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Experiência de compra: 05 táticas infalíveis para encantar os seus clientes

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em Marketing Digital
Data de criação
28/09/2021
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Oferecer uma boa experiência de compra é uma jornada constante dentro do E-commerce!

Agora, mais do que nunca, os clientes valorizam os relacionamentos de negócios que antecipam as suas necessidades e proporcionam experiências de compra memoráveis.

O online tornou-se o centro de como as relações comerciais são nutridas ou perdidas e é frequentemente onde nascem os relacionamentos entre marca e cliente. 

Para se tornar um negócio que prioriza a experiência com o cliente, é necessário trabalhar com algumas estratégias específicas e que priorizam o consumidor.

As empresas que não se concentram nisso, lutarão para sobreviver. Ao mesmo tempo que, as companhias buscam cada vez mais as melhores soluções para otimizar a jornada de compra no comércio eletrônico.

E neste conteúdo especial, você saberá como atrair seus clientes com uma experiência de compra otimizada.

Como gerenciar a experiência de compra na sua loja online?

O gerenciamento da experiência do cliente é o caminho que coordena as interações que um cliente tem com uma empresa, em que cada ponto de contato físico e digital. 

A experiência de compra no comércio eletrônico se refere especificamente ao meio digital que uma empresa oferece ao cliente, ou seja, é um aspecto vital para o E-commerce.

O objetivo é otimizar, orquestrar e inspirar experiências que ajudem a orientar os clientes, sejam eles B2B e B2C, em caminhos diferentes que resultam na aquisição de produtos. 

Na experiência de compra, cada etapa da jornada deve ser considerada, desde como os clientes pesquisam os seus produtos e avaliam as opções, até a ajuda personalizada e o conteúdo que eles irão precisar ao longo do caminho. 

Experiência de compra

Atualmente, já temos as ferramentas e a tecnologia disponíveis para projetar experiências excepcionais e personalizadas, que permitem ao cliente comprar com confiança e de uma maneira otimizada, o fazendo encontrar exatamente aquilo que deseja. 

A realidade é que o cliente é o principal motor para manter os E-commerces em movimento e as empresas que desejam sobreviver a longo prazo, precisam dar a prioridade ao consumidor e para experiência de compra. 

O que isso significa para as Lojas Online que é necessário inspirar os clientes, com a sua marca. Otimizando os processos da sua empresa, será possível garantir que a experiência de compra, em todas as suas fases, seja positiva e sem estresse.

Quais são os elementos da experiência de compra?

Agora que nós falamos mais sobre a importância da experiência de compra. Vamo entender quais são os elementos que compõem essa jornada.

Ambiente

O primeiro elemento que encontramos na experiência de compra é o ambiente. Esse ponto em específico, se refere ao aspectos decorativos presentes na loja física ou no E-commerce.

Nas lojas físicas, o ambiente é composto por decoração, cor das paredes, iluminação, música e muitos outros elementos. 

Por outro lado, nas lojas virtuais esses elementos mudam um pouco, variando entre as cores das páginas, o design, imagens dos produtos e botões de compra.

Ambiente online

Serviço

O segundo elemento a ser destacado na experiência de compra é o Serviço. Trata-se de gerar um relacionamento de confiança entre o vendedor e o cliente. 

Ele não se concentra apenas em uma única compra, mas sim na construção de um relacionamento de longo prazo. 

Obviamente, na loja física, você deve considerar como seus vendedores se expressam e se eles estão aconselhando seus clientes corretamente. 

Serviços para E-commerce

Já no mundo digital, você deve observar variáveis relacionadas à experiência do usuário (o famoso UX), como: 

  • Funcionamento dos mecanismos de pagamentos;
  • Experiência mobile;
  • Fornecimento de um consultor virtual;
  • Agilidade no carregamento da página;
  • Facilidade em encontrar produtos;
  • Conteúdo da descrição de cada oferta;
  • Entre outros.

Transparência

Os compradores contemporâneos estão cada vez mais conscientes nas decisões de compra e usam a Internet para acessar informações sobre a empresa ou produto antes de comprar. 

Nesse campo, disponibilizar reviews e destacar comentários no seu site ou posts das redes sociais acaba sendo uma ótima forma de passar credibilidade ao público. 

É crucial ser transparente e honesto com as expectativas dos clientes sobre os produtos disponíveis na sua loja, o que o cliente pode esperar do produto e tirar todas as suas eventuais dúvidas, ajudando em tudo o que for necessário.

Comunicação próxima

Ao conseguir fazer com que a comunicação com o cliente seja mais próxima, a experiência de compra do cliente acontece de forma mais dinâmica e otimizada. 

Esse é um grande desafio entre nas lojas online, já que o ambiente online afasta um pouco as pessoas quando falamos em comunicação direta.

Comunicação próxima

Dessa forma, os E-commerces precisam utilizar todas as ferramentas que estiverem ao seu alcance. Estamos falando de email, redes sociais, mensagens em aplicativos como o Whatsapp, permitindo o contato mais direto com o público. 

Quanto mais próximo estiver do cliente, melhor será a experiência dentro da sua loja online.

Quer melhorar a experiência de compra dentro da sua loja online? O Magazord té dá 05 dicas imperdíveis

Falar o quanto uma boa experiência de compra é benéfica para a sua loja online é quase como chover no molhado. 

A partir desse momento, vamos explorar quais ferramentas e estratégias especiais para serem utilizadas em seu E-commerce e assim, oferecer uma experiência de compra que encante o seu cliente.

Vamos lá?

Facilite a navegação no site

Esse é um dos principais alicerces para garantir uma experiência de compra diferenciada. Se o seu site não apresentar uma boa navegabilidade e facilidade para o encontro de informações, esqueça! As chances de o cliente abandonar a compra no seu site é gigantesca!

Isso significa que todos os elementos que compõem o seu site precisam estar muito bem organizados e inteligentemente posicionados. 

Afinal, é de suma importância oferecer facilidade na navegação por todas as páginas que compõem o E-commerce. Isso facilita o encontro do produto que o cliente realmente deseja comprar. 

Além de cuidar do conteúdo do seu site, também é necessário trabalhar com a usabilidade das suas páginas, o famoso UX.

Ao combinar a otimização de conteúdo com o UX, seu site retém os usuários que visitam o seu site e os transformam em clientes efetivos.

Experiência mobile

Como o smartphone se encaixa na experiência do cliente e grande parte do tráfego vem através dos dispositivos mobile, é importante otimizar o acesso do seu site através do celular.

As empresas B2B tradicionalmente pensam no canal online como a ferramenta de entrada de pedidos, mas com a experiência do usuário se tornando o grande diferencial, a experiência móvel se torna essencial. E no B2C, o canal virtual já é algo indispensável.

Dessa forma é essencial que o seu site tenha um site responsivo. Mas o que isso significa exatamente?

O site responsivo traz as informações da página perfeitamente encaixadas em diferentes tamanhos de tela. Assim, o usuário pode acessar seu site em desktop, smartphone ou tablet e suas páginas se encaixam perfeitamente em diferentes tipos de display, sejam eles maiores ou menores.

Navegação mobile

O Magazord é uma plataforma de E-commerce completamente preocupada com isso, afinal, todos nossos site apresentam responsividade e oferecem melhor navegabilidade pelas suas páginas. E isso ocorre independente do dispositivo que está sendo utilizado para a navegação.

Ao priorizar a boa experiência do cliente em todos os tipos de dispositivo de acessos, você vende mais e seu público tem mais facilidades para acessar seu site quando quiser.

Opções flexíveis de compra

As lojas online tem a particularidade de permitir que você alcance públicos heterogêneos e que estão localizados em diferentes lugares.

Resumindo, é possível alcançar pessoas que moram em diferentes áreas e que costumam trabalhar com métodos de pagamento diferentes. 

Por se tratar de um público diversificado, os métodos de pagamento escolhidos entre os clientes online também são variados. Por isso vemos clientes pagando com o Pix, boleto bancário, cartão de crédito, entre outros.

O Pix, citado anteriormente, é uma das principais escolhas quando o brasileiro quer pagar alguma coisa. Em um estudo recente, 81% dos entrevistados afirmaram que utilizam o Pix para realizar algum pagamento.

Opções de compra

A primeira opção ainda continua sendo o cartão de crédito, utilizado por 85% dos entrevistados. 

Dessa forma, é de extrema importância escolher a plataforma de E-commerce que ofereça todas as opções de pagamento possíveis e traga mais versatilidade para a conclusão das compras.

Agora imagine uma plataforma que apresente uma solução de pagamento própria? 

Pois o Magazord apresenta! Desenvolvemos o Magapay, funcionalidade de pagamento especialmente desenvolvida para lojas online. 

Com o Magapay, os E-commerces têm mais opções para oferecer aos seus clientes, permitindo que eles escolham como desejam pagar as suas compras.

Além de ser rápido, o Magapay também é extremamente seguro de ser utilizado. A solução oferece as menores taxas e prazos, permitindo o acesso aos seus rendimentos muito mais rapidamente. 

Métodos de entrega

Outro ponto para oferecer uma experiência de compra diferenciada é a diversificação dos métodos de entrega. O frete é um ponto extremamente importante dentro do comércio eletrônico e determinante para o cliente concluir ou não a sua compra. 

Nesse campo, a conta é simples: quanto mais rápido e barato for o frete, melhor! Para você ter uma ideia, um estudo realizado pelo site Reclame Aqui, aponta que 63,9% das pessoas abandonam o carrinho de compras quando o preço do frete é muito alto.

Dessa forma, é necessário ter à disposição os serviços de uma plataforma de E-commerce que ofereça serviços de transporte que tragam mais possibilidades à sua loja online. 

O Magazord oferece as soluções perfeitas para isso. Nossa plataforma traz integrações com as melhores transportadoras do país, o que é vital para otimizar a estratégia de frete do seu E-commerce. 

Opções de entrega

Ao integrar as melhores transportadoras com a sua loja online, o seu frete fica mais barato e também mais rápido. 

Mas qual a importância da integração com mais empresas de transporte? Vamos supor que uma transportadora ofereça preço e prazo atrativos na região Sul e no Sudeste, isso já não acontece.

Nesse caso, você pode contratar os serviços de outra empresa de transporte, que nesse caso, ofereça as condições atrativas para a região Sudeste. 

Como o Magazord apresenta parceria com as melhores transportadoras do país, é possível oferecer um frete barato e rápido para todas as regiões do país.

Crie um blog para se conectar ao público

A estratégia de criação de conteúdo de qualidade custa cerca de 62% menos do que o marketing tradicional e gera cerca de 3x mais leads. 

Entre todos os canais de conteúdo que existem, o blog é um dos métodos mais eficientes. Considerando que esse é um canal próprio (diferente das redes sociais), o blog é um fator-chave no crescimento de qualquer negócio, online ou offline. 

E para os vendedores que utilizam o blog como ferramenta de vendas, 82% dos usuários afirmam que este canal oferece um ROI positivo.

Isso acontece principalmente porque a produção de conteúdo especializado traz mais relevância para as lojas online e otimizam as suas estratégias de SEO. 

Se tornando uma referência no mercado, através da produção de conteúdo especializado, o E-commerce atrai mais consumidores e público que tem mais confiança na marca para não fazer apenas um compra, mas sim, tornar-se cliente fiel.

Blog para E-commerce

Conclusão

A expansão do E-commerce colocou a experiência de compra em destaque, tornando-se uma prioridade urgente entre as empresas que vendem na Internet. 

Os E-commerces que trabalham com estratégias especiais para melhorar a experiência de compra largam na frente e priorizam o seu cliente, fazendo com que a compra de produtos aconteça de uma maneira natural e otimizada. 

Ao longo do nosso artigo, vimos que a prioridade ao cliente faz com que a experiência de compra seja melhorada e assim, você pode atrair novos consumidores e também fazer com que os usuário comprem de forma recorrente na sua loja virtual. 

Além disso, também entendemos quais pontos podem ser trabalhos para oferecer uma experiência diferenciada para o consumidor. Otimizando os processos de compra, você prepara seu negócio online para receber bem o usuário e conduzi-lo para se transformar em seu cliente efetivo. 

Aposte sempre em estar próximo ao seu cliente e pense em oferecer as melhores soluções durante toda a experiência de compra, desde o início até o seu fim.

E se você deseja oferecer a melhor experiência de compra aos seus clientes, então você precisa conhecer as soluções do Magazord! Nossa plataforma de E-commerce apresenta tudo o que é necessário para a criação e o gerenciamento de uma loja online de sucesso.

Com o Magazord, você cria uma experiência diferenciada ao seu cliente e vende muito mais na Internet! Entre em contato com a nossa equipe e descubra tudo sobre a melhor plataforma para o seu negócio!

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