x
Magazord Plataforma de E-commerce 5 Anos
Ficou interessado?
Agende uma conversa

SEO

O que é SEO e como fazer seu site chegar na primeira posição do Google em 2019

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
19/11/2019
Comentários
0 comentários

O SEO, certamente, é uma das estratégias mais importantes presentes no marketing digital e faz toda a diferença quando aplicada em E-commerces. 

A utilização do SEO é inegavelmente uma das melhores maneiras de chegar na primeira página de sites de pesquisa, como é o caso do Google. O grande diferencial é que você alcançará as primeiras posições de forma orgânica, sem precisar gastar com marketing pago.

A sigla SEO vem de Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca. Este nada mais é que um conjunto de técnicas e estratégias que visam melhorar a visibilidade do site em pesquisas orgânicas.

SEO Agende Uma Conversa

Com a utilização das técnicas de SEO no seu site será possível trazer mais tráfego para o seu domínio. Contudo, os benefícios vão além, pois mais leads podem ser captados e mais vendas podem ser feitas.

As técnicas de SEO são essenciais para trazer mais visitantes à sua loja, sem gastar com marketing pago. Por conta disso, vamos apresentar tudo sobre o SEO, a fim de otimizar as suas técnicas de vendas e práticas de marketing digital 

Conheça tudo sobre o SEO e aumente as visitas e vendas no seu E-commerce. Boa leitura!

SEO: guia completo do básico ao avançado

A utilização do SEO é fundamental para dar maior visibilidade ao seu site, consequentemente aumentando o tráfego da sua loja virtual. Conheça agora o que é SEO, as principais técnicas e como ele pode ajudar no aumento das vendas do seu E-commerce.  Nesse artigo você irá conhecer:

  • O que é SEO
  • A importância das técnicas de SEO
  • Como funcionam as buscas na Internet
  • Benefícios da utilização do SEO
  • Conheça os fatores de ranqueamento do site
  • O que é e como funciona o Googlebot
  • Maneiras de elaborar uma estratégia para a otimização de buscas
  • Conheça algumas ferramentas de SEO

Afinal, o que é SEO?

Atualmente, as estatísticas apontam que mais de 90% de todas as experiências online se iniciam a partir de uma pesquisa, realizada principalmente no Google. 

Por conta disso, cada vez mais pessoas buscam por técnicas para colocar seus sites nas primeiras posições nos sites de pesquisa. Essas técnicas nada mais são do que SEO, do inglês Search Engine Optimization.

A otimização dos sites para os mecanismos de busca é utilizada em blogs, E-commerce e diferentes páginas da web. As técnicas do SEO podem ser utilizadas por todos aqueles que estão afim de trazer mais visibilidade ao seu site.

O que é SEO

Primeiramente, vamos falar um pouco como o termo SEO surgiu. A sigla surgiu em 1996, quando os designers do site da banda Jefferson Starship, que costumava aparecer nas primeira posições da busca do Google

Eles acabaram percebendo que o site caiu de posições depois de um certo tempo. Quando questionados sobre o que estava acontecendo, os dois designers utilizaram mais palavras-chave nas páginas do site da Jefferson Starship.

Enquanto isso, eles perceberam que o site havia novamente voltado às primeiras posições, depois das otimizações feitas. Os responsáveis deram o nome às essas ações de Search Engine Optimization, registrando o termo pela primeira vez em 1997.

O SEO e seus objetivos

A principal função do SEO é otimizar sites e blogs, os colocando nas primeiras páginas do Google. 

Através da utilização de palavras-chave certas e a criação de um conteúdo de qualidade, páginas do seu site podem ganhar posições nas diversas pesquisas feitas pelo consumidor online e principalmente, terem um número maior de visitantes.

Essa é uma das principais formas de utilizar o SEO ao seu favor e otimizar o seu site para que ele apareça nas primeiras posições do Google.

Surtindo efeitos, as técnicas de otimização de conteúdo fazem com que mais pessoas acessem o seu site de forma orgânica. 

Diversas pesquisas já apontaram que cerca de 60% das pessoas clicam apenas nos 3 primeiros sites que aparecem no resultado da pesquisa. De tal forma, é extremamente importante colocar seu conteúdo nas primeiras posições.

Como funcionam as pesquisas na internet?

Como já mencionamos anteriormente, grande parte de todo o tráfego na internet é originado através de pesquisa.

Sites de busca, como o Google, acabaram por revolucionar a forma de como as pessoas usam a internet. 

O processo de pesquisas na web já foi amplamente estudado, pois é extremamente importante para o SEO e a otimização dos sites para os mecanismos de busca. Até mesmo, são utilizados conceitos de psicologia, para compreender a forma de como são feitas as pesquisas em sites de busca. 

A melhor maneira de entender como as buscas funcionam é se colocar no lugar do usuário. Dessa forma, será possível entender quais os melhores termos para serem utilizados, com o intuito de fortalecer o site e colocá-lo nos primeiros lugares da pesquisa. 

O Google, atualmente, é o site de pesquisa mais forte e mais utilizado. O usuário utiliza o site de pesquisa de três diferentes formas, que vamos explicar a seguir.

Pesquisa ou busca navegacional

Conhecida também como pesquisa de atalho, a busca navegacional é feita quando o usuário já sabe qual site quer acessar, mas não sabe exatamente qual é a URL deste site. 

A busca navegacional também é utilizada quando o usuário já sabe qual site ele quer acessar, mas está com preguiça de de digitar a URL completa. 

Pesquisa no Google

Vamos a um exemplo: quando uma pessoa deseja acessar o site do Magazord ou o Blog do Magazord, ela apenas digita o termo “magazord” na barra de pesquisa. 

A pesquisa nesse caso já está clara e o usuário sabe exatamente qual site ele deseja acessar. Nas pesquisas de atalho, dificilmente o usuário acaba acessando algum outro site.

Pesquisa ou busca informacional

Assim como o próprio nome já aponta, a busca informacional é quando o usuário digita algum termo na barra de pesquisa e deseja saber mais sobre. Esse tipo de busca pode servir para que o usuário encontre um determinado produto, notícia ou alguma outra informação do seu interesse. 

Diferente da pesquisa navegacional, o usuário não sabe exatamente qual o site que a pesquisa informacional o levará. Nesse caso, não foi definido um termo claro para que o usuário seja direcionado para um determinado site e assim, as técnicas de otimização para sites de busca são extremamente importantes. 

O usuário tende a escolher as páginas que aparecem nas primeiras páginas de pesquisa, por isso é tão importante colocar seu site nas primeiras posições.

Mapas de calor e diversos outros testes apontam que a grande maioria dos usuários (cerca de 60%) tendem a clicar apenas nos três primeiros sites que aparecem nas buscas informacionais. 

Ter o seu site no top 3 da busca orgânica automaticamente irá gerar tráfego para seu blog e mais leads para a sua loja virtual, acarretando também em mais vendas.

Pesquisa ou busca transacional

As buscas transicionais focam especialmente nas transações. Nesse caso, as transações não se resumem apenas em compras, já que preenchimento de formulários ou cadastro em newsletter também podem ser considerados uma transação. 

Para resumir, transação seria tudo aquilo que o usuário deseja fazer e sua pesquisa é direcionada para que isso aconteça.

As buscas transacionais compreendem cerca de 10% de todas as pesquisas feitas na Internet. A natureza da busca transacional é ligada diretamente ao alto potencial de conversões.

Esse tipo de busca é intrínseco às compras, em que a combinação de termos apresentam palavras como preço, comprar, desconto, barato ou outros termos que estão ligados às compras online.

Os benefícios da utilização do SEO

Nesse ponto, já está mais do que claro que o SEO é uma ferramenta indispensável para o bom rankeamento do seu site

A utilização das técnicas de SEO trazem uma série de benefícios para quem as utiliza. Ao colocar o seu site nas primeiras posições do Google, muitos outros benefícios também virão. Conheça alguns deles.

Aumento do tráfego

Um dos principais benefícios que podem ser destacados na utilização das técnicas de SEO é aumentar o tráfego do seu site. 

Basicamente, o principal objetivo do SEO é dar destaque para o site perante os mecanismos de busca, o colocando nas primeiras posições. Consequentemente, essa ação acaba trazendo mais tráfego para a sua página. 

Além de atrair mais pessoas, as primeiras posições nas pesquisas do Google trazem as pessoas certas para visitarem o seu site. Ou seja, são as pessoas que realmente interessam ao seu site, que podem realizar uma compra ou realizar qualquer outra ação.

Por conta disso, os usuários que chegarem organicamente no seu site terão muito mais chances de navegar intuitivamente no seu domínio, acessando mais páginas, não apenas ficando mais tempo, mas sim se interessando realmente pelo seu conteúdo.

Mas para que isso realmente ocorra, será necessário que o seu site apresente um conteúdo realmente relevante e que pode otimizar mais ainda a navegação deste usuário. 

Um site com otimizações no seu SEO deve apresentar um conteúdo bem produzido e com botões call-to-action eficientes, resultando numa melhor navegabilidade. O usuário pode navegar por diversas páginas e por conta disso, sites com um bom trabalho de otimização de conteúdo apresentam uma taxa de rejeição mais baixa do que sites que não investem nessas estratégias.

Facilidade na navegação

A utilização de técnicas de SEO exigem modificações significativas no seu site, que visam melhorar cada vez mais a navegabilidade do usuário. É o que chamamos de site user friendly, ou seja, um site com boa navegação. 

Quando o seu domínio se encontrar nas principais posições nos sites de pesquisa, como o Google, é ideal que o usuário encontra um site com boa navegabilidade. E um site que apresenta um bom conteúdo, tem grandes chances de também apresentar uma boa navegabilidade. 

Mas é importante também ficar atento à várias outras questões, que juntas transformam o seu site em user friendly. Um ponto que também merece toda a atenção é a questão do layout do site.

Atualmente, há uma exigência natural para que layout do site seja responsivo, em que a apresentação se encaixe em diferentes tamanhos de tela e em diferentes dispositivos, sejam eles desktops ou dispositivos móveis. 

As lojas virtuais desenvolvidas pelo Magazord apresentam várias otimizações na parte de SO. O layout dos E-commerces desenvolvidos pela nossa plataforma são cuidadosamente desenvolvidos com layout responsivo e otimizações visuais que resultam na melhor navegabilidade possível. 

Se você está pensando em iniciar com uma operação de comércio online, então entre em contato conosco e saiba como ter uma loja virtual de alto rendimento e que oferece as melhores otimizações na área do SEO.

ROI: Return on Investiment

O ROI é a sigla para os termos Return on Investiment, ou Retorno sobre Investimento, que é exatamente aquilo que o SEO deseja proporcionar ao seu seu site e sua empresa. O ROI é medido quando são feitas conversões no seu site. 

A conversão acontece quando um cliente compra algum produto no seu E-commerce, mas também diz respeito a outras ações. Por exemplo, quando o usuário entra em contato com seu site (e se esse for o esperado), esta também é uma conversão no seu site. 

ROI no SEO

O SEO é responsável direto por aumentar o ROI da sua empresa. Ao analisar as métricas no seu trabalho de SEO, será possível analisar precisamente quais são os termos que mais levam as pessoas acessar o seu site e como é o comportamento do usuário dentro da sua loja virtual. 

Todos esses dados são extremamente valiosos e todos eles podem ser utilizados para entender como é a aquisição de público e como trabalhar com as suas campanhas futuras de marketing.

Custo x benefício com marketing

Ao investir em conteúdo de qualidade e em um bom conjunto de palavras-chave para o seu site, será possível trazer mais visitantes com mais chance de realmente de comprar algo na sua loja virtual ou fazer uma conversão. 

Outro grande benefício do SEO é que você não irá precisar gastar com marketing pago, alcançando as primeiras posições do Google de forma orgânica, sem gastos no seu orçamento de marketing. 

Grande parte dos cliques gerados pelo SEO são realmente úteis para a sua loja virtual, por exemplo. 

Em outros casos, como o anúncios em TV e rádio é possível também impactar pessoas. Mas nesse caso, as chances de impactar clientes efetivos é um pouco menor do que a captação com técnicas de otimização para sites de busca. 

Mais confiabilidade para o seu site

As técnicas de otimização para mecanismo de busca trazem uma série de benefícios para o seu site. Além de aumentar o tráfego no seu seu site, as primeiras posições nos sites de busca que ainda agregam maior confiabilidade para o seu domínio.

Um site que é bem colocado na primeira posições do Google apresenta aquilo que é chamado de de autoridade de domínio

A autoridade de domínio do site é ganhada quando o domínio começa a aparecer sempre nas primeiras posições do Google, o que automaticamente faz com que o seu site ganhe maior confiabilidade e assim, ganhe importância perante os mecanismos de busca. 

Além da importância de domínio também vale destacar chamada autoridade de página. Nesse caso, determinadas páginas do site começam a ganhar maior relevância. Dessa forma, o site pode rankear determinados produtos, por exemplo. 

Ao juntar a autoridade de domínio junto com a autoridade de página, o seu site começará a passar maior confiabilidade. Automaticamente, mais pessoas chegarão ao seu site e comprarão mais ou contribuirão para aumentar a taxa de conversão do seu site. 

Fatores de ranqueamento do site

O SEO vai muito além da utilização de palavras-chave do seu texto. As técnicas de SEO englobam várias características otimizadas, fazendo com que seja possível agregar mais valor o seu site e trazer mais tráfego para otimizar as principais características para aumentar a autoridade do seu site.

SEO On Page

No SEO On Page, as técnicas de otimização são os fatores que devem ser trabalhados no seu próprio site, sendo fundamental para que a sua página seja notada pelos mecanismos de busca. 

Vamos conhecer agora quais são os principais fatores que contribuem para o ranqueamento do site. 

Conteúdo original e de qualidade

Um dos aspectos mais importantes dentro do SEO é o desenvolvimento de um conteúdo de qualidade e melhor ainda, que seja original. 

Nunca, hipótese alguma, pense em copiar conteúdos de outros sites. A cópia é extremamente nociva para o ranqueamento, pois além de não ajudar em nada, ela ainda pode fazer com o seu site seja penalizado. 

Nesse caso, a melhor opção é trabalhar com uma boa pesquisa para a criação de conteúdo original. Ao criar conteúdo próprio e de boa qualidade, tanto o algoritmo do Google quando os seus visitantes olharão com bons olhos o seu site. 

O conteúdo é extremamente importante dentro de um site, já que além de melhorar o SEO da página e do seu domínio, informações relevantes e de qualidade acabam fazendo com que seu site tenha uma audiência fiel. 

Criar conteúdo para sites

As novas atualizações do algoritmo do Google mudaram um pouco a forma de como as pessoas criam conteúdos para os seus sites. Além de apresentar um bom conjunto de palavras-chave, o conteúdo em que essas palavras se encontram também precisam ter qualidade. 

Além disso, o tamanho do conteúdo também é bem importante. Em pesquisas feitas recentemente apontam que em média, o conteúdos que mais aparecem nas primeiras posições no Google, são páginas que apresentam 2.500 palavras. 

Entretanto, isso não deve ser encarado como uma regra, isso porque tudo depende da persona e como ela reage ao tamanho do conteúdo. Também vale se utilizar de conteúdos multimídia, utilizando imagens, vídeos e infográficos para criar um conteúdo rico, unindo texto com o visual. 

Um bom trabalho com links

Trabalhar com SEO significa estar atento a uma série de detalhes e trabalhar com muitas variáveis. 

Um outro fator que influencia muito no SEO da sua página é fazer um bom trabalho com links, isso mesmo, estamos falando do famoso link building. 

Mas isso não significa que você pode encher sua página de links que o seu site automaticamente já se encontrará nas primeiras posições do Google. 

Na estratégia de link building, o que acaba sendo mais relevante para levar seu site às primeira posições do Google é com os links em outros sites que levam para a sua página. Se você começar a criar um conteúdo de boa qualidade, é quase natural que outros sites comecem a linkar para as suas páginas. 

Entretanto, também será possível trocar links com blogs de outras empresas, através dos chamados guests posts. Você convida pessoas para escreverem no seu blog, assim como você também é convidado para escrever no blog de terceiros. 

Palavra-chave no título

No SEO on page (fatores que devem ser trabalhados diretamente para rankear melhor o seu site) um dos principais aspectos que devem ser considerados é o título SEO

O título SEO não é necessariamente o título do artigo, mas sim ele é um importante elemento presente no HTML da sua página. Esse título especial pode ser visualizado na aba do navegador e também na página de resultados do Google. 

No título SEO é extremamente importante constar a palavra-chave principal do seu texto. O mais recomendado é que a palavra-chave já conste no começo do título. 

Na plataforma do Magazord, é possível editar facilmente o título SEO. A nossa plataforma de E-commerce apresenta campos especiais, para que você crie e configure o título SEO e aprimore essas técnicas para otimizar ainda mais o seu site para aparecer nas primeiras posições do Google. 

Palavra-chave no conteúdo

Além de estar diretamente no título, a palavra-chave também precisa estar no corpo do conteúdo. 

É recomendado que a palavra-chave apareça já diretamente nas primeiras 100 primeiras palavras do texto. Também é recomendado colocar as palavras-chave nos subtítulos do texto. Mas lembre-se, o mais importante é não forçar a barra, afinal o Google consegue identificar quando as palavras-chave são colocadas de forma não-natural no texto. 

Nos primórdios do SEO, existia uma técnica denominada de keyword stuffing, que consistia na inserção excessiva de palavras-chave no texto. 

Entretanto, essa técnica não é mais recomendada e até condenada. O algoritmo do Google estão cada vez sofisticado, que consegue identificar quando o texto é feito de qualquer forma, apenas para a inserção de palavras-chave. 

Atualmente, uma prática que realmente chama a atenção no SEO é em relação à semântica, em que você pode evitar a repetição de palavras-chave e trocá-las por sinônimos. 

A inteligência artificial do Google sabe exatamente quando um texto fala sobre um determinado assunto, mesmo quando o conteúdo não está completamente otimizado com as exatas keywords sobre esse assunto. 

Na otimização para sites de busca, o criador pode realizar uma pesquisa de palavra-chave. Nesta pesquisa será possível descobrir variações da keyword principal e utilizá-las no seu conteúdo trará mais riqueza para o texto e o otimizará para ganhar posições na pesquisa do Google.

Título interno

Dentro do SEO, uma das questões mais importantes e que merecem toda a atenção por parte de quem está criando conteúdo é ficar atento ao título.  

Anteriormente, já falamos sobre a importância do título SEO. Agora vamos apontar um pouco mais sobre a importância dos títulos internos, que aparecem diretamente no texto. 

O título SEO e o título interno do seu texto apresentam diferentes finalidades. Enquanto o título SEO serve especialmente para fazer com que o usuário chegue ao seu site, o título interno tem como principal serventia melhorar a legibilidade do texto. 

No título interno, o criador de conteúdo pode deixar o leitor mais interessado, para que ele leia todo o conteúdo. No título interno há mais liberdade para a utilização de caracteres e uso de palavras, permitindo mais criatividade para prender o leitor no seu texto.

É recomendado elaborar um bom título interno, criativo e que faça com que o leitor se interesse pelo texto e fique durante mais tempo na página. 

Ter um bom título (ou mais de um) interno pode ajudar em vários aspectos, como: 

  • Melhorar a legibilidade;
  • Despertar a curiosidade do leitor;
  • Fortalecer o texto com palavras-chave;
  • Fazer quebra no texto e gerar a expectativa no leitor.

Heading Tags

Os títulos, também chamados de heading tags, são extremamente importantes para melhorar a estrutura do seu texto. 

Ao analisar o código HTML das suas páginas será possível visualizar as chamadas headings, que começam no mais importante, o H1 e vai para os subtítulos, do H2 até o H6.

Heading Tags

A utilização das heading tags permitem que o Google consiga identificar melhor como está a estrutura do seu texto. A hierarquia do conteúdo é extremamente importante, trazendo os seguintes benefícios: 

  • Facilitar a interpretação do conteúdo por parte dos crawlers (robôs utilizados pelos buscadores para a indexação de páginas);
  • Mostrar ao Google quais são e onde estão as informações mais importantes do seu texto;
  • Definição dos principais temas que são abordados na página;
  • Otimização da leitura.

A utilização das heading tags acontece da seguinte forma, na otimização para buscadores:

  • Os títulos H1, H2 e H3 são os ideias para serem utilizados no seu conteúdo;
  • Sempre tenha a palavra-chave principal no H1 do seu texto;
  • Use sinônimos nos títulos menores;
  • Tenha apenas um H1 por página;
  • Os títulos a partir do H4 são utilizados apenas por questão estética.

Tempo de permanência na página

A quantidade de tempo dentro de uma página também é extremamente importante para contribuir para o melhor rankeamento dos seus posts e site num geral. 

O tempo de permanência de página é extremamente importante, pois ela é uma forma de mostrar ao Google que o seu conteúdo é de boa qualidade. 

Se o usuário passa um grande tempo na página, o Google passa a interpretar que aquele conteúdo é relevante e que responde às dúvidas de quem acessou a página. 

Se por alguma acaso o usuário acessa a página e sai rapidamente dela, o Google interpreta que o conteúdo da página é vago e escasso. Dessa forma, o seu post e site acaba perdendo posições nos sites de busca. 

Existem várias técnicas para aumentar o tempo de permanência na página. Dentre as principais estratégias, podemos destacar algumas, como: 

  • A criação de um conteúdo de qualidade;
  • Ter uma boa introdução (é uma ótima forma que fazer com que o leitor permaneça até o fim do texto);
  • Frases de conexão (utilização de expressões de conexão e que instigam o leitor a permanecer na página);
  • Boa utilização de títulos, que facilitam a melhor legibilidade do texto e também geram a sensação de quebra, para deixar a leitura mais dinâmica e fluída.

Otimização das imagens

É extremamente importante trabalhar na otimização de imagens para melhorar o SEO da página e do seu site. O Google não enxerga as imagens da mesma forma que os leitores. 

Para que o serviço de busca consiga identificar as imagens, é necessário que as mesmas apresentem elementos textuais, para que assim ocorra a identificação por parte dos crawlers.

Nomear os arquivos com nomes corretos e não apenas com números e letras aleatórias é extremamente importante, facilitando a identificação das imagens e mostrar que elas estão dentro do contexto do conteúdo da página.

Portanto, evite ao máximo salvar qualquer tipo de arquivo com nomes genéricos como “1234.jpg” e sim, use palavras-chave para ajudar no rankeamento da página. Isso acontece porque os robôs do Google poderão identificar as imagens e saber como elas se encaixam no seu conteúdo. 

Uma das principais formas para usar as imagens no fortalecimento do SEO da página é usar as possibilidades do texto alternativo (o famoso alt text). 

O alt text é extremamente importante, por conta de uma série de fatores. Para usuários que apresentam algum tipo de deficiência visual, o alt text serve para informar a essas pessoas do que essas imagens se tratam. Neste caso, o leitor especializado lê e recita o alt text para o usuário. 

Quando as imagens estão quebradas dentro do site, o alt text também apresenta funções especiais. Se a imagem estiver quebrada na página, é o alt text que aparece para informar o que deveria estar naquele campo, por consequência dessa quebra.

Nas buscas de imagens do Google, o alt text também é de extrema serventia. Caso a  imagem contenha palavras-chave, as chances de a sua página ficar nas primeiras posições é muito maior.

Tempo de carregamento da página

Um importante fator de SEO para aumentar o rankeamento da página é quando seu site é rápido para carregar

Nos dias atuais, temos à disposição conexões de internet que fizeram com que o público passasse a ficar mais impaciente. Um site que demora para carregar mais de 3 ou 4 segundos geralmente tende a ter uma taxa de rejeição mais alta, por consequência da impaciência do usuário.

Carregamento da página

O usuário não tem mais paciência para esperar sites que demoram muito para carregar. E existem algumas técnicas para fazer com que a sua página fique mais rápida, fazendo com que a qualidade geral do seu site seja elevada. 

Uma ótima dica para otimizar o tempo de carregamento da página é otimizar as imagens. Para fazer isso, você pode salvar as imagens em média ou alta qualidade, afim de diminuir o peso delas e ainda as deixando apresentáveis para estarem presentes no seu blog.

URLs otimizadas

Nas técnicas de otimização de páginas, um dos aspectos que merecem maior atenção é a questão da URL. O endereço da página é um fator determinante para o rankeamento da sua página e site, em que o Google identifica a utilização de palavras-chave na URL.

A URL amigável também é importante para outro fator. Quando o endereço da página é simples e mais objetivo, o usuário se sente muito mais tentado em clicar no seu site. 

O ideal sempre é trabalhar com palavras-chave e a menor quantidade de elementos possível. Quanto menor a URL, melhor! 

!!!! E o mais importante: se você atualizar o conteúdo da páginas, jamais a URL deverá ser atualizada após ela ser indexada pelo Google !!!!!

Para criar uma URL amigável é recomendado tomar algumas ações, como: 

  • Incluir a palavra-chave no endereço da página;
  • Ser o mais curta possível;
  • Ter no máximo um subdomínio;
  • Ser facilmente interpretável;
  • Usar hífens para separar as palavras;
  • A URL deve estar relacionada ao título do post.

Na criação de URLs deve-se evitar:

  • Usar números no endereço da página;
  • Criar uma URL muito grande;
  • Usar caracteres indevidos, como letras maiúsculas ou acentos;
  • Abusar dos subdomínios do seu site.

Otimizações de páginas no SEO Off Page

Até o momento, apresentamos os fatores de rankeamento no SEO On Page. Agora, vamos dar uma atenção especial para os fatores Off Page

No SEO Off Page, é necessário trabalhar com fatores que são externos ao seu site. Os sites de busca, como o Google, dão bastante importância para os fatores Off Page, que por consequência disso, são fatores extremamente importantes de serem trabalhados. 

Um importante fator no SEO Off Page é trabalhar com backlinks, que são os links de outros sites que levam para a sua página. Os mecanismos de busca do Google medem a relevância dos sites que apresentam seus links, sendo que quanto mais sites de relevância levarem ao seu endereço, mais autoridade o seu domínio irá ganhar. 

Uma dica muito importante é você utilizar botões de compartilhamento, permitindo que o seu conteúdo seja compartilhado por mais pessoas. Outro grande fator para o melhor rankeamento do seu site é a quantidade de menções que seu domínio apresenta em redes sociais, demonstrando que seu site é bem visto por outras pessoas.

Vamos conhecer alguns dos principais fatores que se encontram no SEO Off Page.

Link Building

O bom trabalho com links é um dos principais fatores que contribuem para melhorar o rankeamento do seu site. Na verdade, o link building é a parte mais importante dentro do SEO off page. 

Os links de outros sites para a sua página é que vão demonstrar a autoridade do seu site e mostrar ao Google que suas páginas são relevantes durantes as pesquisas de usuários. Conforme o algoritmo do Google, os backlinks funcionam como uma indicação do seu site.

Link Building

Todo site que linka diretamente para o seu domínio transmite ao Google que aquele seu conteúdo é bom. Aliás, quanto maior for a quantidade de links que levam para o seu site, maior será a contribuição para aumentar a autoridade do seu domínio. 

Quanto mais relevantes forem os sites que linkam para as suas páginas, mais autoridade você irá ganhar. Entretanto, especialistas ainda apontam que sites de baixa relevância também podem contribuir para aumentar a autoridade do seu domínio. 

Uma ótima forma de receber autoridade de maneira ágil é quando sites especializados no assunto sobre o tema que você está falando. E principalmente, esta é uma ótima maneira de sinalizar ao Google a sua relevância sobre aquele determinado assunto. 

Localidade

Dentro do SEO Off Page ainda vale destacar a questão da localidade, que interfere diretamente para otimizar o seu site para os mecanismos de busca do Google e outros sites de pesquisa. 

O Google, site de pesquisa de maior relevância na atualidade, apresenta uma configuração que é apresentar resultados de acordo com a sua localização. 

Geolocalização do Google

Se um usuário, que está em uma determinada cidade, faz uma pesquisa sobre um produto, o Google tende a mostrar resultados de lojas que estão pelas redondezas.

Em integração com serviços de localização, o Google identifica lojas conforme o posicionamento do usuário, mostrando os resultados mais acessíveis.

Engajamento nas redes sociais

Fazer com que a sua marca seja bem divulgada nas redes sociais é uma ótima maneira de fazer com que o seu domínio ganhe mais relevância perante o Google. 

Por conta disso, é extremamente importante que seus posts de blog, por exemplo, contenham botões de compartilhamento, facilitando que outras pessoas e páginas também façam posts com seu conteúdo. 

Caso os seus conteúdos comecem a ter uma boa aceitação perante os usuários das redes sociais, o Google entenderá que o seu conteúdo é relevante e poderá colocar páginas do seu site nas primeiras posições.

Googlebot: saiba como o robô do Google funciona

Se você trabalha com SEO então certamente você já escutou falar do robô do Google ou o Googlebot. Se você nunca ouviu falar, saiba que esse é um conceito muito importante para a otimização de páginas.

O Googlebot nada mais é do que o programa desenvolvido pelo Google, cuja função é rastrear todas as páginas que foram publicadas na Internet. 

Para que o Googlebot consiga ler novas páginas e assim ranqueá-las conforme a qualidade, será necessário fazer um processo que denominamos de indexação. Ao indexar as novas páginas, essas informações são armazenadas no índice do Google, que funciona como um banco de dados para que o robô do Google realize os processos de examinação de URL, título e todo o conteúdo da página, através de código HTML. 

Como são bilhões de páginas para serem analisadas, o Google mantém várias instâncias dos seus bots funcionando de forma simultânea em um grande conjunto de computadores, afinal a quantidade de dados é gigantesca.

Os robôs do Google também são chamados de crawlers, spiders ou bots (nesse caso, uma abreviação da palavra robot). Vale dizer que outros sites de pesquisa apresentam os seus próprios bots, mas vamos dar uma ênfase no Google devido a enormidade de pesquisas realizadas nesse site.

Como o rastreamento dos sites funciona?

O Googlebot trabalha constantemente, lendo novas URLs e informações, conforme dados são indexados ao banco de dados do Google. 

O robô faz uma busca por uma lista de URLs que já fora definida anteriormente, com base em rastreamentos passados. 

Para ser atualizado, o banco de dados do Google recebe novos dados dos próprios administradores dos sites, que precisam enviar sitemaps (arquivos contendo informações das páginas do seu site) através do Search Console, uma ferramenta gratuita do Google. 

Indexação de sites

O Googlebot vai “visitando” os sites que estão presentes no índice do Google, em que o crawler detecta os links presentes nestas página e inclui as novas informações na fila de páginas para serem rastreadas. 

A medida que o crawler do Google analisa conteúdos novos e mudanças nas páginas, enviando novas informações ao índice para que ele seja atualizado.

Como o Google enxerga um site

Para entender a forma de como o Googlebot funciona, é necessário compreender como o site de busca enxerga um site. Diferente do que se pensa, o Google não lê exatamente as informações do site como os usuários as leem. 

Ao contrário das pessoas, os robôs do Google não conseguem enxergar os efeitos ou as imagens contidas na página. Nesse caso, os bots apenas interpretam textos e códigos. 

Ao fazer a estrutura de um site ou páginas, em que haverão imagens, será necessário trabalhar com algumas questões especiais, o alt text, que já mencionamos anteriormente. O mais recomendado é utilizar o alt text para todas as imagens que estão presentes no seu site. 

Muitos especialistas recomendam que sejam colocadas descrições no alt text, para que o Googlebot identifique exatamente o que essas imagens querem dizer. Outros especialistas também apontam que o mais indicado é utilizar palavras-chave, combinando com o que a imagem transmite ao usuário. 

Independente da estratégia utilizada, é essencial a utilização do alt text, caso você utilize imagens na sua publicação. 

Para montar a sua publicação de forma otimizada ainda vale fazer um bom uso das heading tags, os famosos títulos H1, H2, H3, etc. 

Esses títulos são ótimos para proporcionar a hierarquia dos assuntos, facilitando assim a forma como os assuntos estão dispostos. As heading tags também mostram ao Google a organização do seu post, fazendo com que a organização seja a melhor possível e mostre quais são os assuntos mais relevantes dentro do seu texto.

Como saber que o Google consegue rastrear o site?

É extremamente importante ficar atento se o Google consegue rastrear o seu site, pois só assim será possível colocá-lo nas primeiras posições nas pesquisas. 

Para que o seu site e as páginas contidas nele sejam rastreadas, é necessário que o seu domínio seja projetado com padrões HTML.

Os sites desenvolvidos pelo Magazord são otimizados para os motores de busca, tanto na sua estrutura quanto visualmente. 

Nossos sites são feitos com padrões HTML, preparados para tornar a rastreabilidade do domínio mais fácil. 

Os sites criados em Flash não são rastreados pelo Googlebot, assim como sites que utilizam tecnologias ultrapassadas também podem gerar dificuldades quanto a sua rastreabilidade.

Sabendo disso, é necessário ficar atento ao arquivo robots.txt, que fica na raiz do site e que define quais as páginas e diretórios que podem ser rastreados pelos crawlers e não. 

A melhor maneira de garantir a indexação dos sites é utilizar uma ferramenta fornecida pelo próprio Google, o Search Console.

Dentro da ferramenta há opções de rastreamento que facilitam a indexação de páginas, como as funções “Rastreamento” e “Erros de rastreamento”. Os recurso presentes no Search Console facilitam a visualização de informações de rastreamento de página.

Com o ferramenta do Google você poderá saber exatamente o que otimizar dentro do site para que ele esteja perfeitamente apto para o motores de busca do Google. 

O Googlebot é essencial para otimizar o seu site para os mecanismos de busca e conhecer o seu funcionamento é essencial para colocar seu domínio nas primeiras posições do Google.

Como criar uma estratégia de SEO

Definir uma estratégia de SEO é extremamente importante para aumentar o tráfego orgânico do seu site. 

Antes de mais nada, é muito importante definir qual a persona do seu site. Sabendo exatamente como é o seu público já será muito mais fácil criar uma estratégia de SEO que realmente seja eficaz traga mais tráfego para o seu E-commerce ou blog. 

Após definir bem o seu público, será possível partir para a criação de uma campanha de palavras-chave, criando um conteúdo de alta qualidade e que gere engajamento com seu público. 

Um bom início é utilizar ferramentas de SEO, dessa forma, será possível descobrir a densidade de pesquisa de determinadas palavras chave e ter ideias para otimizar seu conteúdo para SEO. 

Estratégia de SEO

Essa estratégia parece ser simples, mas a escolha de um bom conjunto de keywords é determinante para aumentar o tráfego do seu site e fazer com que a sua estratégia de SEO traga resultados concretos para o seu E-Commerce. 

Entretanto, nem sempre o mais recomendado é apostar nas palavras-chave de busca, já que muitas vezes, o alto volume não necessariamente irá resultar em mais conversão para a sua loja. 

Uma ótima aposta é afunilar as buscas do usuário, pensando exatamente naquilo que ele irá procurar numa pesquisa. No SEO existem os conceitos de Head, Middle e Long Tail. E entendê-la é extremamente importante para determinar a eficácia da sua loja virtual.

Palavras Head Tail

As palavras de Head Tail são os chamados termos genéricos. Como são palavras mais gerais, as palavras de long tail automaticamente possuem mais busca e também são mais difíceis de serem rankeadas. 

Por serem palavras com um alto volume de buscas, os termos de Head Tail são os mais queridinhos para serem utilizados nas estratégias de SEO. 

Entretanto, não é recomendado focar apenas nessas palavras, já que a concorrência é muito alta e também a taxa de conversão para esses termos pode ser baixa. 

Quando se fala em concorrência, não estamos apenas falando apenas na briga pelo rankeamento no orgânico. Isso porque também existe competição no Google Ads, em que os anúncios pagos também entram na disputa para estarem nas primeiras posições nas pesquisas. 

Palavras Middle Tail

Como o próprio nome já indica (middle = meio), as palavras de Middle Tail estão localizadas no meio termo. 

Elas são mais específicas que as palavras de Head Tail, o que significa em uma concorrência um pouco menor de rankeamento. 

Ainda que a concorrência seja menor, as palavras de Middle Tail apresentam um valor considerável de busca. Caso você rankeie palavras de Middle Tail no seu site ou blog, as chances de aumentar o tráfego orgânico são bem grandes. 

Palavras de Long Tail

Por último e não menos importante, ainda precisamos destacar as palavras de Long Tail. Esses são os termos bem específicos e que se referem especialmente para aquilo que o usuário está pesquisando. 

Nas palavras Long Tail, a concorrência se mostra bem menor. Como os termos são bem específicos e se referem muito ao que o usuário procura, as chances de conversão são muito grandes. 

Palavras-chave long tail

Apostar nas Long Tails ou palavras de cauda longa acaba se mostrando uma excelente maneira de otimizar o seu conteúdo para ser certeiro e atingir o usuário que fará uma conversão dentro do seu site. 

Na prática

Para ficar mais claro como as palavras de Head, Middle e Long Tail funcionam, vamos dar um exemplo na prática. 

Vamos supor que você tenha uma loja virtual que vende o Smartphone Motorola Moto G8. 

O volume de pesquisa das sentenças é o seguinte: 

  • Termo geral: Smartphone - volume de 450.000;
  • Smartphone Motorola: volume de pesquisa de 40.500;
  • Smartphone Motorola Moto G8: volume de 1.600.

Ao que parece, rankear a palavra smartphone é muito melhor do que rankear os termos Smartphone Motorola Moto G8.

Mas no segundo exemplo, o usuário que faz essa pesquisa sabe exatamente aquilo que está procurando e as chances de ele comprar na sua loja serão bem grandes, se você rankeou esses termos na primeira posição da primeira página do Google, por exemplo. 

O ideal é se concentrar não apenas nas palavras com um grande volume de pesquisa, mas também trabalhar com termos mais específicos.

SEO e a semântica

Sendo um campo que evolui constantemente, o SEO apresenta variáveis que obrigam os profissionais de marketing a se atualizarem constantemente para estarem inteirados com que o há de mais atual na área. 

Uma das últimas evoluções foi a atualização do algoritmo do Google, que trabalha com a semântica do texto. 

A atualização, denominada de RankBrain é capaz de interpretar não apenas as palavras chave contidas no texto, mas também em toda a estrutura da sentença. 

O RankBrain identifica os padrões de solicitações nas buscas de determinados termos. Devido a essa alta complexidade, o algoritmo do Google aprende através de inteligência artificial e começa a oferecer conteúdos personalizados para cada usário. 

Dessa forma, o site de busca apresentará páginas não tão fortes em um determinada palavra-chave, mas que pode apresentar sinônimos daquilo que o usuário pesquisou. 

Além disso, a busca de termos com dois significados diferentes fica melhorada. Por exemplo, em uma pesquisa com a palavra Apple, o RankBrain irá oferecer resultados conforme pesquisas antigas do usuário. 

Dependo do usuário, os primeiros resultados para a palavra apple poderão ser relacionadas à fruta (maçã) ou a Apple (empresa).

Atualizações como esta obrigam os profissionais que trabalham com SEO não apenas a trabalhar com palavras-chave exatas, mas sim pensar em variáveis. 

Uma ótima dica é trabalhar com sinônimos da palavra-chave principal, para enriquecer o conteúdo e aumentar as chances de ranquear seus conteúdos na primeira página do Google. 

Conheça 3 ferramentas de SEO para você usar na sua loja virtual

Uma ótima dica para se trabalhar com SEO é utilizar ferramentas que auxiliam na pesquisa de palavras-chave e outros aspectos dentro da otimização para motores de busca. 

São inúmeras as ferramentas de SEO disponíveis atualmente, tanto em versões pagas quanto em versões gratuitas. 

Vamos apresentar três delas e que podem ser ótimas auxiliadoras para aprimorar as estratégias de otimização de conteúdo.

SEMRush

SEMRush

O SEMRush é uma das principais ferramentas de SEO disponíveis atualmente. Ela apresenta funcionalidades como a pesquisa de palavras-chave, além de também analisar todo o seu domínio e de seus concorrentes. 

Com o SEMRush é possível analisar diversos fatores: 

  • Keywords que são de maior relevância para o seu negócio;
  • Backlinks da sua página e também de sites da concorrência;
  • Estratégias de marketing utilizadas não apenas no seu site, mas também pela concorrência;
  • Integrações com ferramentas do Google como o Analytics e o Search Console.

O SEMRush apresenta tanto uma versão paga quanto uma versão gratuita. Na versão gratuita já é possível utilizar vários recursos, mas de forma limitada. 

Por exemplo, na versão gratuita, o SEMRush limita a quantidade de pesquisa de palavras-chaves. É possível fazer apenas 10 pesquisas por dia e na versão paga o volume é bem maior. Será possível fazer até 3.000 solicitações diárias de relatórios de keywords. 

A ferramenta em sua versão Free já é bem completa. Ela até mesmo permite a criação de projetos, com a análise de um determinado domínio. No projeto é possível acessar várias ferramentas, como o posicionamento do seu site em determinadas keywords, bem como aprimorar várias ideias para criar um projeto de SEO realmente eficiente para o seu site.

Screamingfrog

Screamingfrog

Essa é uma ótima ferramenta para a otimização do SEO On Page. Ela é utilizada especialmente para garantir a otimização do SEO da sua página, fornecendo relatórios completos nas mais diversas áreas.

O Screamingfrog atua simulando um crawler (Googlebot), indexando e analisando a qualidade do SEO da sua página. A ferramenta é amplamente utilizada por profissionais que trabalham com a otimização de conteúdos para o Google e é de grande ajuda para quem deseja estar nas primeiras posições do site de busca. 

Alguns dos principais recursos que encontramos no Screamingfrog:

  • Análise dos títulos SEO e metas descriptions;
  • Geração de Sitemaps em XML;
  • Auditoria completa do site;
  • Possibilidade de encontrar links quebrados ou erros;
  • Serviços para link building;
  • Integração com o Google Analytics e Search Console.

Basicamente, o Screaminfrog tem como principal função simular o algoritmo do Google e dar relatórios completos ao usuários, mostrando como está a qualidade da sua página.

Os relatórios fornecidos pela ferramenta de SEO são realmente completos. A ferramenta é capaz de fornecer todos os dados necessários para que o profissional tenha acesso a todas as ferramentas que podem ajudar a deixar o seu site com o melhor conteúdo para os motores de busca.

Majestic SEO

Majestic SEO

Especializada no SEO Off Page, o Majestic SEO é uma ferramenta que tem como principal função analisar os backlinks e demais informações do seu site. Usando um sofisticado sistemas de algoritmos de pesquisa, o Majestic SEO vem ganhando mais força entre os profissionais de marketing digital. 

Assim como as duas ferramentas citadas anteriormente, o Majestic SEO também apresenta uma versão gratuita e uma versão paga. Na versão Free o usuários já têm a oportunidade de utilizar vários recursos, o que contribuiu em grande parte para a popularização da ferramenta. 

Essas são algumas das funcionalidades que conseguimos encontrar no Majestic SEO: 

  • Análise da concorrência;
  • Descobre o volume de pesquisa de determinada palavra-chave;
  • Criação de estratégias de linkbuilding;
  • Ver o histórico de links;
  • Visualizar todos os domínios que fazem referência ao seu site.

O Majestic atualmente é uma das melhores ferramentas para se trabalhar o Link Building de um site. A ferramenta se destaca principalmente por orientar e criar as melhores diretrizes para se fazer um ótimo trabalho com links, com o intuito de melhorar o SEO da sua página. 

Conclusão

O SEO é uma das práticas de marketing digital mais eficientes para aumentar o tráfego do seu E-commerce. 

As várias estratégias permitem que seu site obtenha maior visibilidade e cresça de forma orgânica, trazendo novos usuários e aumentando a autoridade do seu domínio.

Você já conhecia o que era SEO e como ele pode ajudar seu E-commerce a vender ainda mais? Deixe suas dúvidas e compartilhe suas experiências logo abaixo, nos comentários!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *