fbpx

Logística

Otimizando o recebimento de mercadorias no seu E-commerce

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em Marketing Digital
Data de criação
04/02/2020
Comentários
0 comentários

O recebimento de mercadorias é um processo que acontece a partir do momento que a sua empresa recebe os produtos e os revende aos seus clientes. Ou seja, a empresa não apresenta produção própria e conta com um ou mais fornecedores para adquirir o seu estoque. 

Também existem as situações em que a empresa recebe materiais para a construção dos seus próprios produtos. Nesse caso, estamos falando do recebimento de matérias-prima.

Atenção e cuidado são extremamente essenciais nesse processo, afinal a armazenagem otimizada do estoque fará também que as suas vendas sejam otimizadas. E na ausência de eficiência da recepção de mercadorias, a sua empresa corre o risco de ficar sem estoque, comprometendo toda a sua operação de comércio online. 

Uma excelente forma de aprimorar a recepção de mercadorias é automatizar esse processo, para que assim você colha resultados mais efetivos. 

Na recepção de mercadorias, um dos principais objetivos é prevenir a desordem, aumentando assim a produtividade do processo logístico.

Se você está em busca de otimizar os processos de recebimento das suas mercadorias, então está no lugar certo. Neste artigo, vamos apresentar as melhores formas de otimizar o recebimento das mercadorias e melhorar ainda mais a logística do seu E-commerce.

Lembrando que qualquer dúvida que você tiver, basta deixar um comentário ou sugestão, logo abaixo na página!

Como melhorar o recebimento de mercadorias na sua loja virtual?

Pode-se afirmar que o recebimento de mercadorias é a primeira etapa do processo de vendas da sua empresa e por conta disso, merece uma atenção especial! 

Ao longo do nosso texto, vamos explorar a importância do recebimento de mercadorias para o seu E-commerce e como otimizar esse processo na sua empresa.


Você pode se interessar também >>> Conheça o Facebook Marketplace

A importância da gestão do processo de recebimento de mercadorias

Como já citamos anteriormente, o recebimento de mercadorias marca o início do processo de vendas da empresa. Caso o primeiro passo não tenha sido dado de maneira correta, todos os demais processos que se seguirão, poderão ser prejudicados. 

Na fase inicial desse processo, são conferidos os itens da nota fiscal recebida. Nessa hora é necessário ter uma atenção redobrada, com a conferência da quantidade de produtos, se eles estão corretos e também qual a qualidade o que foi recebido. 

Durante o recebimento, na sua fase inicial, é a hora de remover os produtos avariados e que também podem apresentar algum problema no futuro. 

O recebimento da mercadoria, no seu início, também é a hora para a geração de informações importantes. Nessas horas, a sua plataforma de E-commerce irá receber informações preciosas, que serão determinantes para uma ótima gestão de estoque da sua empresa. 

Por ser parte essencial do processo inicial de vendas, o recebimento de mercadorias precisa ser tratada com todo o cuidado. Afinal, se este setor não está alinhado com as políticas e os processos da sua empresa, as vendas do seu E-commerce poderão sofrer com alguns problemas. 

Recebimento de Mercadorias

Pensando na importância do recebimento de mercadoria, é extremamente alinhar os setores da sua empresa, para que toda a sua operação de E-commerce funcione como uma só. 

Uma ótima forma de otimizar o recebimento de mercadorias no seu E-commerce é usar uma plataforma de E-commerce de alto nível. O Magazord é o melhor serviço nesse caso, pois permite a melhor gestão do seu estoque. 

Além de possuir ferramentas para as mercadorias que você já possui, ainda será possível utilizar funcionalidades para mercadorias que você ainda não possui.

Com a Projeção de Estoque, será possível projetar futuras demandas, possibilitando o controle das mercadorias e deixando o estoque sempre em dia.

Quais as principais dificuldades na recepção das mercadorias e quais as suas soluções

Agora que já conhecemos os principais aspectos relacionados à recepção de mercadorias, chegou o momento de conhecermos os problemas que acontecem nesse tipo de situação.

Além de apontarmos os problemas, vamos apresentar também apresentar as possíveis soluções para esses eventuais contratempos.

Falta de planejamento

No recebimento de mercadorias, um dos maiores problemas que encontramos nessa área é a falta de planejamento, que pode gerar informações desencontradas e complicar processos. 

Quando um método específico não é definido, as ações para o recebimento de mercadorias ficam soltos. Assim, a supervisão do seu estoque fica mais complicada, ocorrendo erros, desvios de mercadorias e mais uma série de problemas causados pela má gerência do seu estoque. 

Esses problemas não acontecem simplesmente por culpa dos funcionários ou dos gestores do departamento de estoque. Na grande maioria dos casos isso acontece quando a sua empresa não possui um planejamento adequado. E também não foi feito um passo a passo correto, com o tratamento adequado para o recebimento dessas mercadorias.

