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Embalagem para E-commerce: entenda a sua importância e saiba como encantar seus clientes

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
09/03/2020
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Já pensou que a embalagem para E-commerce pode ser um grande diferencial para a sua loja virtual? Primeiramente, vale dizer que com as estratégias certas, você tem a possibilidade de cativar seus clientes e entregar um serviço diferenciado a eles. 

Proteger o produto e garantir que ele chegue intacto ao cliente é apenas uma das aplicabilidades da embalagem no E-commerce. Muitas outras das suas funções não são exploradas, pois uma embalagem bem feita pode cativar e fidelizar o cliente. 

Embalagem para E-commerce

Fazer com que a embalagem diferenciada é extremamente importante e pode criar um diferencial com sua marca. 

Com alguns diferenciais na sua embalagem, você pode criar uma identidade visual. Dessa forma, é possível fazer com que os clientes se lembrem da sua marca com maior facilidade. 

O cliente, quando recebe uma embalagem elaborada e bem pensada, passa a ter maior confiança com a marca e tem grandes chances de recomendá-la aos seus conhecidos.

Por conta dessa importância, criamos esse compilados com as informações mais importantes relacionadas à embalagem para E-commerce.

Qual a ligação da embalagem para E-commerce com a experiência do usuário?

Entregar mais do que o esperado será o seu grande diferencial! Um produto que chega antes do prazo, intacto e bem embalado não é algo que o consumidor espera, não é mesmo?

Porém sabemos que a entrega pode atrasar e isso foge do seu controle. Entretanto, a embalagem do produto está lá.

É importante dizer que uma embalagem para E-commerce não deve ser apenas uma caixa bonita. Esse fator é essencial para a proteção da encomenda, mas se a embalagem apresentar alguns diferenciais, a sua marca sai na frente na hora de cativar o consumidor

Por fim, a embalagem será a cara da sua marca, consequentemente, tornando a sua loja virtual em um objeto de desejo e fidelização.

A primeira impressão do cliente

Quando alguém recebe um produto que comprou pela Internet, a primeira coisa que esse cliente irá ver é a embalagem.

Como já diz o velho ditado que a primeira impressão é aquela que fica, uma embalagem de qualidade irá resultar numa ótima primeira impressão por parte do cliente. 

E se a sua loja oferece algum tipo de sacola ou uma caixa reforçada ao consumidor, você poderá se beneficiar do marketing offline. Isso porque as pessoas podem utilizar essa sacola para transportar outros itens.

Consequentemente, ela estará divulgando sua marca para outras pessoas, até mesmo para quem nunca ouviu falar da sua empresa ou necessariamente conhece seus produtos.

O marketing na embalagem para E-commerce

No começo, a grande maioria das lojas virtuais utiliza as embalagens para seus produtos de forma puramente prática. Entretanto, esse cenário vem mudando, pois várias marcas passaram a identificar que o isso era apenas o mínimo a ser feito. 

Para conquistar o cliente – principalmente o online, que é mais exigente – é necessário ir além. Imprimir a identidade da sua marca na embalagem se transformou numa estratégia para cativar o cliente e agregar mais valor a sua marca, criando uma identidade visual para seus produtos que começam desde a embalagem do produto. 

Um caso que chama muito a atenção, em que a embalagem é utilizada de forma estratégica, é com o E-commerce americano Everlane. A marca é famosa em terras estadunidenses por vender roupas com uma pegada minimalista e que apresentam um alto cuidado no acabamento. 

Embalagem Everlane

A marca desenvolveu um conceito de embalagem que está associado aos valores de simplicidade e cuidados com o produto. A embalagem dos produtos da Everlane são desenvolvidas para transparecer a alma da empresa. 

As mudanças são simples, contendo adesivos e logotipos da marca. As embalagens são confeccionadas com um material fácil de ser reciclado e ainda uma pequena carta de agradecimento vem junto com o produto. 

Não são detalhes muito complexos, mas que acabam fazendo toda a diferença.

As melhores formas de utilizar a embalagem para E-commerce

Agora vamos apresentar as principais formas de utilizar a embalagem para E-commerce e cativar o seu cliente.

A proteção é em primeiro lugar

Na embalagem, o mais é importante é que o produto chegue inteiro e sem avarias até o seu cliente. Para criar uma embalagem mais resistente, o melhor a ser feito é pesquisar qual material é o mais adequado para acomodar o produto que será entregue ao cliente.

Alguns exemplos são:

  • Almofadas de ar ou papel fragmentado: com o intuito de evitar que produtos se movam durante o transporte;
  • Plástico-bolha ou placas de isopor: para proteger os produtos mais frágeis, minimizando impactos; 
  • Papel pardo ou papel de seda: para envolver os produtos e deixá-los em maior segurança;
  • Caixa de papelão ou envelope: para proteger produtos, respeitando as suas dimensões. 
Proteção Embalagem para E-commerce

Personalize a embalagem

Colocar a logo na caixa, incluindo adesivos ou utilizar outras formas de estampar a marca na embalagem e são importantes para reforçar a identidade da loja.

Embalagem individual do produto

Além da embalagem de transporte, vale a pena apostar em uma embalagem otimizada e personalizada. Com um design moderno e diferente, você pode cativar o seu cliente com alguns diferencias na forma como seu produto é embalado.

É extremamente importante escolher um material robusto e durável, afinal eles chamam mais atenção. Também é interessante apostar em materiais mais leves e duráveis ao mesmo tempo, já que as embalagens de menor peso também são mais baratas de serem transportadas. 

Também é necessário constatar se essa embalagem deve ser contabilizada no valor do produto e é preciso avaliar se vale a pena utilizar esse tipo de embalagem. 

É possível também utilizar edições limitadas das embalagens oferecidas pela sua loja. Assim, você pode usar o apelo de determinadas datas comemorativas do ano para criar alguns diferenciais na forma como a sua empresa entrega seus produtos. 

Até mesmo as embalagens mais simples conseguem atrair a atenção do consumidor. Obviamente essas embalagens precisam ser confeccionadas com máxima qualidade, para chamar atenção do cliente. 

Se você tem um E-commerce de roupas, por exemplo, enviar uma camiseta envolta em um papel personalizado ou em uma embalagem que permita a peça de roupa ficar organizada. São diferenciais que valorizam o seu produto e permitem uma entrega otimizada ao cliente.

Isso acaba valorizando mais o seu produto, afinal, a primeira coisa que o cliente irá ter contato com a sua marca, é justamente com a embalagem do produto.

Economia na embalagem

Dados do remetente na embalagem para E-commerce

Dados de remetente e destinatário são outro aspecto importante na embalagem para E-commerce. A melhor sugestão é usar etiquetas impressas, que demonstram maior profissionalismo e também aumenta a qualidade dos dados escritos.

Caso você envie uma carta de agradecimento, a situação já muda. O mais indicado é escrever essa carta à mão, pois esse gesto demonstra cuidado e personalização.

O principal atributo de uma embalagem para E-commerce é que ela proteja o produto. Esse processo começa desde a sua expedição, chegando até o momento que a entrega ao cliente é efetuada.

Enviar um produto com as informações de entrega é extremamente importante, evitando problemas com a transportadora na hora da entrega.

Dados para

Conclusão

Além de proteger seus produtos, a embalagem para E-commerce deve ser encarada como algo vital para o melhoramento da sua marca. Pensar no conceito das embalagens é vital para qualquer empreendedor que vende pela Internet. 

Os E-commerces que estão começando agora e que por consequência apresentam um volume menor de pedidos podem utilizar isso ao seu favor para otimizar suas embalagens. 

Melhoramentos nos detalhes como este são essenciais para consolidar sua marca e fazer com que seus clientes se tornem fiéis à sua loja virtual.

Enfim, você já comprou com uma marca que chamou sua atenção pela qualidade da embalagem? Conhece um case de sucesso dessa área? Nos conte tudo, nos comentários!

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