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Mercados do E-commerce: os 10 mais importantes

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
25/05/2020
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Nos mercados do E-commerce de maior expressão, você poderá encontrar oportunidades de negócios para ter uma loja virtual com um grande volume de vendas.

Se você está planejando criar uma loja virtual do zero, provavelmente já deve ter ouvido falar que encontrar e validar um nicho de mercado é fundamental para o bom desempenho da sua loja virtual.

Mas é necessário ter algumas ressalvas quanto a essa afirmação. O correto é: encontrar um nicho de mercado viável e com brechas é realmente um ponto positivo. 

Entretanto, é necessário que o seu E-commerce apresente um volume de vendas com números consideráveis. Ou seja, é necessário que haja público suficiente para sustentar a viabilidade do seu negócio. 

Conhecer os maiores mercados do E-commerce é importante para que você saiba quais são os segmentos que mais movimentam dinheiro no varejo eletrônico brasileiro. E que também possam trazer o volume de vendas que realmente traga um bom retorno para a sua empresa. Boa leitura!

Mercados do E-commerce: conheça os 10 principais

Agora, vamos detalhar de uma forma mais minuciosa os principais mercados do E-commerce e quais as particularidade de cada categoria. Assim, você poderá ter uma melhor ideia de quais são os segmentos que geram mais venda dentro do comércio virtual.

1 – Telefone e smartphones

A categoria de Smartphones e celulares é o segmento de comércio eletrônico que mais se destaca. Esse mercado é composto por quase que unicamente smartphones. 

Pesquisas recentes apontam que existem mais smartphones do que habitantes no Brasil. Isso indica o quanto que o brasileiro gasta com celulares e acessórios. 

Esse mercado cresce muito por conta de algumas particularidades. Os fabricantes lançam ano a ano novos aparelhos. E os smartphones antigos acabam ficando obsoletos, fazendo com que os consumidores comprem novos aparelho continuamente. 

Mercados do E-commerce de Smartphones e Celulares

O segmento de Telefone e Smartphones é dominado pelos gigantes do comércio online. Então se você está tentando entrar nesse mercado, é preciso ir com cuidado. A melhor solução, é apostar na modalidade de vendas através do marketplace

Com isso, você consegue vender seus produtos em sites como Americanas, Amazon ou Ponto Frio. 

Com os serviços de integrações de marketplace do Magazord, você tem a oportunidade de vender os seus produtos na sua própria loja virtual e também nos sites de grande volume de tráfego, como os que citamos anteriormente.

2 – Eletrodomésticos

O segmento de eletrodomésticos já foi o maior mercado do E-commerce durante um bom tempo. Entretanto, de alguns anos pra cá, esse mercado perdeu força e o segmento de telefonia cresceu muito mais. 

Essa categoria também é dominada por gigantes do varejo. Mas o modelo de vendas através do Marketplace também é uma ótima solução para se destacar nesse segmento. 

Investir no mercado de Eletrodomésticos pode gerar custos com estoque e a logística podem ser bastante alta. Isso acontece principalmente porque esse produtos apresentam um alto valor agregado e também são maiores, necessitando de um grande espaço para serem armazenados. 

De todos os segmentos que englobam o comércio virtual, o de Eletrodomésticos talvez seja o mais difícil de se manter competitivo. Entretanto, não é nada impossível se destacar nesse segmento.

Há bastante demanda para produtos usados, por exemplo, que geralmente são negociados em marketplaces. Você também pode trabalhar com nichos bem específicos, como equipamentos para cozinhas profissionais.

3 – Eletrônicos

Nessa categoria, todo produto de eletrônica está incluso. Mas os produtos de informática e games são excluídos desse mercado, afinal, eles apresentam um segmento próprio. Estão inclusos nas categorias de eletrônicos:

  • Tvs;
  • Aparelhos de DVD e Blu-ray;
  • Home Theater;
  • Câmeras fotográficas;
  • Dentre outros.

O ticket médio do mercado de Eletrônicos é bastante alto. Apostar nesse segmento é uma real oportunidade de faturar bastante, mesmo sem vender seus produtos em quantidades absurdas. 

Uma vantagem do mercado é a possibilidade de explorar os nichos que esse mercado oferece. Você pode por exemplo, criar uma loja virtual especializada em câmeras fotográficas e acessórios para esse tipo de produto.

4 – Informática

A Informática também é um segmento que apresenta uma série de nichos. Com o crescimento dos produtos gamers, e-Sports e acesso a jogos em geral, o mercado de informática compreende uma grande fatia entre toda as vendas feitas no E-commerce. 

Esse mercado compreende uma enorme gama de produtos. Podemos observar já nos vários periféricos para computador. Monitores, mouse, teclado, caixas de som… também há os componentes internos do PC, como placas de vídeo, processador, memória RAM. 

Uma ótima dica em quem trabalha nesse mercado é se atentar a parte técnica desses produtos. Atualmente, existem poucas lojas virtuais que oferecem um atendimento especializado e mais aprofundado ao consumidor. 

Ao oferecer um serviço diferenciado, há grandes chances de você conseguir cativar mais clientes e ter um público fiel.

5 – Casa e Decoração

O segmento de Casa e Decoração é composto por uma série de itens. Nesse mercado estão inclusos materiais de construção, móveis, itens de cama mesa e banho, e muitos outros. 

Grandes lojas dominam esse mercado, como o caso da Tok Stok, MadeiraMadeira e Leroy Merlin. Anteriormente, todas essas lojas priorizavam o comércio físico para vender os seus produtos. 

Isso é compreensível, pois os produtos desse segmento não são muitos fáceis de serem transportados. Mas com os devidos ajustes, esses produtos escalaram rapidamente e se transformaram em um dos mais importantes segmentos ligados ao E-commerce. 

São vários os nichos a serem explorados nesse segmento. Como por exemplo, decoração artesanal, ideal para quem desenvolve os seus próprios produtos.

6 – Moda e Acessórios

O mercado de Moda e acessórios é uma ótima oportunidade para quem vai começar um negócio e não deseja investir muito para começar. Mesmo ocupando a sexta posição na nossa lista, o mercado de Moda e Acessório é o segundo segmento que apresenta o maior volume de vendas ao longo do ano. 

Esse é um mercado que se estruturou e também cresceu rapidamente. Grandes empresas surgiram dispostas a investir muito dinheiro para entrar nesse segmento. Grande lojas de departamento, como a Renner e C&A, hoje também possuem forte presença no E-commerce. 

No mercado de Moda e Acessórios, também surgiram Marketplaces que englobam uma grande fatia desse mercado. Estamos falando de Dafiti, Zattini e outros, que acumulam um grande volume de vendas.

O Magazord apresenta integrações com cada um desses marketplaces, permitindo que você venda os produtos do seu E-commerce diretamente nesses sites. 

O fato de o Brasil ser uma país multicultural também contribui para melhorar a atuação nesse mercado. É possível especializar a sua loja para a venda de determinados produtos, que são voltados para um público em específico. 

As pessoas querem sentir-se representadas e isso acontece na moda também. Isso gera oportunidades para você empreender e facilitar o acesso de produtos que as pessoas realmente desejam comprar.

7 – Cosméticos, Saúde e Perfumaria

O Brasil é um dos cinco maiores mercados de Beleza, Saúde e Perfumaria do mundo. Por conta disso, é mais do que natural que essa categoria esteja presente entre os maiores mercados do E-commerce brasileiro. 

Com a pandemia da Covid-19, esse mercado tem crescido ainda mais. As pessoas estão buscando ainda mais produtos do setor de saúde e aumento os números desse segmento. Em 2020, é quase certo que veremos um grande aumento desse segmento. 

Assim como o segmento de Moda e Acessórios, o mercado de Moda é ótimo para quem deseja começar a vender na internet com um baixo custo. 

Para se destacar nesse mercado, é válido apostar em nichos específicos. O nicho focado em beleza masculina é um dos que mais vem crescendo nos últimos tempos e promete ser uma boa aposta para quem trabalha com produtos cosméticos e perfumaria.

8 – Esporte e Lazer

Essa categoria envolve produtos muitas vezes ligados à paixão e ao hobby das pessoas. Isso desperta muito interesse e consumo por impulso. Os campeões de venda desse segmento são as camisetas de clube de futebol e também os suplementos nutricionais. 

Como outros mercados, vale a pena apostar nos micro nichos. Existe uma grande variedade de oportunidades para quem aposta no mercado de Esporte e Lazer.

Mercados do E-commerce esportes e lazer

É possível se especializar em vários campos, como pesca, artigos para basquete, camisetas para futebol. As oportunidades são variadas e ao explorar o nicho certo, o seu E-commerce poderá ter o crescimento e rendimento surpreendentes. 

Um erro muito cometido por iniciantes é apostar em uma loja virtual que venda um pouco de tudo, como os gigantes Netshoes e Centauro. O melhor a ser feito é começar se especializando num nicho, facilitando o entendimento da sua persona e das suas demandas. 

A partir do momento que a sua loja virtual apresentar crescimento, você pode apostar em outros artigos e expandir os horizontes da sua loja virtual. Com um crescimento consciente, a sua loja virtual tem muito mais chances faturar e perfomar da maneira que você achar mais adequada.

9 – Autopeças e acessórios

O mercado de Acessórios para Veículos vem crescendo cada vez mais, sendo um interessante segmento a ser investido. Visto que ainda não há uma exploração massiva nesse mercado, os empreendedores que fizerem isso poderão largar na frente e ver seu negócio crescer mais. 

No momento, não há E-commerces especializados em vendas de carros, devido à burocracia e o fato que que o automóvel não é um produto com apelo digital. Dessa maneira, o mais certo a se fazer é apostar nos acessórios automotivos, que é um negócio mais viável. 

Atualmente, o maior líder desse segmento é o Mercado Livre. Isso mostra que ainda não há muitos sites especializados na venda de acessórios para automóveis. Essa pode ser uma grande oportunidade, pois há muito o que ser explorado nesse segmento

10 – Livros assinaturas e apostilas

O material educacional, livros e material motivacional vem ganhando cada vez mais destaque no E-commerce nacional, conseguindo estar entre os 10 maiores mercados do varejo online. 

A busca por conhecimento do povo brasileiro está aumentando. Isso se deve principalmente pela democratização do acesso à internet.

Isso fez com que mais pessoas busquem especializações, cursos e conteúdos para as destacarem no mercado de trabalho. 

Mercados do E-commerce de Livros e Apostilas

Essa busca tem gerado um aumento considerável no conteúdo que é ofertado às pessoas, fazendo com que o mercado educacional e motivacional esteja cada vez mais aquecido.

Categoria Bônus: Pet Shop

O mercado de Pet Shop é o terceiro no mundo em faturamento. Então é mais do que natural que esse potencial também seria refletido no comércio online. 

O público que apresenta interesse nos artigos de pet shop é bem diversificado. Ele acaba englobando pessoas de diferentes idades, gêneros, classes sociais e regiões.

Isso acaba sendo benéfico para quem deseja montar um E-commerce especializado em produtos de pet shop.

Será possível trabalhar com um público amplo ou também apostar em uma abordagem mais segmentada, tudo dependerá da sua estratégia. 

A combinação loja online + artigos de pet shop é bem interessante. O empreendedor não fica limitado apenas ao espaço físico de uma loja offline e pode ver seus produtos sendo vendidos em todo o canto do país. 

É possível trabalhar com um estoque bem maior e mais diversificado, quando a sua estratégia de vendas for online. Isso porque os produtos não precisam ficar necessariamente expostos e assim, acabam ocupando menos espaço físico. 

O consumidor do segmento de pet shop busca todo o tipo de produtos para seu animal de estimação. Devido a essa grande procura, vale apostar em lojas com uma ampla variedade de produtos, para que você consiga atender o consumidor em todas as suas necessidades.

Considerações finais

Entender como o E-commerce funciona é essencial e saber quais são os principais mercados envolvendo esse segmento é igualmente importante. 

Os números no comércio online não param de crescer. Tanto em faturamento como no número de lojas virtuais ativas, cada dia mais vemos o quando o E-commerce é uma realidade na vida do consumidor brasileiro. 

Mas além desses mercados do E-commerce que apresentamos em nosso artigo, existem muitas outras oportunidades para montar uma loja virtual de sucesso. Mas uma coisa é certa: não importa qual o mercado escolhido, você precisará de uma plataforma robusta para atender todas as suas demandas. 

Nesse momento é que as soluções e integrações do Magazord são mais do que essenciais. A nossa plataforma de E-commerce apresenta tudo o que é necessário para que o seu site apresente a performance desejada.

Você pode conhecer nossas soluções para E-commerce entrando em contato com nossa equipe. Será possível conhecer todas as soluções oferecidas pela nossa plataforma e conhecer as vantagens que somente o Magazord apresenta. 

Caso ainda tenha dúvidas, você também pode deixar suas dúvidas logo abaixo, nos comentários!

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