x
Magazord Plataforma de E-commerce 5 Anos
Ficou interessado?
Agende uma conversa

Marketplace

Marketplace: significado e principais características

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
12/09/2019
Comentários
0 comentários

Muito se escuta falar sobre Marketplace, mas você sabe exatamente o que esse termo significa? 

Dentro do E-commerce e tudo o que ronda o comércio online, o Marketplace acaba sendo uma das áreas mais importantes. Entendê-lo e dominá-lo é fundamental para o sucesso da sua loja virtual. 

Esse útil modelo de negócios é extremamente vantajoso para que você tenha à disposição maiores possibilidades de vender mais. E isso ocorre mesmo se você é iniciante e não tem o nome consolidado no varejo virtual. Dentre as possibilidades oferecidas por esse modelo de negócio, certamente a chance de alavancar as vendas é um dos pontos que mais chamam a atenção.

O modelo de negócios que é o marketplace começou a consolidar a partir do ano de 2012 e desde então, essa modalidade de vendas apenas cresceu. O marketplace se mostrou uma excelente maneira de vender pela Internet, principalmente pela facilidade em se operar essa forma de comércio online. 

Fazendo muito sucesso entre grande e pequenos lojistas, o marketplace já se consolidou como um dos modelos mais vantajoso para se vender na Internet. Vantagem esta principalmente para quem está iniciando o seu E-commerce e deseja dar mais visibilidade aos seus produtos. 

Vamos conhecer agora um pouco mais sobre o que caracteriza um marketplace e quais são os principais serviços nessa modalidade de vendas. Quer saber mais? Então confira o nosso artigo e também conheça os serviços do Magazord, uma plataforma de E-commerce já integrada com os melhores serviços de marketplace do Brasil.

Marketplace: definição e principais características

O marketplace, na verdade, é uma ferramenta de vendas coletivas, ideal para que lojistas consigam mostrar seus produtos para mais pessoas. Atualmente, existem diversos marketplaces de renome no Brasil, como os serviços oferecidos pelo grupo B2W, Ama Tem alguma dúvida de como o marketplace funciona? Confira o nosso artigos mostrando as principais características e vantagens desse modelo de vendas. zon e também pela Cissa Magazine.

Marketplace Significado

Aliás, empresas com nome consolidado cada vez mais vem apostando no marketplace. Nomes como Americanas, Submarino, Amazon, Netshoes, etc., são  referência no marketplace e ótimos lugares para que lojistas deem destaque para seus produtos e os coloque em evidência no mercado nacional. 

Simplificar o conceito de marketplace é algo bem simples, então vamos fazer um pequeno exercício mental, ok? 

Imaginamos que você e um conhecido seu possuem uma loja de doces, mas com uma crucial diferença. A loja do seu amigo já é amplamente conhecida e você abriu o seu comércio agora, estando nos estágios iniciais do seu negócio. 

O seu amigo acaba cedendo um espaço na loja dele, para que você divulgue os seus produtos, o que aumenta amplamente as suas vendas e tornam os itens vendidos por você conhecidos por muito mais pessoas, que sequer faziam ideia da existência da sua marca. 

Em troca desse espaço cedido, o seu amigo pede uma pequena porcentagem nas vendas, afinal a ajuda dele foi fundamental para o aumentos dos lucros. Conseguiu imaginar mais ou menos essa situação? Pois bem, esse é o princípio do marketplace, mas em âmbito nacional! 

Rentabilidade & Facilidade

Rentabilidade Marketplace

O marketplace é uma das formas mais baratas para se vender produtos online. Quem já possui um E-commerce e possui dificuldades em alavancar as suas vendas, tem no marketplace uma ferramenta poderosa para aumentar seus lucros. Sites com milhões de acessos se mostram ótimos marketplaces e não é à toa que sites como Americanas e Submarino já possuem maior movimentação financeira em seu marketplace do que em relação ao seu estoque próprio. 

O aumento da visibilidade é uma das principais vantagens em utilizar os serviços do marketplace. Tal característica pode ser determinante para aumentar as vendas e trazer maior visibilidade a sua marca. 

Para os usuários, o marketplace pode ser sinônimo de praticidade, já que vender dessa forma torna mais fácil o alcance dos seus produtos. Também há vantagens para o consumidor virtual que pode verificar uma grande quantidade de preços e escolher o produto desejado pelo menor valor possível. 

Outra vantagem do marketplace para o consumidor é a facilidade do pagamento, pois o consumidor  pode utilizar apenas um único site para comprar vários produtos, não precisando fazer vários cadastros para realizar as suas compras.

Visibilidade para seus produtos

Se você possui um site de vendas e deseja colocar seus produtos em maior evidência, apostar no marketplace é uma das soluções mais viáveis, pois você não irá precisar investir muito com marketing digital e pode se beneficiar dos milhões de acessos que esses sites apresentam, em troca de uma pequena comissão em cima da vendas. 

Visibilidade Produtos Marketplace

A tarefa de conseguir visitantes é bem árdua, principalmente para quem está iniciando no comércio online. Uma excelente solução para que seus produtos tenham uma maior visibilidade é o marketplace.

Para os lojistas, apostar nessa modalidade de vendas é uma das melhores alternativas para divulgar seus produtos ao grande público, utilizando o tráfego massivo de grande sites para expandir seus negócios. 

Com os seus produtos mais visíveis para outras pessoas, você pode reduzir seus investimentos com marketing digital ou também direcioná-los para outras finalidades. Com seu produto nas vitrines de grandes E-commerces, a sua marca passa a ganhar mais visibilidade, mesmo ela estando no mercado a pouco tempo.

Sites grandes são uma ótima porta de entrada para que você aumente a confiança do cliente da sua marca e galgue em passos longos para criar vínculos de confiança junto com o consumidor online.

Aumento das Vendas com o Marketplace

Anunciar seus produtos em um marketplace pode ser extremamente vantajoso e um das principais benefícios é a possibilidade de aumentar as suas vendas. O modelo de negócios adotado pelo marketplace é uma grande oportunidade para as lojas online, já que os grandes sites dos segmentos apresentam um grande número de visitantes, o que resulta também em mais vendas. 

Aumento Vendas Marketplace

A audiência média dos visitantes das maiores plataformas de E-commerce pode somar até 40 milhões de potenciais compradores. Ao trabalhar com esses grandes sites, você tem em mãos a possibilidade real e ter novos clientes e criar um público fiel para a sua marca. Obviamente, você também irá precisar trabalhar com preços e condições de pagamento para obter um melhor resultado nas suas vendas. Dessa forma, é sempre bom trabalhar em conjunto com a plataforma de marketplace e analisar quais são os melhores preços praticados.

Fortalecimento da marca

Ao colocar seus produtos no marketplace, será possível impactar muito mais pessoas, trazendo um novo público até você. A sua marca pode ficar em maior evidência, algo que poderia demorar um bom tempo se você não optasse em utilizar o poder de alcance oferecido pelos grandes sites.

Vantagens Marketplace

O aumento de visibilidade, clientes e faturamento fará com que o seu negócio cresça consideravelmente, tendo o marketplace um grande aliado. As várias possibilidades oferecidas pelo marketplace se mostram extremamente vantajosas, já que com custo baixo é possível maximizar seus lucros se torna algo mais fácil de ser alcançado.

Dentre as possibilidades oferecidas pelo marketplace, consolidar marcas certamente é um dos pontos que mais chamam a atenção para quem trabalha com operações de E-commerce.

Maior retorno

Como as grande plataformas de marketplace apresentam uma ampla visibilidade, você gasta muito menos com publicidade e marketing. Na grande maioria dos casos, é possível negociar diretamente com o marketplace, ofertando preços convidativos para que seus produtos fiquem nas vitrines de destaque de alguns dos maiores sites de vendas do país.

Marketplace o que é?

Obviamente, isso não uma mera boa-ação, já que quanto mais você vender, maior serão os lucros para a plataforma de marketplace. Nesse sistema todos saem ganhando, provando que o marketplace é uma das modalidades de comércio online mais rentáveis da atualidade.

Importante saber

Antes de utilizar os serviços do marketplace, vale à pena se atentar em alguns pontos, para que você tenha a melhor experiência possível com essa modalidade de vendas. Uma dica importante é pesquisar um pouco sobre as várias plataformas de marketplace que atuam no comércio online. 

Ofertas Marketplace

Outra dica bem importante é aprender o funcionamento do serviço de marketplace que foi escolhido. Assim você conseguirá dominar todos os recursos oferecidos pela plataforma e pode aumentar a rentabilidade do seu E-commerce.

Dicas importantes sobre o Marketplace

Se você já possui um E-commerce e deseja começar a trabalhar com marketplace, vale a pena tirar todas as dúvidas antes de aderir a uma plataforma. É bom se atentar a pontos como a qualidade das fotos utilizadas, se há a necessidade de fazer descrição dos produtos anunciados e quais o principais parâmetros de vendas da plataforma. 

O ideal é optar por serviços de marketplace que permitam a você integrar os produtos do seu E-commerce com os produtos anunciados no marketplace. Isso acaba garantindo uma consistência nos anúncios e mantendo um padrão de qualidade para qualquer produto que você anuncia na Internet. Essa qualidade assim se aplica tanto para os itens que se encontram no seu site quanto os que estão nas vitrines dos marketplaces. 

Procure saber quais são os preços mais competitivos que estão nas plataformas de E-commerce, sendo uma ótima maneira para que os seus produtos se mostrem atrativos aos consumidores. Com isso, as suas vendas aumentem consideravelmente, afinal, as ofertas serão interessantes para quem está atrás de produtos com o menor preço possível. 

O frete é outra dica importante! Dentro das plataformas de marketplace, oferecer um frete com preço reduzido, é um fator determinante na decisão da compra. Uma boa solução para conseguir preços competitivos é realizando parcerias com empresas de logística. Com essas parcerias, o seu E-commerce poderá oferecer entregas mais baratas e até mesmo, oferecer frete grátis em ocasiões especiais.


O marketplace certamente é um avanço no comércio online e é uma das formas de vender pela Internet que mais vem crescendo, entre pequenos e grandes lojistas. Se você ainda tem alguma dúvida sobre como o marketplace funciona, deixe suas perguntas na parte de comentários! 

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *