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Marketing

Marketing Digital para E-commerce: conheça e se destaque no mercado

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
29/09/2020
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O Marketing Digital para comércio virtual é um dos mais importantes campos para otimizar a divulgação da sua loja online e assim, conseguir mais clientes. 

Atualmente, as pessoas estão deixando de lado o receio de fazer compras online e tem aproveitado cada vez mais os diversos benefícios oferecidos pelo comércio virtual. 

Dentre as vantagens, conseguimos destacar algumas: praticidade de comprar de casa, descontos cada vez mais agressivos e ampla variedade de produtos. 

Tendo em vista isso, surgem cada vez mais lojas virtuais e se destacar em relação a toda essa concorrência é extremamente importante. 

As estratégias de Marketing Digital são a melhor arma para colocar sua marca em evidência e mostrar aos seus potenciais clientes do porquê comprar na sua loja virtual em não nos outros tantos E-commerces em atividade atualmente. 

Sabendo da importância de divulgação e fortalecimento da sua marca, reunimos as principais estratégias de Marketing Digital, para assim aumentar a visibilidade e potência da sua loja virtual. 

Antes de mais nada: o que é Marketing Digital?

O Marketing Digital, na verdade, pode ser entendido como um conjunto de ações, em que uma empresa trabalha com os meios necessários para criar vínculos com o seu cliente e também, trabalhar a identidade da sua marca. 

Em resumo, o Marketing Digital é uma atividade que visa utilizar processos de troca, em que será possível atender desejos, expectativas e necessidades dos clientes, com base em seus costumes e seus hábitos.

Essa realidade é suficiente para garantir que o marketing digital veio para ficar e é indispensável para o plano de divulgação e vendas de todo o tipo de negócio – independente de ser virtual, offline ou também os dois.

👉 Você pode se interessar também: Saiba como funciona o E-commerce D2C

Marketing Digital e E-commerce: qual a importância?

Em empreendimentos físicos ou online, vem surgindo uma demanda crescente no aumento de investimento em relação ao Marketing Digital. Isso não é para menos, já que a grande maioria da população está conectada ao celular durante grande parte do dia, por exemplo. 

Se distanciar das técnicas de Marketing Digital é dar as costas a um amplo público e também abrir brechas para a sua concorrência. 

Marketing Digital E-commerce

O marketing para comércio online, será digital em sua forma massiva. Ao combinar técnicas e diferentes estratégias, a sua loja online ficará em maior evidência e potenciais clientes chegarão até a sua empresa em quantidades maiores.

Esse fato já é bastante para garantir que o marketing veio para ficar e também é indispensável para o plano de marketing de variadas formas de negócio, não importando se for virtual, offline ou híbrida.

Os campos relacionados ao Marketing Digital

Como já falamos anteriormente, o Marketing Digital é dinâmico e compreende uma grande quantidade de campos. 

Agora, nós vamos nos aprofundar melhor em cada uma dessas áreas. Vamos lá?

SEO

O SEO é um dos principais campos do Marketing Digital e extremamente importante de ser implementado no comércio online. 

Vamos pensar da seguinte forma: quando você tem alguma dúvida, qual é a principal ferramenta que você utiliza para acabar com ela? 

Se você pensou no Google, então saiba o SEO tem um impacto direto na sua vida!

Todos os dias, são realizadas mais 4 BILHÕES de pesquisa Google. E quando contamos com os outros sites de busca, esse número sobe para mais de 6,5 bilhões de busca.

O SEO ou Search Engine Optimization é a estratégia que visa colocar uma determinada página na primeira página do Google. 

Marketing Digital SEO

Os mecanismos do Google (o Googlebot) são algoritmos que analisam a qualidade das páginas, tentando mostrar ao usuário qual é o destino que melhor pode conter as informações que o usuário está procurando. 

Ele é um dos principais motivos para empresas investirem em uma presença digital. Com a otimização do seu site para SEO, suas páginas cada vez mais irão aparecer nas primeiras páginas de pesquisa. 

Existem muitos fatores de ranquemento no Google. Segundo o próprio site de pesquisa, são mais de 200 critérios. Alguns dos principais fatores de ranqueamento são:

  • Autoridade de página;
  • Palavras-chave;
  • Links que levam à página;
  • Design responsivo; 
  • Tempo de permanência da página;
  • Autoridade de domínio;
  • Velocidade de carregamento;
  • Taxa de rejeição;
  • Qualidade do conteúdo.

Por conta da sua importância, uma enorme quantidade de profissionais trabalha diariamente para compreender o algoritmo do Google, afinal todos querem atingir a primeira página.

Vale dizer que o Googlebot apresenta atualizações constantes, fazendo com que os profissionais que trabalham com SEO também se reinventem a cada novidade lançada. 

Links Patrocinados

Anteriormente nós falamos melhor sobre o SEO, que é uma forma gratuita de colocar suas páginas nas primeiras posições do Google. Como essa é uma estratégia que pode levar tempo até gerar frutos, existem maneiras de encurtar caminhos. 

Mas já destacamos que a estratégia que vamos citar a seguir é paga, mas é extremamente útil para a sua loja virtual. Estamos falando dos links patrocinados!

Para os mecanismos de busca, o usuário pode utilizar as soluções dos Google Ads. Ao pagar pelos links, suas páginas aparecem nas primeiras posições do Google. 

Se antes falamos do SEO, agora estamos nos referindo ao SEM (Search Engine Marketing), que funciona como um sistema de escolha de palavras-chave e com leilões, para escolher qual o melhor conteúdo que será mostrado ao usuário. 

Com certeza você já deve ter feito uma pesquisa no Google e visualizou alguns resultados (geralmente nas primeiras 3 posições) com o destaque em “Anúncio”. Esses são os famosos links patrocinados. 

Além disso, outras plataformas permitem a utilização de publicidade paga. É o caso do Facebook/Instagram, que compartilham a mesma plataforma de anúncios.

Ao anunciar seus produtos e serviços nas redes sociais, será possível alcançar um número muito maior de pessoas. 

Os anúncios patrocinados oferecem um mundo de personalizações, para que você realmente atinja as pessoas certas e gere mais conversões com o orçamento destinado às suas campanhas pagas. 

Uma das mais interessantes personalizações de campanha é através do remarketing. Tanto o Google quanto o Facebook são capazes de “rastrear” as pessoas que chegam ao seu site. 

Dessa forma, é possível criar campanhas direcionadas exatamente para essas pessoas, com chances de conversão mais altas e campanhas personalizadas para cada público específico.

Funil de vendas

O funil de vendas é uma estratégia que serve de base para todas as outras estratégias de marketing. 

Esse conceito consiste num processo de análise do comportamento do consumidor, desde o primeiro contato com a sua empresa até o momento da conversão. 

Entender o funil de vendas é extremamente importante. Cada cliente apresenta um caminho específico do momento em que ele descobriu uma determinada necessidade, até chegar a efetivação da compra. 

Funil de Vendas Mkt Digital

É extremamente importante realizar ofertas e comunicações personalizadas em cada uma das etapas do funil, afinal, isto otimizará as chances de o lead se transformar em um cliente efetivo.

Basicamente, existem três etapas dentro do funil de vendas:

  • Topo do funil – é a etapa da consciência, na qual se descobre uma necessidade e onde encontra-se a maior quantidade de potenciais clientes;
  • Meio do funil – é considerada a etapa da consideração, em que o cliente entende que necessita de algo para sanar o problema que está enfrentando; 
  • Fundo do funil – é o momento da decisão, quando o consumidor opta por adquirir um produto que deseja e assim resolver seu problema.

Como executar um plano de marketing digital dentro do seu E-commerce

Agora que você já chegou nesse ponto, então já deve estar fazendo a pergunta que não quer calar: “como eu posso executar um plano de marketing digital no meu E-commerce?”

Não se desespere! Continue a leitura, pois vamos lhe responder isso agora!

Elabore uma estratégia de vendas e também de captação de leads

Essa é a hora de ser criativo! Não há uma resposta exata de como criar a melhor estratégia para a captação de leads e realização das suas vendas. São incontáveis as maneiras de se fazer isso, o que acaba sendo excelente. 

Você pode criar uma estratégia completamente personalizada para o seu negócio, encontrando as melhores formas de captar novos potenciais clientes (os chamados leads) e também, efetivar mais vendas.

Mkt Digital Captação de Leads

Tenha uma estratégia de relacionamento

Depois de gerar uma grande quantidade de leads, você também precisa desenvolver estratégias para se relacionar com eles. 

Se a jornada de compra está bem definida dentro da sua loja virtual, procure trabalhar com ferramentas de automação de marketing, para assim otimizar processos e facilitar sua vida. 

Com um fluxo automatizado de funcionalidades, você não precisa tratar manualmente cada um dos leads que chegam até a sua loja virtual. 

Nas estratégias de relacionamento, também não se esqueça de utilizar o famoso Email marketing, que trará uma comunicação direta com o consumidor e permite envio de ofertas, avisos e interações preciosas para manter o cliente sempre interessado na sua marca.

👉 Você pode se interessar também: Copywriting e como criar conteúdo focado em conversão

Prepare o seu time de vendas

Caso os produtos e serviços disponibilizados pela sua empresa apresentam um ticket médio mais alto, talvez seja necessário ter uma equipe de vendas à disposição. 

Se este for o seu caso, é válido pensar na possibilidade de ter uma equipe de vendas na sua empresa. Os vendedores terão mais êxito se souberem exatamente do que se trata o seu produto, portanto, uma equipe afiada é de suma importância.

Estratégias de marketing para seu E-commerce

O Marketing Digital engloba uma série de estratégias! Vamos conhecer algumas que podem ser utilizadas na sua loja virtual!

Email Marketing

O Email Marketing permitirá uma relação mais estreita com o seu consumidor. Ao disseminar uma campanha para sua base, primeiramente, será possível saber quantas pessoas receberão as suas promoções, justamente com maior divulgação da sua marca. 

Em razão disso, ao elaborar um título de email, atraente e conciso, será possível impactar futuros clientes e também otimizar sua comunicação com a audiência.

É preciso verificar seu o seu Email marketing possui um bom texto e que seja realmente convidativo para ser clicado, gerando mais eficiência nesta estratégia da sua loja virtual.

Estratégias Email Marketing

Redes Sociais

Atualmente, as Redes Sociais deixaram de ser um mero instrumento de diversão e passaram a ser importantes mecanismos para as empresas atingirem seu consumidor. 

Muitas lojas virtuais utilizam as redes sociais apenas para divulgar os seus produtos, porém também é importante compreender o seu público e as mídias sociais nas quais ele está mais presente. 

O Facebook é a plataforma de mídia social mais utilizada pelos brasileiros, mas isso não significa que você precisa estar presente apenas naquela plataforma. 

Também é importante estar presente em outras redes sociais. Assim, você conseguirá impactar clientes, em virtude de também estar presente no Twitter, Instagram ou LinkedIn. 

Redes Sociais

As redes sociais apresentam plataformas de impulsionamento, permitindo a criação de campanhas que permitirão a você mostrar seus produtos e promoções para uma quantidade maior de pessoas. 

O Facebook Ads (serviço de campanhas pagas do Facebook) é uma das maiores plataformas de marketing pago vigentes e mostra toda a força que as redes sociais apresentam para quem vende seus produtos na Internet.

Otimização de conversão

A otimização a conversão é um conjunto de estratégias, que visam aumentar a conversão (ah vá!) de uma página ou site. 

As práticas para a otimização de conversão são muitas: mudar o layout da página, novas imagens, informações, textos, cores e muitas outras. 

Essas várias práticas mudam as perspectivas do clientes sobre o seu E-commerce, otimizando as chances de conversão e de maior compras no seu site. 

O retorno de uma prática bem-feita de otimização pode elevar as suas vendas ao otimizar a sua taxa de conversão. 

Conclusão

No nosso artigo, você conheceu mais sobre o Marketing Digital e quais são as melhores práticas desta área para o Marketing Digital. 

Ao montar a sua loja virtual, é importante pensar nas estratégias certas para otimizar a divulgação da sua marca e produtos. 

Utilizando as técnicas certas, a taxa de conversão da sua loja aumenta e você também tem à disposição mais ferramentas para otimizar as vendas do seu E-commerce. 

Gostaríamos de ressaltar que o Magazord apresenta soluções de Marketing especiais para a sua loja virtual. São otimizações especiais de SEO e também integrações com Google e Facebook, para facilitar a divulgação dos seus produtos e aumentar os rendimentos da sua empresa.

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