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Glossário do E-commerce: principais termos que você precisa entender

Antonio Junior
Antonio Junior
Especialista em Marketing Digital
Calendário
16/01/2020

O E-commerce é completamente dinâmico e entender a linguagem do setor é extremamente importante. Por isso, criamos o glossário do E-commerce, que reúne os principais termos utilizados no setor. 

Manter-se atualizado e conhecer a linguagem do comércio online fará com que você não fique perdido, seja em negociações ou nas descobertas de novas ferramentas e ações que podem elevar ainda mais o rendimento da sua loja virtual. 

Obviamente, não conseguiremos destacar todos os termos existentes no setor. Até porque, já destacamos anteriormente que o comércio online é uma atividade dinâmica e que vive se reinventando.

Entretanto, o nosso artigo foi feito para que você conheça quais são as principais palavras e não estar mais no escuro quando se deparar com termos técnicos. Para otimizar a nossa postagem, na parte de comentários você poderá sugerir novos termos para serem adicionados à postagem  futuramente. 

Fique agora com o glossários dos principais termos encontrados no mundo do E-commerce e boa leitura!

Principais palavras no glossário do E-commerce: Letra A

Abertura de Email

A taxa de Abertura de Emails é uma importante métrica a ser mediada no E-commerce. Essa taxa é relacionada ao número de pessoas que abriram o Email, dividido pelo número de pessoas que receberam a mensagem.

A abertura de Email é uma métrica muito útil. A taxa de abertura de Emails é bem importante em testes A/B, por exemplo. Além disso, essa métrica também é útil para que você saiba qual o melhor horário para o envio de Emails.

Adwords

O Adwords é uma ferramenta do Google, feita para que você crie anúncios dentro do site de pesquisas e torne a sua marca ainda mais relevante e conhecida. É no Adwords que você poderá configurar anúncios e links patrocinados, que são exibidos tanto na página de busca do Google quanto em sites parceiros, a chamada Rede de Display.

Sendo uma das principais ferramentas de marketing pago da atualidade, o Adwords é uma forma eficiente de garantir maior alcance da sua marca e o impulsionamento das suas promoções. 

Aplicativo

No comércio online, o termo aplicativo é muito utilizado. Os aplicativos são utilizados tanto em celulares, quanto em desktops. Basicamente, podemos nos referir ao termo como aplicativo (ou simplesmente app), são programas específicos, que são desenvolvidos para fazer determinadas ações. 

Atualmente, existem aplicativos voltados para lazer em trabalho, em que podemos citar os aplicativos de caronas, redes sociais e também os apps para a realização de compras online.

Principais palavras no glossário do E-commerce: Letra B

B2B e B2C

Esses são termos bem comuns que conseguimos encontrar dentro do E-commerce. O B2B é a abreviação para Business to Business, que é referente às empresas que realizam negócios com outras empresas e não propriamente, o consumidor final.

Já a sigla Business to Consumer é referida para as operações feitas por empresas que são voltadas para o consumidor final. Por exemplo, o E-commerce de varejo é um ótimo exemplo de negócio B2C. Pois é uma operação de comércio virtual que é voltada especialmente para o consumidor final.

Banner

O banner é o tipo de publicidade que encontramos aos montes na internet. Geralmente, o banner fica na lateral ou no topo de uma ou mais páginas da web. 

Diferente do conteúdo do site, o banner pode aparecer um conteúdo totalmente diferente daquele que encontramos na página. Por estar em posições de destaque e oferecer um rico conteúdo visual, o banner pode facilmente como uma ação de propaganda.

Black Friday

Facilmente, podemos afirmar que a Black Friday é a data mais importante para o comércio online. Realizada na última sexta-feira do mês de novembro, a Black Friday é reconhecida mundialmente pelo alto volume de vendas. 

A Black Friday demanda estratégias e cuidados especiais, trabalhando com antecedência para divulgação de ações. Dessa forma, o seu E-commerce terá a possibilidade de ter um volume de vendas bem maior. 

Blog

O blog é uma ótima ferramenta dentro do E-commerce, sendo uma das melhores formas para se trabalhar técnicas de SEO. No blog, o usuário poderá trabalhar com palavras-chave, semântica e outras técnicas, para colocar a sua marca nas primeiras posições do Google. 

Nas páginas de um blog, o seu E-commerce poderá dialogar mais facilmente com o seu público, criando postagens com dicas e outras informações relevantes ao leitor. 

Busca Orgânica

A partir do momento que o usuário chegar ao seu site através de sites de busca, como o Google, falamos que esse usuário faz parte da busca orgânica. Para aumentar os volumes de pesquisa orgânica dentro do seu site é necessário trabalhar com algumas estratégias específicas. 

Pode-se afirmar que a melhor dessas estratégias é trabalhar com estratégias de busca, fazendo com que o seu site fique otimizado para ser facilmente achado pelos mecanismos de busca do Google e outros sites.

Letra C

Call to Action

O call to action são textos curtos, inseridos em botões ou dentro de uma descrição maior, que são criados para induzir o usuário a fazer uma determinada ação. Existem calls to action para diversas ações, como convidando o usuário a se cadastrar em seu site, compartilhar um determinado conteúdo nas redes sociais ou também preencher um formulário. 

Chargeback

A partir do momento que o usuário decide cancelar uma compra no cartão de crédito ou débito, esse cliente está fazendo o chargeback. O chargeback geralmente ocorre a partir do momento que o titular do cartão não reconhece a compra ou quando a transação não obedece às regras determinadas em contrato. 

Chat de atendimento

Com o intuito de se deixar a comunicação mais facilitada com os seus consumidores, o usuário poderá utilizar uma plataforma de chat de atendimento. Com essas ferramentas, será possível fazer atendimentos e tirar as dúvidas de seus clientes com muito mais agilidade. 

Ao se comunicar de forma eficiente com seus clientes, será possível ter um número maior de vendas, afinal a sua loja virtual se mostra preocupada com o consumidor e consegue atender as suas demandas. 

O Magazord apresenta integração com várias plataformas de chat de atendimento, como no caso do JivoChat

CMS

A sigla CMS é referente à Content Management System, que é o sistema de gerenciamento de conteúdo. Na estruturação do site, é importante selecionar um software adequado às suas necessidades e que melhor combina com o seu negócios. 

A partir do CMS é que você poderá organizar e gerenciar todo o conteúdo do seu site. O Magazord apresenta uma ferramenta de CMS completa, permitindo o gerenciamento total do seu site, permitindo a criação de posts no blog ou descrições para produtos. 

Copywriting

O copywriting é um conjunto de técnicas para a criação de conteúdo, cujo conteúdo é criado especialmente para persuadir o cliente a realizar uma ação. Mais do que atrair pessoas para o seu site, também é recomendado criar um conteúdo para direcionar o consumidor a fazer determinadas ações. 

Utilizando elementos de persuasão e vários calls to action, o copywriting é uma técnica especial de escrita que influencia diretamente no processo de vendas. 

Cross Docking

O cross docking se trata de uma estratégia de redistribuição das mercadorias, cuja principal funcionalidade é buscar a redução dos custos de armazenamento dessas mesma mercadorias. A operação de cross docking, para dar certo, deve ser estruturada para trabalhar diretamente com estoques reduzidos, valorizando o giro rápido dos itens recebidos. 

Comercio Online

Letra E

E-bit

O E-bit é um dos principais indicadores da qualidade do atendimento da sua loja, em que a empresa de mesmo nome (E-Bit) oferece diversos selos que avaliam a qualidade de uma determinada loja virtual. 

A certificação do E-Bit vai até o Selo Diamante e uma boa reputação perante essa empresa é levada muito em consideração pelos consumidores online. 

EDI

É referente à troca de documentos entre parceiros comerciais, que é feita exclusivamente em ambiente digital. O EDI exige uma padronização de documentos, mas que mesmo com esses protocolos, a troca de informações fica ainda melhor, facilitando assim o gerenciamento de diversos processos empresariais. 

ERP

O ERP é a sigla utilizada para o termo Enterprise Resource Planning, traduzindo para o português, Planejamento de Recursos da Empresa. Extremamente importante dentro do E-commerce, o ERP permite a integração de diversos processos em apenas uma única ferramenta. 

O Magazord oferece um ERP nativo e já integrado às configurações da loja virtual desenvolvida pela plataforma. Dessa forma, o empreendedor que utilizar os serviços do Magazord conseguirá fazer o gerenciamento completo do seu E-commerce, controlando vendas, estoque e toda a parte financeira da sua loja virtual. 

Experiência do Usuário

A experiência do usuário ou UX, é extremamente importante dentro do E-commerce. Isso porque é necessário que o seu site seja amigável para a navegação, facilitando a visualização de informações e também melhora todo o processo de compra. 

No E-commerce, a boa experiência do usuário está ligada diretamente ao layout da loja virtual, que é focado em facilitar a navegação do usuário. A otimização para os motores de busca também está ligada diretamente a otimização das suas páginas para os motores de busca. 

Letra F

FAQ (Frequently Asked Questions)

São as famosas “perguntas frequentes” do seu site. É recomendado ter uma sessão com essas perguntas, para que os visitantes da sua loja virtual consigam acessar facilmente essas informações. 

Ao organizar as FAQs em uma sessão do site, de preferência, com destaque para que essas informações sejam facilmente achadas. Dentre essas perguntas vale a pena responder algumas questões específicas, como a política de devolução, entrega, formas de pagamento e políticas de segurança. 

Fontes de tráfego

Este é um importante indicador dentro do E-commerce e ficar de olho nele é importante para analisar a eficiência de campanhas de marketing, por exemplo. Essa métrica é responsável por analisar a eficiência das suas campanhas de marketing, por exemplo.

Isso porque a fonte de tráfego é uma métrica que mostra os principais canais pelos quais os usuários chegam até o seu site. 

Funil de vendas

O funil de vendas é a representação do processo de vendas, que começa desde o primeiro contato do usuário com a loja até o fechamento da venda. Amplamente utilizado no marketing “tradicional”, o funil de vendas também passou a ser um conceito amplamente utilizado no marketing digital. 

O objetivo das vendas online é transformar o seu visitante em um lead, para que ele realize a conversão. A utilização do funil de vendas no estudo desses processos é extremamente importante e permite ao empreendedor entender melhor como a sua audiência se comporta. 

Principais palavras no glossário do E-commerce: Letra G

Gateway de pagamento

Parte essencial dentro do comércio online, o gateway de pagamento é a plataforma de pagamentos presente na loja virtual, viabilizando a realização pagamento dentro da loja virtual. 

O Magazord apresenta integração com uma grande quantidade de gateways de pagamento, além de também apresentar uma plataforma próprio, o Magapay. 

Gestão de risco de fraudes

Outro termo ligado diretamente a parte financeira da sua loja virtual. A gestão de risco de fraudes viabiliza otimizar processos dentro da sua empresa, evitando ações fraudulentas e vendas de risco, que possam comprometer a saúde financeira do seu E-commerce. 

Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas de marketing digital mais importantes disponíveis atualmente. Repleto de ferramentas, o Google Analytics é responsável pela análise do tráfego do seu site, permitindo que você entenda perfeitamente como as pessoas chegam até a sua loja virtual. 

Com o Google Analytics, o empreendedor ou analista poderá observar uma série de métricas. Essas métricas são ideias para que se tenha a noção da eficiência das suas campanhas de marketing, além de oferecer uma melhor perspectiva para ações futuras. 

E-commerce inovações

Letra H

Hashtag

A hashtag é um termo popular das redes sociais, sendo que entender e usar bem a hashtag poderá render mais engajamento nas suas redes sociais. Simbolizada pelo símbolo #, a hashtag é usada principalmente para facilitar a busca de determinados termos na web. 

Nas páginas de redes sociais do comércio online, é necessário trabalhar com palavras relevantes ao conteúdo da sua loja. É possível usar hashtags em diversas redes sociais, como o Facebook, Instagram e Twitter. 

Homepage

É a página inicial do seu site, onde precisam estar informações preciosas e que devem chamar a atenção do seu usuário. Uma homepage bem feita permite que o visitante ache informações facilmente. 

Ao facilitar a visualização de informações, será muito mais fácil fazer com que o seu visitante se sinta confortável para comprar na sua loja virtual, principalmente se a homepage apresenta um design responsivo. 

HTML

É uma das linguagens mais comuns que são utilizadas na programação de sites, inclusive o E-commerce. Os códigos HTML são extremamente populares na internet, inclusive nas lojas virtuais desenvolvidas pelo Magazord. 

Letra I

Impressão

A impressão de um site é contabilizada sempre que seu anúncio aparece em uma página de resultados de pesquisa ou também na Rede do Google. Sempre que o seu anúncio é exibido no Google ou na Rede do Google, mais uma impressão é contabilizada. 

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é baseado num novo conceito de vendas, em que o processo de comunicação com os clientes é invertido. Ou seja, é trabalhado para que o cliente conheça primeiramente a sua marca e depois os produtos que são vendidos pela sua loja virtual. 

Para se trabalhar com o Inbound Marketing, deve-se dar uma atenção especial à jornada do cliente, entender como ele chega até a sua loja virtual e assim, trabalhar para o fortalecimento da sua marca. 

Integração

Uma plataforma de E-commerce, para oferecer um serviço completo, precisa ter uma série de integrações. A integração é a comunicação inteligente com diversos canais de vendas, transportadoras e outras funcionalidades. 

No Magazord, é possível encontrar várias integrações. Com essas facilidades, o empreendedor pode vender em plataformas de marketplace, bem como também usar o serviço de diversas transportadoras. 

Indexação

No E-commerce, o termo indexação é relacionado à necessidade das páginas da Web serem indexadas pelo Google ou outros mecanismos de busca. Essencial no SEO, somente a indexação permite que os crawlers leiam as páginas e as indexem, para serem visíveis nos sites de pesquisa. 

Letra J

Java ou Javascript

O Javascript é uma linguagem de programação que permite a implementação de itens mais complexos em páginas da websites. Toda vez que uma página apresenta conteúdos mais complexos, mostrando informações que se atualizam em um intervalo de tempo, mapas interativos ou gráficos 2D/3D, etc., é muito provável que essa páginas apresenta algum tipo de linguagem Javascript. 

Jornada de compra

Esse é um conceito extremamente para o E-commerce, em que a jornada de compra abrange todo o trajeto percorrido pelo consumidor durante o processo de compra. É bem importante reunir informações sobre o comportamento dos usuários, fazendo com que você entenda como os consumidores se comportam em todas as etapas até finalmente realizarem a conversão. 

Saber como é a jornada de compra do seu E-commerce é de suma importância, já que entender perfeitamente como o cliente se comporta dentro da sua loja virtual permite o aprimoramento de processos para deixar o seu E-commerce amigável para a realização das compras. 

JPEG

Anteriormente já falamos que existem linguagens de compras diferentes, como o HTML e o Javascript. Entretanto, também temos diferentes formatos para imagens, sendo que o JPEG é um dos formatos mais usados para salvar imagens. É sempre interessante trabalhar com a padronização de arquivos, para assim não haver distorções. 

Principais palavras no glossário do E-commerce: Letra L

Landing Page

A landing page refere-se às páginas criadas para a apresentação de conteúdos e ofertas específicas. A landing page pode ser utilizada para a divulgação de produtos e também quais os serviços oferecidos pela sua empresa. 

Lead

Esse é um termo bastante utilizado no ambiente digital, que refere-se basicamente ao cliente em potencial da sua empresa. O lead é um visitante que já demonstrou interesse na sua marca, mas que ainda não realizou a conversão. Por exemplo: o lead é um cliente que ainda não comprou no seu site, mas está cadastrado no seu banco de Emails, para receber suas ofertas. 

Link Building

O Link Building é um dos termos mais comuns dentro do marketing digital e do comércio online. Essa prática consiste em conseguir links de outros sites, com os chamado backlinks, que são links de outros sites que levam para o seu domínio. Trabalhar com o link building é extremamente importante, principalmente porque a prática é capaz de dar mais relevância para o seu domínio. 

Link patrocinado

Criado pelo Google, o termo link patrocinado foi criado para nomear a publicidade online. Mas com a ascensão das redes sociais, ainda existem links patrocinados nas redes sociais, como as campanhas do Facebook, Instagram e Twitter. 

Os links patrocinados são criados para o impulsionamento das suas ofertas, fazendo com que a sua marca consiga maiores alcances, sem a necessidade de esperar que as suas páginas ranqueiem organicamente. 

Logística reversa

Quando o consumidor precisa trocar ou devolver um produto para a empresa, chamamos esse processo de logística reversa. Uma das principais práticas dentro da logística reversa é levar a mercadoria até a agência dos Correios, para que eles sejam levados novamente para a empresa. 

Para quem possui E-commerce, é sempre importante mostrar como é a sua política de logística reversa. Isso porque os clientes sempre apresentam dúvida nesse tipo de atividade. 

Glossário do E-commerce

Letra M

Marketing de Conteúdo

É uma das principais práticas dentro do Marketing Digital, utilizada para otimizar a sua marca, desenvolver descrições elaboradas dos seus produtos e também trabalhar com SEO, para otimizar suas páginas para estarem nas primeiras posições do Google. 

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais interessantes que pode ser utilizada no seu site. Isso porque o conteúdo irá enriquecer o site, fazendo com que ele seja uma referência quando o cliente desejar comprar algo em um site confiável. 

Marketplace

O marketplace é um modelo de negócios que permite ao empreendedor vender em outros sites. Na prática, é como se fosse um grande shopping center virtual, em que uma diversidade de marcas, empresas e produtos se encontram em um único site.

Mídia Social

As mídias sociais são plataformas de interação com pessoas, as conectando em sites que permitem troca de mensagens, compartilhamento de conteúdo e a melhor interação entre as pessoas. Cada vez mais surgem novos tipos de mídias sociais, que são criadas para diferentes tipos de público. 

Algumas das mídias sociais mais famosas atualmente, vale a pena citar o Facebook, Instagram, Twitter e Whatsapp. E estar presente nas mídias sociais é essencial para o seu E-commerce, permitindo a comunicação direta e mais informal com os seus consumidores. 

Letra N

Newsletter

A newsletter basicamente é o envio de informações e também de ofertas especiais, diretamente para as pessoas que estão cadastradas no seu banco de dados. Assim como jornais e mídia impressa, a newsletter também apresenta uma periodicidade, para que o seu lead já esteja acostumado com as informações que você envia para ele. 

Principais palavras no glossário do E-commerce: Letra O

Opt-in

O opt-in é referente ao conjunto de regras que estabelecem como é feito o envio de mensagens para os usuários. Nesse caso, o objetivo é ter o consentimento total do consumidor, de forma explícita. Para as lojas online, é recomendado obter a autorização do cliente ao esclarecer bem as regras sobre o cadastro no seu banco de Emails. O opt-in precisa ser tratado com toda a atenção, evitando assim que os Emails da sua loja caiam nas listas de spam. 

Opt-out

O opt-out diz respeito à opção de descadastramento do usuário. É extremamente importante oferecer a opção de descadastramento dos Emails da sua loja virtual, para que o cliente escolha como consumir o seu conteúdo. Essa opção também pode facilitar para você, servindo para limpar a sua base de dados, já que não faz sentido mandar mensagens para clientes que não estão interessados no seu conteúdo. 

Opt-out

Letra P

Persona

A persona é um importante conceito na loja virtual. Ela é um personagem fictício que tem como função principal representar qual é o perfil do seu cliente. A construção da persona é feita com base nas informações gerais do seu público-alvo, incluindo todas as informações para a criação da persona são idade, hábitos e outros dados. Além desses dados, também é necessário ter o comportamento de consumo dos seus clientes, para assim entender os seus consumidores se comportam na sua loja virtual. 

Personalização

Esse termo é usado com muita frequência no ambiente digital e ele é referente a utilização de usar as informações dos seus clientes, para usar esses dados para tratar esses consumidores de forma individual. As estratégias de personalização são amplamente utilizadas atualmente, pois cada vez mais os clientes desejam ser tratados de forma única e especial. A personalização do serviço também facilita a comunicação com o usuário, fazendo com ele se sinta mais à vontade para tirar as suas dúvidas e mais tarde, realizar conversões na sua loja virtual. 

Pop-up

O pop-up é uma janela que abre no navegador da internet, quando uma página de Internet é acessada. O pop-up apresenta informações importantes do seu site, bem como colocar um aviso para cadastro em sua newsletter e também destacar alguma oferta especial. 

Push Notification

O push notification ou notificação push é uma mensagem de alerta enviada automaticamente ao usuário. Essas notificações são enviadas para smartphones, tablets e navegadores de desktop, dependendo de qual dispositivo foi cadastrado pelo usuário. O push é uma ótima ferramenta para a divulgação de informações, já que envia diretamente a notificação para o usuário. 

Letra R

Rede de Display do Google

A Rede de Display do Google é uma das melhores para que você consiga alcançar ainda mais pessoas, através de anúncios em sites parceiros do Google. Essa rede é composta por milhões de sites, que se associam ao Google para receber publicidade paga em suas páginas. Ao pagar por anúncios pagos no Google Ads, você terá a possibilidade de mostrar a sua marca para mais pessoas.

Remarketing

Remarketing basicamente significa fazer marketing novamente para a mesma pessoa. O principal intuito das campanhas de remarketing é reforçar o impacto da sua marca sobre determinado usuário. Uma das estratégias de marketing mais utilizadas consiste em campanhas de Emails com promoções sobre produtos visitados, incentivando o usuário a tomar alguma ação. 

ROI (Return on Investiment ou Retorno de Investimento)

Essa é uma das principais métricas no comércio online. Por meio desse indicador, você poderá calcular o rendimento de um determinado investimento. O ROI é a melhor métrica para apontar quanto dinheiro a empresa está ganhando (ou perdendo) sobre aquele determinado investimento. No marketing, o ROI é calculado com base nas ações pagas, para ver o quão rentáveis são essas ações. 

Letra S

Sessão

A Sessão é um indicador presente no Google Analytics, sendo um conjunto de ações que os usuários executam dentro do seu site ou blog. Para entender como uma sessão funciona, vale a pena exemplificar: se o usuário ficou na sua página por 30 minutos sem realizar nenhuma ação, então essa sessão é encerrada. Se esse usuário voltar ao seu site após 30 minutos, então ele fez duas sessões. Um único usuário pode abrir várias sessões ao longo do dia, semana ou mês, reunindo todas as ações executadas pelo usuário dentro do seu site. 

SEM (Search Engine Marketing)

O SEM é uma estratégia de marketing focada nos mecanismos de busca, com foco no Google. A sigla significa Search Engine Marketing e se divide em duas vertentes: o rankeamento orgânico de páginas e também por meio de campanhas pagas (links patrocinados). 

SEO (Search Engine Optimization)

O SEO é o conjunto de técnicas que visa aprimorar o rankeamento orgânico da sua página, o tornando mais forte perante os mecanismos de pesquisa do Google. O SEO trabalha com palavras-chave, semântica, aprimoramento de URLs e muitas outras técnicas para colocar seu site nas primeira posições do Google, sem que você gaste com links patrocinados. 

SKU

Sendo a sigla para Stock Keeping Unit (Unidade de Manutenção de Estoque), o SKU é extremamente importante para a manutenção do seu estoque. Os SKUs, em sua grande maioria, são códigos únicos, compostos por letras e números. Esses códigos são utilizados para a identificação de produtos e suas variações, garantindo um controle mais eficiente das suas mercadorias e estoque num geral. 

Principais termos do E-commerce

Principais palavras no glossário do E-commerce: Letra T

Taxa de Conversão

A taxa de conversão é uma métrica usada para medir a efetividade de suas ações, geralmente ligadas às vendas, mas também relacionada à outras ações. A conversão também pode estar relacionada ao cadastro na sua newsletter, bem como enviar informações através de um formulário ou entrar em contato com a sua empresa. 

Teste A/B

O teste A/B é extremamente utilizado em campanhas de Email marketing, entretanto, pode ser utilizada em outras estratégias. O principal objetivo dos testes A/B é saber como o público reage sob diferentes opções de abordagem, para que o empreendedor tenha a real ideia de como trabalhar melhor com o seu público. 

Ticket Médio

O ticket médio é fundamental no planejamento do comércio eletrônico, indicando qual é a média de gastos dos seus clientes. Este é um indicador de desempenho essencial, o ticket médio fornece informações valiosas para o planejamento de vendas, visando a melhoria de resultados. 

Ticket E-commerce

Letra U

URL

A URL é o endereço eletrônico para as diferentes páginas da web, precisando ser únicas para que o seu site ou blog seja encontrado na internet. A sigla URL vem de Uniform Resource Locator, ou Localizador Uniforme de Recursos. Otimizar as URLs do seu site ou blog extremamente importantes para fazer com que as páginas fiquem mais amigáveis e fáceis de serem localizadas pelos mecanismos de busca. 

Usuário

Esta é uma métrica utilizada no Google Analytics, que os usuários são todos os visitantes que interagem com o seu blog, durante um determinado período de tempo. 

Letra W 

Web Analytics

Um conjunto de ferramentas que são responsáveis pelo monitoramento dos canais digitais. O Google Analytics é uma das principais ferramentas Web Analytics, permitindo que você tenha acesso a todas as informações sobre o tráfego do seu site. Com uma ferramenta analítica, será possível ter a real ideia de quantas pessoas visitam a sua loja virtual e o seu comportamento durante a navegação.

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