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Black Friday 2019: conheça as estratégias para vender mais nesta data

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
05/11/2019
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A Black Friday é uma das mais importantes datas no calendário anual do comércio. A data é mundialmente famosa e conhecida pelo seu grande volume de vendas, em que pessoas aguardam ansiosamente por fazer suas compras.

Esta data também é extremamente importante para lojistas. A Black Friday é o momento certo para se oferecer os melhores preços ao consumidor e também elevar a reputação da sua loja. Dessa forma, será possível captar clientes não apenas para a Black Friday e sim, para comprarem regularmente na sua loja online.

Por conta da grande importância da data, vale a pena investir em promoções que realmente irão impressionar o consumidor. Dessa forma, a data se transforma numa ótima oportunidade para vender mais e também criar um público fiel à sua loja virtual.

Caso você esteja atrás de técnicas para vender mais na Black Friday 2019 então você está no lugar certo. Neste artigo, vamos apresentar algumas das melhores dicas para que a sua loja virtual venda ainda mais nesta data tão importante.

Além disso, abaixo na página você pode deixar suas dúvidas nos comentários e também apresentar algumas estratégias que você já conhece. Boa leitura! 

Como vender mais na Black Friday 2019: antes da data

Os preparativos para a Black Friday começam muito antes do dia propriamente dito do evento. Saiba algumas medidas a serem tomadas, para você se programar melhor com o maior volume de vendas que acontecem nesse período.

Converse com fornecedores e defina as suas ofertas

Uma importante estratégia para a Black Friday é se preparar com certa antecedência para a data. Uma das melhores estratégias para se preparar antecipadamente com a Black Friday é inspecionar o estoque e verificar quais produtos precisam ser repostos.

Caso você venda produtos manufaturados, esta é hora de definir quais produtos precisam ter uma prioridade na sua produção.

Conversa fornecedores

Nas lojas virtuais que vendem produtos de outros fabricantes, a dica é conversar e negociar antecipadamente com os fornecedores. Durante essas negociações, vale tentar comprar esses produtos mais baratos ainda. 

Trabalhando com preços diferenciados, será possível trabalhar com margens menores e assim conseguir preços realmente atrativos e que fazem jus aos descontos praticados na Black Friday. 

Prepare o território

Pode parecer óbvio, mas uma importante dica para ser tomada com antecedência na Black Friday é verificar como está a saúde do seu site.

É necessário verificar como está a estrutura do seu site, que receberá uma grande quantidade de visitas durante o evento. Dessa forma, um dos pontos que mais merecem atenção é verificar como está o serviço de hospedagem do site e se ele suporta um grande volume de acessos simultâneos.

Outra importante dica é verificar como está o conteúdo do seu site. Vale a pena analisar como estão as imagens, verifique se não há links quebrados. E o mais importante, é válido fazer testes e verificar se o sistema de compras da sua loja virtual está 100% OK.

Se atente ao mobile

Conforme os anos passam, o comércio online se mostra cada vez mais forte no mobile. O volume de compras feitos através de smartphones e tablets está cada vez maior. 

Por conta disso, é necessário ficar atento à navegabilidade do usuário, quando ele acessar o seu site através de dispositivos móveis.

Se você não quiser perder em vendas durante a Black Friday, é interessante verificar como está a navegabilidade da versão mobile da sua loja virtual.

Fortaleça sua lista de E-mails

Antecipadamente, vale a pena captar mais leads e fortalecer a sua lista de E-mails. O e-mail marketing é extremamente importante para a divulgação de ofertas e trazer mais pessoas para comprarem na sua loja virtual.

Listas E-mail Marketing

É importante oferecer um conteúdo com engajamento, para que mais pessoas se cadastrem na sua newsletter. Antes da Black Friday, já vale a pena divulgar algumas ofertas antecipadamente, instigando os consumidores a ficarem de olho na sua loja durante o evento.

Esses “aquecimentos” para a Black Friday já se mostram cada vez mais comuns. Algumas lojas até mesmo optam por oferecer preços baixos durante o mês de Novembro todo.

Como vender mais na Black Friday 2019: redes sociais

Durante o período de Black Friday, as redes sociais se mostram canais poderosos para a venda e divulgação de ofertas. Conheça algumas dica para melhorar suas vendas através dessa plataforma.

Fomente a curiosidade nas pessoas

Vale instigar as pessoas que seguem suas páginas nas redes sociais, mostrando como essa época do ano é o melhor período para as compras.

Uma dica válida é criar um evento no Facebook, por exemplo. Um evento save the date é uma ótima forma para prender a atenção do seu público. Quando eles se cadastrarem no evento, essas pessoas serão notificadas quando as ofertas começarem.

Por meio das suas páginas nas redes sociais é possível ir preparando as pessoas que lhe seguem nas redes sociais para comprar no seu E-commerce, durante a Black Friday 2019.

Use outras plataformas

Com várias opções de redes sociais, vale a pena investir em todas as plataformas possíveis para anunciar suas ofertas. O Facebook ainda continua sendo uma importante ferramenta de vendas e é a rede social mais utilizada pelos brasileiros. Entretanto, vale a pena anunciar suas ofertas em outros canais.

Nota-se uma queda no tráfego do Facebook e o crescimento de outras redes sociais. Principalmente entre os jovens, redes sociais como o Instagram e Twitter são cada vez mais utilizadas.

Divulgando suas ofertas em todas as redes sociais possíveis, a chance de impactar mais pessoas automaticamente se torna maior e a sua loja virtual tem a chance de vender mais durante a Black Friday.

Invista nos anúncios patrocinados

Como já é sabido, está cada vez mais difícil anunciar produtos nas redes sociais, pois o algoritmo das plataformas está fazendo com que as publicações de páginas tenham um alcance cada vez menor.

Dessa forma, vale a pena investir em campanhas pagas nas redes sociais. Você irá gastar um pouco do seu orçamento de marketing, mas certamente valerá a pena. Afinal, mais pessoas serão impactadas com as suas ofertas da Black Friday.

Atualmente, as maiores plataformas de mídia sociais já apresentam a possibilidade do impulsionamento de publicações. Facebook, Instagram e Twitter permitem que o usuário mostre seus produtos para mais pessoas, com o impulsionamento das publicações.

Gastar com campanhas pagas também é uma ótima forma de trazer mais likes e comentários para a sua página, aumentando o volume da sua audiência.

Potencialize as vendas através do Whatsapp

Essa dica irá depender muito do tamanho da sua loja e da forma como você interage com o público. Mas investir num uso mais intenso do Whatsapp pode acabar se tornando uma poderosa forma para se vender mais na Black Friday.

Vale a pena montar uma lista de transmissão com certa antecedência, para que você tenha mais pessoas a quem enviar suas ofertas.

Você pode optar em mandar apenas lembretes sobre que dia ocorrerá a Black Friday e também é possível enviar algumas ofertas para essas pessoas. Entretanto, é bom tomar cuidado para não exagerar nos envios e não causar desgaste com o cliente com tanta propaganda. 

Vender Whatsapp na Black Friday

O Whatsapp também pode se transformar num poderoso canal de atendimento durante o evento de vendas. Obviamente, mais pessoas irão entrar em contato com a sua loja virtual, durante a Black Friday. Devido ao caráter instantâneo do aplicativo, será muito mais rápido e fácil atender os seus clientes.

Como vender mais na Black Friday 2019: e-mail marketing

O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta que deve ser utilizada durante a Black Friday. Conheça algumas maneiras de utilizá-la.

Envie ofertas com antecedência

É recomendado trabalhar na Black Friday com antecedência. Muitas lojas virtuais operam com preços especiais durante mais tempo e não apenas no dia em que a promoção ocorre.

Se o seu E-commerce trabalhar com preços especiais durante mais tempo, é bom fazer disparos de e-mail marketing anunciado os seus preços especiais para a sua base.

Caso você trabalhar com ofertas especiais somente no dia da Black Friday, vale enviar e-mails avisando o seu público sobre o que os aguarda. Dê dicas de preços e como funcionará a Black Friday na sua loja virtual.

Ofertas pelo e-mail marketing

Programe suas ofertas

A Black Friday é uma data que traz muita correria, principalmente no comércio eletrônico. Dessa forma, é justo preparar as ofertas com antecedência.

Saber quais produtos estarão em promoção e o valor deles é bem importante, pois ficará mais fácil divulgar essas ofertas especiais. Elas já estarão pré-definidas e assim será mais fácil em realizar o disparo dos e-mails com as promoções. 

Uma dica é usar cores mais fortes e escuras, para combinar com os temas da Black Friday. Dessa forma, os e-mails disparados nesta data passam a ter uma forte identidade visual com essa época do ano.

Envio ofertas e-mail marketing

Outra dica é ficar atento ao horário de disparo desses e-mails. É interessante fazer um pequeno estudo sobre qual é a melhor hora para mandar suas ofertas. Avalie qual é o melhor horário e se programe para impactar seus clientes de uma forma mais eficiente.

Como vender mais na Black Friday 2019: outras dicas

A Black Friday é uma das datas mais importantes para o comércio mundial e é muito forte principalmente no comércio online. Utilizar estratégias de vendas nessa data é extremamente importante. Conheça mais algumas delas.

Crie as chamadas listas de desejo

Um ótima estratégia no E-commerce é desenvolver as chamadas listas de desejo. Essa estratégia consiste em pedir que os seus clientes informem quais são os produtos que eles mais querem que estejam em promoção, no dia da Black Friday.

Depois de um certo tempo, será possível fazer uma relação com os principais produtos informados. Dessa forma, é interessante colocar esses produtos em promoção, para assim satisfazer os seus clientes.

Lista de desejo

Com base nesses dados, será possível criar as ofertas que justamente irão agradar mais o cliente, afinal você concentrará os seus esforços nos produtos que realmente interessam os consumidores.

Trabalhe com a questão do tempo

No período da Black Friday, é bem interessante trabalhar com um senso de urgência, para induzir as pessoas a comprarem mais no seu site. O chamado gatilho de escassez é quando o consumidor é avisado que uma determinada promoção tem tempo limitado.

Essa contagem de tempo cria um senso de urgência no cliente e o induz fortemente a comprar um determinado produto. Se possível, coloque um contador de tempo no seu site, com dizeres como “Esta oferta expira em 04, 03, 02, horas”.

Opte por um serviço de chat online

Devido ao grande volume de atendimento que crescem na Black Friday, vale a pena usar um serviço de chat online na sua loja virtual. Os E-commerces desenvolvidos pelo Magazord apresentam uma série de integrações com serviços de chat online, em que a plataforma permite a utilização dos melhores serviços da área.

Com esse tipo de ferramenta no seu site, a qualidade do atendimento será maximizada. Durante a Black Friday o volume de atendimentos tem um volume muito maior e utilizar serviços de chat online é uma das melhores maneiras de sanar as dúvidas dos clientes.

Programas como o JivoChat e o Carstack são ótimas ferramentas para aumentar as suas vendas na Black Friday 2019. Ambos os serviços, e muitos outros, apresentam integrações com o Magazord.

Chat online Black Friday

Trabalhe com remarketing

Às vezes, o consumidor não realiza a sua compra na primeira vez que ele visualiza uma oferta. Para conquistar esses consumidores que já conhecem os seus produtos, mas não compraram, vale a pena utilizar as campanhas de remarketing.

O remarketing nada mais é que uma ferramenta do Google Ads, que marca e identifica os consumidores que entraram em contato com o seu site. Constantemente, a ferramenta irá exibir os anúncios da sua loja virtual, quando eles visitam sites que permitem a exibição de anúncios na rede de display do Google.

O remarketing nada mais é que uma ferramenta do Google Ads, que marca e identifica os consumidores que entraram em contato com o seu site. Constantemente, a ferramenta irá exibir os anúncios da sua loja virtual, quando eles visitam sites que permitem a exibição de anúncios na rede de display do Google.

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