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Conheça as principais tendências do E-commerce em 2021

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em Marketing Digital
Data de criação
20/01/2021
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Ter o conhecimento das principais tendências do E-commerce em 2021 pode ser uma ótima maneira de otimizar as estratégias da sua loja online. 

Depois da pandemia da Covid-19, o comércio online nunca mais será o mesmo. Portanto, as tendências para o E-commerce em 2021 são diferenciadas e merecem uma atenção redobrada. 

Tendências do E-commerce

As tendências para o comércio online são referentes aos elementos que serão incorporados ao negócio. A partir disso, esses elementos passam a ser diferenciais que qualquer loja online pode colocar em prática. 

Assim sendo, acompanhe agora 5 tendências do E-commerce para 2021. Desenvolvemos esse compilado com estratégias que, somadas a uma sólida estratégia de marketing, apresentam a capacidade de levar sua empresa para um novo nível.

5 tendências do E-commerce em 2021 e no pós-pandemia

As principais tendências do E-commerce em 2021, que apresentaremos a seguir, são ótimas alternativas para otimizar sua loja online e colocar sua empresa em uma rota de vanguarda. 

Agora, nós vamos conhecer quais são as 5 principais tendências do comércio eletrônico neste novo ano!

1 – Pix: a principal tendência do E-commerce em 2021

Otimizar os meios de pagamento é um caminho constante dentro do comércio eletrônico. Afinal, essa área é extremamente sensível e é de vital importância que todas as transações financeiras dentro do ambiente virtual sejam seguras e rápidas. 

O Pix, o mais novo meio de pagamento desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, é caracterizado pela sua segurança e rapidez, duas características muito importantes para o comércio online. 

A integração do Pix com o E-commerce pode ser considerada a principal tendência do E-commerce para 2021, afinal, a facilidade deste novo meio de pagamento permite conclusões mais rápidas das compras, que em poucos minutos, a venda é aprovada.

Sendo assim, as lojas online desenvolvidas pelo Magazord largam na frente, pois o pagamento por Pix já está disponível em nossa plataforma! Clique neste link e descubra mais sobre esta tendência. 

2 – Boas práticas de SEO

Um dos principais segredos para ter sucesso no comércio online é saber exatamente como posicionar o seu site perante os mecanismos de busca. Neste sentido, o SEO voltado para o E-commerce foi desde o início (e continuará sendo por muito tempo) um dos fundamentos mais importantes para otimizar sua loja virtual. 

Mas por que o SEO seria tão importante assim? Isso acontece porque este tipo de otimização é responsável por melhorar os aspectos do site, que otimizam o seu domínio para  que eles estejam mais adaptados para aparecer nas primeiras posições do Google. 

Existem boas práticas que geram benefícios como tráfego de qualidade, mais conversões e também a taxa de cliques do site. Entretanto, há uma prática específica que precisa ser levada em consideração para otimizar seu domínio: o desempenho técnico do site. 

O desempenho do site é fundamental para gerar oportunidades de negócios na internet. Além disso, é importante verificar se tudo está funcionando como deveria ser. Esse tipo de prática necessita de ações como: 

  • Redução no tempo de carregamento da página;
  • Verificação do funcionamento de cada botão;
  • Revisão da dos meios de pagamento;
  • Design responsivo, que adapta o site para diferentes formatos de tela.

Todos esses fatores não só proporcionam ao usuário uma experiência incomparável, mas também são responsáveis por fazer com que ele permaneça mais tempo na loja online. 

Assim, os buscadores (o Google principalmente) reconhecerão que o seu site oferece uma ótima experiência para quem o acessa.

Boa práticas de SEO

3 – Omnichannel: outra importante tendência do E-commerce em 2021

O omnichannel é uma estratégia que se baseia no uso simultâneo e interligado de uma série de canais de comunicação. Integrar diferentes canais de vendas é fundamental para otimizar a experiência de compra do seu consumidor e faz parte do omnichannel.

Ao utilizar os métodos de compra que combinam o online e offline, será possível oferecer experiências diferenciadas ao consumidor. Com isso, há a possibilidade de comprar um produto em ambiente virtual e retirar o pedido em uma loja física, por exemplo. 

Assim, não será necessário esperar vários dias para a entrega do produto e todo o processo da compra acontece mais rápido. Os diferentes canais de vendas se complementam, gerando mais vendas para a sua empresa, o que talvez seja o principal objetivo de uma companhia que trabalha com comércio.

4 – Sustentabilidade

Além de ser uma tendência do E-commerce, a sustentabilidade é uma tendência de nível mundial. E ao estar antenado com esse tipo de assunto, sua empresa ganhará pontos com um público gigantesco e preocupado com o meio ambiente. 

Atualmente, grande parte da população mundial já sabe que é necessário se preocupar com os recursos naturais e que eles são finitos. Com isso, é necessário conversar com esse consumidor. 

Uma importante empresa voltada para os serviços Web, a Nosto, aponta que cerca de 75% dos consumidores desejam que as marcas reduzam a quantidade de embalagens usadas ou que reduzam a utilização de recursos naturais. 

Uma grande quantidade de empresas tem visto que esta necessidade de sustentabilidade é uma prática que pode criar uma identidade diferenciada a sua marca e porque não, gerar mais vendas com as pessoas que dão uma grande importância para a sustentabilidade. 

Fidelização do Cliente

Essas empresas focadas em sustentabilidade apresentam aspectos como: 

  • Embalagens biodegradáveis;
  • Redução no uso de papel;
  • Métodos de reciclagem nas fases de produção;
  • Organizações responsáveis;
  • Matérias-primas de origem certificada;
  • Uso correto de energia;
  • Além de outras práticas.

Ao adotar práticas como as que citamos, as empresas estão cada vez mais antenadas com as ideias de sustentabilidade e seguindo pautas importantes da atualidade. Bem como conquistando uma parcela grande de clientes engajados e que podem se tornar fiéis à marca.

5 – Fidelização do cliente

Uma das principais tendências do E-commerce em 2021 é a questão da fidelização do cliente. Esta é uma pauta sempre presente nas lojas online, mas atualmente, este tipo de estratégia ainda se mostra ainda mais forte!

O comércio online tem crescido muito nos últimos tempos e depois da pandemia do novo coronavírus, o E-commerce ganhou ainda mais força. Dessa forma, mais pessoas compraram no comércio online e o desafio das empresas é garantir que o cliente voltem a realizar mais conversões.

Uma das principais estratégias para garantir a recompra de produtos é trabalhar com a fidelização dos clientes. Assim, o consumidor é incentivado a comprar de forma recorrente, mediante o ganho de alguns benefícios. 

É possível oferecer descontos gradativos, por exemplo. Quanto mais o cliente comprar na sua loja, mais descontos serão gerados nas próximas aquisições. 

Esta é uma das muitas maneiras em conseguir tornar o cliente fiel à marca, mas você ainda poderá explorar mais estratégias que farão sentido ao seu negócio e ao público-alvo da sua loja online.

Uma das melhores soluções para trabalhar com a estratégia de fidelização do cliente é utilizar o Fidegg, um software completo que oferece planos personalizados e soluções sob medida para o seu negócio.

Fidelização do cliente como tendências do E-commerce

Conclusão

Conhecer as principais tendências para o comércio online é algo extremamente importante para o ano de 2021. Isso acontece porque o E-commerce vem crescendo cada vez mais, o que também significa mais disputa de mercado e concorrência. 

Dessa forma, entender quais são as principais tendências do E-commerce para 2021 pode fazer com que o seu negócio largue na frente. Mas para que isso aconteça é importante que sua empresa esteja alinhada com as principais tendências da sua área!

Você acha que existe mais uma tendência importante que faltou? Tem alguma outra ideia? Deixe suas sugestões nos comentários! 

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