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Qual a data da Black Friday 2021?

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em Marketing Digital
Data de criação
20/02/2020
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Para destacar em primeira momento, a data da Black Friday 2021 está marcada para o dia 26 de novembro. Como de costume, a Black Friday é na última sexta-feira do mês de novembro. 

Muito se falou sobre a mudança da Black Friday, em que autoridades e alguns nomes do setor varejista tinham a pretensão de mudar um dos dias mais importantes do varejo anual.

A polêmica proposta foi a dada em 2017, em que vários canais de comunicação especializados em economia e mercado anunciaram que a data da Black Friday seria mudada para o mês de setembro. 

Mesmo parecendo ser uma ideia ruim em primeiro instante, ainda vale entender o porquê dessa mudança de data. 

Setembro é o único mês do ano que não apresenta uma data significativa para o varejo. Tentando preencher essa lacuna, foi criada a Semana do Brasil.

Vale a pena conhecer o contexto de toda essa história e entender como esse tipo de ação pode impactar o seu negócio. Boa leitura!

A data da Black Friday 2021 no Brasil

A Black Friday é uma das principais datas dentro do calendário de vendas anual. Toda essa importância vale tanto para o comércio físico quanto para o varejo online

Todos os anos, consumidores aguardam ansiosamente as promoções que acontecem na data, que abrangem vários setores. Desde o setor de eletrodomésticas à moda e perfumaria, a Black Friday engloba ofertas para todos os gostos e clientes. 

A origem da Black Friday se dá nos Estados Unidos, em que a partir da década de 1980, vários lojistas aproveitaram para criar promoções especiais na data que precede o Dia de Ação de Graças, uma das datas mais importantes dos EUA. 

Data Black Friday 2020

A Black Friday desembarcou em território brasileiro muito tempo depois. Em terras tupiniquins, a primeira Black Friday aconteceu apenas no dia 28 de novembro de 2010, reunindo cerca de 50 lojas do varejo nacional.

Mas vale apontar que ao longo dos anos a data cada vez mais ganha destaque, reunindo promoções de milhares de lojas, tanto do varejo online quanto do comércio físico. 

Caso você tenha dúvidas em em saber exatamente quando a Black Friday acontece vale ser mais prático e olhar qual é a última sexta-feira do mês de novembro. Essa será a data da Black Friday.


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Polêmicas relacionadas à Black Friday

Por acontecer muito perto do Natal, muitos empreendedores afirmam que a Black Friday rouba muito do poder de aquisição de seus clientes durante a época natalina. 

Tal ocorrência acabam esfriando as vendas do finalzinho do ano, que sempre foi conhecida como uma época em que a aquisição de produtos crescia exponencialmente. 

Em 2015, as vendas natalinas correspondiam cerca de 34% dos negócios fechados pelos grande varejistas brasileiros. Após um ano, em 2016, a Black Friday já conseguiu englobar cerca de 38% das vendas, enquanto a participação das transações realizadas no natal caiu para cerca de 29%. 

Muitos empreendedores enxergam nisso um problema, já que uma data pode anular o potencial da outra. Uma solução proposta foi a mudança da data da Black Friday, que desde o seu início já apresentou polêmica. 

Polêmicas relacionas à Black Friday

A sugestão dada foi que a Black Friday iria acontecer no mês de Setembro, uma época do ano considerada morna para as vendas. 

Vale abrir um parênteses sobre outra dificuldade que alguns internautas apresentam ao procurar por Black Friday, que é um termo em Inglês. Em 2021, o Google registrou um número significativo de pesquisas com termos como: black fraidei, blake fradley 2021, blak flayd lojas 2021, blak fraidi, break friday 2021 e muitos outros exemplos. 

Voltando a polêmica da mudança da data, muitas pessoas estranharam a sugestão e se mostraram veemente contra tal sugestão. Mas será que essa é a saída para tornar o calendário de vendas mais dinâmico? 

Vamos conhecer agora quais são os prós e contras em mudar a data da Black Friday em Setembro e não em Novembro.

Quais os prós em mudar a Black Friday para Setembro?

Algumas associações de comércio como o Alshop, Abrasce e ABF acreditam que a mudança da data da Black Friday seria benéfica para o comércio brasileiro. 

Tal ação distanciava a data do Natal, evitando a queima de margens desnecessárias. Com as promoções do final de Novembro, muitos clientes não iriam comprar mais em Dezembro. 

Muitos índices apontam que em 2015 e 2016 foram os anos em que a Black Friday se sobressaiu significativamente em relação às vendas do Natal. 

Esse tipo de ação acabou prejudicando os empreendedores que programam para vender mais no Natal. Além disso, a proximidade das duas datas anula a possibilidade de vendas em duas ocasiões tão próximas assim. 

Black Friday E-commerce

Ao colocar a Black Friday para Setembro haveria um tempo de respiro entre as duas datas, e o cliente poderia comprar nas duas ocasiões. 

Como o mês de setembro não apresenta nenhuma ocasião tão significativa para vendas, esse seria o momento ideal para haver uma data para compras. 

Acredita-se que a Black Friday sendo realizada no mês de Setembro iria salvar este mês, que é considerado morno no comércio.

Os contras da mudança do dia da Black Friday

Existe uma corrente bem forte em trocar o dia da Black Friday de Setembro para Novembro. Mas ao mesmo tempo que existe essa corrente favorável também há um movimento que se mostra completamente contrário a essa proposta. 

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, a entidade de associados que representa cerca de 90% do faturamento do E-commerce brasileiro apontam que uma mudança de data da Black Friday seria algo negativo.

Os dois principais motivos apontados são: 

  • Por ser uma data diferente da Black Friday do restante do mundo, o apelo do marketing global seria perdido;
  • O fato de as pessoas ainda não terem recebido a primeira parcela do seu 13º salário poderia diminuir o poder de aquisição dos clientes e também diminuir as vendas. 

Uma outra polêmica que envolve essa proposta é o fato que os varejistas online não iriam aderir à mudança de data. 

Ou seja, a Black Friday brasileira seria divida em duas datas diferentes. Em setembro seria a Black Friday do varejo físico e em Novembro seriam as promoções do comércio online. 

Isso ainda poderia fazer com que os consumidores comprassem com um setor e deixassem outro de lado, causando ainda mais confusão entre os consumidores brasileiros. 


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Semana do Brasil

Embora a data da Black Friday não tenha mudado, em 2019 foi criada a Semana do Brasil. Esta foi uma ação conjunta entre o poder público e a iniciativa privada, que tinha como principal objetivo aquecer as vendas no mês de Setembro. 

A promoção especial aconteceu dos dias 6 a 15 de Setembro de 2019, em que o Governo Federal apoiou e divulgou a iniciativa e os varejistas aproveitaram o marketing gratuito para oferecer ofertas especiais aos seus clientes. 

Segundo informações oficiais, mais de 3.000 empresas participaram da semana do Brasil. Nomes de peso como Casas Bahia, PontoFrio e FastShop participaram das promoções, bem como hotéis, companhias telefônicas e diversos varejistas. 

Semana do Brasil 2019

Mesmo sendo a sua primeira edição, acredita-se que a Semana do Brasil já tenha apresentado bons resultados. Segundo a Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República), as vendas no mês de Setembro tiveram um aumento de cerca de 12% em relação à 2018. 

Ao que tudo indica, irá acontecer a Semana do Brasil 2021, que será uma ótima oportunidade para a sua loja virtual trabalhar com promoções especiais e garantir mais crescimento neste mês tão parado.

A Black Friday 2021 vai mudar de dia?

Ao que tudo aponta, a Black Friday 2021 ainda está mantida para o mês de Novembro. E as polêmicas seguem. 

Depois de conhecer os prós e contras sobre toda essa situação, qual a sua opinião da mudança de data da Black Friday. É a favor? É contra?

Não deixe de dar a sua opinião logo abaixo, na seção dos comentários!

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