fbpx
x
Magazord Plataforma de E-commerce 5 Anos
Ficou interessado?
Fale com um consultor

Dicas

Concorrência no E-commerce: como destacar sua marca na Internet?

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
02/06/2020
Comentários
0 comentários

A concorrência no E-commerce é bastante acirrada. Conheça como se destacar em relação às outras lojas virtuais com as nossas 10 dicas!

O comércio eletrônico vem passando por um grande crescimento no Brasil, em que cada vez mais clientes apostam nas compras pela internet para adquirir seus produtos com maior facilidade. 

Em 2019, o Brasil contava com 930 mil lojas virtuais. Esse dado é fornecido pela pesquisa realizada pela BigData Corp, em parceria com o PayPal. Esse número impressionante e mostra que a concorrência neste setor se encontra cada vez mais acirrada. 

Esse cenário obriga que as lojas virtuais busquem diferenciais uma das outras, para se destacar em meio a essa grande concorrência. 

Muitos empreendedores acreditam que montar um site se resume apenas em cadastrar produtos e disponibilizar os meios de pagamento e entrega para seu cliente. Entretanto, é necessário conquistar o cliente em meio a essa dsiputa tão acirrada. 

Ao longo deste artigo, nós vamos mostrar melhor quais são as principais dicas para destacar seu E-commemrce em relação às outras lojas virtuais atuantes no mercado. Saiba agora como encantar seus clientes e também aumentar suas vendas! Acompanhe no artigo!

As 10 melhores dicas para destacar seu E-commerce da concorrência

Devido ao crescimento do comércio virtual, a concorrência do E-commerce está ficando cada vez mais acirrada.  

Saber como destacar seu negócio é essencial para que seu negócio prospere e se destaque em meio às outras empresas. Conheça agora nossa dicas especiais para colocar sua loja virtual em relevância!

Tenha foco em um nicho específico

Nossa primeira dica para você destacar seu E-commerce em relação à concorrência é focar os seus produtos em um nicho específico. Isso quer dizer que você deve buscar a solução de um problema em específico. 

É importante que esse problema esteja restrito a um determinado grupo de pessoas. E mais importante, será melhor ainda se esse público não tem esses problemas sendo resolvidos da forma como gostariam. 

Dessa forma, há muito mais chance de você conquistar seu público. O seu negócio adquirirá um caráter importante para as pessoas que estão com problemas, mas não acham necessariamente uma solução. 

Quando a sua loja virtual oferecer essa solução, as chances de conquistar esse público se tornam maiores. Além disso, a concorrência também não é muito acirrada. Assim, você evita competir diretamente com os grandes varejistas. 

Vamos pensar num exemplo na prática. Vamos supor que a sua empresa seja especializada na produção de camisetas. Em vez de querer agradar todo público, você pode, por exemplo, se concentrar no desenvolvimento de camisetas com estampas minimalistas. 

Assim, você irá atender uma determinada fatia dos clientes que compram peças de vestuário através da internet. Mesmo que não seja todo o público em geral, você estará conversando diretamente com esses consumidores e estará ofertando exatamente aquilo que eles procuram.

Faça uma análise da sua concorrência

Para destacar seu negócio em meio a outras lojas virtuais, é necessário que você saiba o que outros E-commerces semelhantes ao seu andam fazendo. Dessa forma, é necessária uma profunda e completa análise da sua concorrência. 

Ao analisar os seus concorrentes, você deve observar quais são as empresas que disputam o mercado com sua loja virtual. Esse tipo de verificação deve ser recorrente, para que assim, você sempre esteja alinhado para superar empresas que trabalham com o mesmo público que o seu.

Análise da concorrência no E-commerce

Algumas da formas de fazer essa análise da concorrência são:

  • Navegar pela loja virtual do competidor;
  • Observar os conteúdos publicados nas redes sociais deles;
  • Cadastrar-se em suas newsletter;
  • Visitar páginas dessas empresas em domínios como o Reclame Aqui.

Partindo destas observações, você poderá identificar melhor os pontos fortes e pontos fracos dos seus concorrentes e da sua loja virtual também!

Dessa maneira, o planejamento de ações se torna mais simples e você poderá tomar decisões melhores para para destacar sua loja virtual em relação à concorrência.

Estude bem a sua persona

Para se destacar em relação à concorrência no E-commerce, é extremamente importante que você saiba exatamente quem é a persona do seu negócio. É necessário um estudo aprofundado para entender suas dores e direcionar seu negócio para atender a sua persona da melhor forma possível. 

Mas você sabe o que é persona? Resumidamente, a persona é um personagem fictício, que vai representar seu cliente ideal. Esse perfil deve conter informações mais específicas das que estão presentes no público-alvo, por exemplo. 

Concorrência no E-commerce: Estudo da Persona

Algumas das informações essenciais da persona são:

  • Hobbies e hábitos, especialmente no uso da internet;
  • Gostos, preferências e costumes;
  • Principais necessidades e receios.

Com essas informações em mãos, será muito mais fácil entender e agradar seu público. Ao criar as soluções para os problemas da persona, maior serão as chances de seu público comprar seus produtos.

No início do negócio, é bem normal que parte das informações referentes à persona seja feita a partir de suposições sobre o público que você deseja atingir. 

Entretanto, o ideal é que você vá refinando essas informações. Para descobrir como é a sua persona, o mais certo é fazer pesquisas com seus clientes, para que assim coletar as informações necessárias.

Faça do atendimento um importante diferencial

Muitas lojas virtuais encaram o Atendimento apenas como uma obrigação. Contudo, esse pode ser um ponto extremamente importante para garantir a fidelização de clientes e conseguir se destacar em relação à concorrência. 

Para garantir um atendimento de qualidade e diferenciado, é importante que a sua equipe esteja engajada e solicita para ajudar o cliente em tudo o que for necessário. É necessário ouvir, entender e principalmente, ajudar o cliente que busca a solução de algum problema. 

Além disso, quando uma compra for entregue ao cliente da sua loja virtual, é importante enviar uma mensagem de acompanhamento do produto. Também é possível fazer perguntas ao consumidor, para saber as suas impressões sobre o produto que acabou de receber. 

Dicas concorrência no e-commerce nichos de mercado.

Gestos como esse podem fazer a total diferença para que esse consumidor lembre-se da sua loja e não a do concorrente, ao fazer uma nova compra. Dessa forma, seu negócio pode se destacar da concorrência no E-commerce.

Tenha uma estratégia de marketing bem definida

Todo E-commerce que deseja vender seus produtos de forma otimizada precisa trabalhar com a divulgação dos seus produtos. Muitas empresas trabalham neste aspecto de forma desorganizada, não desenvolvendo uma estratégia de marketing adequada. 

É importante registrar estratégias com um desenvolvimento de plano de marketing detalhado. Esse tipo de documento irá possibilitar um planejamento maior a longo prazo, para que assim você controle melhor os passos dados para a divulgação dos seus produtos. 

Estratégias de Marketing

Com um plano em mãos, você poderá realizar iniciativas certeiras em marketing. Isso também permitirá que você identifique melhor quais são as ações que mais trazem retorno sobre o investimento, o famoso ROI. 

Não são todos os E-commerces que fazem isso. Dessa forma, fazer um planejamento de marketing detalhado pode ser primordial para trazer mais sustentação financeira ao seu negócio, em relação aos concorrentes diretos.

Atenção para a logística

É extremamente importante que você planeje bem a parte logística do seu E-commerce. Para os clientes, os aumentos no preço do frete e prazo muito longos acabam sendo um empecilho para o fechamento das compras. 

Para evitar esse tipo de problema, é necessário trabalhar com estratégias otimizadas, para assim oferecer condições melhores de envio aos seus clientes. Dentre as formas de se fazer isso, é possível realizar a cotação de fretes para mais transportadoras, por exemplo.

Nesse caso, é importante que a sua plataforma de E-commerce apresente suporte com mais transportadoras. É o caso do Magazord, que possui dentre suas várias soluções, um aprimoramento afiado na logística da sua loja virtual.

O Magazord oferece uma ampla integração com várias transportadoras. Isso é necessário para que você escolha o serviço que traga o preço competitivos ao frete e tempo de entrega igualmente otimizados. 

Foco na experiência mobile

O tráfego mobile é extremamente importante dentro do E-commerce. De acordo com pesquisas recentes, cerca de 65% das vendas realizadas por lojas que utilizavam a plataforma foram feitas para clientes utilizando dispositivos móveis.

Isso significa que mais da metade das transações foram realizadas através de tablets e smartphones. 

Por conta disso, é extremamente importante focar a sua loja virtual para que ela ofereça uma boa experiência mobile. É necessário focar na responsividade do site, para que assim, a sua loja virtual apareça de forma otimizada na tela de dispositivos móveis.

Já pensou o cliente navegar pela sua loja virtual e um produto não carregar? Ou as informações aparecem pela metade na tela?

Experiência mobile concorrência no E-commerce

Com um site responsivo, situações como essa são deixadas de lado e o cliente pode navegar facilmente pelos menus e categorias do seu E-commerce. E isso acontece mesmo quando ele apenas tem um celular à disposição. 

A responsividade do do seu site permite que seus produtos sejam adquiridos a partir de qualquer dispositivo. Assim a sua loja vende mais e também oferece uma melhor experiência para o consumidor. 

Um checkout simples e seguro é tudo o que o cliente quer

O momento de finalização de uma compra é algo extremamente importante e pode ser determinante para que ela ocorra de fato ou não. Muitos checkouts acabam brincando com a paciência do consumidor.

Um checkout que necessita de muitas informações pode levar ao abandono no carrinho de compras. Por conta disso, é extremamente trabalhar apenas com as informações realmente necessárias no checkout. 

Além disso, a segurança na hora de pagar a compra é um item muito importante. Afinal, se o consumidor encontrar qualquer coisa suspeita, é bem possível que ele desista da compra antes de fechá-la. 

Por essa razão, é extremamente importante oferecer uma experiência de checkout totalmente satisfatória e transparente. Assim, o pagamento é processado rapidamente e o cliente também não é redirecionado para uma página externa do seu site. 

Valorize e experiência do cliente

Muitas lojas virtuais acabam tomando as suas decisões com base apenas no que é melhor para o negócio. Ao fazer isso, elas estão se esquecendo de uma parte essencial e vital para a manutenção da vida da empresa: o cliente

É óbvio que a empresa precisa ser lucrativa. Entretanto, para que isso aconteça é necessário que os seus clientes comprem seus produtos.

Para otimizar esse determinado aspecto da sua loja virtual, é importante que ela ofereça melhor experiência ao cliente, enquanto ele estiver em contato com a sua marca.

Experiência do Cliente

Agora você irá precisar combinar algumas das dicas que demos anteriormente, como oferecer uma boa navegabilidade e condições melhoradas de frete, por exemplo. 

Nesse momento, é a hora que você precisa pensar “o cliente em primeiro lugar”. Trabalhar para o bem estar do cliente é essencial para destacar a sua loja virtual da concorrência e assim, atrair cada vez mais pessoas para comprarem no seu E-commerce.

Faça pesquisas com o público

Como você saberá o que os seus clientes querem se você nunca perguntou pra eles? Levar em conta a opinião dos clientes é o caminho mais certo para otimizar sua loja virtual e deixá-la de acordo com os gostos da persona. 

Para saber o que realmente o público quer, nada melhor do que perguntar diretamente para as pessoas. Você pode fazer perguntas em relação à diversos aspectos do seu negócio: 

  • Funcionalidades e variedades de produtos que as pessoas gostariam de ver no seu E-commerce;
  • Novos meios de pagamento para as compras realizadas na sua loja online;
  • Conteúdos que seus leads gostariam de consumir em seu blog ou também nas redes sociais.
Pesquisas com clientes: concorrência no E-commerce

Além dessas perguntas, você também pode abordar várias outras questões nas pesquisas feitas aos seus clientes. É sempre importante coletar esses dados através de questionários fáceis de serem respondidos. 

Também é possível utilizar outras ferramentas para se obter essas respostas. É possível utilizar a função stories do Instagram ou posts no Facebook. O importante é reunir essas informações e usar esses dados para melhorar ainda mais o seu negócio.

E agora?

Ao longo deste artigo, podemos observar que existem diversas formas de otimizar o seu E-commerce para que ele se destaque em relação à concorrência. Obviamente, você não precisa seguir todas as dicas à risca e nem precisa utilizar todas elas. 

Tudo vai depender do seu nicho de mercado e quais são as principais necessidades do seu negócio. Também irá depender das forças e fraquezas dos seus concorrentes e de como você quer se destacar no seu nicho de mercado. 

Além disso, as nossas dicas para destacar-se da concorrência no E-commerce não precisam ser aplicadas de uma única vez. Você também pode aplicá-las com o tempo, analisar se elas fazem sentido no contexto do seu nicho de mercado e se realmente trazem o resultado esperado. 

Mas uma coisas é certa, que aplicar nossas dicas irá trazer resultados positivos ao seu negócio! Depois de ler nosso artigo resta saber uma coisa: você está pronto para alavancar seu negócio e destacá-lo em relação aos seus concorrentes? 

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *