fbpx
x
Magazord Plataforma de E-commerce 6 Anos
Ficou interessado?
Fale com um consultor

Logística

Transportadora ou Correios: qual é a melhor escolha para sua loja virtual?

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
13/03/2020
Comentários
0 comentários

Escolher entre transportadora ou Correios é uma questão primordial entre todos aqueles que estão começando a vender em ambiente virtual. 

Aos que já possuem o seu E-commerce, é mais do que conhecido que um dos aspecto mais importantes que determinam o sucesso de uma loja virtual é o transporte das mercadorias até o cliente. Portanto, a logística é um fator decisivo dentro do comércio online. 

Ao efetuar a venda, chegou a hora de enviar o produto para o seu cliente. Mas você sabe qual a melhor forma de entregar esse produto?

É necessário avaliar detalhadamente qual é o melhor serviço de transporte de mercadorias. Pois entregar o produto ao cliente de forma eficiente é vital para o sucesso do seu negócio, ainda mais se a estratégia é fazer com que esses clientes comprem de forma recorrente na sua loja virtual. 

O ideal é que você encontre um serviço de transporte que seja eficiente. Buscando o equilíbrio do seu faturamento com um serviço que seja satisfatório ao cliente. 

A aquisição de um serviço mais acessível é extremamente importante. Pesquisas recentes apontam que nos custos com logística, o frete é o que apresenta a maior fatia de gastos, 58,1% no total. 

Neste artigo, vamos destacar algumas particularidades tanto dos Correios (o serviço de entregas mais utilizado no país) e das transportadoras. Mostrando suas semelhanças, particularidades e vantagens de cada um desses serviços. 

Como nossa intenção não é confundir e sim lhe ajudar, vamos mostrar quais as vantagens de cada serviço, da transportadora e Correios, mostrando qual a melhor opção de escolha para a sua loja virtual.

Transportadora ou Correios: qual serviço escolher?

Saber qual serviço de entrega de produtos é uma das maiores preocupações para quem está iniciando no mundo do comércio online. 

“Transportadora ou Correios”? Essa é uma das maiores perguntas feitas pelos empreendedores, ao decidir qual serviço de entrega para a sua loja virtual. 

Vamos agora destacar os principais pontos relacionados à entrega de produtos e mostrar algumas particularidades de cada serviço de entrega.

Entrega de Produtos no E-commerce

Custo do Frete

Como já falamos anteriormente, o custo do frete é um dos fatores mais determinantes para que o consumidor conclua a sua compra ou busque outro E-commerce para adquirir seu produto.

Sabendo disso, é necessário observar qual serviço de transporte oferece um preço menor para o frete, sem esquecer claro, do tempo e a eficiência na entrega de produtos.

Escolher o serviço dos Correios nesse caso é uma ótima escolha, principalmente quando os produtos são leves e frágeis. Os produtos com essas características se tornam baratos de serem transportados, já que o preço do frete é feito com base no peso do pacote. 

Aos produtos maiores, é recomendado adotar o serviço de transportadoras. Vale comparar os preços entre a estatal e as transportadoras, especialmente se as encomendas são encaminhadas a grandes centros, em que mais empresas de transporte atuam e realizam entregas.

Volume de mercadorias

Caso a sua loja virtual apresente um grande número de envios para uma mesma localidade, o serviço da transportadora pode ser mais barato. Isso acontece porque é possível ter negociações com as empresas de transporte, ao fechar preços menores sobre a entrega de produtos. 

Acontece que fechando a capacidade máxima do veículo, a empresa de transporte pode baixar o preço do frete. 

Por essa razão, empresas de transporte passam a fechar contratos de parceria com E-commerces, que movimentam um grande volume de mercadorias. 

Em contrapartida, o Correios pode oferecer um custo por volume que pode se tornar alto, em comparação às transportadoras. Isso acontece porque cada pacote enviado paga uma taxa separadamente.

Ou seja, não é possível negociar com o Correios tão bem quanto transportadoras e não haverá um desconto com a quantidade de envios.

Prazo de Entrega

Aliado ao custo do frete e volume de vendas, também vem o prazo de entrega. Esse é um quesito que ajuda a contribuir para o fechamento da compra, por parte do consumidor. Não tem segredo: quanto mais longo for o prazo de entrega, mais barato deve ser o frete. 

Deve ser necessário buscar um balanço entre prazo e preço, para equilibrar as expectativas do cliente. 

Você deve saber que muitos consumidores preferem esperar mais tempo se o custo do envio for menor. O melhor de tudo, é que facilmente você poderá utilizar esse tipo de estratégia dentro da sua loja virtual. 

Transportadora ou Correios

Você pode oferecer um frete mais barato, com a entrega sendo realizado pelos Correios. Por outro lado, é possível também contratar os serviços de uma transportadora, disponibilizando uma opção de frete mais cara, mas que ao mesmo tempo também é mais rápida. 

Essa estratégia é extremamente inteligente, dando poder de escolha aos seus clientes. Dessa forma, o seu E-commerce pode apresentar um volume de compras, e consequentemente, uma margem de lucro maior.

Distância

O envio de produto pelos Correios é comumente a primeira opção de muitos comerciantes online, devido a grande abrangência que a estatal apresenta. 

Praticamente todas as regiões do país apresentam abrangência para receber encomendas dos Correios, podendo receber assim produtos que foram comprados em um e-commerce.

Entretanto, cidades muito afastadas podem apresentar um serviço do Correios que deixará a desejar. Isso porque o produto não será entregue na casa do cliente e ele terá que se deslocar até a agência mais próxima para retirar as suas encomendas. 

Essa limitação de serviço pode atrapalhar as suas vendas, afinal o consumidor gosta de ter os produtos entregues na porta de casa, quando compra algum produto. Afinal, o consumidor compra pela internet por conta de dois fatores principais: conforto e comodidade. 

Olhando por este contexto, vale muito a pena adquirir os serviços de uma transportadora, pois muitas vezes, essas empresas possuem parceria com outras companhias de transporte. Isso acaba facilitando a entrega de produtos, já que a abrangência para a entrega se torna muito maior. 

Nesse caso, você pode pesquisar por transportadoras com um grau de abrangência mais elevado. Dessa forma, a entrega do produto para o cliente fica garantida.

Correios

Características da Carga

Caso o produto comprado pelo cliente seja frágil, é necessário ter um cuidado especial com esse item. Mas qual o serviço de transporte mais indicado nesse caso: transportadora ou Correios? 

É necessário ter um cuidado redobrado com os produtos da categoria frágil, sejam eles enviados por transportadoras ou através do Correios. Vale lembrar que caso o produto chegue com avarias, amassado ou danificado, o cliente irá cobrar a sua loja virtual e não a transportadora. 

Com a transportadora, você pode solicitar um cuidado redobrado para o envio do produto. Até é possível criar uma cláusula que adicional de cuidado, até mesmo sendo reembolsado caso a empresa de transporte danifique o produto. 

Vale ressaltar que a grande maioria das transportadoras já apresentam seguro de carga. O valor do frete aumenta (muitos casos são poucos reais ou centavos), mas nesse caso, a carga está sendo transportada em maior segurança. 

No caso dos Correios, é cobrado um seguro no valor de 1% sobre o valor declarado do produto. Essa taxa é cobrada para que assim a estatal consiga cobrir avarias, extravios e roubos.

Forma de pagamento

Mesmo que você tenha um volume de vendas baixo e utilize os Correios como transportadora, é necessário usar os serviços da empresa como parceira do seu negócio. 

Isso porque os Correios irá cobrar cada frete separado, caso você utilize a empresas como uma pessoa física e não jurídica. 

Essas cobranças cada vez que o produto for enviado podem dificultar a apuração de contas da sua empresa. Ao ter os Correios como uma empresa parceira do seu E-commerce, a fatura vem em um dia específico do mês. 

Dessa forma, as contas da sua loja virtual passam a ficar mais organizadas. E também, os dados para qualquer eventual consulta de gastos estão mais fáceis de serem achados. 

Isso também acontece com transportadoras. Por conta isso, é essencial que a sua plataforma de E-commerce possua integração tanto com os Correios quando com transportadoras. 

Assim, você não precisa gastar parceladamente com os envios dos seus produtos. Afinal, as transportadoras acumularão as taxas de entrega e as mandarão no dia estipulado.

Formas de rastreio

Seja em transportadora ou Correios, o rastreio das encomendas é essencial para que o cliente acompanhe o progresso do envio, desde o despacho do produto até a sua entrega. 

É sempre interessante contar com esse tipo de serviço, afinal, o cliente sente-se mais seguro ao observar o status da entrega e saber quando o seu produto irá chegar.

Utilize uma plataforma com integrações com transportadoras

Utilizar uma plataforma com as integrações com várias transportadoras é a melhor maneira para que você tenha mais opções na hora de entregar os produtos aos seus clientes. 

A Magazord é uma plataforma de E-commerce que apresenta integração com variadas transportadoras, incluindo os Correios. 

Você terá uma enorme gama de opções de serviços de transporte. Além do mais, se você utiliza os serviços de uma transportadora, o Magazord ainda apresenta a possibilidade de integração com o serviço que você já utiliza. 

Essa são algumas das transportadoras que o Magazord apresenta integração: 

  • Correios;
  • Mercado Envios;
  • FedEx;
  • Total Express;
  • Prime;
  • B2W Entrega;
  • Rede Sul;
  • E muitas outras.

Os serviços de Logística do Magazord ainda oferecem mais eficiência no envio do produtos. Todos os processos necessários estão dentro da plataforma, como separação do produto, geração da nota fiscal e estiquetagem do pedido. 

Caso você queira conhecer as melhores soluções de logística para E-commerce, agende uma conversa com a nossa equipe agora mesmo!

E aí, qual serviço é melhor? Transportadora ou Correios?

Depois de todos os pontos e particularidades que apresentamos, você deve ter visto que a resposta de qual o melhor serviço de transporte não foi definida. 

Isso porque, cada E-commerce apresenta as suas necessidades e particularidades. Muitas lojas virtuais conseguirão ser muito bem atendidas pelos Correios. Em contrapartida, outros E-commerces necessitarão utilizar os serviços de outras transportadoras, para que a entrega de produtos aconteça da melhor forma. 

O mais recomendado é você observar as particularidades da sua loja virtual e assim, elencar qual o serviço de transporte melhor atende às suas necessidades.

Pesquise bem, com base nas situações que apresentamos nesse artigo e encontre a maneira eficiente de atender os seus clientes e entregar seus produtos com o máximo de eficiência.

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *