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Dicas

7 Dicas para E-commerce para ter bons resultados em 2020

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
15/04/2020
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As dicas para E-commerce são uma ótima maneira de otimizar o processos relacionados às vendas online. O mercado do comércio virtual vem crescendo cada vez mais, dessa forma, apostar no E-commerce é uma ótima forma de diversificar seus negócios. 

O mercado do comércio online vem crescendo cada vez mais. Entender como esse mercado funciona é extremamente importante e conhecer as melhores dicas para E-commerce poderão lhe ajudar a otimizar as vendas da sua empresa. 

Chamada conheça o E-commerce

Além disso, essas dicas também podem ser encaradas como um norte. Dessa forma, você conhece um pouco mais sobre o setor e também saberá melhor como lidar com as vendas em ambiente virtual. 

Conheça agora quais são as principais dicas para E-commerce e saiba exatamente o que fazer para ter uma loja online de alto rendimento e que poderá alcançar milhões de clientes!

As 7 principais dicas para E-commerce para você seguir em 2020

Como já mencionamos anteriormente, conhecer as dicas especiais para E-commerce fará com que você saiba melhor como funciona o setor e o que é necessário fazer para que seus produtos bombem na internet.

Conheça agora quais são as principais dicas para E-commerce de 2020 e saiba como vender seus produtos na internet da melhor forma possível.

1 – Antes de mais nada: aposte numa plataforma confiável

Mesmo que você já saiba o que vender na Internet, é de suma importância que a estrutura do seu site seja compatível com todas as demandas que você necessitar. 

Para que isso aconteça, você precisa ter à disposição os serviços de uma plataforma de alto nível, como é o caso do Magazord. 

Você precisará de uma plataforma que apresente integrações e serviços que possam levar seus produtos ao ambiente online, de forma segura e otimizada.

Cliente E-commerce

O Magazord, por exemplo, apresenta integrações com os maiores marketplaces do Brasil, além de integrações com transportadoras e gateways de pagamentos. 

Ao apostar no Magazord como a sua plataforma de E-commerce, será possível utilizar todos os serviços de uma plataforma completa.

Com constantes atualizações (gratuitas, é muito importante ressaltar) o Magazord busca incansavelmente oferecer aos seus clientes as melhores soluções para E-commerce.

2 – Diversifique seus canais de venda

Além de você possuir seu próprio site, uma dica extremamente importante é você diversificar seus canais de venda

Um modelo muito popular de venda pela internet é o marketplace. O marketplace é como se fosse um grande shopping virtual, em que várias lojas anunciam dentro de um único site. 

Grandes marcas, como Amazon, Casas Bahia, Americanas, são grandes marketplaces. Dessa forma, o vendedor consegue utilizar o alto volume de tráfego que esses sites possuem. Dessa forma, os seus produtos conseguem ter uma visibilidade muito maior, conseguindo impactar milhões de pessoas. 

Dicas para E-commerce Marketplace

Mais uma vez, ressaltamos os serviços do Magazord, que apresenta integrações com os maiores marketplaces do Brasil. Ao ter o seu E-commerce desenvolvido pelo Magazord, você tem a oportunidade de além ter o seu próprio site, também vender em sites com milhões de acessos diários.

3 – Crie o seu funil de vendas

O funil de vendas é um modelo estratégico extremamente útil para o comércio eletrônico. Esse tipo de modelo ajuda a visualizar toda a jornada do cliente, sabendo exatamente como é o comportamento dele até que a conversão seja realizada. 

A principal utilização do funil de vendas é ajudar na organização dos processos de venda e também é útil na criação de estratégias de marketing com resultados mais efetivos. 

Dicas para E-commerce Funil

Se você não criou um funil de vendas na sua loja online, saiba que você está perdendo a oportunidade de otimizar processos dentro do seu E-commerce e vender ainda mais. 

Considere desenvolver o seu funil de venda, para assim qualificar potenciais clientes em clientes reais. 

Por cima, podemos dividir o funil de vendas em 3 camadas, que são as seguintes:

  • Topo do funil: nessa etapa, é necessário investir em ações que auxiliem os próprios clientes a descobrirem e reconhecerem que há um problema que precisa ser resolvido. O mais importante é que a sua loja virtual seja a solução para esse problema;
  • Meio do funil: nessa etapa, os visitantes já demonstraram interesse em seus produtos e foram convertidos em leads. No meio do funil é a hora de realizar campanhas e apresentar diferenciais para que assim oportunidades de vendas sejam geradas;
  • Fundo do funil: no fundo do funil é o momento de fechar as negociações. É o momento de apontar ações de marketing e também investir na apresentação de descontos, aplicando técnicas de venda convencer o cliente a comprar seus produtos e tirá-lo de cima do muro, evitando também que ele compre com a concorrência.

4 – Aposte na fidelização de clientes

A fidelização de clientes é uma das principais dicas para E-commerce, que muitas vezes acaba sendo deixada de lado.

Além de oferecer um atendimento diferenciado, um site responsivo e preços competitivos, é extremamente importante que você tenha um público que se identifique com sua marca. De preferência, com clientes fiéis e que comprem na sua loja de forma recorrente. 

É extremamente importante investir no atendimento diferenciado dos seus clientes, para assim, oferecer uma experiência de compra completamente diferenciada e satisfatória.

Inúmeros estudos apontam que ter clientes fiéis é muito mais barato do que constantemente tentar captar novos consumidores. Apostar na fidelização de clientes é até 5x mais barato do que investir na constante captação de novos consumidores. 

Confira agora alguns dados que mostram a importância da fidelização de clientes:

  • O cliente que já fez uma compra na sua loja tem cerca de 60% de chance de comprar novamente no seu E-commerce. Em contrapartida, alguém que não conhece a sua marca ainda tem apenas 20% de chances de comprar um produto com você;
  • Na média, 20% de toda a base clientes é responsável por 80% da receita de um determinado E-commerce; 
  • Mesmo com a sua total importância, apenas ⅔ das empresas apostam na fidelização de clientes e trabalham realmente com essa estratégia;
  • Ao aumentar a retenção de clientes, o faturamento do seu E-commerce tenderá a crescer. Com apenas uma retenção de 5%, você poderá ter um aumento de vendas que varia entre 25% e 95%.

Com todos esses números, a fidelização de clientes não pode ser ignorada. Você deve ter em mente que não existe uma dica mágica para se garantir a fidelização de cliente. Entretanto, você poderá conhecer algumas dicas especiais sobre como fidelizar clientes e aplicá-las na sua empresa.

5 – Email marketing

Mesmo o crescimento de tantos outros canais, o Email marketing ainda se mostra uma estratégia acertada para a divulgação de promoções e chamar a atenção dos seus consumidores. 

O Email ainda é uma poderosa ferramenta, que atualmente é subestimada por muitos empreendedores. O email se torna mais um canal de vendas e ele não pode ser ignorado, principalmente porque ainda é muito utilizado por consumidores que tem o costume de comprar em ambiente online. 

Por conta de seu longo alcance e facilidade de comunicação, o Email marketing definitivamente não deve ser ignorado como uma ferramenta de divulgação dos seus produtos.

6 – Gerencie o relacionamento com o cliente

Dentro de um E-commerce, aquilo que a loja tem de mais precioso é o seu cliente. Portanto, é extremamente importante tratá-lo bem e saber quais são seus gostos e anseios. 

Como ninguém possui o poder de adivinhação, nem bola de cristal, é extremamente importante ter dados que mostram o comportamento do cliente e seus costumes.

Com um bom levantamento de informações, você conseguirá entender melhor como esse consumidor se comporta e compreender como o seu E-commerce deve prosseguir para atender tudo o que esse cliente anseia ao comprar na sua loja virtual. 

Você pode utilizar um sistema de CRM (Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente). O CRM lhe ajuda a qualificar leads, fazendo entender melhor como o cliente se comporta durante a sua jornada de compra.

7 – Reforce a sua presença nas redes sociais

Trabalhar com a visibilidade da sua marca é extremamente importante. A nossa última dica para E-commerce é relacionada às redes sociais, em que você precisa trabalhar a visibilidade da sua marca e fazê-la visível para mais pessoas. 

As redes sociais são uma excelente plataforma para você engajar o público e conquistar mais leads. Além disso, as redes sociais também apresentam plataformas para impulsionamento de publicações, conseguindo ainda mais alcance para sua marca. 

Presença nas redes sociais

Como são várias as redes sociais, é de suma importância que você entenda o público de cada um desses públicos, pois eles são diferentes um do outro. 

Por exemplo, é necessário saber diferenciar qual o público das suas páginas do Facebook e qual é o seu público do LinkedIn, por exemplo.

Conclusão

O comércio virtual movimenta bilhões todo o ano. Ignorar esse setor é dar as costas ao futuro do comércio, futuro este que já se encontra no presente. 

Esperamos que as dicas para E-commerce que disponibilizamos neste artigo possam lhe a desbravar esse novo mundo de oportunidades e desafios.

Ao saber melhor quais os principais pontos a serem abordados na condução da sua loja virtual, as vendas poderão ser maximizadas e você aproveita todo o potencial que a sua loja virtual é capaz de oferecer. 

Caso você ainda tenha dúvidas, basta deixá-las nos comentários. Você ainda pode entrar em contato com nossa equipe e saber exatamente como abrir a sua própria loja virtual.

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