fbpx

Dicas

Conheça as 10 principais dicas de como vender mais pela internet

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
03/03/2021
Comentários
0 comentários

Conhecer as principais dicas de como vender mais pela internet é essencial para que você otimize suas estratégias e faça com que sua loja virtual fature mais!

Com soluções relativamente simples, você conseguirá otimizar o seu comércio online para que suas vendas ganhem ainda mais volume. 

Por ser uma forma extremamente vantajosa para quem deseja vender produtos, o comércio eletrônico também apresenta um alto grau de competitividade. Com isso, é importante que a sua loja online trabalhe com alguns diferenciais, para se destacar em relação à concorrência. 

Pensando nisso, vamos compartilhar algumas dicas valiosas para quem deseja vender mais pela Internet. Boa leitura e boas vendas!

As 10 dicas de ouro para maximizar suas vendas pela Internet

Oferecer alguns diferenciais ao cliente é vital para que você tenha cartas na manga que garantirão o aumento das suas vendas online. Confira agora nossas principais dicas para aumentar suas vendas pela internet!

1 – Tenhas suas páginas otimizadas para conversões

Nossa primeira dica pode parecer óbvia, mas ela é de extrema importância. É necessário verificar se a sua página de destino está preparada para receber o cliente e incentivá-lo a concluir a compra. 

Para isso, uma das coisas mais importantes é contar com um campo de busca eficiente. Afinal, se o seu cliente procurar por um produto e não encontrar o que deseja, certamente ficará frustrado e abandonará o seu site. Mas, felizmente, hoje existe uma tecnologia preparada para otimizar as buscas das lojas virtuais. Trata-se da busca inteligente

Ela utiliza inteligência artificial e, com isso, tem alta velocidade, mostrando os produtos em milissegundos; reconhece as palavras mesmo que tenham sido digitadas de forma errada; tem busca por cor 100% automatizada; resultados de busca personalizados para cada cliente; e busca por voz. Tudo isso eleva a experiência de compra e, consequentemente, aumenta as taxas de conversão. 

Essa tecnologia está disponível por um valor acessível no sistema de busca e recomendação da SmartHint

Outro fator importante para alcançar as conversões é a segurança. Mesmo que o número de consumidores online cresça dia após dia, é importante transparecer segurança. Isso acontece porque muitas pessoas ainda apresentam dúvidas sobre comprar na internet e deixá-los seguros em relação a compra poder resultar em mais aquisições para sua loja.

Página de conversão para vender mais pela internet

Nas páginas de produto, é importante trabalhar com descrições detalhadas sobre o item que está sendo vendido. Assim, o cliente saberá exatamente o que está comprando e não há surpresas quando o pedido chegar. 

Além disso, também é importante se preocupar com as fotos dos produtos, para que assim todos os detalhes estejam visíveis e a apresentação da página fica otimizada.

2 – Integre seus canais de vendas

Com as mudanças e modernizações do comércio online, os clientes estão em busca de experiências descomplicadas e eficientes quando compram na internet. Dessa forma, buscar a unificação de diferentes canais de venda acaba sendo um diferencial e oferece a melhor experiência ao cliente. 

Se você tem uma loja online e também possui anúncios em diferentes marketplaces, é preciso estar atento para que esses dois canais estejam em sintonia e que ambos ofereçam um atendimento de qualidade.

Além disso, também é preciso que o seu estoque seja bem gerenciado em todos os canais de vendas, para que assim a compra seja concluída com sucesso. Até porque, se o cliente tiver uma experiência ruim com sua empresa, é provável que mais pessoas saibam disso e você perderá potenciais consumidores.

3 – Foque no atendimento ao cliente

Um aspecto frequentemente ignorado por novos empreendedores é o fato de o atendimento ao cliente não ser priorizado como realmente deveria. E no comércio online, deve-se levar em consideração que o atendimento online é diferente do atendimento físico, já que não há contato direto com o consumidor. 

Dessa forma, é extremamente importante utilizar ferramentas de atendimento que oferecem um contato mais direto com o cliente, para que seu problema seja resolvido o mais rápido possível. 

Você deve ficar atento aos canais de atendimento que conversam de forma mais direta com o consumidor, como os chats de atendimento e também as mensagens diretas de redes sociais. Seja o mais “humano” possível, trate o cliente pelo nome e livre-se de respostas automáticas, o que trará mais credibilidade à sua loja.

4 – Faça as chamadas “vendas cruzadas” (cross sell)

Você certamente já viu alguma página de uma loja virtual que também apresentava uma opção de “compre junto”. Esse tipo de estratégia instiga o cliente a comprar mais produtos em um único pedido. 

Essa estratégia é chamada de “cross sell”, que envolve a oferta de produtos ou funcionalidades adicionais, que complementam a escolha inicial do consumidor. Vamos dar um exemplo: um cliente compra uma calça, assim, a sua loja online pode sugerir a compra de uma camiseta ou um cinto. 

Normalmente, nas vendas cruzadas, é possível oferecer um desconto em pelo menos um dos itens oferecidos, o que pode incentivar o cliente a realmente finalizar a sua compra com mais de um item. 

Além disso, você também já pode criar kits já prontos, para ofertar mais produtos e aumentar o ticket médio da sua loja online.

5 – Foque na fidelização do cliente

É interessante trabalhar para que o cliente não compre apenas uma única vez, mas sim, compre em mais oportunidades na loja virtual. Se a sua empresa não trabalhar com a fidelização do cliente, o custo de aquisição é significativamente maior em relação ao custo de manutenção de clientes já cadastrados em sua base.

Por isso, invista em estratégias que te permitam construir um relacionamento de confiança e duradouros com cada cliente. agora vamos dar alguns exemplos de ações para fidelizar seu público:

  • Pense em um programa de fidelidade e envie lembretes informando sobres os pontos acumulados e os benefícios que eles oferecem;
  • Segmente campanhas de email marketing para enviar newsletter com produtos e chamadas de acordo com o perfil de cada cliente; 
  • Alerte o consumidor sobre produtos que entram em promoção, considerando sua lista de desejos no site;
  • Ofereça descontos especiais e mais alguns benefícios aos seus clientes mais fiéis.

As ideias que oferecemos são apenas um esboço, sendo que você pode desenvolver novas estratégias que estão mais de acordo com as necessidades da sua empresa.

6 – Treine a sua equipe

Ter uma equipe afiada reduz custos e também evita erros que podem atrapalhar a experiência de compra do consumidor. Com isso, treinar a sua equipe para que ela entenda perfeitamente como sua empresa funciona e quais os anseios do cliente é uma das melhores dicas para vender mais pela internet. 

Sua equipe precisa estar disponível para responder dúvidas e trabalhar para que o pedido seja entregue ao cliente o mais rápido possível. Com isso, todos os departamentos da empresa precisam conversar entre si e trabalhar em harmonia. 

Para construir um negócio bem sucedido no E-commerce é ideal que a sua equipe esteja bem capacitada e preparada para auxiliar em qualquer demanda. Reforce o seu time de colaboradores com profissionais de diferentes áreas, mas igualmente engajados.

7 – Utilize redes sociais como um canal de vendas

Cada vez mais a vida das pessoas e as redes sociais estão integradas, dessa forma, a sua empresa também precisa estar presente nessas plataformas e ficar cada vez mais próxima ao cliente. 

Para isso, é importante também trabalhar as campanhas pagas que podem ser feitas em diversas redes sociais. Atualmente, o Facebook Ads (que engloba Facebook e Instagram) é uma das maiores plataformas de mídias pagas do mundo, dessa forma, você não pode ignorar o potencial que esta estratégia oferece. 

Além disso, também é necessário dar uma atenção especial aos clientes que entram em contato com você por mensagens via chat, assim é possível sanar as suas dúvidas e incentivá-los a concluírem a sua compra.

8 – Tenha uma logística de excelência

A logística é um ponto essencial dentro do E-commerce e otimizar esta área é uma das dicas de como vender pela internet mais valiosas que vamos tratar em nosso artigo. 

Oferecer um frete barato e rápido é vital não apenas para que o cliente compre uma vez, mas sim, volte para fazer novas aquisições. Ao ser reconhecida pelo excelente serviço de logística, cada vez mais visitantes do seu site serão convertidos em clientes reais. 

Mas como oferecer um bom serviço de logística? A melhor alternativa é você ter à disposição uma plataforma de E-commerce que ofereça um serviço de excelência nessa área.

Integrações com várias transportadoras,  processos automatizados e soluções inteligentes para a emissão da Nota Fiscal são alguns dos diferenciais que sua plataforma precisa apresentar para oferecer um serviço de excelência na área logística e assim, entregar pedidos com o máximo de eficiência ao cliente.

9 – Aposte no pós-vendas

O pós-vendas faz parte da estratégia para melhorar o atendimento ao cliente, que reúne pontos que visam a otimização da experiência do consumidor durante a compra de um produto. 

O principal objetivo do pós-vendas é criar um vínculo com o cliente, para garantir um relacionamento duradouro e que resulte em mais compras futuras. A estratégia de pós-vendas é essencial dentro do E-commerce, para garantir que o cliente fique satisfeito com sua compra e tenha todas as suas necessidades atendidas. 

Pós-vendas para vender mais pela internet

Para ter um pós-venda eficiente, você precisa pensar em alguns pontos chave, como: 

  • Ter o cadastro dos clientes sempre atualizado: assim o contato do cliente estará disponível e atualizado, evitando que seus emails e ligações não sejam concluídos com sucesso;
  • Acompanhar as entregas: com a venda concluída, é interessante ficar de olho no status da entrega, assim quando o pedido chegar ao cliente, você pode entrar em contato com ele e perguntar como foi a sua experiência de compra;
  • Estude com cuidado as reclamações: caso o seu cliente tenha passado por uma experiência negativa ao comprar na sua loja, é interessante que você analise as razões do descontentamento e trabalhe para que situações como essa não se repitam mais.

Com um pós-vendas afiado, sua loja vende mais e o cliente tem a melhor experiência possível ao comprar seus produtos.

10 – Analise as métricas

Toda estratégia para aumentar vendas online precisa ser estudada e pensada para realmente fazer sentido com a sua empresa. Dessa forma, é importante estudar as métricas da sua empresa, analisando taxa de conversão, número de sessões e quais as páginas mais visitadas dentro do seu E-commerce. 

Para conhecer os principais números relacionados ao seu E-commerce, você pode utilizar ferramentas como o Google Analytics, que detalhará como o visitante se comporta no seu site. 

Com base nessas informações, é possível trabalhar com otimizações e testes, que incentivem o usuário a concluir a compra. E mais do que isso, recomendar sua loja online para outras pessoas.

Conclusão

Ao longo do nosso artigo, conhecemos dicas especiais para você vender mais pela internet e aumentar o faturamento da sua empresa. Vimos também que o mercado online está cada vez mais competitivo e com isso, é extremamente importante que sua loja online trabalhe com estratégias diferenciadas. Para assim se destacar em relação à concorrência e obter aumento em suas vendas. 

Achou que está faltando alguma dica importante em nosso conteúdo ou tem mais alguma sugestão? Nos conte tudo nos comentários!

Postagens relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *