fbpx
x
Magazord Plataforma de E-commerce 6 Anos
Ficou interessado?
Fale com um consultor

Logística

Estratégias de Logística: 9 práticas essenciais no E-commerce

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
15/05/2020
Comentários
0 comentários

As estratégias de logística são essenciais no E-commerce, já que essa área é essencial para o bom funcionamento da loja virtual. Controlar o estoque, monitorar o envio de mercadoria e otimizar os processos nas entregas de produtos são tão essenciais quanto o financeiro e marketing.

Mesmo com a importância da logística dentro dos processos corporativos, a logística não é tratada com a atenção merecida. Muitos empreendedores também não sabem exatamente como lidar com os principais aspectos relacionados à logística e assim, otimizar a sua loja virtual. 

Para que você saiba exatamente quais pontos dar atenção e melhorar cirurgicamente e logística do seu E-commerce, reunimos as 10 principais estratégias de logística que você precisa adotar na sua loja virtual. 

Confira quais são essas estratégias e como otimizar a experiência dos seus clientes ao comprar os seus produtos.

As 9 principais estratégias de logística para E-commerce

Para que a sua loja virtual sempre um ofereça um serviço de alto nível e traga diferenciais em relação à concorrência, é necessário que todas as áreas do E-commerce recebem uma atenção especial. 

A logística é uma das mais importantes áreas em uma loja virtual e merece toda a atenção. Para otimizar essa parte importantíssima da sua loja virtual, destacamos as 10 principais estratégias para logística de E-commerce

1 – Calcular o peso cubado

Uma ótima forma de otimizar o preço do frete da sua loja virtual é saber o peso cubado dos seus produtos e da embalagem que será utilizada. 

A grande maioria da transportadoras utiliza o peso cubado para calcular os preços de entrega. Saber o preço cubado é uma importante prática e também é fundamental para calcular o espaço a ser usado para armazenar seus produtos. 

É necessário fazer essa prática antes da expedição de produtos, a fim de garantir que o preço pagado pelo frete seja correto. 

O peso cubado serve para medir a densidade de carga, sendo capaz de comparar o tamanho com peso real de pacote. Depois de comparar o peso cubado com peso da embalagem, chega-se ao peso real do pacote.

Estratégias de logística para E-commerce

Depois de comparar o peso cubado com o peso real, a taxa será calculada pelo maior desses dois valores. Esse será o peso considerado. 

Durante muito tempo, as transportadoras tinham um problema para cobrar o preço de maneira correta. Sobretudo, porque o diversos tipos de mercadorias eram transportados nos caminhões, navios e aviões.

Calcular o peso cubado é fundamental para identificar qual a capacidade de carga disponível em um veículo. Ao mesmo tempo, esse tipo de cálculo também permite a identificação das limitações em peso e volume de cada veículo. 

Essa informação é essencial para que se consiga consolidar os envios de uma forma mais fácil. Assim, o peso bruto entre o produto com o espaço físico evita a ociosidade do veículo, o que acaba gerando o aumento dos custos operacionais. 

2 – Negociar com transportadoras

Negociar o preço com transportadoras é uma questão extremamente importante para otimizar o preço do frete e a logística do seu E-commerce. 

Quanto mais produtos você envia, automaticamente mais você gastará com a transportadora.

Se você ainda não envia uma quantidade suficiente para ter uma taxa mais competitiva, a melhor opção é fazer com que haja uma boa provisão de entregas, com base no volume de transações que ocorrem no seu site. 

Várias transportadoras estão abertas a negociações, fornecendo um desconto para lojas que realizarem parcerias de longa data. Além disso, a tendência é sempre que as vendas aumentem, não é mesmo?

Negociação com Transportadoras

Com um volume maior de envios você também pode negociar com as transportadoras, para assim, diminuir o preço do frete. 

Nesse campo, também vale a pena destacarmos outro ponto importante: escolher boas transportadoras para fazer parceria. Definir quais são as empresas de transporte que o seu E-commerce irá trabalhar é uma das mais importantes estratégias de logística a serem adotadas. 

Na hora de escolher qual transportadora usar, é extremamente importante optar por uma empresa com um ótima política de qualidade e que realmente consiga entregar os produtos aos seus clientes. 

Vale lembrar que o Magazord é uma plataforma de E-commerce que apresenta integrações com as melhores transportadoras do mercado.

