fbpx
x
Magazord Plataforma de E-commerce 5 Anos
Ficou interessado?
Fale com um consultor

SEO

Quais são os principais fatores de rankeamento do Google?

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
19/05/2020
Comentários
0 comentários

Saber quais são os principais fatores de rankeamento do Google é extremamente importante para colocar suas páginas na primeira posição nas pesquisas. 

Se você trabalha com marketing digital e com estratégias de SEO, é essencial o conhecimento de quais são esses fatores de rankeamento. Com essas estratégias acertivas, será possível saber exatamente quais são os principais pontos a serem trabalhados nas suas páginas. Para assim, colocar seus conteúdos nas primeiras posições do Google. 

Antes de apresentarmos quais são esses fatores de rankeamento, devemos avisar que essa lista não é uma lista absoluta. Não há uma lista oficial disponibilizada pelo Google, mostrando quais pontos devem ser trabalhados para o rankeamento e quais não devem ser. 

São feitas uma série de análises, para que assim se descubra quais pontos são os mais relevantes para o rankeamento no Google. Aí é que entra a importância dos profissionais de SEO, que se debruçam em métricas e estatísticas para descobrir as tendências adotadas pelos mecanismos de busca. 

Mesmo que não haja total certeza de quais são as principais fatores de rankeamento, o Google nos apresentar um guia de SEO para iniciantes. Mas o próprio Google já afirma que não há uma fórmula mágica para que você alcance as primeiras posições do site de pesquisas. 

Devemos ser sinceros e falar que esse não é um guia definitivo (já pedimos desculpas por isso), mas com toda a certeza, conhecer esses fatores de rankeamento é muito importante para otimizar seus conteúdos da maneira certa. Boa leitura!

Antes de tudo, o que é SEO?

Se você está em busca dos fatores de rankeamento do Google, é muito provável que você já saiba o que é SEO. Mas não custa recapitular, não é mesmo? 

O SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para os Motores de Busca), é a otimização do seu site para que as suas páginas estejam visíveis nas primeiras posições do Google. 

Definição SEO

Para desenvolver uma estratégia de SEO eficiente, é necessário trabalhar com vários fatores, para que assim, a sua página realmente esteja otimizada para a internet. 

Será necessário otimizar o título da página, criar uma meta-description, otimizar a URL da página, criar um conteúdo de qualidade… ufa! Não é necessariamente fácil otimizar sua página para aparecer na primeira página do Google. 

O que são os fatores de rankeamento do Google?

Como já mencionamos anteriormente, não há uma fórmula exata para colocar suas páginas nas primeiras posições do Google. Entretanto, nós podemos conhecer quais são os principais fatores de rankeamento que podem fazer isso.

O próprio site de busca afirma que existem mais de 200 fatores que são responsáveis por definir quais as páginas que ficarão na primeira página do Google. 

Os fatores de rankeamento são as métricas utilizadas pelo Google para ver quais conteúdos tem mais relevância. Ou seja, que possuem maior qualidade para posicioná-las nos primeiros lugares da pesquisa. 

Fatores de Rankeamento Google

Ao ter páginas bem posicionadas, a sua visibilidade aumenta. Além disso, o tráfego do seu site também aumentará, junto com as possibilidades de mais conversão realizadas por seus clientes.

Podemos dividir os fatores de rankeamento em diferentes campos, como:

  • Fatores de domínio: quando dizem respeito ao domínio das páginas. São levadas questões como relevância, tempo de existência do site e muitas outras particularidades;
  • Fatores do site: que dizem respeito a estrutura do site e suas análises;
  • Backlinks: são os fatores de posicionamento do Google que dizem respeito aos links recebidos de outros sites;
  • Interação do usuário: esses fatores são referentes à interação que seus visitantes têm com a suas páginas;
  • Fatores sociais: as páginas que tem bom desempenho nas redes sociais tendem a ter um conteúdo excelente, que são compartilhadas pelos usuário, gerando mais backlinks. Isso também faz o Google entender que seu site é relevante e precisa estar nas primeiras posições da pesquisa;
  • Fatores de marca: para conquistar um bom rankeamento no Google, detectar que uma marca realmente existe é essencial para determinar seu posicionamento nas buscas e evitar sites falsos.

Principais fatores de rankeamento do Google

Agora que você já entendeu o que são fatores de rankeamento, chegou a hora de conhecer efetivamente quais são esses principais fatores.

Page Authority / Pagerank

O Pagerank é uma métrica que remonta aos primórdios do Google, dando uma nota de 0 a 10 autoridade de uma página sobre uma palavra-chave. A nota é baseada principalmente na qualidade e quantidade de links que a página recebe.

É possível utilizar algumas ferramentas para medir o Pagerank de uma página. O Moz apresenta uma interessante funcionalidade, o Page Authority, que permite medir a relevância de um site. 

A ferramenta dá uma nota de, de 1 a 100, levando em consideração alguns outros fatores ligados a relevância. O Page Authority é logarítmico, isso quer dizer que a medida que o número vai ficando maior, também fica mais difícil aumentá-lo.

Pagerank Fatores de Rankeamento

Title tag (palavra-chave no título)

O título da página é uma dos elementos mais importante de SEO on page. Esse não é necessariamente o título do artigo. Na verdade, essa é uma propriedade no código HTML, que irá aparecer na páginas de resultados do Google ou ver na aba do navegador. 

É de extrema importância que a palavra-chave principal da sua páginas esteja presente no título SEO e de preferência, é importante que ela esteja no começo da title tag. 

No Magazord, você pode configurar a title tag da forma mais adequada para rankear seu conteúdo. As ferramentas de SEO da nossa plataforma permitem o aprimoramento das suas páginas para que elas cada vez mais apareçam no ranking de pesquisa do Google, sempre nas primeiras posições.

Autoridade de domínio

A autoridade de domínio é uma métrica muito utilizada no SEO e também é um dos mais determinantes fatores de rankeamento no Google. Essa métrica define a importância de um determinado domínio, com base em fatores Off Page, como os links externos. 

É analisado a qualidade dos links de outros sites que levam para o seu domínio. Se os sites que apontam para as suas páginas forem de qualidade, o Google entenderá que o seu site é de confiança e que merece estar nas primeiras posições do Google. 

Outros fatores também contribuem para aumentar a  autoridade de domínio do seu site. O tempo que seu domínio está no ar também é um importante fator para aumentar a autoridade do seu site, bem como a diversidade dos links que apontam para a sua página.

Intenção da pesquisa

Vale dizer que o Google não classifica o mesmo tipo de conteúdo para todas as consultas. Isso deixa o entendimento sobre o algoritmo do Google ainda mais complexo e difícil. 

Vamos ver um exemplo. Alguém que procurar por “comprar sapatos online” está já pensado em comprar o produto que aparecer na pesquisa. É como se a pessoa estivesse em “modo de compra”

Ao fazer esse tipo de pesquisa, as pessoas também querem comprar os produtos que estão pesquisando. Por conta disso, o Google tende a exibir páginas de lojas virtuais, facilitando assim para que o usuário ache com mais facilidade os produtos que deseja comprar.

Intenção de Pesquisa Google

Por outro lado, a pessoa que pesquisar “como fazer um nó de gravata” está no que chamamos de modo de aprendizado. Ao fazer essa pesquisa, as pessoas são direcionadas para páginas de conteúdos que irão mostrar como fazer o nó de gravata. 

Com base nas pesquisas feitas pelos usuários, existem 4 tipos principais de conteúdos que são buscados no Google, que são as seguintes: 

  • Estilo de conteúdo: o estilo de conteúdo é o estilo dominante de conteúdo nos resultados da pesquisa. Em sua grande maioria, os resultados apontados nesta pesquisa são páginas da Web, mas também pode ser referentes a outros conteúdos, como vídeos; 
  • Tipo de conteúdo: os tipos de conteúdo quase sempre se enquadram em um dos quatro grupos – postagens no blog, produto, categoria e páginas de destino; 
  • Formato de conteúdo: o formato de conteúdo se aplica principalmente às páginas que mostrarão algo relevante a sua pesquisa;
  • Ângulo de conteúdo: o  ângulo de conteúdo é o principal ponto de venda de conteúdo e geralmente há um ângulo dominante nos resultados da pesquisa.

Relevância dos links

Você pode estar pensando que este item de rankeamento do Google é muito fácil de ser alcançado, afinal é só encher o site de backlinks, não é mesmo? Errado!

Na verdade, compreender e dominar esse rankeamento é mais complexo do que parece. Primeiro, você precisa entender que é de extrema importância que os links que apontam que os sites sejam oriundos de sites confiáveis. 

Quanto mais você for referenciado em sites da sua área, mais o Google entenderá que o seu conteúdo é valioso e precisa estar em destaque nas primeiras posições. 

É extremamente importante que o seu conteúdo seja criativo e envolvente, para que assim, organicamente outros sites deem links apontando para suas páginas. 

Você também pode trabalhar com estratégias especiais para ganhar backlinks. Se você possuir um blog, por exemplo, será possível trocar links com outros sites, através das estratégias de guest post.

Links Fatores de Rankeamento

Velocidade do site

A velocidade de página é um dos mais importantes fatores de rankeamento do Google. Desde 2010 essa métrica é utilizada pelo Google e interfere diretamente no SEO da sua página. 

As coisas mudaram um pouco em 2018, quando o Google estendeu esse fator de classificação diretamente para os dispositivo móveis. Dessa forma, as páginas também devem ser otimizadas para o melhor desempenho quando acessadas através de tablets e smartphones. 

Trabalhar para melhorar a velocidade do site não é necessariamente uma briga com a concorrência, para ver quem tem o site com milissegundos mais rápido que o outro. 

Nesse caso, o trabalho é chamar a atenção do usuário para que ele não saia do seu site. 

Mas o quão rápido que um site é? Segundo o próprio Google, as páginas acessadas através de dispositivos móveis, o conteúdo deve ser exibido para o usuário em menos de três segundos e que o TTFB (Time to First Byte) precisa ser menos que 1.3 segundos. 

O Google também aponta que o tamanho total de uma página de internet para celular deve ser menor que 500kb. 

Para verificar a velocidade de páginas do seu site, é importante acessar o Google Search Console. A ferramenta apresenta uma sessão especial que mostra a velocidade do seu site e quais URLs são mais lentas e podem estragar a experiência do usuário junto ao seu site. 

O Magazord é uma plataforma de E-commerce focada no desenvolvimento de sites rápidos e otimizados para que carreguem em maior velocidade tanto em desktop quanto no mobile. 

Nossa plataforma sabe que o SEO é um campo extremamente importante. Todos os sites desenvolvidos pela nossa plataforma contam com otimizações para os motores de busca, preparando sua loja virtual para alcançar as primeiras posições do Google com maior facilidade.

Palavra-chave no conteúdo

Em algum momento do nosso artigo, mencionamos sobre a importância da palavra-cheve estar presente no título SEO da sua página. Agora, chegou o momento em que vamos destacar a importância da keyword no corpo do seu conteúdo. 

É essencial que a palavra-chave apareça nas primeiras 100 palavras do seu texto. Também é importante colocar a keyword nos subtítulos, mas sem forçar o encaixe delas no contexto do seu conteúdo. 

É importante que você trabalhe pensando na experiência do usuário. Se você forçar as palavras chave para aparecerem excessivamente no seu texto, o usuário irá perceber isso e certamente não terá uma boa experiência ao acessar o seu site. 

Nos primórdios do SEO existia uma prática muito comum chamada de keyword stuffing. Tal prática consistia em fazer o uso exagerado das palavras-chave em um texto. 

Há muito tempo, isso não é mais recomendado, pois o uso excessivo das keywords acaba fazendo com que a experiência do usuário seja prejudicada, podendo abandonar a páginas sem realizar nenhuma conversão. 

Também existem ferramentas de SEO que permitem visualizar a utilização de palavras-chave ao longo do seu texto. O Yoast SEO é um dos melhores exemplos, que ajuda a mensurar a utilização das palavras-chave ao longo do seu texto. 

Mais do que isso, é de extrema importância pensar na semântica do texto. A leitura deve ser fluída, com uma leitura que seja agradável e sempre mantenha o usuário interessado.

Otimização de conteúdos multimídia

Os robôs dos mecanismos de pesquisa não encaram as imagens da mesma forma que o olho humano. Os bots apenas identificam alguns pontos específicos, não conseguindo ver com clareza do que se trata essa imagem. 

Dessa forma, é necessário que você informe ao Google exatamente o que aquela mídia quer passar. É importante sinalizar para o robô sobre o conteúdo da imagem e isso é feito através do título da imagem, seu texto alt, descrição e legenda. 

Otimizações Imagens Google

Esse tipo de otimização nas imagens deixa o conteúdo mais completo, otimizando a sua página para estar mais acessível para usuários com algum tipo de deficiência visual, por exemplo. 

Falando em imagens, é de extrema importância que as suas páginas contenham diferentes tipos de conteúdo. Os arquivos multimídia são apontados pelo Google como algo que enriquece o conteúdo das suas páginas. 

Isso acontece porque as imagens, vídeos, gifs, infográficos e muitos outros são responsáveis por trazer mais dados e possibilidade de interação junto com o seu texto

Conclusão

Ao longo do nosso artigo você conheceu quais são os principais fatores de rankeamento do Google e como o site de pesquisa prioriza as páginas que seguem determinados parâmetros. 

Embora não seja uma fórmula exata, utilizar cada um desses fatores certamente aumentará o tráfego do seu site. No caso do E-commerce, o aumento de tráfego é a melhor oportunidade para que mais vendas sejam feitas na sua loja virtual. 

Para conhecer mais técnicas de SEO e ter uma loja virtual otimizada para vender na Internet, entre em contato com nossa equipe. A plataforma do Magazord é feita sob medida para o E-commerce e desenvolver sites otimizados em todos os seus aspectos é nossa maior especialidade!

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *