fbpx

Destaques

Plataforma de E-commerce integrada: como funciona?

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em Marketing Digital
Data de criação
25/06/2021
Comentários
0 comentários

A plataforma de E-commerce integrada é a melhor solução para quem deseja vender na Internet. E também, ter à disposição todas as funcionalidades para o gerenciamento da Loja Online em um único sistema. 

Já é sabido que o crescimento do comércio eletrônico e vender pela Internet é um processo que envolve uma série de etapas.

Dessa forma, ter à disposição um sistema completamente integrado, onde todas as funcionalidades estarão disponíveis em um único lugar é essencial para uma operação de E-commerce eficiente.

Elaboramos um artigo especial para você, apresentando as principais vantagens de uma plataforma integrada e quais as suas vantagens que esse tipo de sistema traz para a sua loja virtual. Vamos lá?

O que é uma plataforma de E-commerce?

A plataforma de E-commerce é o sistema perfeito para quem deseja vender na Internet! Com um sistema robusto, você conseguirá vender seus produtos com muito dinamismo e alcançar clientes de todo o país. 

A partir do momento que você adquire os serviços de uma plataforma de E-commerce, será possível ter à disposição uma série de soluções para a elaboração do seu site.

Bem como também criar todos os caminhos para que o cliente ache o seu produto e o adquira. 

Uma plataforma de qualidade é fundamental para otimizar os processos do seu negócio e garantir mais rentabilidade para a sua empresa.

Plataforma de E-commerce: o que é?

Quais as características de uma plataforma de E-commerce integrada?

Como já mencionamos anteriormente, a plataforma de E-commerce é o sistema perfeito para quem deseja vender pela Internet. Afinal, tudo aquilo que é necessário para gerenciar a loja online estará à disposição do usuário. 

Entretanto, existem uma série de plataformas disponíveis no mercado e é necessário saber exatamente qual é a plataforma que atenderá às suas necessidades.

A melhor solução é utilizar uma plataforma de E-commerce integrada, ou seja, um sistema que reúne tudo aquilo que você precisa para vender na Internet. 

Um sistema integrado já traz um ERP integrado e soluções inteligentes para marketplaces e transporte. Assim, você tem o gerenciamento completo da sua loja online sem a necessidade de gastar com softwares adicionais ou contratar um programador para fazer serviços básicos para você.

Com uma plataforma de E-commerce completa, fica mais fácil integrar sua loja virtual com grandes sites, como o Mercado Livre, Amazon ou Americanas.

Com a possibilidade de anunciar nesses sites, seus produtos são expostos em sites com milhões de acessos e assim, são apresentados para mais pessoas. 

Além disso, a plataforma de E-commerce integrada também já facilita a parceria com dezenas de transportadoras.

Assim, seus produtos são entregues rapidamente e com um preço mais baixo, duas características essenciais para conquistar novos clientes e também cativar pessoas que já compraram no seu site. 

Conheça os diferentes tipos de plataforma de E-commerce

Agora, vamos conhecer mais sobre algumas diferenças entre as plataforma de E-commerce e quais delas poderão ser mais interessantes para a sua empresa.

Plataforma Open Source

As plataformas de E-commerce Open Source são os sistemas de código aberto, em que as funcionalidades e layout (parte visual) do site podem ser personalizadas conforme a necessidade do cliente. 

O modelo de plataforma open source não necessita de cobrança em licenças ou taxas de manutenção, o que resulta em menores custos na hora de criar sua loja online. 

Entretanto, esse benefício também vem acompanhado de alguns empecilhos, que podem dificultar o desenvolvimento da sua Loja Online. 

Open Source

Customizar e otimizar uma plataforma de código aberto exige um conhecimento alto em programação. Se você não tiver o conhecimento de programação, será necessário contratar um desenvolvedor que saiba como realizar as ações para a criação e gerenciamento da sua loja virtual. 

Plataforma SaaS

A SaaS (ou Software as a Service) é um modelo de distribuição e comercialização de um software. Nos tempos atuais, alguns arquétipos clássicos de empresas SaaS são a Netflix, Prime Vídeo ou Spotify.

O cliente contrata a plataforma através de um valor e tem à disposição a infraestrutura e a tecnologia necessária para utilizar um determinado serviço.