Para otimizar esse tipo de processo, é válido criar um sistema padrão para o recebimento de mercadorias. Vamos com um exemplo:

  • 1º Passo: colocar a mercadoria no pátio da empresa;
  • 2º Passo: conferir as quantidades dos pedidos e conferir o documento fiscal do pedido; 
  • 3º Passo: averiguar se há alguma avaria; 
  • 4º Passo: lançar os materiais no estoque da sua empresa;
  • 5º Passo: encaminhar o documento fiscal ao setor responsável.

Obviamente, esse é apenas um simples exemplo. O mais correto é conhecer como são os principais processos da sua empresa e como o recebimento das mercadorias pode ser feito de maneira otimizada conforme a sua loja virtual trabalha.

É possível até mesmo criar um manual, para ser acessado assim quando for necessário.

Assim, quando um novo colaborador entrar para o quadro de funcionários será muito mais fácil repassar essas informações e deixá-lo inteirado com todos os processos da sua empresa. Além de contribuir para que ele trabalhe de forma padronizada, conforme o melhor para a sua empresa.

Integração entre os setores

Outra dificuldade que impede o melhor serviço para o recebimento de mercadorias é a falta de integração entre os setores do seu E-commerce.

O setor responsável pelo recebimento das mercadorias precisa passar as informações dos produtos recebidos adiante, para que assim a empresa trabalhe num fluxo integrado e otimizado. 

Entretanto, existem casos que isso não acontece e dessa forma, todos os demais processos dentro da sua loja virtual acabando ficando comprometidos. Para evitar problemas já no início do processo, é recomendado que todos os setores da sua empresa estejam integrados. 

Uma das melhores formas de ter uma E-commerce completamente integrado é utilizando uma plataforma de alto nível, como é o caso do Magazord. A plataforma permite a comunicação total entre os diferentes setores, desde a entrada até a saída do produto. 

Recebimento Mercadorias E-commerce

Quando um produto é vendido, o sistema realiza as ações necessárias para o envio ao cliente. 

E quando o produto chega até a sua empresa, o Magazord permite o cadastro rápido no sistema, para que assim o processo da venda deste mesmo produto tenha a sua continuidade.

A melhor forma de ter uma operação de E-commerce eficiente e com 100% de confiabilidade é contratando uma plataforma do porte do Magazord. Assim, há a garantia de eficiência e a maximização das vendas, com os processos da loja virtual todos integrados e funcionando perfeitamente.


Você pode se interessar também >>> O que são Landing Pages?

Falta de capacitação da equipe

No E-commerce, o trabalho humano é essencial, mesmo com toda a tecnologia que envolve esse setor. Para que se evite falhas, é necessário trabalhar na capacitação da sua equipe. 

Treinar as pessoas que trabalham na sua empresa, especialmente para o recebimento de mercadorias, é extremamente importante para aumentar a produtividade desta determinada atividade. 

Os profissionais, quando capacitados e bem treinados, possuem maior expertise para a resolução de problemas relacionados à logística, durante o recebimento dos produtos. O profissional que trabalha com esse tipo de processo irá realizar o confronto entre o que foi o pedido, o que consta nas notas e o produto contido nas cargas. 

Desde o primeiro instante que algum erro foi detectado, este profissional irá tomar as medidas cabíveis para solucionar este problema.

Melhorar Recebimento de Mercadorias

Com o treinamento da sua equipe, o sentimento de valorização também é passado aos colaboradores. Isso contribui também para que eles ajam com mais atenção e motivação, sentindo-se parte importante da empresa.

Conferência

Durante o recebimento das mercadorias, a conferência dos produtos é algo imprescindível. A pressa ou a falta de conhecimento são grandes inimigos dessa atividade, podendo colocar em risco o processo de vendas ou a produção da sua empresa. 

É sempre importante que a contagem e a verificação dos itens da nota fiscal de compra sejam feitos por alguém que realmente conheça o procedimento e os produtos à fundo. 

Também vale a pena criar um procedimento padrão para o recebimento das mercadorias, com um passo a passo que deve ser executado assim que as mercadorias chegam à sua empresa. 

Ao colocar em prática essas duas dicas, será possível otimizar o recebimento de mercadorias. Dessa forma, o processo se torna mais eficiente e ágil, trazendo mais produtividade a sua operação de E-commerce.

Conclusão

A recepção de mercadorias é mais do que um simples processo na sua empresa. Ela é o início do ciclo de vendas e executar bem essa tarefa é essencial para que a sua loja virtual venda com mais rendimento e sem problemas durante toda a jornada de compra. 

Você deseja complementar nosso artigo com mais dicas e posicionamentos relacionados ao recebimento de mercadorias? Deixe um comentário logo abaixo na página!

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *