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Como montar um E-commerce partindo do zero: 7 etapas essenciais

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
21/06/2020
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Criar uma loja virtual de sucesso é o sonho de muitos empreendedores. Aliás, esse sonho está cada vez maior, com o crescimento do comércio virtual no Brasil e no mundo.

São muitas as razões pelas quais as pessoas desejam fazer parte de um mercado que fatura bilhões mundo afora. E que ainda está em expansão. 

Mas fica a pergunta: como montar um E-commerce partindo do zero? Muitas pessoas acabam desistindo de procurar a resposta para essa pergunta. Mas aqui vai um spoiler: a resposta é mais fácil do que você imagina. 

Na verdade, não existe uma única resposta para você montar uma loja virtual de sucesso. Mas para facilitar, vamos explicar esse processo através de 7 etapas essenciais. 

E você verá que não será necessário ser um expert na área de tecnologia ou TI. Com um pouco de planejamento e com as informações certas, você verá que abrir sua loja virtual é mais fácil do que parece. 

Confira agora nosso conteúdo e conheça as 7 etapas essenciais para montar um E-commerce do zero. Boa leitura!

A decisão de montar um loja virtual

Entenda desde o começo: a entrada no comércio eletrônico é uma grande decisão. Em 2019, o setor do E-commerce faturou R$ 75 bilhões no Brasil e atualmente, existem cerca de 930 mil sites dedicados ao comércio eletrônico. 

O sucesso que acompanha a decisão de abrir uma loja virtual é o resultado de uma série de mudanças, tanto no varejo quanto no comportamento dos consumidores. 

Abrir um E-commerce do Zero

Aí entram a adesão de novas tecnologias que facilitam a interação entre lojistas e clientes. Além da maior utilização da tecnologia, a utilização do smartphone também está ligada a esse aumento.

Para ingressar nesse mercado e aproveitar todo o seu potencial de venda, você precisa de preparo. Ou seja, não é recomendado cair de paraquedas no mundo do comércio virtual, sem ao menos conhecer alguns pontos importantes. 

Antes de qualquer coisa, saiba qual o nicho de mercado que melhor combina com a sua proposta de negócio. 

Entretanto, também é recomendável correr atrás de alguns conhecimentos específicos da área. Nesses conhecimentos estão incluídos processos logísticos, precificação de produtos, marketing online e a escolha da plataforma. 

Ao conhecer pelo menos um pouco sobre cada uma dessas áreas, você entenderá melhor como o comércio online funciona. E também poderá desenvolver estratégias assertivas para fazer com que seus produtos vendam ainda mais em ambiente virtual.

Preparação para entrar no mercado

Não restam dúvidas de que conquistar um espaço em meio a mais de 930 mil lojas online é um desafio grande. Ao mesmo tempo que algumas delas são concorrentes diretas do seu E-commerce, outras poderão simplesmente se adaptar e vender os mesmos produtos que você. 

Mas como fazer frente à essa concorrência? A resposta está em conhecer o mercado como a palma da sua mão.

É importante mapear os concorrentes, o que eles fazem ou deixam de fazer e conhecer estratégias de marketing e outras particularidades.

Reunir esses conhecimentos até pode demandar um certo tempo e paciência. Mas é fundamental para que você se posicione a frente do seu mercado. 

Com esse conhecimento, você conseguirá prever tendências e se antecipar às oportunidades.

Quanto mais você conhecer seu mercado e os fatores que influenciam o seu sucesso, mais recursos terá para direcionar esforços e conquistar objetivos.

As 7 etapas essenciais para abrir um E-commerce do zero

Agora chegou a hora de conhecermos os principais passos para montar a sua loja virtual do zero. Conheça-os agora!

Primeira etapa: Defina seu produto e público

Esse é o primeiro passo para abrir o seu E-commerce do zero e também é um dos mais importantes.

É impossível considerar a criação de uma loja virtual sem definir essas características antes de tudo. 

O produto é que garantirá renda para a sua empresa. É o que entregará a sua proposta de valor ao seu cliente. 

Definir as personas as quais seu negócio atende também é importante. Saber quais são as personas não será útil apenas na estratégia de Marketing, mas sim para todo o seu plano de negócios. 

Leia também nosso artigo: O E-commerce e o Novo Normal

Escolher nicho de mercado

Segunda etapa: Escolha uma plataforma de E-commerce

Depois de saber o que você irá vender pela Internet, é importante saber qual a plataforma de E-commerce que você utilizará. Essa etapa é uma das mais importantes e você precisará saber qual a melhor plataforma a ser escolhida. 

O melhor a se fazer é pesquisar uma plataforma de E-commerce com soluções completas para o desenvolvimento da loja virtual.

Do contrário, será necessário contratar uma série de outros serviços, para colocar sua loja virtual no ar e explorar todo o potencial que o E-commerce tem a oferecer. 

O Magazord é uma plataforma que oferece tudo isso e muito mais. Nossa plataforma de E-commerce apresenta as melhores integrações, possibilitando que você anuncie seus produtos nos maiores marketplaces do Brasil e ainda integre sua loja virtual com as transportadoras que oferecem um preço mais competitivo ao frete. 

Os serviços do Magazord vão desde o desenvolvimento do layout responsivo do seu site até aos serviços de um ERP nativo e integrado.

Terceira etapa: Pense nas opções de pagamento

Uma das etapa mais importantes para montar um E-commerce é pensar e definir qual as opções de pagamento que serão aceitas na sua loja virtual. 

O importante é pensar na utilização de um gateway de pagamento que oferece versatilidade.

Novamente destacamos os serviços do Magazord, que apresenta integrações com gateways de pagamento seguros e feitos para o comércio virtual. 

Essas ferramentas recebem os dados de pagamento do seu cliente, contata a empresa de cartão de crédito e bancos.

Opções de pagamento no E-commerce

Também fazem o processamento do pagamento e confirma a você que o pedido pode ser liberado para o envio. Depois o valor pago cai na sua conta bancária.

Além disso, será possível utilizar o gateway de pagamento desenvolvido pela nossa plataforma, o Magapay.

Com esse serviço, será possível dar mais versatilidade sobre as opções de pagamento oferecidas pela sua loja virtual. 

Será possível utilizar pagamento por boleto bancário, parcelamento por cartão de crédito e também utilizar formas mistas.

Ou seja, aceitar o pagamento através de dois cartões ou também pela modalidade boleto + cartão de crédito. 

Quarta etapa: Organize sua loja

A próxima etapa para montar um E-commerce partindo do zero, é organizar a loja virtual. Alguns dos pontos para organizar seu E-commerce são:

  • Defina o tema do site;
  • Categorias de produtos;
  • Crie páginas institucionais para que o cliente conheça melhor sua loja virtual.

Escolha suas formas de pagamento e crie uma área de destaque para banners. Assim, você terá como divulgar seus produtos aos seus clientes de forma otimizada. 

É extremamente importante definir quais os produtos que estarão disponíveis na sua loja virtual.

E mais importante, dividi-los em categoria, para que assim esses itens estejam melhor divididos no seu site e mais fáceis de serem encontrados.

Quinta etapa: Atenção no Checkout

Um dos maiores problemas que as lojas virtuais enfrentam é a taxa de carrinho abandonado. 

Para evitar essa dor de cabeça, é necessário estar atento ao checkout da sua loja virtual. É necessário que a sua loja virtual apresente um checkout fácil de ser feito e sem muitas complicações.

Um checkout que exige um monte de informações e que leve o usuário a outras páginas pode provocar no abandono da compra.

O mais certo a se fazer é criar uma página enxuta e que o cliente precise cadastrar o menor número de informações possível. 

Checkout E-commerce

Facilite o checkout da compra e peça apenas informações que serão realmente relevantes para a entrega e o processamento de pagamento. 

Um processo enxuto interfere diretamente na taxa de conversão da sua loja virtual. Contribuindo assim para o aumento das suas vendas. 

Como já falamos anteriormente, o ideal é oferecer uma boa variedade de opções de pagamento e um frete com preço competitivo. 

Caso o cliente tenha abandonado o carrinho de compras, você pode utilizar estratégias para trazer esses clientes novamente. Com campanhas de Email marketing, SMS e chatbots, será possível estimular os leads a concluírem sua compra. 

Essa é uma estratégia de Marketing Digital, que você conhecerá melhor o que é na próxima etapa de como criar uma loja virtual partindo do zero

Sexta etapa: Crie estratégias de Marketing Digital

Ok, agora você tem a sua loja virtual. Mas como fazer para atrair clientes para seu E-commerce?

As estratégias de Marketing Digital sem sombra de dúvidas é umas das principais formas para atrair clientes para a sua loja virtual. 

Você precisará de um planejamento de marketing para E-commerce. Para assim atrair visitantes e transformá-los em clientes. 

Você pode usar estratégias como:

  • Email marketing;
  • Criar conteúdo com um blog;
  • Fazer campanhas em redes sociais; 
  • Patrocinar links no Google;
  • E muitos outros.

Uma das melhores estratégias de marketing digital voltadas ao E-commerce é a utilização de técnicas de SEO, com o intuito de colocar suas páginas nas primeiras posições da pesquisa do Google. 

O SEO visa aumentar o rankeamento orgânico do seu site, para que assim mais conheçam a sua marca sem precisar pagar links pagos no Google. 

Quer conhecer mais sobre o SEO e otimizar seu site para os mecanismos de busca. Então conheça o nosso eBook 100% gratuito Guia do SEO do básico ao avançado.

Estratégias Marketing digital

Sétima etapa: Monitore os resultados

As ferramentas de análise que são disponibilizadas atualmente podem ajudar muito no dia a dia da sua empresa. 

O Google Analytics é umas das melhores plataformas para você analisar os rendimentos do seu E-commerce e as evoluções que acontecerão ao longo do tempo. 

A plataforma apresenta dados sobre visitantes, páginas visualizadas  e também reúne informações sobre as suas campanhas. Você saberá quais foram os rendimentos de campanhas no Google ou nas redes sociais, por exemplo. 

Além disso, você também pode integrar sua loja virtual com o Search Console. A ferramenta é voltada especialmente para analisar o tráfego do seu site e a evolução que o seu site terá em relação ao número de visitantes. 

Nestes artigos, você poderá conhecer um pouco mais sobre as funcionalidades do Google Analytics e do Search Console.

Conclusão

Ao longo desse artigo, você conheceu mais sobre como montar um E-commerce partindo do zero.

Nossas sete etapas não são necessariamente obrigatórias, mas segui-las poderá ser determinante para garantir o sucesso da sua loja virtual. 

Lembramos que ter o suporte necessário faz toda a diferença para que abrir uma loja virtual seja uma tarefa mais simples. Por isso o Magazord se destaca em relação às outras plataforma do mercado.

Nossa plataforma apresenta uma equipe totalmente preparada para atender todas as suas necessidades durante a criação da sua loja virtual.

E depois que ela estiver no ar, você contará com o mesmo suporte de qualidade para otimizar sua loja virtual cada vez mais.

Quer aproveitar as melhores soluções e tecnologias voltadas ao E-commerce?

Então agende uma conversa, fale com um de nossos consultores e descubra todas as funcionalidades oferecidas pelo Magazord.

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