Através de sistemas prontos – que não exigem nenhum tipo de conhecimento técnico em programação – uma plataforma de E-commerce SaaS permite que os cliente customize e gerencie a sua loja online, sem necessariamente ter o conhecimento técnico para fazer isso.

Ou seja, esqueça de ficar horas no computador, digitando códigos e desenvolvendo linhas de programação. 

Além disso, a segurança e a manutenção também são duas importantes questões a serem analisadas em uma plataforma SaaS, quando comparamos a um software de código aberto.

No primeiro caso, por conta de a plataforma ser armazenada em servidores extremamente confiáveis, as informações ficam guardadas de forma segura e você não corre o risco de perdê-las. 

Plataforma de E-commerce SaaS

Em respeito à manutenção, as atualizações do software ficam por conta da empresa SaaS. Dessa forma, o usuário não precisa se preocupar com a atualização de sistemas e com outras eventuais melhorias que devem ser feitas no seu site.

Qual plataforma de E-commerce escolher: Open Source x SaaS

Depois de conhecer melhor sobre os diferentes tipos de plataformas de E-commerce e quais as suas principais diferenças, chegou o momento de descobrir qual delas fará mais sentido para a sua empresa. Vamos lá?

Agilidade para vender online

Se na plataforma Open Source é necessário ter um grande conhecimento técnico de programação, com um software SaaS não é necessário trabalhar com esse conhecimento técnico. 

Esse fato é muito importante, já que ele traz maior agilidade para iniciar suas vendas na Internet. Afinal, você terá o auxílio de uma empresa especializada e sua loja online começa a vender em um espaço de tempo bem mais curto.

Customização e manutenção

Ter um layout único e que oferece uma usabilidade otimizada é essencial para posicionar sua marca perante o mercado e alcançar clientes, com uma experiência de compra funcional e simplificada. 

O principal objetivo das plataformas SaaS é melhorar esses pontos importantes para consequentemente, também melhorar a experiência dos clientes dentro do seu E-commerce. 

Além disso, as plataformas SaaS estão em busca de constantes atualizações e melhorias de segurança. Assim, as melhorias ficam por conta da plataforma que você contratou e não será necessário se preocupar com as constantes evoluções dos protocolos de segurança presentes na Web.

Manutenção E-commerce

A manutenção do ambiente virtual também é de responsabilidade da plataforma que você contratou. A responsabilidade do lojista fica concentrada na administração da Loja Virtual, assim como na criação de estratégias para vender mais. 

Na plataforma Open Source isso já não acontece, afinal o usuário precisa cuidar de tudo, como a manutenção e a atualização do sistema.

Adaptabilidade

Com uma plataforma de E-commerce SaaS, há mais facilidade de integrar outros canais a uma loja virtual e de conseguir mais taxas e preços acaba sendo maior. Afinal, parceiros estratégicas são recorrentes nesse meio, como os intermediários de pagamento, por exemplo.

Já em uma plataforma Open Source, o processo de integrações é feito manualmente, o que leva tempo (e dinheiro também, considerando que mais será difícil negociar condições).

Suporte profissional

Imagine você passar por um problema com a sua loja online? Em uma plataforma de E-commerce SaaS, é possível contar com um suporte profissional. Dessa forma, você terá à disposição o auxílio de profissionais capacitados, que vão lhe ajudar em qualquer problema que você enfrentar no sistema.

Em uma plataforma Open Source, por sua vez, você terá que cuidar dos problemas por conta própria. Até é possível contar com o suporte da plataforma ou acessar materiais que poderão lhe ajudar na resolução.

Entretanto, algumas atividades não são diagnosticadas pela empresa e será necessário contratar um profissional terceirizado.

Suporte Especializado

Segurança da plataforma de E-commerce

Por fim, ainda devemos discutir sobre a segurança apresentada pelas plataformas SaaS e Open Source é a questão da segurança.

A primeira é mais segura que a segunda opção. Mas por quê? A plataforma SaaS apresenta servidores mais confiáveis, como a Amazon, protegendo seu site contra acessos indevidos, garantindo também o certificado SSL para o seu site. 

Esse tipo de certificado apresenta uma tecnologia de criptografia, que garante mais segurança nas informações trocadas dentro da sua plataforma de E-commerce.

O certificado SSL é visualmente identificado por um cadeado ao lado da URL do seu site e também pelo prefixo https//.

Então, qual plataforma eu devo utilizar?

Como podemos ver entre as principais diferenças das plataformas Open Source e SSL, a segunda opção se mostra muito mais interessante para quem deseja vender na Internet utilizando uma plataforma de E-commerce segura e integrada. 

Além disso, a plataforma SaaS já oferece um background de funcionalidades que trarão mais agilidade para colocar seu E-commerce no ar.

Você terá acesso a uma gama de funcionalidade e integrações que agilizam processos e permitem que você venda mais e com mais segurança. 

Qual plataforma de E-commerce escolher?

Os custos que a Open Source serão muito mais altos quando colocados no papel, já que você terá que lidar com tudo e ter uma equipe própria de profissionais para começar a desenvolver sua loja virtual.

A SaaS permite que seu E-commerce esteja no ar em menos tempo e assim, você pode começar a vender na Internet o quanto antes.

Qual a melhor plataforma de E-commerce integrada para o meu negócio?

Vender na Internet é um processo que envolve diversas etapas e situações. Uma plataforma de E-commerce que seja integrada é a melhor opção para simplificar esses processos e deixá-los unificados em um único sistema; 

Então a melhor escolha para o seu negócio é optar por uma plataforma com o máximo de funcionalidades inclusas.

Como é o caso do Magazord, uma plataforma de E-commerce SaaS completa e que apresenta todas as funcionalidades necessárias para a sua loja online.

Venda mais na Internet com o Magazord

O Magazord é uma plataforma de E-commerce que já apresenta ERP nativo e integrado. Isso significa que você não precisa contratar outros serviços com essas funcionalidade, já o sistema apresenta tais soluções. 

Todo  gerenciamento de estoque acontece dentro do ambiente da plataforma. Você controla as saídas e entradas com muito mais dinamismo, podendo controlar tudo através da plataforma. 

Além disso, as soluções de logística são diferenciadas, afinal nossa plataforma de E-commerce apresenta ferramentas para o envio de produtos que trazem mais agilidade para este processo.

Instantaneamente a plataforma informa o pedido e já segue com as etapas necessárias seguintes, como a emissão de Nota Fiscal, emissão da etiqueta de envio e outros processos necessários. 

Falando em envios, o Magazord apresenta parceria com plataformas que atuam em todo o país. Assim, não importa de onde é seu cliente, com a integração de diversas transportadoras, é possível oferecer um frete barato e rápido ao cliente. 

Não podemos também esquecer da integração com Marketplaces, oferecida pelo Magazord.

Esse tipo de solução permite que você crie anúncios para serem exibidos em sites como Amazon, Mercado Livre ou Shopee.

Com ferramentas que calculam comissões automaticamente e que facilitam todo o processo de vendas em sites que apresentam milhões de acessos diários. 

Por fim e não menos importante, também vale destacar que o Magazord apresenta uma solução de pagamento própria, o Magapay.

Esse sistema de pagamento robusto e otimizado para Lojas Online permite que venda na Internet com mais segurança, otimizando processos e pagamento.

Isso melhora a experiência do cliente na conclusão da compra, o que o um fator determinante para o seu E-commerce seja reconhecido como uma loja online confiável.

Conclusão

Ao longo do nosso conteúdo, vimos quais as principais características das plataformas de E-commerce completas e integradas, que apresentam as características necessárias  para que você venda na Internet com mais dinamismo e agilidade. 

Também conhecemos mais sobre as plataformas SaaS e Open Source e as principais diferenças entre elas. 

Para ter um E-commerce robusto e que atenda todas as necessidades dos cliente é preciso que você tenha à disposição as principais características que uma plataforma integrada.

E que também apresente as funcionalidades para uma gestão integrada e que converse com diversos setores, como Logística, Marketplaces e Pagamento. 

Por isso mostramos mais sobre as soluções apresentadas pelo Magazord, uma plataforma de E-commerce que apresenta as características completas para que você tenha à disposição os serviços totais para a criação e administração de uma loja virtual de sucesso. 

Você quer saber mais sobre as características do Magazord? Entre em contato com nosso time de especialistas e descubra o que a nossa plataforma pode fazer pela sua empresa!

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *