e construção. O faturamento anual está na casa dos R$ 50 milhões.
Com o passar dos anos, a empresa virou um nome conhecido entre lideranças do e-commerce da região Sul com um ERP dedicado ao setor e integrado ao sistema de mais de 35 marketplaces como Mercado Livre e Amazon.
A empresa ainda é conhecida por uma ferramenta de planejamento logístico para PMEs dispostas a vender online, além de uma ferramenta para processamento de pagamentos.
À frente da Magazord está o administrador Jaison Goedert. Antes de empreender, Goedert trabalhou no campo, com a família, e atuou também como vendedor. Em 2010, teve o primeiro empreendimento, a Cissa Magazine, uma loja virtual que operou ao longo de uma década. Foi ali que ele conheceu as dores que um lojista enfrenta. Boa parte delas viraram motivo para ele ser abrir a Magazord em 2014.
A BW, por sua vez, foi fundada em 2007 numa das cidades polo para a produção de joias e semijoias do Brasil. Este setor é, inclusive, um dos que mais trazem receitas para a empresa. Em 2023, as mais de 500 lojas plugadas à ferramenta da BW processaram mais de R$ 200 milhões em vendas.