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Dicas

Diminua o carrinho de compras abandonado na sua loja virtual

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
12/09/2019
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O abandono do carrinho de compras pode ser um problema grave dentro do seu E-commerce. Esse problema (que é mais comum do que parece) acaba sendo um grande impasse nas suas vendas, consequentemente diminuindo seus lucros. Entretanto, há meios eficientes e bem rápidos para que o abandono do carrinho de compras da sua loja virtual diminua consideravelmente.

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Para se ter uma ideia, alguns estudos apontam que apenas 2% das pessoas concluem as transações em suas compras, o que é um número extremamente baixo para a quantidade de pessoas que acessam lojas virtuais diariamente. 

São muitos os fatores que causam o abandono do carrinho de compras, então é interessante identificar quais são esses problemas que podem estar causando. Assim será possível acabar com esses problemas com maior facilidade. Você não andará às cegas na hora de elaborar as estratégias para melhorar as vendas dentro da sua loja virtual. 

Conheça agora algumas ações para diminuir a taxa de carrinho abandonado dentro do seu site e amenizar esse problema tão grande.

Como diminuir o abandono do carrinho de compras na sua loja virtual

Uma das grandes dores de cabeça dentro do E-commerce é o abandono do carrinho de compras, sendo um desafio para os empreendedores virtuais diminuir essa taxa. Conheça agora algumas dicas para fazer com que o consumidor realmente conclua a compra dentro dos seu site.

Diminuir Abandono Carrinho de Compras

1. Cadastros

Se a área de cadastro for muito complicada e necessita de muitos dados, é muito provável que haja uma grande taxa de abandono do carrinho de compras. Tudo o que o cliente menos quer é perder tempo cadastrando milhares de informações para só assim concluir a sua compra. O fluxo da experiência do usuário deve ser contínuo e o mais limpo possível. Não podem haver dúvidas sobre os próximos passos a serem dados, para assim garantir segurança, velocidade e um cadastro extremamente simples de ser feito. 

O consumidor virtual pesquisa muito e também é impaciente, então se ele precisar preencher grandes formulários para se cadastrar na sua loja virtual, é bem provável que esse cliente abandone a compra pela metade. Invista num checkout transparente e completamente limpo, diminuindo assim as etapas da compra.

2. Frete com preço convidativo

Trabalhar com o preço do frete é uma ótima forma para alavancar as suas vendas, possibilitando que você trabalhe com estratégias de marketing para impactar mais pessoas. Promoções com frete grátis são alguns dos principais chamativos para dar uma alavancada nas suas vendas e chamar mais pessoas para conhecerem o seu E-commerce. 

Preço Fretes

É muito importante que você deixe claro o preço do frete, para que assim o consumidor não tenha uma surpresa na hora de concluir a sua compra. É interessante utilizar algumas estratégias de marketing, tendo o frete barato como grande chamativo. Uma ótima opção é trabalhar com taxas mais baixas de entrega, mesmo sendo necessário compensar o valor no preço do produto.

3. Remarketing para diminuir o carrinho de compras abandonado

Estratégias de remarketing são extremamente importantes para a diminuição da taxa de abandono do carrinho de compras. Ao identificar os consumidores que abandonam o carrinho de compras do seu site, você terá dados para criar estratégias que irão trazer esses consumidores novamente.

Em determinadas situações, o cliente apenas coloca produtos no carrinho por impulso, não estando preparado ainda para terminar a sua compra. Com as estratégias de remarketing, certamente o cliente que deixou produtos no carrinho será lembrado sobre esse produtos “abandonados” e assim, as chances de finalização da compra serão muito maiores.

Remarketing Diminuir Carrinho de Compras

4. Diversificação da opção de pagamento

Ter mais opções de pagamento no seu E-commerce é uma ótima forma de fazer com seus clientes finalizem as compras. As lojas virtuais precisam oferecer mais opções de pagamento para os seus clientes, para que ele tenha mais liberdade para escolher a melhor forma de pagar a sua compra. 

Ter opções de pagamento com boleto bancário, cartão de crédito ou até somar boleto + cartão em apenas uma única opção de pagamento. Oferecer opções de desconto no pagamento à vista também ser uma excelente estratégia para que seus clientes finalizem as compras dentro da sua loja virtual. 

Com esses diferentes meios de pagamento, o cliente tem a liberdade de escolher a forma de como irá pagar o(s) produto(s) que estão no carrinho, com menos chances de ele sair da página e não concluir a compra.

5. Aposte no E-mail marketing

Em determinados casos, o cliente coloca alguns produtos no carrinho de compras e acaba saindo da página, mais tarde esquecendo disto. Para lembrar seu potencial cliente com esses produtos esquecidos no carrinho de compras é bem interessante investir em ferramentas de e-mail marketing. Constantemente lembretes inteligentes serão enviados ao seu cliente, o lembrando da compra ainda não finalizada. 

Utilizar bem o e-mail marketing é determinante para que você divulgue promoções da sua loja virtual, então é muito importante ter uma boa base de assinantes na sua newsletter, para dessa forma, impactar o maior número de pessoas. 

Se comunicar diariamente, enviando promoções e ofertas especiais também pode diminuir consideravelmente a taxa de abandono do seu carrinho. Algumas ações que podem ser enviadas através do e-mail marketing: cupom de desconto, lançamento de produtos, frete grátis, etc. 

As melhores ferramentas de e-mail marketing também oferecem relatórios completos, permitindo assim que você medir clique e abertura, dentre outras métricas. E com esses dados em mãos, você tem a oportunidade de traçar estratégias melhores, com efeito de também serem determinantes para aumentar as suas vendas. 

Muitas das ferramentas de e-mail marketing ainda oferecem uma utilização completamente inteligente, enviando e-mails personalizados para cada cliente, com base na navegação dele dentro da sua loja virtual. Tal ação lembra o cliente sobre produtos já vistos e que não foram comprados, dando a chance para que o processo de compra, agora na metade, seja finalizado mais tarde.

6. Suporte na compra é importante!

Se o seu cliente tiver alguma dúvida e não tiver um bom atendimento na hora de sanar essa questão, é muito provável que ele não conclua a compra dentro da sua loja virtual.

Atendimento E-commerce

Nesse sentido, um bom atendimento é um dos pilares dentro do E-commerce e um potencializador para a conclusão de vendas. Clientes indecisos tem o costume de entrar em contato com o atendimento da loja virtual que estão navegando. É essencial ter um atendimento de excelência para que esse potencial cliente finalize a compra dentro do seu site.

Vale a pena diversificar nos seus canais de atendimento, usando chats, telefone e redes sociais (Facebook, Instagram e outros).


Com o crescimento do comércio eletrônico, também vem o crescimento dos desafios, pois a competitividade vem ficando cada vez mais acirrada. É necessário pensar em meios para que a sua loja virtual se destaque das demais. 

Vencer desafios como diminuir a taxa de abandono do carrinho de compras não é necessariamente fácil. Mas com suporte de plataformas de E-commerce como o Magazord, você terá todas as ferramentas e meios para encarar esse problema e tornar sua loja virtual muito mais lucrativa. 

Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe-as nos comentários!

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