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Logística

Guia iniciante de logística dentro do comércio virtual

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
05/08/2020
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A logística é uma das áreas mais importantes dentro do comércio virtual. Afinal, levar o seu produto até o endereço do cliente é determinante no processo de compras e na realização de mais aquisições no futuro. 

Sem contar que uma boa logística é responsável por melhorar a saúde financeira do seu E-commerce, pode cortar gastos desnecessários e melhorar a experiência do cliente. 

Se você está iniciando suas vendas na Internet ou quer começar a fazer isso, saiba que a logística para o comércio virtual envolve diversos processos. E alguns deles são complexos, o que volta ainda mais atenção para essa área.

Mas com o planejamento correto e a plataforma de E-commerce certa, enviar seus pedidos ficará muito mais fácil. 

Para facilitar sua vida, reunimos as principais estratégias de logística para iniciantes no E-commerce!

Leia nosso artigo e conheça as principais estratégias para facilitar os processos de levar seus produtos até seus clientes. E qualquer dúvida ou sugestão, nos conte nos comentários. 

As principais dicas e estratégias de logística no E-commerce para iniciantes

Como já mencionamos anteriormente, a logística é um das mais importantes setores dentro do E-commerce. 

Se você deseja otimizar essa área dentro da sua loja virtual, então não deixe de conferir nossas dicas e estratégias. Boa leitura!

1 – Faça uma seleção com os melhores fornecedores

É importante ter em mente que nem sempre o fornecedor mais barato e que é o amigo do amigo do amigo pode ser ideal para o seu negócio. 

Se você trabalha com produção própria, então será necessário trabalhar com os fornecedores que oferecem as melhores matérias-prima. 

E se você revende produtos (como eletrônicos), então é importante saber exatamente quais são os fornecedores que melhor cumprem prazos e que oferecem produtos 100% originais. 

Avaliação de fornecedores

Um fornecedor de qualidade ajudará sua loja virtual a ter uma melhor avaliação entre seus clientes. Você sempre oferecerá um produto de qualidade a quem fechar uma compra no seu E-commerce. 

Fazer uma boa escolha de fornecedor diminuirá seus problemas com produtos danificados, prazos de validade vencidos, devoluções, gastos com logística reversa e muitos outros. 

Sua loja não gastará com processos desnecessários e nem estará à mercê de profissionais que não se comprometem com a sua empresa. 

Para avaliar quais os melhores fornecedores, você precisa observar quais deles cumprem melhor com os prazos e quais os fornecedores que oferecem produtos originais e matérias-prima de qualidade. 

Além de também avaliar valores, os custos e benefícios de cada fornecedor e outros requisitos. Com essas informações em mãos, será possível descobrir exatamente quais os serviços contratar e quais fornecedores escolher.

👉 Você pode se interessar também: Transportadora ou Correios? Qual a melhor escolha para a sua loja virtual?

2 – Previsão de demandas

Decidir quantos produtos estarão disponíveis no seu estoque deve ser feito com base nas demandas que a sua loja virtual apresenta, no seu fluxo de vendas. 

Vamos pensar da seguinte forma: se você vende 8 unidades de um determinado produto no mês, porque você possui 50 no seu estoque? 

A melhor solução é fazer uma gestão inteligente do seu estoque. Afinal, ter um estoque inchado pode gerar mais custos de armazenamento e controle. 

Projeção de demandas

Ao ter à disposição os serviços do Magazord, você utilizará serviços eficientes para controlar o seu estoque e saber quais os produtos mais urgentes que precisam ser comprados. 

A projeção de demanda presente no Magazord informa quando é necessário comprar novas peças de um determinado produto, além de também informar quando um produto não apresenta muito giro dentro do seu estoque. 

Dessa forma, você pode trabalhar com estratégias diferenciadas em relação a esse produto, como promoções e condições especiais, para fazer com que ele realmente tenha um maior fluxo de vendas.

A ferramenta de projeção, presente no Magazord, é ótima para a reposição das peças mais importantes do seu estoque. 

Com os relatórios fornecidos pela funcionalidade, você tem à disposição informações valiosas, que permitem que você gerencie seu estoque da forma mais otimizada possível.

3 – Frete com preços e prazos competitivos

O frete é um dos mais importantes campos dentro da logística. É de extrema importância oferecer uma entrega que seja rápida e que ao mesmo tempo seja acessível. 

Você pode estar se perguntando: como eu faço isso? A melhor resposta é ter à disposição os serviços de uma plataforma de E-commerce que lhe ofereça opções de mais transportadoras que podem ser utilizadas na sua loja virtual. 

O Magazord oferece a integração com uma série de transportadoras, que trazem mais possibilidades ao seu E-commerce. Ao ter esse tipo de integração, serão disponibilizadas mais opções de serviço de transporte, com preços e prazos variados. 

Melhor Frete

No Magazord, sua loja virtual será integrada com as melhores transportadoras, que oferecem o melhor preço e prazo de entrega para as regiões que seus clientes moram. 

A questão frete, com preços competitivos e prazos de entregas mais curtos, é determinante para o fechamento de uma compra. Ao otimizar essa questão na sua loja virtual, o seu negócio estará pronto para largar na frente da concorrência e vender cada vez mais.

👉 Você pode se interessar também: 8 Dicas para evitar furos de estoque no seu E-commerce

4 – Logística reversa

Quem trabalha com E-commerce nunca deseja receber novamente o produto que vendeu para o cliente. Entretanto, isso é necessário em alguns casos. 

O cliente pode receber um produto danificado, também pode ter se arrependido da compra ou deseja trocá-lo por algum outro item. 

Nessas horas, é necessário utilizar os processos de logística reversa. É de suma importância que a devolução do produto aconteça da melhor forma possível, em prazos curtos e sem dor de cabeça para o cliente. 

Logística reversa

É necessário entender que o cliente online é atraído por fotos e imagens. E muitas vezes, ele nunca pegou o produto em mãos, antes de comprá-lo. Assim, a expectativa com o produto adquirido pode não ser atendida e o consumidor desejará devolver o produto. 

A logística reversa deve ser um processo otimizado dentro da sua loja virtual. Será necessário oferecer os serviços de devolução e tirar todas as dúvidas do cliente durante esse processo. 

É extremamente importante prezar por um serviço de logística reversa otimizado. Mesmo que o cliente esteja devolvendo um produto, num futuro bem próximo ele pode fazer uma nova compra. Isso se ele ficar satisfeito com seus serviços e atendimento.

Conclusão

Trabalhar com as melhores estratégias de logística é determinante para o sucesso do seu negócio online. Quem está iniciando com as vendas no mundo digital, deve estar ainda mais atento para sempre oferecer os melhores serviços de entrega, bem como gerenciar seu estoque com dinamismo. 

Para seu alívio, saiba que você não precisa fazer isso sozinho. Ao contratar uma plataforma de E-commerce de alto nível, como o Magazord, você terá todo o suporte e ajuda para otimizar a questão logística da sua loja online ao máximo. 

Conheça as soluções de logística desenvolvidas pelo Magazord e otimize seu E-commerce para vender mais, e também entregar produtos com eficiência e agilidade. 

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