fbpx

Destaques

Dia das Mães: saiba como sua loja online pode vender mais na data

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
07/04/2021
Comentários
0 comentários

O mês de maio é marcado por uma das datas mais importantes do calendário, o Dia das Mães. A data nada mais é do que o segundo acontecimento mais importante dentro do varejo, perdendo apenas para o Natal. 

Comemorada no segundo domingo de Maio, a data movimenta o comércio online muito tempo antes do acontecimento da data, o que requer planejamento prévio para que sua loja online consiga vender mais no dia das Mães. 

Preparamos um artigo especial que fala tudo sobre o Dia das Mães e qual a sua importância para o E-commerce. De quebra, também vamos oferecer algumas dicas para você utilizar a data para vender ainda mais!

O Dia das Mães no E-commerce

O Dia das Mães sempre foi uma data muito forte no comércio, no Brasil e em vários outros países. 

No entanto, muitas mudanças no comportamento do consumidor fizeram com que o foco saísse do comércio offline e acabasse indo para o E-commerce. 

De fato, as flores se tornaram um complemento no dia e não são mais o produto principal na comemoração. As mães e os filhos estão diversificando cada vez mais os produtos vendidos na data, fazendo com que o acontecimento seja atrativo para diversos nichos de mercado. 

Os itens de consumo de longo prazo ganharam cada vez mais destaque na data e passaram a corresponder significativamente pela grande fatia de presentes que são comprados no Dia das Mães. 

Dia das Mães no E-commerce

Em 2020, o faturamento do comércio eletrônico no período da data dobrou de tamanho, em relação ao ano anterior. Ano passado foram cerca de R$ 6 bilhões faturados e em 2019, tivemos a marca de R$ 2,78 bilhões. Esses números refletem tanto a importância do acontecimento quanto o aumento do comércio eletrônico em geral. 

E ainda vale ressaltar que mais da metade dos compradores que contribuíram para esses números são as mulheres, num total de 54,8% dessas compras.

Quando será o dia das mães em 2021?

O segundo domingo do mês de Maio é marcado pelo Dia das Mães. 

Neste ano de 2021 não será diferente. A data será comemorada no dia 9 de maio, domingo.

👉 Você pode se interessar também: Qual a melhor maneira de divulgar o seu E-commerce

O que vender no Dia das Mães 2021?

Diferente do que acontece do Dia do Consumidor ou da Black Friday, o Dia das Mães não apresenta uma ampla variedade de nichos que podem ser explorados na venda de produtos. 

Mas você não deve encarar isso como uma proibição! Todos os nichos podem apresentar promoções para qualquer data, independente do seu contexto.

Afinal, o consumidor é quem decide e tem o poder para comprar qualquer item para presentear, independente do nicho. 

Vender no Dia das Mães

Em contrapartida, para campanhas com forte apelo e realmente efetivas, é possível trabalhar com segmentos como estes: 

  • Roupas femininas;
  • Livraria;
  • Maquiagens;
  • Perfumaria;
  • Sapatos Femininos;
  • Jóias e acessórios;
  • Produtos eletrônicos;
  • Itens de decoração;
  • Fotografia;
  • E muitos outros.

Caso sua loja online trabalhe com alguns desses segmentos, ela terá grandes chances de vender mais no Dia das Mães. Assim, vale muito a pena criar um planejamento para otimizar seu E-commerce para estar em sintonia com o acontecimento.

Quais os produtos mais vendidos na data?

O Dia das Mães é uma data muito democrática e reflete muito sobre o comércio eletrônico em geral. Assim, uma grande quantidade de categorias de produtos movimentam as vendas durante o acontecimento, mas há algumas diferenças entre as vendas em dispositivos mobile e desktop:

Vamos ver agora quais são essas diferenças:

Lembrando que esse gráfico foi extraído da pesquisa feita pela Social Miner, que nos oferece um relatório sobre o Dia das Mães.

👉 Você pode se interessar também: Conheça as principais tendências para E-commerce

Quais ações para vender mais no Dia das Mães?

Depois de conhecermos mais sobre a teoria sobre o Dia das Mães, agora chegou a hora de colocarmos a mão na massa e conhecermos as melhores práticas para você aproveitar o acontecimento para vender mais.

Entenda qual o perfil do consumidor

Mesmo que o nome da data seja “Dia das Mães”, quem escolhe o presente não é ela (na maioria das vezes). A experiência de compra será dos filhos, então é necessário trabalhar com estratégias que irão melhorar os processos de aquisição por parte deste público. 

Perfil de clientes no dia das mães

Para fortalecer a experiência de compra deste consumidor, é necessário estudá-lo e questionar-se mais sobre o perfil dos filhos que irão fazer as compras. Faça perguntas como: 

  • O que ele busca?
  • Qual o seu desejo ao comprar o presente?
  • Qual o sentimento que o filho quer passar à mãe? 

Esses são apenas alguns exemplos, mas você pode pensar em outras perguntas para levantar mais informações. Depois de um estudo detalhado sobre o perfil dos filhos, você conseguirá otimizar sua loja online para vender mais no Dia das Mães.

Crie campanhas impactante

Pensar em estratégias de campanhas personalizadas é uma das principais dicas para você vender mais no Dia das Mães. A grande maioria das divulgações da data ficam no mesmo lugar, sem se destacar da concorrência. 

Na hora de montar uma campanha, é importante pensar em como ela será relevante ao público. Você pode vender eletrônicos e produtos de informática, que ainda será fundamental pensar nas possibilidades de emocionar esse público e remeter aos sentimentos da relação entre mãe e filho, sem deixar a marca de lado.

Entre no clima do acontecimento

Da mesma forma que lojas físicas enfeitam suas vitrines conforme a data comemorativa, o seu E-commerce também precisa entrar no clima do Dia das Mães. Além de criar temas especiais para o seu site, você pode pensar em outras estratégias, como quais os produtos que serão destacados no seu site. 

Uma opção é dar ênfase em alguns itens que combinam com a data e criar uma categoria chamada “Dia das Mães” ou “presentes”. Assim, você consegue apontar ao visitante alguns produtos importantes destinados às mães.

Clima de Dia das Mães

Quanto mais facilidade o cliente tiver ao buscar produtos para presentear no Dia das Mães, mais chances de a venda ser convertida. Portanto, alinhe estratégias de vitrines de produtos que podem ser feitas na sua plataforma de E-commerce e saiba como você poderá otimizar a apresentação dos seus produtos e a personalização da sua loja online.

👉 Você pode se interessar também: Saiba como se destacar da concorrência e divulgar sua Loja Online

Cupom de desconto para a data

Uma ótima estratégia para sua loja online vender ainda mais no Dia das Mães é trabalhar com a clássica abordagem do cupom de desconto.

Você poderá utilizar esse bônus para destacar quais os produtos que você deseja vender na data. Assim, é possível utilizar o Dia das Mães para também vender alguns produtos que estão há muito tempo no seu estoque, oferecendo descontos especiais nestes produtos.

Faça a divulgação

Abasteça as suas redes sociais com campanhas referentes ao Dia das Mães. O ideal é montar um plano estratégico antecipadamente, em que você pode mesclar postagens editoriais e promocionais no Instagram, Twitter, Facebook ou qualquer outra rede social que você utilizar. 

Além das redes sociais, também é interessante investir em campanhas pagas, o que aumenta consideravelmente o alcance das suas ofertas e consequentemente, também aumenta os rendimentos da sua empresa. 

Através do Facebook Ads e Google Ads você conseguirá desenvolver campanhas para divulgar suas ofertas. Como ambas as plataformas oferecem uma série de métricas e dados, permitindo que você identifique qual é a melhor campanha e investir nas estratégias mais assertivas.

Divulgação de produtos

Pense em kit de produtos

Esta é uma estratégia que permite atrair vendas e também aumentar o ticket médio da sua loja online. 

Você pode criar combos de produtos ou kit de produtos, consistindo em reunir diversos itens relacionados entre si em uma só compra.

Com isso, é possível criar kits exclusivos para o Dia das Mães. O mais interessante também é oferecer um desconto especial para esse kit e assim, o cliente estará mais disposto a concluir o pedido.

Frete acessível

O frete é uma questão importante para a conclusão de uma compra. O valor da entrega, muitas vezes, define se as sua campanhas e ações são bem-sucedidas ou não. 

Podem ser apenas alguns poucos reais de diferença, mas se o cliente achar uma loja concorrente que vende o produto mais barato e oferece um preço de entrega mais em conta, ele não hesitará em comprar na concorrência. 

Por conta disso, antes mesmo de você lançar suas campanhas, é necessário trabalhar para baratear o preço do seu frete e assim, conseguir trabalhar com abordagens mais atrativas ao cliente. 

A melhor saída nesse caso, é usar uma plataforma de E-commerce como o Magazord. Afinal, contamos com uma série de funcionalidades relacionadas à frete, inclusive, parceria com dezenas de transportadoras. 

Preço do frete

Ao integrar o seu E-commerce com mais empresas de transporte, será possível trabalhar com mais opções de entrega. Essas parcerias barateiam o frete e também o deixam muito mais rápido.

Utilize o email marketing

Anteriormente, já falamos um pouco sobre a divulgação de ofertas. Um dos meios de comunicação mais eficientes para a difusão das suas ofertas é utilizar o email marketing.

A base de clientes é um dos bens mais valiosos que sua loja online pode apresentar. Para deixar essa base mais engajada, é possível trabalhar com ofertas diferenciadas e que geram mais conversão. 

Um ótimo exemplo é enviar promoções do Dia das Mães exclusivas para quem assina a sua newsletter. Isso é uma forma de incentivar as pessoas a se cadastrarem para receber suas ofertas. 

O email marketing do Dia das Mães deve apresentar um título atrativo e também direto, o que aumenta as chances da pessoa clicar e abrir sua ofertas. Você precisa lembrar que a sua mensagem precisa competir com uma série de outras ofertas que cairão na caixa de mensagens do cliente. Portanto, lembre-se de caprichar no texto e oferecer a MELHOR oferta. 

Esperamos que nosso artigo tenha lhe ajudado e que nossas estratégias possam contribuir para mais vendas no Dia das Mães!

Promoções de Email Marketing

Conclusão

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio online! Devido à importância do acontecimento, seu E-commerce precisa estar preparado para receber o cliente e converter ainda mais. 

Foi o que vimos em nosso conteúdo, pois reunimos algumas estratégias especiais que ajudarão a otimizar as vendas do seu negócio.

Lembre-se de criar ofertas que realmente irão possam ser atrativas ao seu público e que possam gerar mais vendas para a sua loja online. Também é muito importante determinar quais serão os canais que você usará para divulgar suas promoções, entendendo quais as melhores maneiras para engajar seu público a comprar mais na data!

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *