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Esquenta Black Friday: já preparou seu E-commerce para vender mais?

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em Marketing Digital
Data de criação
20/10/2021
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Ao longo de todo o ano, temos uma série de datas comemorativas importantes para o comércio eletrônico, como o Dia das Mães, Dia dos Pais e o Natal. 

Mas entre tantas datas, certamente a Black Friday é uma das datas mais importantes, se não a mais vital. 

Para quem trabalha com lojas online, sabe que na última sexta-feira de novembro, o volume de vendas aumenta de forma considerável. Isso se você pensar estrategicamente na data e pensar em ações antecipadamente. 

Dessa forma, é possível ter um ótimo resultado em vendas e garantir mais rendimentos para a sua empresa.

Os empreendedores que também atuam em lojas físicas e marketplaces também precisam se preparar para a data. Todo o comércio aproveita o apelo da Black Friday para aumentar as suas vendas em um dos maiores feriados de promoções do mundo. 

Porém, para aumentar os resultados na data comemorativa, você precisará de um planejamento otimizado. Continue a leitura e saiba como preparar a sua loja virtual para a Black Friday!

Como foi a Black Friday 2020?

O ano de 2020 foi marcado especialmente pelo surgimento de novos hábitos de consumo. 

Impulsionados pela necessidade de distanciamento social, os clientes aderiram às compras online e esse movimento teve um impacto direto na Black Friday do ano passado. 

O evento registrou um faturamento total de R$ 7,72 bilhões para os E-commerces brasileiros, no período que compreendeu a Black Friday e a CyberMonday. 

Black Friday 2021

Segundo alguns estudos, o aumento nas vendas da Black Friday 2020 tiveram um crescimento de R$ 7,72 bilhões em relação ao ano anterior. 

Além disso, vale destacar que das 6,77 milhões de pessoas que fizeram alguma compra online nesse período, 585,45 mil foram novos consumidores no evento, mostrando a crescente popularidade da Black Friday entre os brasileiros.

7 dicas especiais para preparar a sua loja virtual para a Black Friday

Existe uma série de etapas para preparar a sua loja virtual para a Black Friday, a fim de que erros não aconteçam e de que você tenha sucesso em cada uma das suas ações. Conheça essas dicas!

1 – Antecipe as suas ações

A Black Friday é um sucesso desde que planejada com antecedência, a fim de que todas as etapas das suas ações estejam completamente estruturadas, organizadas e mapeadas. 

Um planejamento de sucesso consegue prever os investimentos necessários, as ações que serão realizadas, a duração das suas ações e vários outros aspectos.

Atualmente as ações feitas para a Black Friday não se resumem apenas a um dia, mas sim são feitas ações que podem demorar o mês inteiro. 

Antecipações de ações na Black Friday

2 – Defina as suas metas

Uma ação como a Black Friday requer metas bem estruturadas, para que você tenha uma noção de sucesso definida e trabalhe para atingi-la.

Apenas cuide para projetar números reais e possíveis, para que o time de fato se motive em alcançar esses objetivos. 

Para traçar as metas, analise os dados históricos de Black Friday antigas, tanto aqueles referentes ao seu negócio quanto aqueles relacionados ao mercado. 

Além disso, é válido pesquisar tendências e projeções para a Black Friday atual, a fim de entender quais os números esperados para o feriado no ano vigente.

Definir as metas ainda significa definir os seus objetivos com uma data. Além das vendas, o principal propósito da Black Friday, é possível pensar na fidelização dos clientes e uma maior quantidade de recompra na sua loja online. 

3 – Otimização na entrega

Além de um frete mais barato, os clientes também buscam cada vez mais por agilidade e praticidade na entrega dos seus produtos. 

Nesse caso, uma boa prática para influenciar a decisão de compra dos consumidores na Black Friday é oferecer diferentes opções de entrega na hora da finalização do pedido. 

Para isso, a melhor solução é escolher utilizar a tecnologia de uma plataforma de E-commerce que ofereça integrações inteligentes na área de entregas. 

É o caso do Magazord, pois a nossa plataforma de E-commerce apresenta uma série de integrações na área de frete. 

Ao utilizar as soluções tecnológicas do Magazord, você já terá integração com uma série de transportadoras. Assim, é possível oferecer um frete grátis para todas as regiões do país e permite o oferecimento de condições especiais de entrega na Black Friday.

Otimização de entrega na Black Friday

4 – Prepare o seu estoque

O estoque para a Black Friday merece uma atenção especial, pois ele precisa ser estratégico e durar tanto quanto a sua campanha. 

Dessa forma, o abastecimento precisa ser feito com antecedência. Ao preparar o seu estoque, será garantido que todos os principais produtos disponíveis na sua loja durante o período da Black Friday. 

Lembre-se que muitos lojistas fazem pedidos próximos à última sexta-feira de novembro, o que pode gerar atrasos dos fornecedores. 

Para contar com um estoque bem estruturado, é ideal realizar parcerias com fornecedores, buscando acordar a devolução de itens que não foram vendidos. 

Essa estratégia tem se tornado cada vez mais comum em datas como Dia do Cliente ou Páscoa, e também podem ser adaptadas para a Black Friday.

5 – Promoções reais

Essa dica é básica para qualquer empreendimento que deseja vender mais na Black Friday. Mas sempre vale reforçar: ofereça as promoções verdadeiras e que realmente sejam vantajosas para o consumidor. 

O cliente online, diferente dos consumidores da loja física, pesquisam muito mais os preços e as condições de um determinado produto. Se ele descobrir que os produtos não estão em promoção, eles até mesmo poderão se tornar em um detratores da sua marca. 

Algumas das ideias de ações promocionais atrativas que você pode colocar em prática na sua loja online: 

  • Descontos em determinados itens e categorias;
  • Entrega grátis;
  • Oferecer kits de produtos;
  • Descontos progressivos;
  • Brindes e amostras grátis;
  • Cupons de desconto.

6 – Formas de pagamento estratégicas

Evitar o abandono de carrinhos é essencial para garantir um bom volume de vendas no na Black Friday 2020. E uma das principais ações para evitar isso é oferecer um pagamento diversificado e seguro ao cliente. 

Segundo uma série de estudos sobre a Black Friday 2020, o cartão de crédito foi o método de pagamento mais utilizado na BF do ano passado, utilizado por 67% dos clientes. 

Já o boleto bancário foi utilizado por 27% dos compradores. E nesse ano, o Pix, método de pagamento instantâneo, terá uma boa participação no evento e promete diversificar as vendas. 

No Magazord, você encontra uma série de soluções de pagamento, inclusive uma solução própria, o Magapay. 

Com tecnologias inovadoras e mais segurança, o Magapay disponibiliza tudo o que você precisa para oferecer um pagamento dinâmico e que permita ao cliente escolher a forma como ele deseja pagar pela sua compra. 

Pagamentos na Black Friday

7 – Aproveite o pós-Black Friday

Na segunda-feira após a Black Friday acontece a famosa Cyber Monday. Esta data também é uma oportunidade para aumentar os resultados da sua loja online e garantir mais sucesso nas suas vendas no final do mês de novembro. 

Nos Estados Unidos, a Cyber Monday é muito famosa pela venda de setores de tecnologia (por isso o nome da data). 

Mas no Brasil, a proposta da CyberMonday é um pouquinho diferente, sendo promovida por diversos setores. Isso é muito benéfico para as lojas online brasileiras, já que aumenta as oportunidades de bons resultados na data. 

Caso você decida participar da Cyber Monday, garanta o estoque, promoções, logística e investimentos para a data, a fim de que ela seja tão bem organizada quanto a Black.

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