Além disso, também podemos integrar a transportadora que você já utiliza ou tem preferência, dando a liberdade para que você escolha o serviço que melhor combina com o seu modelo de negócio.

3 – Oferecer frete grátis com um valor mínimo de pedido

Seguindo a linha de negociações com transportadora, você poderá trabalhar com outras estratégias de logística ter uma empresa de transporte parceira da sua loja virtual. 

Vamos pensar na seguinte situação: o cliente entra no seu site, coloca produtos no carrinho de compras, mas não acaba concluindo a transação. E muitas vezes isso acontece pelo alto valor do frete. 

Mas como reverter essa situação? Uma das melhores maneiras é eliminar o valor total do envio, dando a opção de frete grátis ao consumidor. Entretanto, é necessário ter alguns cuidados especiais ao adotar essa estratégia. 

Primeiramente, você precisa estabelecer um valor mínimo de compra, para que haja a possibilidade de oferecer frete grátis ao consumidor. Mesmo que você esteja absorvendo parte do custo da entrega, o ticket médio de seus pedidos aumenta e automaticamente, irá compensar a diferença no frete.

Frete grátis para transportadora

Entretanto, antes de sair oferecendo frete grátis, é importante analisar as margens dos seus produtos e fazer o mapeamento para regiões viáveis à oferta do preço zerado no envio.

Ainda existem outras medidas que devem ser consideradas antes de oferecer o frete grátis. Você pode, por exemplo, oferecer a possibilidade de frete grátis num determinado período do ano. 

Esse apelo sazonal pode gerar ainda mais vendas, já que essa estratégia irá gerar um senso de urgência para que as pessoas sintam a necessidade de comprar seus produtos naquele determinado momento. 

Se você possui um grupo de fidelidade, ainda é possível criar também sistema de frete grátis para essas pessoas. Hoje, gigantes do E-commerce oferecem esse tipo de facilidade.

Basta observar o Amazon Prime, em que o cliente assina por um valor baixo e aproveite frete grátis para milhares de produtos e ainda pode utilizar outros serviços da Amazon.

4 – Monitore os produtos enviados

O rastreamento de mercadorias é uma importante estratégia de logística. O monitoramento das mercadorias pode ser um grande diferencial para a sua loja online e também é extremamente benéfica para quem compra no seu site.

É importante que ambas as partes verifiquem como anda a situação da entrega, principalmente se ocorreu algum tipo de problema no envio. Isso mostra que a sua empresa se preocupa com seu público, podendo diminuir o estresse do cliente.

É importante lembrar que o envio de produtos é de responsabilidade do seu E-commerce. Além disso, o consumidor ficará satisfeito com os bons serviços de fretes prestados pelo seu comércio online, podendo voltar a fazer novas compras.

5 – Defina prazos realistas

O prazo de entrega é um fator extremamente importante para o cliente fechar ou não compra do seu E-commerce

Se prazo de entrega é longo demais, o cliente pode pensar duas vezes antes de fechar a sua compra. E se a sua loja estipular um prazo curto e não entregar o produto no prazo, o cliente certamente  ficará insatisfeito e se sentirá enganado com esses prazos.

O melhor a se fazer nesse caso é trabalhar com prazos realistas e deixar claro que você conseguirá cumprir o tempo estipulado da entrega.

Uma ótima estratégia é estipular um prazo de entrega mais longo e entregar o produto antes do estipulado. Isso irá chamar a atenção do cliente, pois na prática, ele recebeu o produto antes do prazo final.

6 –  Trabalhe com logística reversa de qualidade

A logística reversa é quando o cliente irá retornar o produto à sua loja virtual por algum motivo. Os motivos para a realização da logística reversa são vários:

  • Defeito no produto;
  • Desejo de trocar o item comprado;
  • Arrependimento da compra;
  • Dentre outros.

Adotar o procedimento de logística reversa é essencial no E-commerce e otimizar esses processos poderá destacar a sua loja virtual em relação à concorrência. 

Além de atender os problemas dos clientes, a troca e a devolução dos produtos também é um direito previsto em lei no Código de Defesa do Consumidor. Por causa disso, é extremamente importante que as políticas de logística reversa estejam completamente claras ao consumidor.

7 – Gerencie bem seu estoque

Diferente das lojas físicas, as lojas virtuais estão abertas 7 dias por semana e 24 horas por dia. Nesse caso, a relação entre a disponibilidade do produto e o cliente está mediada pelo catálogo da plataforma. 

Por conta dessa situação, é extremamente importante ter uma gestão de estoque atualizado. A sua plataforma de E-commerce precisa apresentar ferramentas eficientes para gerenciamento de estoque, do contrário, sérios problemas poderão atrapalhar o funcionamento da sua loja virtual. 

O Magazord é uma plataforma que apresenta as melhores ferramentas para o melhor gerenciamento de estoque da sua loja virtual. Nossa plataforma registra absolutamente tudo e automatiza processos. 

Gerenciamento de Estoque

Se um produto esgota em seu estoque, automaticamente ele fica indisponível. Isso é essencial para evitar os terríveis furos de estoque, que podem dar muita dor de cabeça para quem vende seus produtos na Internet. 

O Magazord é a plataforma certa para quem deseja ter uma loja virtual que oferece ao seu usuário as melhores ferramentas para que os seus produtos estejam disponíveis em ambiente virtual.

Você pode conquistar clientes de todo o canto do Brasil, tendo as ferramentas adequadas para ter uma operação de E-commerce completamente otimizada.

8 – Queima de estoque? Não tenha medo

No E-commerce, é mais do que natural que o alguns produtos vendam mais do que outros. Na linguagem coloquial, falamos que esses itens ficam encalhados no estoque. Isso é relativamente comum e acontece em determinadas épocas do ano. 

Podemos pensar num E-commerce especializado em roupas. Conforme o clima vai mudando, algumas roupas vão deixando de ser compradas.

Durante o inverno, a venda de regatas caem. Em contrapartida, a venda de jaquetas aumenta, não é mesmo? 

O excesso de itens no seu estoque pode causar um prejuízo para a empresa, já que as mercadorias não vendidos acabam tomando espaço no lugar onde você deixa armazenado os seus produtos. 

A melhor alternativa é fazer as chamadas queimas de estoque, desenvolvendo estratégias para que os produtos encalhados no seu estoque sejam vendidos.

Para isso, é importante ficar de olho no calendário, criar um plano de vendas, definir um prazo e também, preparar a divulgação correta aos seus clientes. 

9 – Analisar a rentabilidade dos produtos sem contar com custo de frete

Dentre as estratégia de logística que podemos destacar, a pesquisa de entrega mais econômica com base no tamanho, peso e valor. Muitas vezes, essa ação é esquecida pelas empresas e elas podem estar perdendo uma oportunidade de otimizar o frete da sua loja virtual. 

Também é comum que essas empresas não analisem devidamente a rentabilidade com adição correta dos custos de logística e frete antes de comprá-los. É preciso analisar se o seu produto apresenta um apelo digital e que tem um frete vantajoso de ser pago. 

Nessa análise, você pode indagar os seguintes pontos para ver se os produtos da sua loja conversam bem com as suas estratégia de frete:

  • O item é caro? Se você está vendendo um produto de baixo custo, é bem provável que seu cliente não queira pagar a mais pelo frete. 
  • Qual o tamanho do item já embalado?
  • Qual é o peso do item com a embalagem?
  • Se produto cabe em uma embalagem padrão?
  • É pesado ou leve em relação ao seu tamanho? Não se esqueça do peso cubado que falamos no primeiro item. 
  • Qual a média de produtos que você vende por mês?
  • Qual o percentual de entregas locais, regionais e interestaduais?
  • Seu cliente estaria disposto a mais mais pela entrega expressa?
  • Por quanto tempo o seu cliente está disposto a esperar pelo pedido?

São bastante pontos a serem analisados na sua loja virtual. Não é um processo relativamente simples, mas se você o fizer, estará otimizando a logística do seu E-commerce e os processos de entrega realizado na empresa.

Conclusão

Otimizar a logística do seu E-commerce não é uma tarefa extremamente complexa e ao utilizar as estratégias certas, essa tarefa fica ainda melhor de ser feita. 

É extremamente importante utilizar a tecnologia ao seu favor. Com o Magazord, a gestão logística da sua loja virtual ocorre mais facilmente e implementar as estratégias de logística que apresentamos ao longo desse artigo também podem ser implementadas mais facilmente. 

Se você também quer aproveitar as melhores soluções de logística para E-commerce, entre em contato com nossa equipe e agende uma conversa agora mesmo!

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *