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Guia definitivo para integrar loja física e virtual na estratégia de vendas

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em Marketing Digital
Data de criação
12/01/2021
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Integrar loja física e virtual é um dos principais pontos a serem levados em consideração pelos empreendedores que irão trabalhar com essas duas modalidades de vendas. 

Como o comércio eletrônico vem mudando continuamente a forma como as pessoas compram os seus produtos, então é preciso considerar e adotar a integração com mais canais de negócio.

Banner necessidades do cliente

Cada vez mais, os lojistas voltam  sua atenção para o comércio online. Conseguindo assim, trabalhar com as modalidades de loja física e comércio eletrônico. Nesse caso, é necessário realizar a integração entre estas duas diferentes modalidades, para que os dois canais de vendas conversem melhor.

A integração entre o offline e online resulta em uma melhor experiência tanto ao cliente quanto ao empreendedor e em nosso artigo, você irá saber melhor como trabalhar com esta estratégia.

Quais as vantagens de integrar as lojas físicas e virtual?

Essa é uma pergunta que permeia a mente do empreendedor que trabalha com lojas físicas e virtuais. Quem trabalha apenas com o comércio offline não pode simplesmente ignorar o poderio do crescimento do comércio online em todo o mundo. 

Com loja física e online integradas, mais pessoas serão impactadas por seus produtos, já as empresas não estarão mais limitadas apenas à questão de espaço e mais pessoas podem analisar seus produtos, comparando seus preços e realizando suas compras sem sair de casa. 

Ou seja, a integração entre diferentes canais permitirá a adição de mais uma canal de compras. O modelo de negócios é diversificado e os meios de vendas conseguem atender a diferentes necessidades do consumidor. 

Uma outra característica importante neste processo de integração é o fato de que alguns lojistas revendem os seus produtos nos seus E-commerces e possibilitam a retirada de compras diretamente na loja física. Essa nova possibilidade se torna em um diferencial para a sua empresa e pode chamar a atenção do consumidor. 

Aumento de vendas, ganho de escala e alcance de mais clientes são algumas das principais vantagens que a integração entre o offline e o online.

Integrar loja física e virtual

Como essa integração é possível?

Um modelo de negócios que oferece a integração online fornece uma experiência de compra consistente, simplifica processos e operações diárias da loja, para melhorar o relacionamento com o consumidor. 

Para que essa integração seja possível, é necessário escolher uma plataforma de E-commerce que realmente ofereça uma experiência completa. Assim, estarão disponíveis todas as ferramentas para o melhor funcionamento da loja online e offline. 

Sistemas completos possibilitam a realização de diversas estratégias diferenciadas. Por exemplo, o cliente pode optar por comprar um produto de forma online e nesse caso, ele reside muito próximo à empresa que a compra foi realizada. 

Ao apresentar a opção “Retirar o pedido na loja”, será possível retirar o produto em loja física, o que gera economia de tempo e oferece uma experiência diferenciada ao cliente.

👉 Você pode se interessar também: Como proporcionar um frete de qualidade na sua loja virtual?

Quais os melhores serviços que devem ser oferecidos ao integrar loja física e virtual?

Como já observamos, integrar loja física e virtual é uma estratégia extremamente vantajosa para impactar mais clientes. Mas para tal integração, é necessário disponibilizar alguns serviços, que vamos conhecer a seguir.

Catálogo em um só lugar

Ao integrar loja física e virtual, todo o catálogo da sua loja física também poderá estar disponível no seu E-commerce. É como se a sua loja apresentasse corredores infinitos, em que os produtos estão melhor organizados e mais fáceis de serem encontrados. 

Os clientes podem navegar no seu site, vendo os itens que a sua empresa oferece e comparar preços apenas com um clique. Entregar esse valor ao cliente é extremamente importante, visto que o comércio online é cada vez mais procurado.

Corredores loja física

Estratégias combinadas

Combinar a loja física com a virtual significa trabalhar com estratégias combinadas de vendas, para que ambos os canais sejam vantajosos e não atrapalhem um ao outro. 

Uma das principais estratégias que podem ser utilizadas nessa integração é a chamada Pick-up Store (ou também Click & Collect), em que o cliente compra online e retira na loja física. 

Ao chegar na loja, o cliente já estará com o pedido comprado e pago, bem como separado e a embalagem já estará finalizada. Isso economiza tempo e oferece uma experiência de compra diferenciada ao cliente. 

Quando esse tipo de estratégia se mostra eficaz, o consumidor passa a ter mais confiança na sua empresa, podendo comprar em diferentes canais de vendas sempre com a certeza de um bom atendimento e segurança.

Ter um ERP integrado à loja online

Essa é uma regra de ouro para quem deseja integrar loja física e virtual. O ERP (Enterprise Resource Planning) é um recurso de gestão que unifica a gestão empresarial em apenas um único software: estoque, faturamento, pagamento, cadastro de produto, logística, fornecedores e muitos outros. 

Essa centralização evita a utilização de vários programas que podem facilmente serem substituídos por apenas um único ERP. 

Ao contratar uma plataforma de E-commerce, é de extrema importância a presença de um ERP integrado, para que assim, sua loja online realmente ofereça a possibilidade de integrar mais canais de vendas em um sistema unificado.

Integrar loja física e virtual com ERP

Porque a integração com o online é importante para os donos de lojas físicas?

Durante muito tempo, o varejo online foi considerado um ferrenho inimigo das lojas “tradicionais”. No entanto, esses dois modelos de negócios podem muito bem conviver em harmonia e os varejistas perceberam os benefícios ao integrar esses canais. 

A expansão dos proprietários de lojas para os meios online acaba exigindo uma modernização de antigos métodos de trabalho, uma tarefa que acaba sendo necessária, para se adequar ao consumidor que busca cada vez mais soluções digitais para solucionar qualquer tipo de necessidade.

Os canais online ainda são extremamente vantajosos para otimizar as vendas da loja física. Isso acontece porque as vendas de E-commerce oferecem algo que as vendas físicas ainda não fazem com eficácia: a coleta de dados. 

Na grande maioria das vezes, os clientes que fazem compras offline não deixam muitos dados ao lojista. Isso acaba prejudicando o desenvolvimento de novas estratégias, bem como impossibilita a visualização de informações consideradas importantes. 

A coleta de dados é extremamente eficaz no comércio online, permitindo o registro de informações completas sobre o consumidor, como idade, região, qual a origem de acesso e muitos outros. 

O comércio online também apresenta uma grande diversificação nas estratégias para convencer o cliente a realmente fazer a conversão. Com um rico banco de dados, é possível usar estratégias como email marketing, para assim converter leads (os visitantes que podem se tornar clientes) em consumidores propriamente ditos. 

Fora que os canais online também permitem que os varejistas atinjam mais pessoas através dos mecanismos de pesquisa. Ao pesquisar por um determinado produto, o cliente pode achar sua loja online em meio às pesquisas.

Loja sempre aberta

A importância da loja física

O crescimento do comércio virtual fez com que muitos empreendedores passassem a questionar a real importância da loja física nesses novos tempos. Mesmo com o crescimento do E-commerce, o comércio físico é de suma importância para a economia como um todo. 

Ainda 80% das compras são feitas nas lojas físicas, o que mostra todo o poder que esse tipo de comércio ainda oferece. Portanto, é essencial dar o valor necessário à loja física e entender a sua real importância. 

Em muitas linhas de produtos, os clientes optam por comprar produtos no comércio offline, em vez de optar pelo online. Como no caso do segmento de moda, que apresenta situações bem claras relacionadas a esse tipo de situação. 

Esses clientes querem sentir o tecido, provar o tamanho e olhar o produto pessoalmente, antes de adquiri-lo. Muitos desses compradores apresentam o hábito de pesquisar o produto antes de efetuar a compra. Portanto, a integração com loja física e virtual oferece a experiência completa para esse cliente, garantindo a compra dos seus produtos por parte desse consumidor. 

Sem contar da já citada “Retirada na loja”, que oferece ao cliente a possibilidade de retirar as compras em um espaço físico, sem a necessidade de transportadoras ou esperar o pedido chegar. 

Esse tipo de estratégia é possível apenas com a presença da loja física, que conversa com o seu E-commerce e pode maximizar as possibilidades de vendas.

👉 Você pode se interessar também: Dicas para maximizar as vendas da sua loja online

De olho nas métricas

Como citamos anteriormente, uma das principais vantagens oferecidas pelo comércio online é a possibilidade da coleta de dados sobre os seus consumidores. Isso acaba garantindo a criação de estratégias de vendas assertivas, bem como garante o monitoramento sobre a eficácia destas ações. 

Agora nós vamos acompanhar algumas informações importantes que podem ser extraídas do comércio online e que também podem ser utilizadas no desenvolvimento de estratégias para lojas offline.

Número de vendas

O acompanhamento do número de vendas é uma das métricas mais importantes quando falamos em análise de dados no comércio. E isto vale tanto para o offline quanto para o online. 

Saber esse tipo de informação permitirá a você saber quanto investir na loja online (e física também), conseguindo ter uma base melhor dos seus lucros e saber quanto investir nas suas estratégias de marketing.

Produtos mais vendidos

Origem dos visitantes

Uma outra métrica extremamente importante que precisa ser analisada é sobre a origem dos visitantes. O comércio online apresenta uma série de canais para que os visitantes conheçam sua loja online. Portanto, é necessário focar nos que podem trazer mais resultados ao seu negócio. 

Se no comércio offline é mais complicado de conhecer a origem do público-alvo, no E-commerce essa atividade se mostra mais fácil. Com as ferramentas de marketing adequadas, você consegue ter acesso a dados importantes para ajudar na elaboração e otimização da sua estratégia de vendas.

Produtos mais vendidos

Analisar essa métrica é de suma importância tanto para o comércio offline quanto para o E-commerce. Saber quais são os produtos mais procurados na sua empresa e com maior potencial de vendas fará toda a diferença na hora de desenvolver estratégias de vendas. Ou em entender melhor quais são os gostos do seu público. 

O ideal é acompanhar os seus produtos mais populares, para assim, saber quais itens merecem uma atenção maior e precisam estar disponíveis sempre no seu estoque. 

Além disso, você também saber quais são os produtos que vendem menos. Isso evitará despesas desnecessárias e permite a você focar apenas no que oferece resultados concretos à sua empresa.

Aumento de vendas

Saiba como escolher a melhor plataforma para integrar sua loja física e online

Se você ainda não possui uma loja online integrada ao seu comércio físico, saiba que está mais do que na hora de trabalhar com esses múltiplos canais de vendas. Atualmente, o comércio online ganha cada vez mais força e ignorar essa verdadeira potência, é perder pontos com o cliente. 

Mas, para garantir uma integração segura e inteligente, é necessário contratar uma plataforma de E-commerce dinâmica. E que também consiga oferecer soluções inteligentes para todos os seus canais de vendas. 

Neste momento, destacamos os serviços do Magazord, uma plataforma completa em todos os sentidos, igualmente eficiente nos canais off e online da sua empresa.

As integrações oferecidas pelo Magazord garantem parcerias com uma série de transportadoras, além de permitir a venda dos seus produtos nos maiores marketplaces do Brasil. 

Banner entre em contato

Na questão entre integrações de canais, entra o ERP integrado e nativo, presente no Magazord. Essa ferramenta especial permite a unificação no gerenciamento da sua empresa. Assim, você consegue administrar estoque, pagamentos, saída de produtos e todos os processos da sua empresa a partir de um único sistema. 

O objetivo do Magazord é tornar a experiência entre a loja online e física e uma rotina mais simplificada, para que sua empresa venda mais e também para que seus clientes tenham mais vantagens e facilidades ao comprar na sua loja. 

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