fbpx
x
Magazord Plataforma de E-commerce 5 Anos
Ficou interessado?
Agende uma conversa

Marketing

Nicho de Mercado: como escolher o certo para o seu negócio

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
11/03/2020
Comentários
0 comentários

Definir qual o nicho de mercado do seu negócio fará com que você tenha mais chances de obter sucessos nas vendas do seu E-commerce. 

O nicho de mercado é uma parcela pouco ou nada atendida de um grupo consumidor. Ou seja, é uma oportunidade oculta dentro de segmento de negócios competitivo, como é o caso do E-commerce. 

Encontrar o seu nicho de mercado, e também explorar novos nichos no futuro, é extremamente importante para a construção de um negócio de sucesso. Entretanto, é importante ressaltar que saber qual mercado investir é um verdadeiro desafio. 

Se você está pensando em vender na Internet, encontrar o seu nicho de atuação é um ponto extremamente importante. Nesse ponto, você precisa ter em mente que é necessário ser certeiro na escolha do seu nicho de mercado e que a escolha certa poderá lhe render cliente com maior facilidade. 

Em muitos casos, os empreendedores que já estão consolidados em um determinado nicho devem estar preparados para rever a sua área de atuação no mercado. Isso porque o comércio online muda constantemente, criando novos nichos e também deixando outras áreas de lado. 

Isso cria a oportunidade para que empresas que já apresentam renome poderão buscar novos mercados. Você não irá querer deixar de expandir por simplesmente não enxergar as oportunidades no momento certo, não é mesmo? 

Por conta disso, elaboramos esse conteúdo para esclarecer definitivamente o que é um nicho de mercado e qual a importância de você definir o nicho ideal para a sua loja virtual. 

Nosso objetivo é lhe ajudar com um passo a passo, para que você descubra e redescubra qual a área de atuação da sua empresa. Boa leitura!

Antes de mais nada: o que é um nicho de mercado

Como já falamos anteriormente no texto, o nicho de mercado é uma parcela pouco ou nada atendida de um grande grupo de consumidores. Um nicho de mercado pouco explorado é uma oportunidade para você montar um negócio com um grande número de clientes e lucratividade em menor tempo, quando comparamos com segmentos mais competitivos. 

Não se deve confundir nicho de mercado com segmentação, afinal, são duas coisas diferentes. Muitos publicitários e empreendedores utilizam nicho de mercado e segmentação como sinônimos, entretanto, isso está errado. 

O segmento de mercado é um grupo de consumidores com interesses e dores semelhantes. é o recorte mais amplo de um mercado consumidor já conhecido. Pode-se dizer que o nicho de mercado é uma pequena porcentagem de um segmento.

Vamos dar um exemplo para que as coisas fiquem mais fáceis de serem entendidas. Vamos supor que a sua empresa atua na área têxtil, que apresenta uma grande quantidade de segmentos todos muito bem explorados. 

Nicho de Mercado o que é?

Cada um desses segmentos apresenta uma diferentes persona, com um perfil de cliente que tem os seus próprios anseios e possibilidades. 

Agora vamos supor que uma persona está em busca de peças de roupas minimalistas. Acontece que muitos desses clientes querem peças de roupa em 100% algodão e qualidade no acabamento, mas estão com dificuldade em encontrar esse tipo de material. 

Esse grupo de potenciais clientes apresentam necessidades diferentes do público mais amplo dos consumidores gerais. O pior de tudo, é que as suas dores não estão sendo atendidas, constituindo assim em um nicho de mercado. 

A Uber é um dos melhores exemplos de uma empresa que soube identificar o surgimento de um nicho de mercado. Ao identificar que pessoas estavam dispostas a um transporte particular de qualidade via aplicativo, a empresa revolucionou a forma como as pessoas se locomovem nas cidades.

A importância de definir um nicho de mercado

Um E-commerce com um nicho de mercado bem definido tem maiores chances de se destacar e agregar valor aos seus produtos. 

Assim, até mesmo o investimento para atrair novos compradores se torna menor, afinal você já conhece seu público-alvo e qual o perfil dos seus clientes.

Se você entra no mercado com um marca e proposta genérica, que oferece produtos para um amplo segmento, você estará perdendo um dos mais poderosos atrativos de propaganda, a chamada especialização. 

Importância do nicho de mercado

Uma marca generalista, cujo público alvo é mais diversificado, enviará suas mensagens para um amplo público, que será  impactado pelas suas mensagens. Entretanto, uma proposta de solução realmente assertiva é mais difícil de ser passada para essas pessoas. 

Ao promover a sua marca como especialista de um determinado nicho, você atingirá um número menor de pessoas. No entanto, essa comunicação será muito mais assertiva e terá um impacto muito maior para o seu público-alvo. 

Existem outros benefícios em se definir o nicho de mercado, como: 

  • Menor número de concorrentes: se você encontra um nicho, é muito provável que você tenha um número menor de concorrentes, pois trabalhará com consumidores carentes de serviços que solucionem os seus problemas;
  • Plano de marketing mais efetivo: com um nicho de mercado bem definido, você pode criar planos de marketing que apresentarão um maior grau de eficiência, se comunicando diretamente com a sua persona;
  • Preços mais vantajosos: como você irá atuar num mercado pouco ou ainda nada explorado, será possível ditar os valores dos seus produtos e também obter mais lucros. Mesmo com um número menor de vendas;
  • Facilidade em fechar parcerias estratégicas: conhecendo o seu mercado, você também conseguirá identificar com maior facilidade quando uma parceria pode valer a pena na sua empresa.

Quais as maneiras para descobrir qual o seu nicho de mercado?

Agora que você conheceu mais sobre os que é o nicho de mercado e as vantagens de identificá-lo, chegou a hora de pôr a mão na massa e descobrir como identificar esses nichos.

Passo 1: Descubra qual o mercado que você deseja atuar

Com o advento do comércio online e sua constantes mudanças, surge uma infinidade de possibilidades para que você trabalha com a sua loja virtual. 

Entretanto, a única maneira de obter sucesso como um empreendedor digital é entendo do mercado que você atua e ter real paixão pelo que faz. 

Não é recomendado entrar em um mercado apenas porque ele está em alta. Mais cedo ou mais tarde, o nível de cobrança e grande volume de trabalho acabam por pesar na balança. E sem paixão, as chances de você ficar desmotivado são bem grandes. 

Resumindo, o ideal é você procurar uma oportunidade em um mercado que você conhece e gosta.

Definir mercado

Passo 2: Identifique o problema

Ao conhecer a fundo mercado em que você atuar, talvez você já saiba qual o problema que precisa ser solucionado.

Mas se você ainda não conhece esse problema, será possível explorar fóruns e pesquisar quais as dúvidas da sua persona, bem como pesquisar por negócios semelhantes ao seu.

Você pode realizar uma pesquisa com palavras-chave relacionadas ao seu mercado, no Google. Assim você consegue juntar as primeiras informações sobre o seu nicho de mercado e poderá trabalhar melhor com ele.

Passo 3: Faça uma avaliação dos seus conhecimentos

No momento que você já descobriu o seu nicho de mercado e também já sabe qual o problema a ser enfrentado, é necessário saber se os seus conhecimentos são suficientes para propor uma solução eficaz. 

Para ser especialista em um nicho de mercado, você precisa dominar aquele ramo de negócio a fundo. Se você ainda não se julga uma pessoa com maior conhecimento em uma conversa sobre o assunto, o mais indicado é você estudar até que seja. 

Ter uma rotina encarando esse problema também possibilitará que você entenda melhor como solucioná-lo. Teste sua solução no seu dia a dia e seja o seu próprio case de sucesso. 

Avaliação de Conhecimento

Passo 4: Observe a demanda

Uma das máximas mais importantes que você precisa ter para definir seu nicho de mercado é: seu nicho de mercado deve se basear em um problema real. 

Quando um problema real é resolvido, faz com que várias pessoas seja significativamente transformada e para melhor. Para acabar com esses problemas, as pessoas procuram uma solução e em determinados casos, eles consideram pagar por ela. Ou seja, existe demanda nessa área. 

Existem várias maneiras para você observar a existência de uma demanda. Uma delas é observar as buscas e comentários que comumente são feitas na web. 

Você pode também realizar entrevistas com seus potenciais clientes sobre as suas intenções de compra. Se você observar que ninguém compraria uma solução, talvez o problema que você quer resolver não seja tão importante assim.

Passo 5: Faça a análise da concorrência

Um mercado não é tão atrativo assim se já houveram várias tentativas de solucionar um determinado problema e nenhuma empresa conseguiu resolvê-lo. 

O ideal é que não hajam concorrentes quando se está descobrindo um ninho de mercado. Mas como esse cenário pode ser bastante utópico, fique atento ao volume de competidores e suas ferramentas. 

Com poucos concorrentes, você tem ganha pontos ao investir em determinado mercado. Caso hajam muitos concorrentes, talvez seja melhor investir em um outro nicho de mercado.

Análise da Concorrência

As 10 principais perguntas para descobrir o seu nicho de mercado

1 – Por que trabalhar nesse mercado? 
2 – Eu realmente conheço o problema que estou tentando resolver?
3 – Qual a minha qualificação para resolver esse problema?
4 – Existe um grupo de pessoas afetada pelo problema que quero resolver?
5 – O que pode acontecer com essas pessoas se esse problema não for realizada?
6 – Quais os interesses do público que sofre com esse problema? 
7 – Quais as dores e necessidades desse público?
8 – O que meus concorrentes oferecem como solução?
9 – Qual o diferencial que pretendo oferecer?
10 – Existe um público disposto a pagar por essa solução?

As maneiras para se tornar uma autoridade no seu nicho de mercado

Você respondeu às 10 perguntas para descobrir o seu nicho de mercado? Obteve respostas satisfatórias em todas elas? Agora, muito provavelmente, você já encontrou o seu nicho de mercado. 

Depois de definir o seu nicho, chegou a hora de conhecer os melhores caminhos para que você se torne autoridade na sua área. 

As vantagens de ser uma autoridade no seu nicho de mercado não as mais variadas possíveis. Dessa forma, as pessoas irão lhe reconhecer como uma autoridade no mercado, agregando maior confiabilidade para a sua marca.

Por consequência dessa confiabilidade, as pessoas cada vez mais seguem suas recomendações e compram seus produtos. 

Autoridade de Nicho de Mercado

Entretanto, vale ressaltar que construir a autoridade não é uma tarefa muito simples. Se trata de um processo longo e que depende de uma série de resultados. 

Construir autoridade autoridade de marca é algo que exigirá muito da sua marca, mas que no final, valerá a pena. Saiba agora como você pode transformar sua marca em autoridade, no seu nicho de mercado.

Fique atento ao conteúdo da concorrência

Mesmo que você escolha um nicho de mercado pouco explorado, uma coisa é certa: você terá concorrentes. Atualmente, é muito difícil encontrar um nicho de mercado completamente inexplorado.

Mas você não precisa ficar frustrado com isso, afinal ainda será possível alcançar o posto de autoridade da sua marca. Você precisa aprender a lidar com seus concorrentes e também ficar de olho no que eles andam fazendo. 

De primeira, é recomendado que você fique de olho no conteúdo que eles produzem. Vale olhar postagens em blogs, quanto aos produtos e comportamentos apresentados em redes sociais. Analisar esse comportamento poderá trazer informações valiosíssimas ao se E-commerce. 

Que tipo de linguagem é usada para atrair o consumidor? Como é feita a abordagem? O tom de comunicação é mais formal ou mais descontraído? 

Outra observação interessante é olhar como os clientes enxergam seus concorrentes. Para fazer isso, você pode ficar de olhos nas menções em redes sociais e reviews e unboxings no YouTube. 

Dessa forma, você terá uma noção mais ampla e identificar quais são os principais problemas que o seu nicho de mercado enfrenta. Com esses dados, você saberá melhor como identificar as dores da sua persona e resolvê-las com maior eficiência. 

Conteúdo Concorrência

Por exemplo: imagine que um cliente está descrevendo em suas redes sociais uma experiê negativa com uma determinada marca. 

Você pode identificar aquilo que mais desagradou o cliente e oferecer um serviço que possa ser o mais adequado e que possa se diferenciar em comparação à concorrência.

Produza um conteúdo de qualidade

O conteúdo é um dos principais componentes que lhe possibilitam a uma autoridade no seu nicho de mercado. 

O seu conteúdo não deve ser ser de maneira alguma mediano ou regular. Você deve buscar criar o melhor conteúdo da área. 

Quanto mais completo e informativo é o conteúdo criado pela sua loja virtual, mais autoridade é projetada na sua marca. As pessoas entenderão que você domina o seu campo de atuação, e passarão a comprar muito mais na sua loja virtual. 

Para criar um conteúdo de qualidade, é necessário dedicar-se à criação daquele conteúdo. Para assim torná-lo informativo e relevante para as pessoas que o irão ler. 

Um ótima dica para otimizar seu conteúdo é utilizar elementos multimídia, que serão responsáveis por dar um quebrada no conteúdo e torná-lo mais atrativo para a leitura. 

As imagens e vídeos são informações que resultam em maior engajamento por parte do leito. Além disso, é mais fácil você receber informações recebidas através de um conteúdo visual. 

Mesmo dando mais trabalho, a produção de um conteúdo original é extremamente importante para resultar em engajamento, mais tráfego para o seu site e também, maior autoridade da marca perante o seu nicho de mercado. 

Produção Conteúdo de Qualidade

A sua persona, quando apresenta alguma dúvida, procura por informações novas e relevantes. Assim, o conhecimento que ela tem sobre o produto que deseja comprar é enriquecido. 

Quando o leitor abre o seu blog ou site e se depara com o conteúdo que já viu em tanto outros sites, é natural que ele não entenda o seu site como uma autoridade no seu nicho de mercado. 

Portanto, também é extremamente importante criar um conteúdo próprio e informativo. O conteúdo original e de qualidade também é facilmente compartilhado nas redes sociais, uma ótima forma de aumentar a visibilidade da sua marca.

Invista na profissionalização da sua marca

De nada adianta conhecer profunda seu nicho de mercado e ter uma solução inovadora, se você não consegue apresentar isso de forma profissional ao consumidor. 

O contato com a sua persona deve ser feito de maneira profissional, otimizando assim a relação com o cliente e também melhorando a forma como as pessoas enxergam a sua marca perante o seu nicho de mercado. 

Você pode se comunicar com seus clientes em um tom informal, dependendo do seu negócio. Entretanto, você nunca poderá abandonar o profissionalismo, lidando sempre de maneira eficiente com sua persona. 

É necessário entender que a sua marca é o seu bem mais precioso, depois dos seus clientes. Por conta disso, não descuide da sua marca, nunca!

Monitore resultados

Sem o monitoramento de resultados, é impossível saber qual a eficiência das suas técnicas para transformar sua marca em uma autoridade no seu nicho de mercado. 

Primeiramente, você precisa definir quais as métricas que deseja acompanhar e assim, terá à disposição relatórios que lhe informem a eficiência das suas estratégias. Esses dados precisam ser acompanhados de perto, pois quanto maior a frequência das suas análises maior também será o desempenho da sua empresa. 

Ao avaliar o desempenho da sua empresa, através das métricas, será possível identificar problemas logo no começo. 

Quando esses problemas ainda estão menores e no começo, será muito mais fácil gerenciá-los e resolvê-los.

Análise nicho de mercado

Conclusão sobre os nichos de mercado

Escolher o nicho de mercado certo é fundamental e pode fazer uma diferença enorme para o sucesso da sua empresa. 

Saber seu nicho também permite conhecer exatamente qual o seu público, facilitando a comunicação com os consumidores. Você poderá direcionar seus investimentos de marketing para as pessoas que realmente são seus clientes em potencial, aumentando a eficiência dessas estratégias. 

No entanto, você precisa se identificar com o seu nicho de mercado e gostar daquilo que faz. Você irá trabalhar com um público cada vez mais exigente, portanto, além de dominar, você também precisa gostar do seu nicho de mercado. 

Você já definiu o seu nicho de mercado? Ou ainda está em busca da melhor área para explorar? Conte-nos tudo, nos comentários.

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *