fbpx

Marketing

[GUIA] Utilização de imagens para E-commerce + BÔNUS

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em Marketing Digital
Data de criação
27/05/2021
Comentários
0 comentários

As imagens para E-commerce estão para as lojas online assim como um produto no manequim em uma loja física. Imagine você chegar em um estabelecimento e a roupa exibida está toda amassada, suja ou amontoada? Qual seria o interesse nesse produto?

A exibição de imagens no E-commerce é tão importante quanto a exibição nas vitrines na loja física. Afinal, você compraria um produto sem nem ao menos vê-lo? A imagem é a primeira coisa que o usuário vê em uma página de produto e ela faz muita diferença no momento da compra. 

Pense na sua experiência como consumidor. Você certamente já desistiu da compra porque a imagem do produto não passava confiança. Ou também já acabou comprando um item online e quando chegou na sua casa, o produto estava completamente diferente. 

Banner download Primeira Venda na Internet

Infelizmente , esses problemas acabam sendo bem comuns e podem acontecer com os clientes da sua loja online. Imagens com baixa qualidade, desatualizadas ou com design ruim acabam afetando a experiência de compra por parte do consumidor. Assim, os os usuários podem procurar outras lojas online em vez da sua. 

Para que o decisor da compra realmente se interesse pelo seu produto, é necessário que as informações visuais do seu site chamem a atenção e que também consigam mostrar o máximo de detalhes possíveis sobre o produto que você está vendendo. 

Neste artigo, vamos entender melhor como trabalhar com as imagens para E-commerce e fazer com que a questão visual seja uma importante ferramenta para aumentar as vendas da sua loja online.

Como lidar com um consumidor cada vez mais exigente

Você já ouviu falar do varejo omnichannel? Ou conhece o consumidor omnichannel? Se você ainda não conhece esses conceitos, vamos entendê-los melhor antes de discutir mais sobre as imagens para Loja Online. 

O omnichannel é um conceito no qual os consumidores possuem interações tanto no ambiente físico quanto no online, durante a jornada de compras. Isso acontece muito hoje, principalmente em situações em que o ticket do produto é muito alto ou consumidor deseja ver o produto pessoalmente antes de comprá-lo. 

Vamos à um exemplo: imagine que você deseja comprar uma geladeira e encontrou um modelo que gostou muito, mas em uma loja online. 

Consumidor comprando online

Antes de efetuar a compra, você quer ver o produto pessoalmente, afinal esse é um produto com valor mais elevado. Qual seria a melhor maneira de ver isso? Uma saída é visitar lojas físicas e procurar pelo mesmo modelo. 

Assim, será possível visualizar melhor o produto, entender as suas dimensões e olhar de perto os detalhes. Após isso, a compra é feita pela internet – se o preço do produto for mais barato no online. 

Entretanto, muitos consumidores não terão essa mesma oportunidade. Dessa forma é necessário trabalhar com estratégias para melhorar a apresentação dos produtos. Nessa hora é que entram as otimizações de imagens para E-commerce. 

As imagens são importantes para o E-commerce?

A resposta é: definitivamente SIM! A questão visual é um dos maiores fatores para promover a conversão da sua loja online. As imagens atuam como fatores de atração do produto, no momento da compra e tem a função de mostrar os detalhes do produto, ao cliente. 

Para entender um pouco mais sobre a importância das imagens para E-commerce vamos partir com mais um exemplo. Neste caso, imagine que você gostaria de comprar uma jaqueta, em um E-commerce de roupas. Mas ainda não sabe exatamente o modelo ou a cor.

Para efetuar a compra, é preciso escolher modelo, cor e o tamanho da peça de roupa. Mas como você escolherá isso? A forma mais fácil de escolher a jaqueta a ser comprada é através das imagens que a Loja Online utiliza para exibir o seu produto. De preferência, MUITAS imagens. 

Consumidor escolhendo produto através de imagem para E-commerce

Entretanto, se as fotos que você encontra são de baixa qualidade, não permitem que você observe melhor as características do produto e não mostram a jaqueta em diferentes ângulos. Você compraria um produto sem ter nem a mínima ideia de como ele é? Provavelmente não.

As imagens no E-commerce são importantes desde os primórdios das vendas online. Especialistas no comércio eletrônico afirmam que a informação do produto deve começar com as imagens, como parte essencial na experiência de compra online. 

Outro estudo também afirma que 75% dos consumidores virtuais consideram as imagens como uma parte essencial da decisão no momento da compra.

Como usar as imagens para E-commerce e melhorar o rankeamento de páginas?

As imagens para E-commerce estão ligadas diretamente ao SEO do site e ajudam na otimização de páginas. O SEO consiste nas técnicas para melhorar o posicionamento do seu site perante o Google, otimizando a visibilidade de um site perante sites de busca. 

Apesar da importância primordial que as imagens têm para o E-commerce, ainda existem desafios para aliar as imagens ao rankeamento do seu site. 

Mesmo que existam desafios, há uma notícia boa: todos esses obstáculos são completamente contornáveis. Agora, vamos aprender a superar esses desafios e fazer com que as imagens otimizem o SEO da sua loja online.

Tamanho

Um dos principais desafios quando se fala em imagens para E-commerce + SEO é referente ao tamanho das mídias. É recomendável utilizar imagens leves, que são ao mesmo tempo nítidas e com tamanho reduzido. 

Seguir esse tipo de recomendação diminui o tempo de carregamento da sua página, além de facilitar a experiência do consumidor que acessa a sua loja online através do smartphone. Como resultado, seu site tem um desempenho melhor perante os ranqueamentos perante os mecanismos de busca. 

Em resumo, a melhor imagem a ser utilizada é a que oferece a melhor qualidade e que também tenha o menor peso possível. Duas ótimas ferramentas que contribuem para garantir a qualidade das fotos e diminuição do tamanho são o Image Resize e o TinyPNG.

Formato do arquivo

Para obter sucesso no SEO é importante que sua imagem seja nítida. A nitidez é alcançada pela quantidade de pixels e quanto mais pixels a foto tiver, maior será a sua qualidade. 

Para garantir uma boa imagem, opte pelos formatos mais comuns a serem utilizados como o JPG, PNG ou o GIF.

Nome da imagem

Este é um dos aspectos mais importantes para otimizar o SEO das suas imagens e impulsionar o destaque do seu site perante os mecanismos de busca. 

Se você já aplica as técnicas de otimização na descrição dos produtos e outras áreas do site, sabe a importância em inserir a palavra-chave para conseguir um bom ranqueamento. 

Usar a palavra-chave no nome do arquivo da imagem contribui para que ela seja lida pelo Google e apareça nos resultados da busca. Portanto, o nome do arquivo deve ser personalizado de acordo com o produto. 

Vamos a um exemplo:

SEO para imagens de E-commerce

Assim, quando um usuário buscar por “torneira” ou “torneira cromada” ou algo relacionado a esse termo, o Google tem mais chances de apresentar o seu produto nas buscas. 

Além do título do arquivo, também é possível otimizar o alt text (o texto alternativo) da imagem. Quando é feita uma pesquisa no Google Imagens, o buscador mostra o resultado de acordo com o texto alternativo ou seja, uma breve descrição da imagem. 

Nas imagens que colocamos em exemplo, é possível colocar o texto alt, onde colocamos a descrição “torneira cromada com vermelho, sob fundo branco”. 

Caso você tenha uma loja online e a imagem do seu site apareça na pesquisa, há a possibilidade de o usuário clicar na mídia e ser direcionado ao seu E-commerce.

5 Dicas para melhorar as imagens do seu E-commerce

Saber trabalhar bem as fotos do seu E-commerce é essencial para obter o êxito na nas suas vendas online. Agora, vamos conhecer dicas especiais para otimizar as imagens das suas lojas online. 

Use fundo branco nas imagens

Essa, na verdade, pode ser considerada uma dica para melhorar as imagens de seu E-commerce e sim, pode ser considerada uma exigência. Marketplaces, aceitam apenas imagens com esse tipo de fundo, então quando possível, é mais do que recomendado utilizar imagens em fundo branco. Como vemos na imagem à seguir:

Fundo Branco

Não use filtros

A dica pode até parecer óbvia, mas não usar filtros nas suas imagens para sites de vendas pode evitar dores de cabeça no futuro. 

Mesmo que seja necessário otimizar as imagens da sua loja online para aumentar as vendas, a utilização de filtros não é nada recomendada. Ao utilizá-los, a cor do seu produto pode modificar e o cliente poderá ter uma impressão errada quando o pedido chegar. 

Sua loja online pode ser acusada de propaganda enganosa e isso pode causar problemas e devoluções de produtos, o que prejudica as suas vendas.

Use diversas imagens

Quando o cliente não tem a oportunidade de ver o produto pessoalmente antes de comprá-lo, ele se baseará apenas através de imagens para decidir a sua compra. Dessa forma, é de suma importância que as imagens consigam mostrar o máximo de detalhes do produto. 

Assim, é válido utilizar diversas imagens, que consigam mostrar todos os detalhes do produto que você está vendendo.

Por exemplo: se você vende celulares (um aparelho com ticket médio mais alto) é válido mostrar o aparelho em todos os ângulos possíveis, com fotos de frente, verso, lado ou qualquer outro ângulo que saliente os detalhes do produto.

Diversas imagens para E-commerce (iPhone)

Use imagens em 360º

Uma funcionalidade ainda pouco utilizada pelas lojas online e que oferece um importante diferencial é a visualização de produtos em 360º. Com elas, cada detalhe do produto estará evidente e o cliente terá uma ideia muito maior sobre o produto que ele está comprando. Um estudo lançado apontou que uma loja online pode converter mais de 27% após utilizar as fotos em 360º, para mostrar seus produtos.

Tenha imagens para cada cor do produto

Se o seu produto apresenta mais de um cor, é extremamente importante exibir imagens que apresentam todas as versões do produto. 

Assim, o usuário terá uma noção mais abrangente de todos os produtos disponíveis na sua loja online.

Bônus: aplicativos para você criar as melhores imagens para E-commerce

Depois de conhecer mais sobre a importância das imagens para E-commerce, chegou o momento de conhecer algumas ferramentas especiais para você criar e editar as melhores fotos para a sua loja online!

Photoshop

Esse certamente é o aplicativo mais famoso para a edição de imagens. O Photoshop reúne uma série de funções que, quando bem utilizadas, podem dar um aspecto profissional para as suas fotos.

A ferramenta é voltada principalmente para designers e fotógrafos, mas também pode ser utilizada por editores iniciantes, já que a ferramenta oferece uma fácil utilização. 

O Photoshop faz parte do pacote de editores de mídia desenvolvido pela Adobe e está disponível em versão paga. 

Ícone Photoshop

Canva

O Canva é uma ferramenta extremamente útil na edição de imagens para E-commerce e segue uma linha um pouco mais diferente dos softwares tradicionais no tratamento de imagens. O Canva oferece uma versão mais moderna, intuitiva, que está disponível no formato aplicativo, ou através do próprio site. 

Para os usuários que ainda não estão familiarizados com a edição de imagens, o Canva é a ferramenta perfeita, já que oferece uma série de layouts pré-definidos, que podem ser reeditados de acordo com o resultado desejado.

Ícone Canva

Photoscape

O Photoscape é uma ferramenta para edição de imagens com recursos gratuitos, mas que pela sua qualidade, se assemelha muito aos editores pagos. 

É um software simples, mas que permite colagens, recortes, criação de gifs animados, combinação de fotos e muitas outras funcionalidades. 

O Photoscape oferece uma interface muito dinâmica e auto explicativa e é ótimo para quem não tem muita experiência com edição e busca por um editos mais didático. Porém vale ressaltar que o Photoscape é uma ferramenta de edição mais limitada que as opções de software apresentadas acima.

Editor de imagens para E-commerce Photoscape

Pixlr

Essa é uma ferramenta de edição de imagens completamente online, oferecendo funções semelhantes ao Photoshop, com o diferencial de ser completamente gratuita nos planos X e E, que oferecem ferramentas mais básicas de edição e mais algumas funções. 

Por ser uma ferramenta online, não é necessário baixar nenhum tipo de software no computador para utilizar o Pixlr, e caso nas versões gratuitas falte alguma ferramenta, existe a opção de contratar um dos planos mensais, com ainda mais funções disponíveis. 

Além de ser utilizado no navegador do computador, o Pixlr também pode ser utilizado em smartphones, disponível tanto para iOS quanto Android.

Pixlr

Conclusão

As fotos no E-commerce são essenciais para quem deseja oferecer uma boa experiência e otimizar a experiência de compra. Sem sombra de dúvidas, as imagens são decisivas para a tomada de decisão. 

Porém, de nada adianta utilizar imagens de baixa qualidade ou que não favoreçam as qualidades do seu produto. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e por isso, é necessário investir em fotos de qualidade e em conteúdos ricos, como vídeos, imagens em 3D e demais mídias que enriqueçam o seu conteúdo. 

Também não se esqueça da experiência mobile, assim as suas fotos precisam estar nítidas quando o usuário acessa o seu site e assim, ele consegue ter uma ideia melhor sobre o produto que está comprando. 

Portanto, é necessário trabalhar com imagens para E-commerce de alta qualidade. Assim, as vendas da sua loja online ganham um upgrade e você vende mais! 

Caso você tenha dúvidas ou tenha sugestões sobre imagens para E-commerce, não esqueça de nos contar na área de comentários. 

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *